quarta-feira, junho 06, 2007

Robot desenvolvido para Enfermeiros!


"Segundo estatísticas britânicas, cada ano, 3600 enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde daquele país ficam de baixa por problemas de costas.

Talvez a pensar nisto, um grupo de investigadores japoneses desenvolveu um sistema robótico que se adapta ao corpo de um enfermeiro e permite que este levante e carregue um doente sem esforço e sem danificar as costas.

Este exosqueleto robótico, cujo protótipo já foi construído, é um sistema complexo de metal, fios, ar comprimido e foles semelhantes a acordeões. O seu peso é de 18 quilos. O seu aspecto, como se deve imaginar, não é particularmente elegante, mas os investigadores afirmaram estar já a desenhar um modelo comercial com um design mais apelativo e metade do peso do protótipo. O robot é preso aos membros dos indivíduos e todo o equipamento fica para trás, nas costas, braços e pernas, permitindo assim o importante contacto entre o enfermeiro e o paciente a carregar. Mas afinal como funciona? O equipamento tem sensores acoplados aos principais grupos de músculos do enfermeiro o que lhe permite calcular a força que é necessária para levantar um dado paciente. À medida que se levanta o paciente os sinais são enviados a um micro-computador que os processa e acciona um sistema de foles e outros mecanismos que funcionam com ar comprimido. A principal função deste Power Assist Suit é a de auxiliar enfermeiros e fisioterapeutas a levantar pacientes das suas camas e a carregá-los para algum lado. Nos teste, uma enfermeira que pesava 64 quilos conseguiu levantar e transportar um paciente com 70 quilos de peso. Apesar do protótipo ter custado cerca de 4.500 contos os investigadores pensam fabricar um modelo comercial que poderá ser comprado por cerca de 360 contos. "


Fonte: www.mni.pt, traduzido e extraído do artigo "Nurses get bionic power suit": www.newscientist.com


Comments:
Vá lá! Afinal ainda há quem se preocupe com a saúde dos enfermeiros.

Eu vou querer um destes robots cá para o moi, isto, claro está, se houver guito.
É a enfermagem na vanguarda.
 
Sr doutorenfermeiro tenho a dizer que estou xateado com vossa excelencia, porque e que apagou o comment "este blog esta a ficar perigoso"?! Penso que nao ofendi ninguem, tem que ver que o seu blog ja e bastante conhecido e alguns comentarios(que tenho serias duvidas que sejam de alguem da area da saude) nao ficam nada bem num blog de enfermagem, ja esta socialmente esta pela hora da morte entao quando nos deparamos com certos comentarios ficamos um bocado chocados. Certamente vai -me explicar porque o fez.
Bem nem me vou dar ao trabalho de ver se tenho erros pk no comment seguinte de certeza k vao estar corrigidos.
Meus amigos a vida e bela na se chateiem...
Sou uma profissional de saude e nao estou a ser sarcastica e pra ver se o clima fica menos pesado...
Mas aida estou chateada...
Gostava de saber o que dizia o comment seguinte que tb foi apagado...
 
pq é que nao estou surpreendido por este post apagado??
 
Caro anónima (12:13 AM),
tem toda a razão. O seu post foi apagado por engano quando eu tentava a apagar o comentário seguinte, esse sim continha linguagem pouco adequada. Cono sabe, aceito todas as opiniões, sejam elas qual forem, desde que não contenham linguagem abusiva ou ofensiva para com a classe dos Enfermeiros.
Eu já devia ter alertado para este meu lapso no próprio post.
As minhas desculpas.
 
Colega doutorenfermeiro verifico que existem alguns comentários que vão no sentido de dsicordarem com o facto de alguns post serem eliminados.
Pessoalmente deixo à sua total consideração, até porque este É UM ESPAÇO SEU, com características cada vez mais NOSSAS, pelo que representa (bem ou mal? isso fica ao critério de cada um...).
Lanço-lhe o seguinte repto caríssimo colega: permita que todos os comentários fiquem pelo menos umas horas, ou crie uma lixeira com esses comentários, onde posteriormente possam ser consultados para que se esclareçam as dúvidas que se achem necessárias.
Msa como disse, esta é uma casa sua , que funciona segundo as suas regras. Portanto quem não quiser, tenha a bondade...

Aquele abraço.
 
Colega Hugo Roque,
os comentários não são logo apagados (muitos só o são após alguns dias da sua colocação), pois só os posso "filtrar" quando tenho disponibilidade para aceder à net.
Aceito a sua proposta, mas reitero a necessidade em apagar alguns comentários, pelos menos aqueles pouco civilizados e com recurso a linguagem abusiva.
Houve tempos em que não apagava nada, no entanto, o blog estava a tornar-se um "campo de batalha" de violência verbal que em nada dignificava a nossa classe.
Daí esta minha opção.
De facto, tudo isto poderia ser evitado se todos os senhores comentadores agissem de uma forma cordial.
Todos temos as nossas opiniões, e ninguém é punido por tal facto, mas há que haver respeito.
Tal situação não acontece consigo, colega Hugo, pois nunca apaguei nenhum comentário seu, muito antes pelo contrário, as suas opiniões são uma mais-valia para este espaço, de modo que, será sempre muito bem-vindo.
Um grande abraço.
DE
 
Tudo esclarecido então (como é normal nesta casa).
Um grande abraço pela sua resposta colega DE.
Bom feriado a todos os intervenientes.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!