quarta-feira, julho 25, 2007

Os Enfermeiros também.


"(...) O Bastonário [da Ordem dos Médicos] recorda que os 1300 alunos formados em medicina anualmente em Portugal, "esgotam a capacidade de absorção" do SNS, e que, se houvesse mais vagas, "num prazo de dez anos" seria criada uma situação de desemprego. "O caso dos médicos é mais grave do que o desemprego normal, decido à dificuldade em recuperar a prática clínica", alertou. (...)"
Fonte: Diário de Notícias

O mesmo se aplica exactamente aos Enfermeiros.
A diferença é só uma: ainda não vi a Ordem dos Enfermeiros ter este discurso.
Prefiro pagar a minha quota à Ordem dos Médicos.

Comments:
Seria bom que os elementos da nossa Ordem tivessem umas aulitas com os estrategas da Ordem dos Médicos acerca da defesa da classe contra tudo e todos! Para além disso, a OM é pioneira no campo corporativista no uso das estratégias agressivas na defesa de um produto, outrora só vistas no meio empresarial: e o seu produto são os médicos.
 
é só mais uma comparação com os médicos... corporativistas?? não!!
 
Sem dúvida, temos de ser mais corporativistas.
 
W...é só mais uma comparação com os médicos... corporativistas?? não!!" (ANÓNIMO; 11:14 PM)
Meu caro, este ou outro post qualquer servem apenas para isso mesmo: ter termos de comparação. Só desta forma se consegue delinear uma acção reindivicativa, certo? Compreende isso, correcto?
Agora, qual a classe a usar como termo de comparação? Bom neste (e noutros casos), tem sido a classe médica, mas não exclusivamente.

Aquele abraço!
 
Concordo, tenho é pena que a febre das Licenciaturas nas Escola tenha evoluido para a febre das Especialidades e mais recentemente sem a aprovação da Ordem sequer os Mestrados Profissionalizantes...
 
Afinal, na "corporação" está a virtude.

Nada que qualquer leitor com QI borderline não se tivesse apercebido há muitos, muitos posts atrás.

Incoerência? Deve ser ilusão de óptica ou viés de interpretação.
 
Hoje vi um anuncio de emprego pra enfermeiros com as seguintes condiçoes:
Horário: 7.30 - 12.30 / 14.30 - 16.30

Conhecimentos Profissionais: COLHEITA DE ANÁLISES CLINICA E SERVIÇOS DE ENFERMAGEM

Tipo de Contrato Oferecido: Permanente

Trabalho a Tempo: Completo
Remuneração oferecida: 403 Euro

E no fim fiquei a pensar: isto é bom? é mau? assim assim? será isto o fim? ou o inicio de algo (muito mau)? Falta ali um 1? Enganaram -se no numero? Hum...
Acabei o curso em 2006 e ainda ando a procura do 1 emprego, eu nao aceito estas condiçoes, será que existem enfs que aceitam?!Hum...
 
Pois eu tb vi esse anúncio...tb fikei estupefacta como têm a coragem de pagar 403euros por 35h semanais, isto dá 2,87 euros, será possível? não so pode ser brinkadeira...a minha empregada ganha 5 euros!!!eu tb sou licenciada desde julho de 2006 tou num part-time e trabalho bem menos e ganho mto mais!!!
tenho a certeza k não lhes vão faltar enfermeiros, pk com o desespero há kem aceite tudo!!!
 
O problema é que deve haver quem aceite... Temos de extravasar o nosso desassossego e descontentamento para junto da OE de maneira consequente. A questão é como o fazer? Será que não existe nenhum iluminado na OE?

Desassossego
 
Coitadinho do sr. Bastonário, tenho cá uma pena. Aliás, anseio mesmo pelo dia em a mama que é o SNS deixe de dar leite, pois esse será o dia em que a Ordem dos Médicos começará a cair de podre. Caríssimo Pedro Nunes, 1300 alunos por ano é já muita fruta. E acha mesmo que alguém vai dar ouvidos às suas lamentações idiotas? Espere mais uns aninhos. Entretanto vá contando os dias!
 
403 euros. Agora reflictam bem. Vamos no bom caminho?
 
"...Pois eu tb vi esse anúncio...tb fikei estupefacta como têm a coragem de pagar 403euros por 35h semanais, isto dá 2,87 euros..." (Enf.Pipa;8:05 AM)

Meus amigos, pouca coisa me causa "azia", mas esta provocou-me uma hipercloridria sem precedentes...

