segunda-feira, julho 30, 2007

Não fico surpreendido, porque será?

Retirei este comentário do blogue Cogitare em Enfermagem. Palavras para quê, quando podemos ler com os nossos próprios olhos?

"Peço muita desculpa, sei que não é o lugar nem a postagem oportuna...mas não sei mais a quem recorrer...Sou aluno finalista do 12ºano da nova reforma do ensino secundário, e com uma boa nota (estamos a falar de mais de 17) estou a pensar em ingressar em Lisboa...Estou deveras preocupado...é enfermagem que quero, independentemente daquilo porque irei passar, mas passou-se comigo o impensável: quando estava a entregar a candidatura, a senhora que a recebeu rasgou-a e disse: "com uma média destas, agradece-me por te estar a fazer o favor de não fazeres o erro maior da tua vida..."
Achei estranho, visto que segundo o Guia prático do aluno de 2007,
enfermagem tem uma enpregabilidade de 80-100%...Depois vi que as coisas n são bem assim...um aluno que entre no fórumemfermagem até se assusta...Para além disso, em Setúbal, uma aluna que se foi candidatar em Enfermagem para a Resende com 17 anos foi surpreendida por enfermeiros à porta das candidaturas, que estavam afazer uma "espera aos candidatos a perguntar o que queriam tirar"...ela lá disse enfermagem, e um deles, feito sabe-se lá o quê, aperta-lhe o pescoço e gritava-lhe dizendo:-"(...) Não te candidates, por favor! Por ti própria e para os enfermeiros actuais! "Tipo...Socorro!O que é que se passa?
Como é que a situação chegou a tanto?!Mas como está a situação actual em enfermagem?Quais são as minhas hipóteses de vencer como enfermeiro?Afinal...o que é a enfermagem no país virado do avesso em que vivemos?Ajudem-me...tou deveras desesperado...embora saiba que é enfermagem que eu quero mesmo, independentemente de tudo...
(Candidato a Enfermagem 2007 )"

Alguém quer arriscar como será dentro de 10 anos?

Comments:
Caro colega obrigado pelos seus Comentários! Aproveito para me desculpar por antecipaçao pois vou de férias de modo que a minha ausencia será prolongada!

Abraço e Boas Escritas!
 
A alguém acerca do qual nutrisse uma amizade verdadeira, e estivesse na situação descrita em epígrafe, o concelho que lhe daria seria: DESISTE! Nâo pela profissão em si, mas pelas barreiras que foram levantadas em seu redor e que cada vez mais tornam o seu exercício mais penoso.
 
Ainda bem que deitei essa ideia de seguir enfermagem para trás.. Com alguma pena, mas realmente..

bjnho
 
Não deixa de ser positivo que exista uma visão real sobre a colocação de novos enfermeiros. Contudo não deita de ser exasperante e preocupante o nada que a Ordem e os Sindicatos fazem. Estariam ansiosos por isto e pelo que se vai seguir? Os enfermeiros parecem muito conformados, será que não percebem que directa ou indirectamente vão ser atingidos por esta situação caótica que se vive na enfermagem?

Desassossego
 
Primeiro temos de expurgar a OE dos actuais dirigentes. Depois, temos de encontrar elementos que tenham um verdadeiro interesse em desenvolver a enfermagem como profissão e classe e que tenham um carisma capaz de convergir esforços de todos os enfermeiros para atingir os objectivos que almejamos.
 
apoiado anonimo 7:34pm!!!
 
ESTOU A MEIO DA MINHA CARREIRA COMO ENF.E NÃO ENTENDO COMO PODE SER A MELHOR PROF.DO MUNDO.ASSISTIR AO SOFRIMENTO HUMANO DIARIAMENTE,MEXER EM MERDA TODO O DIA ,LAVAR CÚS ,SER MAL PAGO,PISADO PELOS MÉDICOS E DESCARREGAR EM CIMA DOS AUXILIARES, SÓ SE FOR MASOQUISTA OU PARVO. ESTAS IDEIAS SÃO MESMO DE PUTOS .ESTAMOS NA BASE DE TODO O SISTEMA DE SAUDE NO MUNDO.AGORA SÓ FALTA O AUTOR DO BLOGUE FAZER CENSURA COMO NO TEMPO DO FASCIMO
 
anónimos o que é isso
 
Acho rídiculo alguém banalizar assim essa profissão que de fato é a melhor profissão do mundo! Não pq assiste o sofrimento humano todos os dias mas porque tem as ferramentas para ajudar o ser humano a superar esse sofrimento. Mexer em merda, lavar "cús" (meu Deus que vocabulário...) há muito tempo não condiz somente ao Enfermeiro padrão mas aos técnicos e auxiliares que ali estão para tais funções e mesmo quando temos que fazê-la, hora nenhuma isso é indigno, pense se fosse você a precisar de tal apoio e se todo mundo tivesse esse pensamento e não ajudasse?! Qualquer mercado de trabalho hoje é concorrido, porém ouso AFIRMAR que O BOM PROFISSIONAL, aquele que corre atrás, que se especializa, este não fica sem trabalho. A Enfermagem hoje possui SISTEMATIZAÇÃo, ela é exercida com respaldo de leis criadas pela própria classe. Todos os setores são gerenciados por enfermeiros capacitados e que vivem em constante reciclagem.
Enfermagem é uma arte e só se dá bem no exercício da mesma aqueles que entendem tal fato.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!