sexta-feira, agosto 10, 2007

Recado...


"“Cem médicos uruguaios contratados para as VMER” (Viatura Médica de Emergência e Reanimação). Diz o Ministro da Saúde ao jornal “O Público de 05-07-2007”
É uma vergonha para Portugal, para as Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros, preferirem mandar o ministro da saúde para as florestas do Uruguai, à procura de “médicos” que se queiram habilitar, noutras técnicas, para além do arco e da flecha, nas faculdades de medicina portuguesas, enquanto passeiam nas tais “vmers”, isto se a Ordem dos Médicos, que pelos vistos é quem manda, autorizar a entrada dos ditos uruguaios, naturais de um país a que o ministro chama a Suíça da América do Sul, mas sem neve, obviamente... Depois diz que de 12 enfermeiros concorrentes às VMERs, 9 reprovaram em condução (tipo rali). Note-se que os enfermeiros (por que não conduzem, também, os médicos?), não são só avaliados nas competências técnicas, mas em corredores e transportadores de médicos, para socorro rápido, que os enfermeiros prestam, porque a rotatividade dos médicos pelas VMER é tão rápida, que têm de ser ensinados pelos “motoristas” enfermeiros, que são os peritos que integram os médicos, nestas actividades.
Como uma desdita nunca vem só, os enfermeiros vão ter de ir estudar nas florestas do Uruguai, nos locais abandonados pelos índios charrua, os hábitos dos seleccionados pelo MS para “vméricos”, a impingir ao Povo Português, por imposição da Ordem dos Médicos, e tolerância da Ordem dos enfermeiros. As VMER, em uso, têm médico, mas é ensinado e transportado por enfermeiro corredor! Não estão a ver os médicos de Montevideu a responderem ao apelo do Ministro da Saúde, pois não?
Para fazerem o quê???
Mostrarem o letreiro “médico”, impresso nos coletes sinalizadores, enquanto os enfermeiros actuam, isto regra geral.
Quando deixamos de ser tão ridículos e farsantes?!
Quando é que as Ordens dos Médicos e Enfermeiros se entendem para que caucionem as capacidades dos respectivos membros, em vez de obrigarem o ministro da saúde a fazer papeis bem pouco próprios de tão elevado cargo.
Haja seriedade nacional e não corporativismo cego!
O Ministro desconhece que tipo de Enfermeiros Portugal; os Médicos da Ordem impõem a sua lei;
A Ordem dos Enfermeiros carece de liderança para atingir os fins que a justificam;
O Ministro da Saúde, deixa-se deslizar ao sabor da corrente;
Felizmente que há sempre um bombeiro “natosábio”, onde faltam parteiras, para demonstrar como se fazem partos normais, nas margens das vias rápidas, que o Primeiro ministro vai inaugurando. Não é por acaso que o Povo disse, com o seu humor sadio, que o PM tinha inaugurado mais 7,5 km de maternidade, em Vila Pouca de Aguiar, enquanto se exploram os azares, sempre possíveis e humanos, das parteiras, enfermeiras ou médicas, desculpando as mães, nos acidentes do parto, como está a ser publicitado de Mirandela...
As Ordens profissionais preferem deixar incinerar os seus membros, em vez de reconhecerem publicamente que eles também são humanos.
Quando é que a saúde do nosso país deixa de ser negócio de alguns e passa a ser um serviço que cada profissional de saúde, despido de corporativismos bestiais, presta ao seu semelhante?"

Fonte: www.sen.pt

Comments:
Mais uma vergonha!
 
O SEN parece ser a única organização de enfermagem, atenta à verdade e inconformada com os problemas que nos atingem, coincidindo com as preocupações dos enfermeiros no terreno. As restantes organizações da nossa classe, ignorando, por certo propositadamente, a realidade mantêm-se entorpecidos na bruma, quiçá de D. Sebastião. Sabe-se o destino deste, quais serão as consequências da inacção dos nossos representantes? Terá a OE desistido de lutar, sabendo que não será reeleita no final do ano?

