sexta-feira, julho 27, 2007

Já tardava....!


... Finalmente chegou aquilo que todos os Enfermeiros desejavam e ansiavam!!!!

Já não era sem tempo: mais um seminário de ética da Ordem dos Enfermeiros...!!
Será dia 28 de Setembro e versará sobre a Responsabilidade Profissional!
Não sei se consigo aguentar tamanha excitação e esperar até lá! Já só penso nisso noite e dia!

Comments:
Acho bem que se multipliquem estes seminários! Afinal, com tantos Enfermeiros no desemprego, a OE tem que os entreter com alguma coisa!
 
Queremos enfermeiro no desemprego, mas com ética, perdemos oportunidades de desenvolvimento profissional, mas temos ética!!!

Somos os maiores! Temos ética.

É só mestres e doutores em ética!

E onde está a investigação na área de actuação de enfermagem??

Lixe-se a ética, dane-se a enfermagem e a sua ordem!!!
 
A OE mantém o seu rumo para lado nenhum, com objectivos entre o nada e coisa nenhuma. Basta! E o que vai mudar? Nada. Estamos eticamente entretidos a cozinhar a enfermagem, agora cheira a esturro, no futuro, eventualmente, o odor será de uma enfermagem moribunda... Mas os pensadores éticos da enfermagem terão muitos dilemas sem solução para se ocuparem. Nesse tempo a actual Bastonária será um desses pensadores...

Desassossego
 
:)
 
Pensamento do dia:

"A Ordem dos Enfermeiros é um pedaço de "merda" onde até as moscas estão em excesso."
 
"As meninas da Ribera do Sado é que é;
lavram a terra com as unhas dos pés;
as meninas da Ribera do Sado são como as ovelhas;
têm carrapatos atrás das orelhas..."

ou então:

"ponho o carro
tiro o carro à hora que eu quiser,
que garagem apertadinha
que loucura de mulher..."

Se é para nos "entretermos", ao menos que valha a pena.
 
Quando leio este tipo de comentários percebo o estado a que a Enfermagem chegou...
Como não sou enfermeiro, até acho graça.

Sabem porque é que a Ordem dos Médicos, com que se comparam tanto, é forte? não tem delatores lá dentro. Ou já ouviram algum médico dizer mal de si próprio em público?
Tenham juízo...
 
Enfermeiros de todo o Portugal, uni-vos!

Os médicos estão já perder de dia para dia o seu estatuto de divindades que a toda a força querem manter. Os enfermeiros só deviam era aproveitar a oportunidade para os fazer cair ainda mais do pedestal. Só atacando se pode vencer. E se os enfermeiros querem ser reconhecidos, querem ter o seu estatuto, querem deixar de ser a mão-de-obra barata da Saúde em Portugal, têm de lutar, e isso passa pelo ataque à corporação dos médicos!

Reparem, que esses senhores não se coíbem de atacar os enfermeiros e seja quem for, desde que isso signifique o seu bem-estar enquanto classe profissional. São capazes de passar por cima de tudo e todos.

Ou os enfermeiros fazem o mesmo ou viverão para sempre na penumbra e a situação de degradação do estatuto da profissão a que se assiste nunca reverterá!
 
Ja se perguntaram o porquê da Ordem fazer unicamente este tipo de seminarios?

Porque a Enfermagem nao tem corpus de conhecimento próprio. Falta lhe produzir conhecimento na sua area, e nao em outras, como a Psicologia e Educaçao....

Para que fazer mestrados ou especialidades? Em que competencias diferenciais se distingue um enfermeiro especialsta de um generalista? o facto de ser assessor do Chefe? Afim, de arrumar e pedir stocks?

Assim se faz enfermagem em Portugal!
 
Tamanha estupidez meu caro.ou entao mesmo burrice....aguarde por um dia estar internado e aí verá se a Enfermagem vale ou nao a pena!!
Estupidez ou burrice...ou entao as duas coisas
sinceramente...cresça e depois dê palpites!!!!!!!!!!!
 
