terça-feira, agosto 28, 2007

E depois dizem que os Enfermeiros é que "atacam" os outros...!!


Um leitor chamou a atenção para o seguinte artigo publicado no site do Sindicato Independente dos Médicos:

"EM CAUSA A TRIAGEM TELEFÓNICA DA URGÊNCIA POR ENFERMEIROS

O British Medical Journal publica um interessante artigo onde se conclui que “a triagem telefónica por enfermeiros é eficiente mas possivelmente não segura, com potenciais consequências graves para o doente. Um programa educacional é recomendado para os enfermeiros de triagem. De igual modo, é aconselhado uma segunda opinião de segurança realizada por um médico de família especialmente treinado”. O estudo indica que os enfermeiros subestimaram o nível de urgência em 19% dos contactos, número considerado excessivo.Não havendo razão, ao momento, para extrapolação para a realidade portuguesa, este estudo não deixa de introduzir sérias interrogações e sérios avisos para decisões mais ligeiras.Simédicos espera que o Senhor Ministro, fervoroso adepto de artigos científicos, não deixe de encontrar na sua secretária este, para reflexão."

Os ataques sucedem-se diariamente, sejam, eles contra os Enfermeiros na SIV, das linhas de triagem telefónicas, da Triagem de Manchester, dos SAP, etc, etc, etc...

Não consigo compreender é o silêncio assustador da Ordem dos Enfermeiros e do SEP. Só uma pequena voz se levante ocasionalmente contra estes insurgimentos difamatórios, que é a voz do SEN, liderado pelo Enf. José Azevedo.
É pena, mas a Ordem anda a leste de tudo e de todos!

Comments:
Isto realmente...
os enfermeiros são mesmo uma "pedra no sapato" para mts medicos. ate parecem k têm medo k os enfermeiros lhe tirem o lugar...
Era deveras interessante realizar-s um estudo semelhante mas desta vez dirigisdo á prestação dos senhores doutores... os resultados iam ser, de certo, mt interesantes...
 
Os enfermeiros das instituições que nos representam continuam entorpecidos no nevoeiro da estagnação, dos interesses de alguns (contrários aos da enfermagem,) ou de D. Sebastião, à deriva esperando afundar, se ninguém tomar rapidamente o leme. O futuro de alguns enfermeiros ameaça ser mau, degradante até. Será benéfico para a enfermagem? Onde está o raciocínio crítico da nossa elite?
Não sou sindicalizado, se fosse, seria no SEN, o único inconformado...

Desassossego
 
Esta mais saliente que a triagem hospitalar devia ser efectuada por médicos com formação específica, os enfermeiros deviam se dedicar a suas verdadeira funções, enfermagem e mão direita dos médicos e nunca tentarem querer substitui-los.

As triagens devem ser efectuadas pelas pessoas mais referenciadas, e nos hospitais os enfermeiros não o são, no mínimo seria correcto serem médicos a fazer a triagens, quer por motivos legais quer por motivos profissionais.
 