Desassosego
 
Mostrarem o letreiro “médico”, impresso nos coletes sinalizadores, enquanto os enfermeiros actuam, isto regra geral.
rotatividade dos médicos pelas VMER é tão rápida, que têm de ser ensinados pelos “motoristas” enfermeiros, que são os peritos que integram os médicos
Mas quem é este senhor para dizer tais barbaridades... quando penso que já ouvi o pior... lá vem mais uma bomba... isto realmente étão ridículo que nem merece mais comentário... este senhor faz VMER... avaliar a floresta se calhar por uma árvore que conheceu... tenha juízo
 
Já agora quem é que ensina os enfermeiros na área do pré hospitalar?
Existe reciclagem e actualizações para os médicos e enfermeiros nessa área?
Só ensina quem sabe?
Os senhores enfermeiros sabem alguma coisa do pré hospitalar para ensinarem aos médicos?
Muita gente anda a fazer muita coisa mal, pensando que estão fazendo tudo bem.
 
e tu, sr paulo, pelos vistos, és o melhor de todos os TAS ou TAE's, não há melhor neste país......
porque não tiras o curso de medicina, deixavas de ser tao complexado com a inferioridade,lá diz o ditado, "quem desdenha, quer comprar" e já agora, qd estiveres internado ou te dirijas a uma urg, pede aos teus colegas e médicos p te fazerem tudo, pq esses a q sao os verdadeiros profissionais!!!!
Mas o outro ditado ainda te acenta melhor "os cães ladram, a caravana passa" eheheheheheheheh


VIVA A ENFERMAGEM, uma profissão q consegue a "ponte" onde de "encostam" de todas as classes da saúde.....
 
Por acaso sou eu, gostaria de saber se existe alguma reciclagem ou actualizações técnicas na área do pré hospitalar para os enfermeiros e médicos que fazem VMERs.

Em relação a exportação dos médicos do Uruguai, não vejo qual o problema, está mais que provado que em Portugal somente progride com mão-de-obra estrangeira, exemplos não faltam, basta ver como o SNS evoluiu com a entrada de médicos e enfermeiros espanhóis e outra nacionalidades.
 
E quem ensina enfermeiros e medicos no sav? TAS senhores SIM TAS? venham a lisboa ao centro de formação e desmaiem ao verem um TAS a ensinar um enfermeiro ou um medico a preamiabilizar uma via aerea lolol
Este blog é uma anedota o gajo que fala no topico critica o corporativismo cego e ele desde a primeira palavra á ultima so o que faz é isso mesmo defender cegamente a enfermagem com um corporativismo ainda mais cego do que o dos medicos!!!uma grande palhaçada é que isto é no centro de formação de lisboa todos trabalham em conjunto para formar toda a gente medicos enfermeiros e TAS todos se formam a todos e é verdade sim os TAS ENSINAM ENFERMEIROS E MEDICOS PAREM DE DIZER ASNEIRAS SEUS BRONCOS QUEREM SER MEDICOS PARA MANDAR VÃO ESTUDAR
 
É disto que voçes tem inveja... olha e ñ havia la nenhum supra sumo dr enfermeiro... e afinal os TAE'S ñ são tão estupidos e até sabem o que fazem:
Foi no dia 31 de Julho de 2007 que, pelas 23:10, as Tripulantes de Ambulância de Emergência (TAE), Eliana Cruz e Filomena Simões, foram accionadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Norte para uma situação de parto. Uma mulher de 25 anos estaria com contracções de dois em dois minutos e era necessária a intervenção do INEM.


Chegadas ao local, no Porto, estas tripulantes depararam-se com um caso invulgar de uma senhora de 25 anos, na sua quarta gravidez, da qual se desconhecia o número de meses, pois tratava-se de uma gravidez clinicamente não seguida. Após uma avaliação de sinais estáveis, estas duas TAE, a exercer funções no INEM há um ano e meio, verificaram que não existia dilatação e, assim, decidiram transportar a senhora até à ambulância. Esperava-as as escadas de um prédio em obras, sem luz, cheias de pó, entulho e material de construção civil.


Eliana Cruz desceu apenas alguns degraus para ir buscar a cadeira à ambulância quando foi obrigada a voltar imediatamente voltar para trás. Não havia tempo. A cabeça do bebé era perfeitamente visível e o parto teria de ser feito ali mesmo, num patamar que dividia um terceiro e um quarto andar, um lugar que não oferecia quaisquer condições, quer de limpeza, quer de espaço. As TAE deparavam-se ainda com outra dificuldade: a falta de luz num prédio em obras. Nas escadas, a luz que tinham era a de uma lanterna de diagnóstico, mais pequena que uma mão, destinada à avaliação das pupilas. A ajuda dos vizinhos transformou-se num candeeiro de cabeceira, de luz débil, que chegou ao patamar com extensões eléctricas, umas ligadas às outras. O parto estava iminente.


