segunda-feira, julho 23, 2007

Marketing Académico


Pelos vistos já chegou o marketing académico à Enfermagem (no seu pior sentido!). A Universidade Católica já oferece mestrados profissionalizantes, vejam só!
"Em três semestres tire um mestrado e uma especialidade!" - Será este o futuro slogan publicitário?
A Ordem dos Enfermeiros soube de qualquer coisa e lá foi investigar tendo deixado uma nota informativa no seu site. O que se pode deduzir é que a Ordem não aprovará este tipo de charlatanice e não conferirá o título de especialista ao possíveis frequentadores desta palhaçada académica. Isto é mais uma forma de tentar extorquir mais alguns euros (muitos euros) a algum colega mais incauto. Será que a mercantilização da Enfermagem já chegou a este ponto? É esta a visibilidade que a formação em Enfermagem quer?
Pelo andar da carruagem, o próximo slogan será "Tire a sua licenciatura e oferecemos o mestrado grátis!"
O que as instituições académicas fazem pelos euros....
Pelo menos aguardamos que a Ordem dos Enfermeiros se imponha, e termine com esta pouca vergonha!

Comments:
A ordem impõe-se com "palavrinhas mansas", um discurso morno (que já é típico), alguns "paninhos quentes" e ofereçe também o kit para a azia, composto por kompensan e um saquinho para o vómito (para os mais atrapalhados). Caros colegas, habituem-se! A ordem é um negócio de extorsão de quotas! À boa maneira portuguesa...
 
Acontece que muitos docentes que militam nestes mestrados preenchem também as fileiras da Ordem. Por isso, a Ordem nunca iré demolir o ganha pão dos seus elementos.
Por outro lado, isto é paradigmático no cúmulo em que caiu a Formação em Enfermagem desde os cursos base, até aos cursos pós-graduados. A formação em enfermagem assume hoje um carácter de produto de quiosque. É um negócio, onde os preceitos pedagógicos são o que menos interessa. O mais preocupante é que os Enfermeiros deveriam eles próprios "fugir" desse facilitismo académico e procurar a formação seria e idónea. No entanto, parece ser esse mesmo facilitismo o grande chamariz ou atractivo, o que faz depreender que a nossa mentalidade profissional colectiva é demasiadamente permeável a estes engodos. Talvez demasiados de nós queiramos um canudo fácil, ao invés de um grau académico que represente verdadeiramente uma mais valia, quer para nós quer para a profissão!
 
"muitos docentes que militam nestes mestrados preenchem também as fileiras da Ordem".... Ora aí está!

A iniciativa parece-me boa, confesso! Concorri, confesso! Mas se entrar só me vou matricular se a Ordem os tiver aprovado!

A Ordem não tem de aprovar o mestrado, essa idoneidade, fica a cargo da Universidade, mas o plano de estudos da especialidade, esse sim, carece de um parecer da Ordem, que segundo parece, o vai mesmo aprovar, ou não estivesse na coordenação...quem está!

Um abraço,
 
Precisamos de um novo Bastonário que lute verdadeiramente pela enfermagem. Estou ansioso pelas eleições e pelas ideias dos candidatos.
DoutorEnfermeiro a Bastonário!

Desassossego
 
Meus Deus; isto é efectivamente o fim do mundo...
Estive a ler uns panfletos de "Cursos de estudos avançados em Enfermagem", deixem que lhes diga: NÃO HÁ PALAVRAS. Entre outras coisas, pode ser lido o seguinte:
- compre livros IFE e ganhe férias.
Para já o destino ainda é pertinho: Algarve. Enquanto assim for não compro. Só quando os destinos turísticos forem mais aliciantes...
Depois para a inscrição num curso tem que se ter a carteira recheada:
- taxa de candidatura de 50 euros (25 para membros da Academia de Ciências de Enfermagem) + 80€ por mês de "propinas" (sendo que alguns cursos chegam a ter 9 meses, mas 90 horas de carga horária [10 por semana])...Enfim, não há palavras PORRA!
 
Não sei se podemos fazer alguma coisa para tentar eliminar estas úlceras da enfermagem portuguesa. Começa a degradar a credibilidade...

Desassossego
 
Se tivesse dinheiro tinha muito gosto em tirar um mestrado numa universidade de grande prestígio e qualidade, ao nível nacional e internacional, como a Universidade Católica Portuguesa.

Até estrangeiros escolhem a Católica para realizarem os seus mestrados e doutoramentos e até a licenciatura.

Os professores Universidade Católica são mestrados e doutorados com elevada experiência.

Os preços dos mestrados são caros em todas as instituições académicas.... logo não compreendo o motivo de tanto alarido e satirização.
 
Facilitismo é deixar entrar jovens com 23 anos sem o ensino secundário em enfermagem.
 
Escolas Superiores de Enfermagem, de origem quase centenária, e na minha perspectiva de elevado valor,tendo em conta a história da enfermagem,pertencem agora à Universidade Católica.

Por isso estudar enfermagem, na Católica é um privilégio.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!