sexta-feira, agosto 03, 2007

Estágios de quintal...

Com locais de estágio assim... quem precisa de inimigos?

Há estudandes de Enfermagem que realizam estágios em creches, jardins de infância, lares, residências de 3ª idade, etc..., por falta de vagas para estágio em hospitais com condições para o ensino. Teoricamente os únicos hospitais que cumprem os critérios pedagógicos para tal, são os hospitais centrais/universitários.

Será que a Ordem dos Enfermeiros continua a dormir? Não é uma das funções da Ordem zelar pela qualidade da formação dos profissionais?

O nosso país não tem capacidade para formar com qualidade nem metade dos alunos que se formam actualmente....

Comments:
Esperamos mais da ordem. Contudo as medidas tardam. Eventualmente, quando intervir, será para afirmar que não tem competências nesta área. Assim vamos com uma ordem envolta de nevoeiro de S. Sebastião, que se espera que apareça e se afirme, mas mantém-se "desaparecida".

Desassossego
 
Senhor Doutor

Então enfermagem só se aprende no hospital? Ouvi dizer que a OMS e o ICN recomendam mais tempo de estágio em cuidados primários que em hospitais.

Na sua opinião os estágios em enfermagem deviam ser só em hospitais universitários? Porque estão organizados para o ensino universitário dos médicos (por isso é que são hospitais universitários, como sabe) e a enfermagem devia aproveitar?

Actualmente onde estão as pessoas que precisam de cuidados de enfermagem autónomos, que não dependem do diagnóstico de uma doença ou de uma prescrição médica?

É mesmo isso. A Ordem não tem nada a ver com o ensino superior - por muito que queira.
Mas se há provas de que alguns enfermeiros a quem deu cédula profissional não tem competência para tal, só tem que lha retirar - tem toda a competência para o fazer. É bem fácil. Devia fazê-lo, não acha!
 
Na minha opinião, a OE tem necessáriamente de ter uma atitude interventiva ao nível das políticas de ensino da Enfermagem. É sabido que a qualidade dos cuidados é influenciada de sobremaneira pelo tipo de formação académica de base. Sendo a OE um organismo promotor da qualidade dos cuidados, é obrigada a assumir uma posição de relevo na delineação de estratégias que permitam o atingir da qualidade formativa em enfermagem, algo que não se tem visto..
Por outro lado, e sendo os campos de estágio arenas de aquisição de conhecimentos e competências, a sua qualidade e natureza condicionam de forma substantiva a aprendizagem dos alunos medinate as oportunidades que lhes proporcionam. A escassez de locais de estágio de qualidade (quer oo nível hospitalar quer ao nível dos C. saúde primários) compromete a qualidade formativa dos novos enfermeiros, pelo que a OE deve estabelecer com carácter urgente padrões no que concerne à escolha dos locais de estágio.
 
OS cuidados de saúde primários devem ser previligiados nos campos de estágio. Mas mais uma vez, em bons centros de saúde, que se revelem ricos em experiências, pois é esse o objectivo de um estágio: ter experiências!
Num lar, creche ou infantário não se vai a lado nenhum! Ou melhor vamos para op lado mais banal e menos qualificado!
 
Caro anónimo das 12:59PM:
Se a Ordem, (no seu entender, não tem nada a vêr com o ensino, então porque é que a maioria dos representantes dessa mesma ordem andam sempre metidos nas escolas de enfermagem particulares a darem umas "horitas"? Tenha santa paciência!... Tachos e mais tachos e os "pretos" a pagar....
 
desculpe senhor doutor enfermeiro..

mas acho que este blog e uma treta..

voce arma-se que sabe e nós nem sequer sabemos quemk voce é..ate pode ser um bardino qualquer..

diga de uma vez por todas quem e..e nao fale aqui mal dos enfermeiros porque spostamente voce é um deles..

os meus parabens or a sua sabedoria mas nao gosto do blog..voce esta praticamente aqui a falar mal da enfermagem portuguesa e nao diz quem e por receio..senao estava tramado por aquilo que diz..

se nao diz quem e..mais vale voce nao ter blog e falar aqui de certas coisas..

passe bem..

e boas olas..

francamente..

so quer ter sucesso..pa dizer que e um bom doutor..

duvido..

se tem vergonha da sua cara e porque nao e grande coisa..
 
concordo com o joao..

senhor doutor..

desapareca
 
É com pessoas com a sua mentalidade que o trabalho de enfermagem nessas instituições continua a ser desvalorizado...
talvez se estivesse desempregado durante tres anos daria valor a um emprego desses, e cabe-lhe a si torná-lo digno desta profissao.
E porque nao tornar-se um pouco pro-activo e criar a sua propria instituição? Se calhar seria dificil nao? Pois...
Se acha que a sua competencia so lhe permite actuar em grandes hospitais centrais, entao nao vale a pena existir saude...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!