Ainda nao perceberam q a OE quer bater o record do Guiness da organizacao profissional q mais seminarios de etica organiza?
Etica mt mexida comeca a cheirar mal. Ja ando farta dos filosofos da OE. Seria engracado um dia irem parar a cama do hospital pra lhes poder passar um sermao d etica como deve ser.
 
Acho é que se deveria ter atenção ao que se Escreve pois este blog pode ser lido por todos e algum tipo de linguagem é excessiva e mesmo calão!

Assim não se evolui!!!!!
 
A preocupação é evidente, seja com que linguagem for, mas temos de ser consequentes. Será difícil formar um movimento que tente alterar este estado de coisas? Uma lista que se candidate à Ordem nas próximas eleições? O que mais me preocupa é que a quem compete exercer mudanças mantém-se inerte.

Desassossego
 
Diga lá, Desassossego, quem são os inertes a quem compete "exercer mudanças"?
 
Um destes dias tive "a litlle chat" com uma amigo sindicalista, e que aparentemente terá alguns "contactos" na Ordem dos Enfermeiros. Digo isto porque quando o confrontei com alguns dilemas com que a enfermagem portuguesa actualmente se debate ele foi peremptório na sua(s) resposta(s):
- não há nada que possa ser feito; não temos competências para o fazer, não está ao nosso alcance, os actuais estatutos não o permitem (alguns por omissão outros por inexistência), etc.

Mas, se nada há que possa ser feito então para que existe a Ordem???

Desculpe-me o meu amigo, mas não poderia estar mais em DESACORDO. Não foi para isto que eu lutei (para a criação da nossa Ordem).
Na verdade, considero que deverão ser tomadas diligências no sentido de aumentar o seu poder deliberativo. Sei que teorias como o Big Bang não se aplicam a este caso. Também será verdade que teremos que ser nós a desenvolver essas mesmas deligências; mas TEM DE SER FEITO.
Sim, não será fácil, mas terá havido alguma coisa na enfermagem portuguesa que tenha sido construída ou conquistada de "ânimo leve"? Serão os enfermeiros de antigamente mais corajosos do que os actuais? Sei lá, se calhar...
Será necessário nos barricarmos no ministério da saúde, ensino ou na nossa Ordem, para que alguém nos ouça (como noutros tempos)? Honestamente não sei, mas que é preciso fazer é algo, isso tenho a certeza.
Aquele abraço!
 
Errata:
- escreva-se "little", onde está litlle.
 
Joaquim, nomeadamente, a Ordem dos Enfermeiros. Diga-me se não são os sindicatos e principalmente a OE, que podem exercer mudanças? Não existem estatutos que o permitam, lute-se por eles. Se não são os sindicatos e a OE deixamo-nos ir à deriva na corrente de interesses economicistas e sociais de quem? Não posso deixar de pensar que a Ordem dos Médios barra constantemente a abertura de novas faculdades e aumento do número de vagas de medicina. A OE não tem estatutos?! Talvez neste momento, por muito que me custe escrever isto, preferia, que não existisse OE, pelo menos conseguiria justificar e compreender melhor a situação actual da enfermagem portuguesa... Joaquim acha que deve continuar a enfermagem a dirigir-se para o abismo? Ninguém pode alterar o estado de coisas?

Cumprimentos preocupados, Desassossego
 
Leia-se Ordem dos Médicos;

O mesmo de cima
 
O Sr. atento proferiur afirmações como há muito não se via neste blog... burras até mais não... relacionar o mau estar dos enfermeiros com o espezinhar dos médicos ?? onde é que já se viu isso? mas onde ? coisa ridícula! Atacando é que se defende ? Com discURSOS assim não admira o rumo das coisas
 
atacar a classe dos medicos? para que? com que intuito? somos enfermeiros estamos como estamos por nossa causa!!! ou é mais facil culpar o vizinho?!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!