segunda-feira, julho 30, 2007

...........Boom!


Há uns anos atrás a Ordem dos Enfermeiros publicava um artigo cuja frase inicial era "O panorama mundial dos recursos humanos em enfermagem é considerado crítico".

Passados poucos anos tudo mudou. Um boom global mudou (para sempre?) a classe de Enfermagem. Há uns anos praticamente só a Espanha tinha excesso de Enfermeiros. A maior parte dos países desenvolvidos (e sub-desenvolvidos) lutam contra carências de Enfermeiros.

Tudo mudou. A carência que a Grã-Bretanha apresentava (fruto de anos e anos de maus tratos aos Enfermeiros) está praticamente resolvida. Em muitas cidades o emprego é quase impossível (Londres por exemplo...). Escócia e a Irlanda vivem também um panorama de excessos. Espanha é tabu. A maior parte dos países europeus já não comportam mais Enfermeiros (apenas a Suíça vai dando uns ares da sua graça...). Em França os Enfermeiros são remunerados com pouco mais do salário mínimo. O seu poder de reivindicação é quase nulo. Na generalidade destes países, o salário dos Enfermeiros está abaixo da média da população geral.

O Brasil, que há meia dúzia de anos atrás se deparava com falta de Enfermeiros, vive uma situação de excessos de profissionais. Muitos deles tentam emigrar para os EUA.

Os EUA são dos poucos países desenvolvidos que apresentam uma carência relativa. O ritmo a que chegam Enfermeiros de outros países, onde não têm perspectivas de emprego, é assustador!

Apenas os países sub-desenvolvidos (no continente Africano por ex.) têm carências. Só aí. Onde a Enfermagem é mal vista, pouco reconhecida, com remunerações junto ao limiar da pobreza. Existe carências porque é uma profissão pouco apelativa nos seus países.

Em Portugal já é dificílimo para um Enfermeiro recém-licenciado conseguir uma colocação. No sector público é quase missão impossível. No privado são explorados e humilhados (este excesso satisfaz as políticas economicistas dos privados, pois cortam despesas usando os salários dos Enfermeiros!). Em regime de profissional independente é uma selva.

O que aconteceu?

Ao mesmo tempo que os Enfermeiros são cada vez mais, os salários diminuem e o poder reivindicação extingue-se, os médicos são profissionais escassos, com salários elevadíssimos (em Inglaterra atingiram salários astronómicos) e com um poder de reivindicação arrasador.

Parece que ainda temos alguma coisa a aprender em matéria de gestão de recursos humanos.

Não defendo uma carência acentuada que ponha em causa a segurança dos cuidados ou a falta de assistência à população. Defendo sim, uma gestão correcta das necessidades e da oferta.
O excesso de profissionais é a melhor forma de fazer tombar uma classe.

Comments:
A Enfermagem, outrora profissão de prestígio e de acesso selectivo, tornou-se numa espécie de acesso liberalizado a um curso superior, uma vez que actualmente Enfermagem é um curso onde praticamente não existem numerus clausus, especialmente a nível privado.
 
"Não defendo uma carência acentuada que ponha em causa a segurança dos cuidados ou a falta de assistência à população".
Será, relativamente à enfermagem?
Porque é que os enfermeiros têm que seguir sempre aquilo que fazem os médicos?


SNS: Queixas por negligência médica aumentam

"Um em cada dez processos disciplinares envolve negligência médica. Os médicos foram os mais castigados em 2006. Já os dirigentes não foram alvo de sanções.

Mais de metade das penas aplicadas no ano passado, no seio do Serviço Nacional de Saúde (SNS), diz respeito a deficiências na assistência a utentes.

As queixas aumentaram 25 por cento, para uma média de 100 reclamações por dia. O incumprimento de horários e as más condições de funcionamento ou higiene lideram a lista de reclamações - 37.043, no total. Destas resultaram 120 processos.

Segundo um relatório da Inspecção-Geral de Saúde (IGS), em 56 por cento dos casos os profissionais mantiveram-se em funções. A multa foi a pena mais aplicada (30 por cento), seguindo-se a repreensão escrita e, por último, a suspensão (10 por cento).

O médicos foram os mais castigados (54 por cento), seguindo-se os auxiliares (24 por cento), administrativos (14 por cento) e os enfermeiros (6 por cento). Não há registo de penas aplicadas a dirigentes, avança a agência Lusa.

Um em cada seis ilícitos punidos corresponde a "encaminhamento para clínica privada", enquanto os problemas quanto à assistência de enfermagem têm um peso de dois por cento, assim como o exercício ilegal de medicina privada."

In http://www.aeiou.pt/ de 01/08/2007

Zé terapeuta
 
Bem haja pelo seu comentário caro Zé Terapeuta.
Ainda assim haverá, seguramente, quem conteste as evidências. Enfim, problemas sérios de apreensão/percepção da realidade (aparentemente virtual, ilusória)...

Serão os Sinais dos Tempos, ou antes, Ventos de Mudança??
Nã, cá para mim será:
- E Tudo o Vento Levou.

Aquele abraço!
 
Concordo perfeitamente com o teu post!

Este crescimento desenfreado de novos profissionais só traz consequencias negativas para os enfermeiros (precaridade, baixo salário, imsatisfação profissional...) e também para os doentes (diminuição da qualidade dos cuidados prestados).

É urgente travar esta situação!
 
Ah pois é e queriam inem pois fiquem a saber que os vosso colegas das siv vão ganhar exactamente o mesmo que os TAE...
Ou seja 210h que voçes tanto mandam abaixo 800 euros e licenciatura em enfermagem 800 euros...
Para o inem é pegar ou largar ah e andar com uma camara na cabeça para o sr doutor no ar condicionado decidir o que é que o enfermeiro faz da pica ou carrega a cadeira do 4 andar sem elevador em odemira no verão com 45 graus de calor, vai acontecer o mesmo que na suiça so durou 2 anos este projecto...
 
o ANDREIA GUEDES OU aZEVEDO diz ao doutor enfermeiro que a culpa disto que estás a escrever é para justificar uma nega á desculpa que o senhor azevedo terá de dar aos seus sócios a quem enganou na pré campanha quando cantou a vitória da sua lista na carreira de enfermagem, pois estamos a chegas ás negociações e o cabra besta nem sequer foi chamado para conversas, pois as conversas em família só aconteceram no tempo em que ele era agente da PIDE e amigo dos fascistas, jeito que cultivou nos anos em que esteve como presidente do sindicato dos nortenhos. O zÉ CABRA é um máximo de mentiras, mas vai morder o isco e vai morrer a espumar, porque vai levar no corpo o veneno de quem lhe quer mal e a quem ele mal fez...um ilícito
 
Na Austália há falta e ganha-se bem! Venham para cá!
 
Na Austália há falta e ganha-se bem! Venham para cá!
 
Na Austália há falta e ganha-se bem! Venham para cá!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!