Até há relativamente pouco tempo as triagens eram sempre executadas por médicos nos hospitais (muitas vezes clínicos gerais contratados à tarefa para tal). Onde é que isso nos levou ? Aliás onde é que a gestão da Saúde feita por médicos nos levou ? Ao actual estado das coisas ? Listas de espera infindáveis "premiadas" com SIGICs, promiscuidade entre sistema público e privado, serviços de urgência na bancarrota... com umas cirurgiazitas e umas consultas "à la cunha" por entremeio..., urgências que atendem mal ou então nem atendem, pré-hospitalar para treino de modelos fotográficos, discursos eloquentes sobre quem tudo sabe, faz, tutela e executa (sim, porque para estes senhores não deveriam sequer existir outros profissionais na Saúde porque não têm competência a bem dizer para nada), uma ordem profissional que "tutela" o Ministério da Saúde, e depois opiniões como a deste/a energúmeno/a que parece gostar de tudo isto (provavelmente um cliente habitual dos serviços "à la cunha") que vem para aqui subscrever pontos de vista corporativos. Mas o mais preocupante é que efectivamente uma boa parte do nosso "povinho" parece concordar e apoiar esta paródia medicalizada ao exemplo do anónimo das 10:53 PM, deixando realmente os "soutores" fazerem "gato sapato" dos próprios doentes e do sistema de saúde (no qual deveriam ser intervenientes activos e nada mais do que isso), para proveito próprio (perdoem-me as excepções ou seja aqueles que verdadeiramente se importam...). Cada vez que ouço opiniões como a do anónimo anterior, realmente fico com a sensação que o povo português tem a saúde que merece. O que distingue o nosso miserável sistema dos outros que efectivamente funcionam (cito o exemplo nórdico), não é o papel atribuído aos médicos mas sim o que é dado aos ENFERMEIROS e profissionais técnicos caríssimo.... médicos no pré-hospitalar por exemplo (e mesmo enfermeiros) é um luxo típicamente português. Médicos para acompanhar uma gravidez não-patológica a mesma coisa... Só falta agora abrirem farmácias para ser então a cereja em cima do bolo da saúde portuguesa (ou melhor da "COSA NOSTRA" portuguesa, com um qualquer Miguel Leão ou Pedro Nunes no papel de padrinho).
 
Eu iria responder ao "energúmeno" anónimo das 10:53 PM, mas o caro colega mr foi tão eloquente na sua exposição que para já me irei abster de dar seguimento (para já...)
Ainda assim vou perguntar à tal individualidade o seguinte:
- em que é que se baseia para , enfim, ousar sequer pronunciar tal petulância ao escrever que, e passo a citar, "as triagens devem ser efectuadas pelas pessoas mais referenciadas, e nos hospitais os enfermeiros não o são, no mínimo seria correcto serem médicos a fazer a triagens"?
Também eu, à algum tempo atrás fiz uma analogia que o caro mr estabelece entre a "Casa Nostra" portuguesa e a camorra napolitana. Os princípios são muito semelhantes (pelos visto, a máfia terá até poder para "silenciar" presidentes de países como os Estados Unidos...). Também em Portugal isso já aconteceu com a tal "COSA NOSTRA" portuguesa; que o diga o tal de delegado de propanganda mnédica, que enfim, teve que aguentar com os "açoites" por dizer umas verdades inconvenientes (penso que estarão todos lembrados, não?).
Siga!
 
Ainda para o anónimo das 10:53 PM deixo aqui um link que considero muito "interessante".
Vá instrua-se...
http://www.youtube.com/watch?v=5Sq44CTimJw
 
Cada um defende o seu feudo o melhor que pode. A questão da triagem efectuada por enfermeiros é uma questão artificial. Em muitos casos essa traigem é efectuada com base em algoritmos devidamente estabelecidos e por enfermeiros com ampla formação no uso dos mesmos e não de acordo com o juízo arbitrário do profissional.
Mas se seguirmos a linha de pensamento da OM e extrapolando para outras situações, então também devemos defender que as cirurgias por exemplo deveriam ser efectuadas por Enfermeiros pois os médicas nesse campo não dão conta do recado, com a consequência do avolumar da lista de espera.No entanto os médicos arvoram-se como a única classe competente na saúde, colocando as restantes numa posição de subalterniade aos seus desígnios, comportamento esse inaceitável, ignorando que os tempos mudam e os paradigmas também.
 
Pela minha experiencia verifico que os medicos tem a tendencia para fazerem diagnosticos quando triam um doente.
A essencia da Triagem de Manchester são os sintomas e sinais que o doente apresenta, que concerteza conduzirão a um diagnostico médico, mas não naquele momento.
 