Durante umas horas largas a única coisa que me vinha ao espírito era:
- alterníssimos filhos de uma mãe de cama incerta.
Atirem-me água fria, please...
 
403 euros é a cotação actual de um Enfermeiro; bem abaixo de um trolha, de um picheleiro, de uma mulher a dias...Seia esta a visão da OE para a profissão? Estou certo que não...A levar por diante a ideia bsurda de proibir as acumulações, quem agarrar estes empregos terá de subsistir exclusivamente com a míngua de honorários que estes oferecem. E não é com 403 euros por mês que os Enfermeiros conseguem onerar mestrados, especialidades, etc tal como a ordem almeja ou provavelmente irá exigir. Enquanto for dando para a sopa, ainda vamos indo...mas não me admirava nada se daqui a alguns tempos visse enfermeiros á porta da sopa dos pobres!
 
Com essa remuneração vais vale fazer quase qualquer outra coisa... Deviamos via email, caso tenham os "alterníssimos filhos de uma mãe de cama incerta", mandar mails de protesto demonstrando a nossa revolta e o nosso desassossego.

D.
 
A Ordem dos Médicos tem de ser derrotada. Enquanto não for derrotada os Enfermeiros continuarão a caminhar para a degradação.
 
A Ordem dos Enfermeiros mais parece uma sub-secção da Ordem dos Médicos, pois age de uma forma que parece orquestrada pela ordem "rival" e em seu favor. Será que a toda poderosa OM consegue ingerir-se de tal maneira nas políticas da OE ao ponto desta assumir posições apenas favoráveis à classe médica? (vejam quem está a encher os bolsos com o decréscimo das condições laborais dos Enfermeiros e atentem em quem são os proprietários de muitas clínicas que empregam enfermeiros a 3 euros/hora). São indagações que deveras me causam grande preocupação!
 
403€? Prefiro trabalhar numa câmara municipal ou junta de freguesia e pagar as minhas quotas à ordem dos cantoneiros.
Isto é desvalorizar o nosso trabalho e "cagar" na nossa cara!
 
Caros colegas tudo isto é mmo revoltante...até hoje ainda não consegui digerir isto! E ainda por cima este anuncio é publicado pelo Centro de Emprego!Querem eles k os enfermeiros desempregados aceitem isto?Só podem tar a brinkar connosco.
 
O problema é que vão haver Enfermeiros a trabalharem nestas condições! Estas proprostas abjectas, que hoje ainda são uma excepção, num futuro próximo serão o Standard das matrizes laborais em Enfermagem! Daqui a pouco, vamos ter Enfermeiros a ganhar menos do que as auxiliares, pois actualmente já é mais difícil recrutar auxiliares do que Enfermeiros!
 
Mas isto nao é novidade...tava eu em meados de Janeiro e fui fui a uma entrevista a uma empresa de medicina no trabalho, segundo eles para um lugar de enfermeira...chego lá e qual não é o meu espanto, ordenado quinhentos euros e claro 40h semanais mais horas extras se necessário e nao pagas lol....mas pior do que isto só mesmo uma clinica que queria pagar 380euros a uma enfermeira para 35h.....logicamente revoltei-me....
mas o que é certo é que ambos os lugares foram ocupados e pelo menos na clinica, que é o único que tenho conhecimento o salário oferecido nao foi alterado!!!!!!!!!!
tristeza, revolta...enfim...desilusao....
Porque estamos mal, a ver a enfermagem a afundar-se largamente e alguns são mesmos nossos colegas que só ajudam....
E o melhor é ainda ouvir "nao aceitas tu? vem outro e aceita!!!"
 
"A Ordem dos Médicos tem de ser derrotada. Enquanto não for derrotada os Enfermeiros continuarão a caminhar para a degradação. "
Mas que raio têm os médicos a ver com isto ? Alguém me explica ? serão eles os culpados de todo o mal? são eles que andam a abrir faculdades de enfermegem por todo o lado? serão eles que têm os tachos de monitor destes formandos... reflictam e olhem para o próprio umbigo
 
Acha mesmo que isso foi escrito por enfermeiros?! Ainda não se apercebeu quem é que escreve esse tipo de comentários?!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!