terça-feira, agosto 28, 2007

De volta...


Ex.mos colegas,

o que é bom está a terminar (férias, entenda-se!). Por isso, após um pequeno interregno, estarei de volta dentro de poucos dias.

Estamos perante uma das fases mais importantes da Enfermagem. Brevemente serão iniciadas as negociações para a nossa carreira (entre outros assuntos polémicos que têm acontecido nestes últimos dias)... A união será fundamental.
Continuaremos a debater estes assuntos por aqui...

Comments:
Para ler e chorar ( a rir ?....)

EM CAUSA A TRIAGEM TELEFÓNICA DA URGÊNCIA POR ENFERMEIROS

O British Medical Journal publica um interessante artigo onde se conclui que “a triagem telefónica por enfermeiros é eficiente mas possivelmente não segura, com potenciais consequências graves para o doente. Um programa educacional é recomendado para os enfermeiros de triagem. De igual modo, é aconselhado uma segunda opinião de segurança realizada por um médico de família especialmente treinado”. O estudo indica que os enfermeiros subestimaram o nível de urgência em 19% dos contactos, número considerado excessivo.
Não havendo razão, ao momento, para extrapolação para a realidade portuguesa, este estudo não deixa de introduzir sérias interrogações e sérios avisos para decisões mais ligeiras.
Simédicos espera que o Senhor Ministro, fervoroso adepto de artigos científicos, não deixe de encontrar na sua secretária este, para reflexão.

fonte : Sindicato Independente dos Médicos

Conclusão : será que o BMJ efectou também um estudo comparativo da triagem feita por médicos ? É que a julgar pelos exemplos oferecidos pelo INEM aqui na "terrinha" esses 19% poderiam disparar em flecha...
Será que o SIM também se dedica agora às artes ocultas da adivinhação, tarot ou futurologia ? É que são artes ainda não regulamentadas e tuteladas por licenciados em medicina (por enquanto)......
 
Ora essas Férias foram boas? Espero que Sim. Regressei também, esperemos que os tempos que se aproximam sejam Boas para a Saúde e para a Profisssão
 
O Sindicato Independente dos Médicos (www.simedicos.pt) não parece saber sequer o que é um estudo científico SÓLIDO.
É por este tipo de coisas que ninguém dá credibilidade a esse sindicato corporativista, que só considera "bom" tudo o que é concebido ou executado por médicos.
 
A julgar pelo n.º de queixas que chovem relativamente ao atendimento feito por médicos (noutros países, por ex.), arrisco-me a dizer que então os médicos são uma autêntica nulidade no atendimento e triagem telefónica.
 
Saudações!
Tendo em conta que se trata de uma citação, pergunto o que é que os "autores" do referido "estudo", querem dizer com triagem EFICIENTE mas "possivelmente" não segura??!! Isto quer dizer exactamente O QUÊ? Mas que porra de estudo é este?? Possivelmente??!! Deve ter sido um estudo randomizado, "claramente" aleatório...com coeficiente de pearson e tudo! Está quieto...
Vão ver se está a chover, lá para os reinos de sua majestade...
 
Bem-vindo de volta. Alegra-me saber que o melhor blog português de enfermagem está de volta. Cumprimentos ao seu administrador por ter a coragem de nomear o que está mal e o que está bem, e não ficar somento pelas ambiguidades e pelas névoas, que muitas vezes a título de diplomacia, não nos deixam ver além...
 
Debater a carreira de enfermagem?? O colega.. com os tempos que surgem acha que temos credibilidade para debater alguma coisa?!.. o Interesse da OE e receber cotas.. não melhorar a imagem dos enfermeiros perante a sociedade.. Acorde!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!