sexta-feira, junho 29, 2007

Sermão aos peixes...


O sr. bastonário da Ordem dos Médicos continua a sua saga de desvalorização do trabalho dos Enfermeiros. Mas não é só! Mantém os seus sermões demagógicos que já nem convençem os "peixinhos", quanto mais a população...
Numa entrevista ao Semanário Económico, o sr. bastonário brilhou mais uma vez, só não lhe vejo o fato de lantejoulas! E porque o nome dos Enfermeiros estão envolvidos na sua lenga-lenga habitual, deixo-vos pequenos trechos da entrevista para julgarem por vós próprios, pois eu já nem quero desperdiçar tempo com este homem:

"(...) depois da acção de reforma [dos SAP e Urgências] não tem lá um médico com um estetoscópio, mas um enfermeiro com o telefone ao lado (...)"

"(...) Quanto ao serviço Saúde 24. É fiável?
A última informação que tive, é que já nem enfermeiros tinha, mas umas pessoas que atendiam os telefones. A ordem dos enfermeiros protestou e agora estão a contratar enfermeiros e a retirar as pessoas sem formação que estavam a atender os telefonemas. Quando uma pessoa está doente precisa é de um médico, nem que seja para diagnósticar que não tem nada. (...)"

"(...) os médicos deviam ter uma remuneração base de acordo com a sua necessidade (...)"

"(...) os médicos são miseravelmente remunerados (...)"

"(...) a gestão na saúde devia ser dos médicos. (...)"

Bom, quem quiser mais uns minutos de diversão, é só ler a entrevista para a qual deixei um link em cima. Com algum desgosto meu, conclui-se que o sr. bastonário é um homem desinformado, pois se não sabe, eu digo-lhe que a linha saúde 24 tinha inicialmente 260 Enfermeiros e agora tem 310 profissionais de Enfermagem ao seu serviço (quem quiser, pode ler o artigo do Jornal de Negócios "Saúde 24: dois meses de actividade com balanço positivo").
É possível concluir também, que para este senhor a saúde é só de médicos, com médicos, para médicos, enfim, médicos, médicos, médicos, médicos......

Comments:
Coitadinhos, a tirarem 10mil euros em media por mes num hospital do Estado, agora EPE e ganham pouco???

O meu primo não se queixa! Até gosta das horas extraordinarias!

Já agora, não sou Enfermeiro, mas desde que estive internado, vi quem realmente Cuidava de mim numa UCI!

Obrigado a todos,
Pedro
 
Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.
 
no minimo hilariante, para quem está na saúde!! Quem está de fora infelizmente acredira...
 
NOTICIA????????
Em 30/06/07, os livros de assiduidade dos médicos do Hospital de Santo António no Porto. serão retirados.....mas!!!!!
SERAM SUBSTITUDOS em 1/07/07,simplesmente POR FOLHAS DE assinatura.Tudo na mesma.
Esta seita é muito seria.
 
Portugal

Morte de paciente afasta enfermeira

Maria Madalena, enfermeira do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, foi demitida de funções pelo ministro da Saúde, depois de ter sido dado como provado ...
 
"...3 anos de cadeia é a pena máxima aplicada ao crime de homicídio na forma negligente, à enfermeira ...".
 
Por muito que ache hilariante,não consigo criticar o "sr. Bastonário da Ordem dos Médicos"...
Ele apenas faz o que lhe compete,defender a todo o custo a classe que representa...
Será que nós poderemos dizer o mesmo da nossa Bastonária?...
 
Os médicos para defenderem a sua classe vociferam algumas pérolas nas quais nem mesmo eles acreditam,. Mas como são todos uns bons actores, parecem ser bastante credíveis e muita gente até se acredita neles
.Quanto à questão das remunerações sabemos bem que para um médico nenhuma remuneração é demais, tamanha é a sua avidez de dinheiro. Quanto á gestão ser da responsabilidade dos médicos, tal seria catastrófico pois são muitos os exemplos de gestões danosas e incompetentes feitas pelos médicos. Que preparação têm eles para gerirem serviços de saúde? Será que o amadorismo chega para uma gestão competente?
Já agora, deixem-nos espernear quando se fala em Enfermeiros a ocuparem lugares de destaque: É que a maioria dos vermes só se mexem quando são pisados!
 
Também não posso criticar as declarações do Nunes. Ele está a defender, ainda que maquiavelicamente, a sua classe, coisa que não vejo a ordem dos enfermeiros fazer. O homem faz-se à vida e a verdade é que todos dão atenção ao que ele diz (tal como fazem com o Jardim da Madeira).
Ele quer fazer passar a ideia de que os enfermeiros são profissionais incompetentes tanto para o SAP como para o Saúde 24 e, pelo que vejo, está a conseguir. Já ouvi pessoas a dizer que se sentiriam mais seguras, caso fossem atendidas por um médico.
Relativamente às remunerações, quem é a pessoa que não quer ganhar muito sem fazer nada? (pessoas desprendidas de bens materiais contam-se pelos dedos nos dias de hoje)
Os enfermeiros queixam-se que não ganham como licenciados, mas já fizeram alguma coisa para reivindicar essa situação?
Gestão da Saúde a cargo dos médicos??!! Aqui, o Nunes vê na figura do "sô tô" o super-homem que nunca existiu (a não ser nos seus sonhos). Os "sô tôs" já demonstraram, durante anos e anos, a porcaria que são na gestão das instituições de saúde. Que se preocupem antes com a gestão dos seus dividendos no público e no privado.
Nos assuntos de interesse público a gestão não pode ser deixada a cargo de amadores que, lá porque tiraram o curso com a média de entrada mais alta do país, acham-se omnissapientes e entendedores de todas as matérias (se é assim, vou começar a ligar ao médico para vir arranjar a rotura de canos da minha vizinha).
Já agora, o blog está giro e interessante.
 