Enquanto as TAE realizavam os procedimentos necessários, outras duas mulheres permaneceram para ajudar. Uma delas, contava a experiência dos seus oito partos e dava confiança à parturiente, que vivia uma mistura de felicidade e preocupação, pois sabia que as condições não eram as ideais. Entre pedidos de força e com material esterilizado, um rapaz saudável nasceu com a ajuda do INEM, na noite do dia 31 de Julho de 2007, exactamente às 23:30.


Para qualquer uma das TAE, este foi o primeiro parto, “muito diferente do que tinha treinado em manequins”, conta Eliana Cruz, que confessou receio de que algo pudesse correr mal naquelas circunstâncias, pela exposição de um recém-nascido a um ambiente não controlado, mas para quem a ocorrência conta como alegria: “foi diferente de tudo o que já fizemos. Estamos constantemente a lidar com a doença (…) lidámos com a vida, com a alegria de toda uma família”.


Também para a TAE Filomena Simões, esta “foi a melhor situação” com que teve de lidar ao serviço do INEM: “com os bebé nas mãos, não sabia se havia de rir ou chorar”. Para a tripulante, esta ocorrência veio mostrar-lhe que vale a pena trabalhar na emergência médica, já que nem sempre a tristeza está envolvida. Habituadas a lidar com pressão, nesta ocorrência, inesperadamente, acabaram por lidar com emoções positivas.


Ambas não têm palavras para expressar a alegria que é partilhada com a família do bebé. Aguardam com ansiedade a colaboração noutra situação semelhante.
Isto está no site do INEM .
 
So ha ali um erro elas ñ são tripulantes são TECNICAS de AMBULANCIA de EMERGENCIA, TECNICAS de AMBULANCIA de EMERGENCIA, TECNICAS de AMBULANCIA de EMERGENCIA, TECNICAS de AMBULANCIA de EMERGENCIA, TECNICAS de AMBULANCIA de EMERGENCIA, TECNICAS de AMBULANCIA de EMERGENCIA, TECNICAS de AMBULANCIA de EMERGENCIA, TECNICAS de AMBULANCIA de EMERGENCIA. TECNICAS TECNICAS TECNICAS TECNICAS TECNICAS TECNICAS TECNICAS TECNICAS.
Espero ñ ter de encher isto tudo com estas palavras
 
Quando é que estes pseudo-intelectuais denominados TAE ou TAS ou outra treta qualquer que queiram deixam de ser tão narcisistas, será que não vêem que apenas existem porque neste país se recusa investimento em profissionais qualificados (médicos e enfermeiros) em favor de projectos de pré-hospitalar pseudo-treinados a realizar uma ou duas tretas para calar a população. Alguém no seu perfeito juízo preferia ter em seu socorro um técnico com algumas horas de treino em detrimento de um profissional com anos de estudo e a raciocinar o que irá fazer?
Chega de tapar o sol coma peneira, aposte-se em quem realmente sabe o que faz, bombeiros apagam fogos e fazem trabsportes de doentes para consultas ou tratamentos ou outra coisa qualquer...Enfermeiros e médicos actuam no salvar vidas...
 
TAE = TAS
TAE é o nome que o inem dá aos seus TAS, de maneira a poder integrá-los nos quadros de pessoal.
Obrigado
 
Sattelite vê se entra em orbita, andas afastado a muito da tua orbita.

Desde quando é que os TAS não são pessoas qualificadas?
Desde quando é que 3 anos andar numa universidade me dá garantias que sejas bom profissional?

È verdade que os TAS existem por necessidades económicas, como os enfermeiros existem, porque se existisse dinheiro suficiente, existiria somente médicos nos hospitais e nas ambulâncias.

O Pré-Hospitalar não é para todos, e para os médicos e enfermeiros é como uma auto-estradas, com uma entrada e uma saída, e pela grande afluência de entrada de médicos e enfermeiros e idêntica a fluência da saída de médicos e enfermeiros nessa área, onde a maioria deles somente passam por lá a procura de certificados para os currículos.