O que eu verifico é que os estudos (vindos sabe-se lá de onde) servem quando demonstram (??? duvido) que os enfermeiros até sabem prescrever (e melhor que médicos ???) mas quando vem o BMJ falar de algo que não vos agrada partem logo para a paulada como o sr.enfermeiro hugo roque (como de costume aliás)... haja tolerância e sobretudo lucidez... porque em blogues vocês parlam que é uma maravilha.. agora na prática clínica não vejo tamanha sapiência (e antes que o diga eu sei que há muitos incompetentes - mas não se esqueça fruto de uma não selecção do antigamente, em que não tiraram especialidade,...)
 
Digo e afirmo, os enfermeiros devem ficar fora das triagens, as triagens devem ser efectuadas por médicos, médicos com formação específica para tal.

Gostaria de saber qual é a responsabilidade legal quando existe um erro na avaliação de uma má triagem efectuado por um enfermeiro?
Tenho conhecimentos de vários casos que doentes foram encontrados em paragem cardio-respiratória nos corredores depois passado em triagens efectuadas por enfermeiros, os Sr. vão passar a culpa para quem?
Para o médico responsável pela urgência?
Para os admiradores?
Para o ministério d saúde?
Quem assume o quê a culpa?
Tenho conhecimento de casos interessantes, onde os SR até acusaram as identidades prestadoras de socorro dos seus actos negligentes, e que foi provado que afinal foram os senhores que ignoraram todo o processo, desde no recebimento dos dados pelas equipas do pré-hospitalar como a avaliação efectuado pelos os senhores que levaram a uma má triagem.
Querem ter mais competências?
Mas esquecem que competência é igual a mais responsabilidade, mas isso já interessa.
 
curioso, no meu curso de triagem, os enfermeiros tiveram melhores classificações do que os médicos.
mas vejo que querem alimentar a mediocridade. que fazer? são tugas típicos...!
 
Ao anónimo das 9.21

Então diga lá em que se baseia para dizer que a triagem deve ser feita por medicos com "formação especifica para tal"?
Qual é a diferença, ser feita por enfermeiros com a MESMA "formação especifica para tal"?

Quer dizer que todo o doente "encontrado" em PCR num qq corredor ou sala de espera, parou porque o enfermeiro o triou mal??!!

É só demagogia e palas que não deixam ver mais que o seu umbigo.

Já agora no meu curso de triagem verificou-se o mesmo: os medicos tinham mais dificuldade em identificar os fluxogramas e descriminadores, que os enfermeiros.
 
Alguns médicos tiveram pior nota que alguns enfermeiros, mas a maioria não.

Somente pelo o último comentário, prova que os enfermeiros não devem efectuara triagem, nunca admitem qualquer culpa, a culpa é sempre de alguém, nunca dos senhores.
Os por isso é por outras, as triagens devem ser efectuada por um médico com formação especifica para tal, somente essa classe profissional tem competência legal para a efectuar e assumir legalmente os actos praticados.
 
"Alguns médicos tiveram pior nota que alguns enfermeiros, mas a maioria não."

Qual a palavra que não consegiu ler? Deixo a minha afirmação novamente. Desta vez, para ser diferente, leia COM atenção:

"no meu curso de triagem, os enfermeiros tiveram melhores classificações do que os médicos."
 
já agora...quando é que vi algum médico admitir a sua culpa fosse no que fosse ?.....mesmo quando vai almoçar e jantar a casa 3 horas de cada vez durante o seu serviço de urgência pago em horas extraordinárias...ou quando dá uma fugidinha à privada em horário de serviço...ou quando aparece às consultas com 2 horas de atraso... ou mete água no seu infalível diagnóstico (sim..também acontece) ahhhhhh pois..já me esquecia..a desculpa é mesma daquela de porque é que o cão lambe o seu "dito cujo" - porque PODE... e como diz o outro: é proibido... mas pode-se fazer..e o que acontece ? - NADA
Assim vai a saúde portuguesa.
De uma vez por todas deixem de se armar aos cucos com essa treta que só médicos são qualificados para tudo e mais qualquer coisa. Vocês são realmente qualificados como ninguém em uma única coisa : prevaricar no sistema de saúde em proveito próprio. Aí sim, nenhuma outra classe está habilitada como vossas excelências. E só é pena que não sejam expostos mais vezes casos como Mirandela que abundam por esse país fora mas são devidamente encobertos às vezes (e para grande vergonha minha) pelos mesmos enfermeiros que na vossa opinião são inqualificados para tudo, excepto a partir da meia noite em diante, quando vos cobrem as costas enquanto os soutores roncam nos respectivos quartos...
Se tivessem um mínimo de vergonha a única coisa digna que viriam para aqui dizer é OBRIGADO a todos os enfermeiros que vos deitaram a mão durante o internato e que provavelmente ainda hoje o continuam a fazer nas vossas horas de aflição. HUMILDADE é uma palavra que as faculdades de medicina vos fizeram esquecer...
 