Ou se juntam todos e mostramos a nossa força de uma vez por todas, ou então conformemo nos com os salarios que nao chegam a 1000 euros a nao ser que queiram claro, trabalhar em varios sitios ao mesmo tempo e gabarem se que ganham tanto como....e pergunto, que qualidade de vida? Que vida Pessoal? É esse o futuro?
 
"Ele quer fazer passar a ideia de que os enfermeiros são profissionais incompetentes tanto para o SAP como para o Saúde 24 e, pelo que vejo, está a conseguir. Já ouvi pessoas a dizer que se sentiriam mais seguras, caso fossem atendidas por um médico."

O programa de apoio à decisão que os enfermeiros têm disponíveis, seria igual se fosse médicos a trabalhar lá, daí que não vejo vantagem na diferença. Como sabem, alguns estudos indicam que os enfermeiros "triam" melhor.
 
"Ele quer fazer passar a ideia de que os enfermeiros são profissionais incompetentes tanto para o SAP como para o Saúde 24 e, pelo que vejo, está a conseguir. Já ouvi pessoas a dizer que se sentiriam mais seguras, caso fossem atendidas por um médico."

O programa de apoio à decisão que os enfermeiros têm disponíveis, seria igual se fosse médicos a trabalhar lá, daí que não vejo vantagem na diferença. Como sabem, alguns estudos indicam que os enfermeiros "triam" melhor.
 
Caro Pt, o que o colega anónimo das 6:57 PM quis dizer, foi que não vê ninguém com cargos de responsabilidade na Enfermagem refutar as falsidades enunciadas pelo tal bastonário.
Aquele abraço.
 
Sim eu sei, estava era de certa forma a "responder" aquelas pessoas (leigos) que dizem que se fossem "atendidos pelo médico se sentiam mais seguras"...
 
" 10 mil euros por mês" mas onde é que você vive? conhece algum caso? pois deve conhecer...e quantos estarão na sua posição? e como sabe assim os ordenados das outras pessoas (ou acha que é?) não deve achar que são todos assim... tente antes menos de metade (e já com pelo menos 48h extra)... tenha juizo
 
Anónimo das 12:02 fique a saber que tenho conhecimento real de que estes valores, embora ligeiramente exagerados em alguns casos, noutros fica bem abaixo da realidade. Por exemplo no meu hospital existem 3 ortopedistas que operam pessoas acamadas há 15 anos para lhe colocarem PTA e na alta nem fisioterapia lhe recomendam!!!Já agora tive acesso há folha de ordenado destes srs e o mais "mal" pago arrecadou 17500 €!!! é pouco??
 
Já agora estas pessoas têm em média 85 anos e algumas possuem ulceras de pressão e sequelas de avc!!!
 
Cuidado com esses fulanos...
Operam cadáveres?... Lol
 
Não me admira nada!
Desde que vi um porco a andar de bicicleta, já acredito em tudo!
 
"...Já agora estas pessoas têm em média 85 anos e algumas possuem ulceras de pressão e sequelas de avc!!! " (SATELLITE;1:53 PM)

Caro colega, esses são os pacientes ideais...para os ortopedistas claro está . Nunca se sabe se os pacientes em causa poderão ainda, um dia, querer ir a Fátima a pé (quiçá). Isto realmente...
 
caro anónimo das 4:08 tenho conhecimento de causa. Trabalhei neste serviço!
 
Alguns detractores tentam fazer passar a ideia de que o Enfermeiro apenas tem capacidades para efectuar o básico e de preferência sob o jugo do Médico: Ora, nada mais falacioso! Se aduzirmos alguns dados e factos à discussão, depressa chegaremos à conclusão contrária! Um dos factos mais importantes é a formação na Enfermagem em Porugal! É reconhecido internacionalmente que os Enfermeiros Portugueses são aqueles que têm dos mais completos e longos percusos formativos do mundo ao nível da profissão de Enfermagem. Por outro lado, sabemos que são poucas coisas em que Portugal está na dianteira do mundo e das quais nos podemos orgulhar, mas felizmente a Enfermagem é uma delas! Podemos constatar que países como os EUA, a Inglaterra, a Austrália ( que tem todos o denominador comum de serem países desenvolvidos ao contrário do nosso) concedem um grau muito grande de autonomia e responsabilidades aos Enfermeiros (desde prescrição de fármacos, consultas, execução de pequenas cirurgias, triagem e atendimento de primeira linha de situações urgentes, etc) apesar da formação dos Enfermeiros nesses mesmos países não ser melhor do que aquela que se ministra por cá. De realçar que os estudos oficiais efectuados acerca da eficáca, qualidade e satisfação com o trabalho destes profissionais pautam-se por resultados deveras positivos e que incitam á continuidade e alargamento destas responsabiliaddes e competências. Por conseguinte, somos levados a concluir que os Enfermeiros neste país ainda são um recurso pouco explorado atendendo Às suas potencialidades, face ao domínio de interesses caciquistas e corporativistas.Os médicos garantem o seu estatuto mediante a imposição absolutista da sua concepção de sistema de saúde,exclusivamente alicerçado na prática médica. No entanto, a modernidade impõe uma mudança de paradigma, onde a saúde é um ideal partilhado por várias classes profissionais e não um baluarte e intrumento de privilégios e de domínio propriedade de uma única classe.
 
Ora, creio que está tudo dito.
Parabéns ao autor do último comentário (1:21 PM).
Aquele abraço.
 
vc usa camisinha para ...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!