domingo, julho 29, 2007

Os custos da Saúde Norueguesa...


Um estudo de 2002 (Hans Flaatten e Reidar Kvåle) intitulado "Custo dos Cuidados Intensivos num Hospital Universitário Noruguês", deixa bem patente a forma de distribuição de custos numa Unidade de Cuidados Intensivos.


Como é possível observar, a esmagadora maioria dos custos envolvidos (directos e indirectos) foi canalizado para os Enfermeiros e consequentemente para a Enfermagem.
Este facto traduz o reconhecimento e a importância da Enfermagem no sector da saúde, assim como a necessidade política de investimento e melhoramento na formação e condições de trabalho dos Enfermeiros.
Será que Portugal já percebeu isto?

Comments:
Quantos Enfermeiros há numa UCI?
E quantos médicos?

Quando souber a resposta, percebe porque é que se gasta mais com Enfermeiros....
 
Ora aí está. Apesar do comentário anterior ter sido ingénuo (e invejoso!), chegou um pouco à resposta pretendida: a necessidade de ter uma equipa de enfermeiros em número pretendido.

p.s. Na Noruega, a diferença de salário de médicos e enfermeiros da UCI é muito escassa.
 
Podem adiantar valores?
 
A importância da enfermagem é inegável, sobretudo em áreas específicas, como a que é abordada. Em Portugal não será diferente. O que se será desigual será o seu reconhecimento e a capacidade da enfermagem nacional se unir e se dirigir para objectivos globais.

Desassossego
 
A Enfermagem será ,a nível de gestão de recursos do estado uma solução incontornável no sentido de garantir o acesso universal a cuidados de saúde a custos razoáveis. Infelizmente, a saúde em Portugal ainda é uma espécie de oligopólio de uma só classe, sendo que a formatação do sistema de prestação de cuidados obedece a interesses exclusivos dessa mesma classe e não a imperativos de qualidade e produtividade.
 
análise superficial...
claro q os gastos sao maiores pq ha mais enfermeiros...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!