idem, idem... aspas, aspas!!!
 
Meu caro anónimo das 4:49 PM, o que o leva a inferir sobre os meus gostos, ou personalidade? Conhece-me assim tão bem? Serei assim quase tão previsível quanto vós próprios (os tais; os mesmos de sempre...)??!! Contudo será verdade se disser que tenho algum gosto pelo nobilíssimo e tradicional "jogo" de bastão português, comumente denominado de Jogo do Pau Português. Fique o meu caro a saber que temos campeões do mundo nesta modalidade marcial (vá instrua-se...).
Quanto ao resto, creio que as respostas estão mais que dadas. Na VERDADE creio efectivamente que deveriam ler com atenção o último parágrafo, em jeito de conclusão, do caro anónimo das 12:38 AM:
"...Se tivessem um mínimo de vergonha a única coisa digna que viriam para aqui dizer é OBRIGADO a todos os enfermeiros que vos deitaram a mão durante o internato e que provavelmente ainda hoje o continuam a fazer nas vossas horas de aflição. HUMILDADE é uma palavra que as faculdades de medicina vos fizeram esquecer..."
Siga!
 
A resistência e preocupação dos médicos em relação às posições que a Enfermagem vai ocupando na saúde só nos deve encher de motivação e orgulho pois é sinal de que vamos no rumo certo! O nosso rumo não passa necessáriamente por refregas com a classe médica mas é perceptível o seu incómodo com a evolução crescente da nossa profissão, pois a qualidade que demonstramos diariamente nos mais diversos serviços e tarefas põe a descoberto antigas insuficiências dantes ignoradas propositadamente por quem tinha a incumbência de as dirimir.
Por isso, enquanto os médicos se contorcerem e vociferarem a sua oposição em relação a qualquer passo que a enfermagem dê em direcção à evolução é sinal que vamos por bom caminho. Já diz a lei da física que quanto mais um objecto se eleva maior é a força da gravidade tendente a trazê-lo novamente para a terra; por certo não vai ser a classe médica a gravidade que nos vai obrigar a arrepiar caminho!
 
resposta ao anonimo das 10:53 carrissimo sr doutor com de certeza gosta de ser tratado,eu como enfermeiro nunca serei a mao direita de ninguem, tenho a minha profissao que é independente... esse tempo ja lá vai, em que os enfermeiros eram mais empregados dos medicos do que outra coisa, por isso va-se habituando que os tempos mudam assim como as mentalidades e quem nao evolui fica ultrapassado...
 
Essa da "mão direita" já pertence ao século passado!!!

Os enfermeiros já não dependem os médicos hierarquicamente!
 
Há enfermeiros que são sem dúvida a mão direita dos médicos! Alguns são a mão canhota deles! Que eu saiba os médicos não são amputados, loogo vamos guardar as nossas mãos para o nosso trabalho! Eles (os médicos) que usem as deles para fazerem alguma coisa!
 
Se são os enfermeiros a realizar triagem é porque são os mais capazes e competentes.
Já viram alguma triagem realizada por médicos em que não se ultrapassasse os 3 minutos previstos?
Com que base se conclui que o médico é melhor a triar que o enfermeiro se até nos cursos leccionados para as duas classes, os enfermeiros tiveram melhores notas e por conseguinte mais aptidão para excecutar a triagem?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!