É por isso existe a necessidade de ir buscar mão-de-obra ao exterior, mesmo esse não dão garantias de ficarem muito tempo nessa área. Demoram um pouco mais a percorrer o trajecto, vêm de carochas mas facilmente compram um Mercedes para percorrerem rapidamente essa auto-estrada, e depois nunca mais regressão.
 
Olá meus amigos!
Enfim, se é assim que querem, é assim que vai ser...
Depois de ler alguns comentários, tenho efectivamente a dizer uma ou outra coisa (que já terei dito em posts anteriores, mas volto a enunciá-las):
- concordo com o que o caro Satellite referiu, e digo mais; se era a enfermagem ou medicina que os caríssimos queriam seguir, então tivessem estudado mais (pois foi isso que eu tive [e tenho] de fazer;
- contudo, e tendo em conta o panorama actual, considero que será mais vantajoso ser bombeiro [e por afinidade TAE ou TAS - sei lá...nem estou muito preocupado em saber, perdoem os demais...
- como já disse noutras ocasiões: SÃO INVENÇÕES ATRÁS DE INVENÇÕES;
- caro Paulo: é evidente que os TAE/TAS só existem porque temos uns "inventores" que querem fazer "omelettes" (en français - dá um ar mais chique) com água - Portugal não tem um problema de carência de recursos financeiros, tem sim é um GRAVE problema NA DISTRIBUIÇÃO DESSES RECURSOS. Se assim não fosse, meu caro...
Enfim, c'est la vie, mon ami!

Á demain!
 
Portugal tem uma grave carência de recursos financeiros, é uma doença crónica que dificilmente os portugueses conseguem resolver. Basta ver a quantidade de centros de saúde e hospitais que estão a encerrar serviços, muitos deles serviços de urgências, que são uma necessidade básica para as populações.

Sinceramente, eu até estudei, e muito, mas noutra área, e sou Bombeiros por necessidade da minha população, porque se o governo cumprisse com a sua obrigação, tinha onde empregar o meu tempo de laser.

Onde andam os médicos e s enfermeiros quando os cidadãos necessitam de socorro?
Nos hospitais, mesmo assim não chegam para as necessidades, e se quisermos ser assistidos dignamente temos que ir para o privado.

Ainda querem ir para o Pré Hospitalar?
Seria melhor arrumar em primeiro lugar a vossa casa, o SNS, que alem de ser a mais cara da Europa continua a ser a pior da Europa.
Porque é que será?
A culpa deve ser do povo, dos Bombeiros e dos TAS, eh eh eh
 
Pois e fazemos o quê caro hugo roque metemos os enfermeiros todos nas ambulancias e mandamos os tecnicos todos para o desemprego tecnicos estes, alguns como é obvio, fazem melhor trabalho que certos enfermeiros... Ainda agora quando foi a selecção dos ultimos enfermeiros para as viaturas SIV do alentejo ca fora num curto café todos eles meus amigos e acabadinhos de tirar o curso de enfermagem me diziam " fogo nos ñ estamos preparados para isto " e aquilo que eles fizeram foi um teste final de um curso de TAS com manobras de rcp "Basico" eles ñ fizeram sav no rcp foi so suporte basico... Claro que depois havia mais algumas coisa em SAV mas muito pouco e tudo em teoria em pratica so fizeram suporte basico de vida e vieram de la todos as aranhas...
E digo-te ja que mais de metade chumbava so no algoritmo de sbv, COMO QUEREM FAZER SAV SE Ñ SABEM FAZER SBV!!! Ou querem chegar ao local e pularem o sbv e passarem logo pro sav estamos a chegar ao ridiculo da questão, Qualquer TAS ja incluindo os do inem sabe o algoritmo de traz pra frente e mais importante que isso é coloca-lo em pratica correctamente e seja adulto, pediatrico ou neonatal...
Sim porque quando se entrou na pediatria foi o descalabro nem sequer decidiram contabilizar porque se fossem fazer isso ñ passava nenhum e certamente ñ haveria enfermeiros suficientes para abrirem as viaturas no alentejo...
Vamos deixar-nos de palhaçadas o enfermeiro quando acaba o curso ñ está preparado para isto porque o curso ñ esta virado para a emergencia e para estar minimamente tem de fazer a tal pos graduação... mas so com o curso ñ está e ponto final.
E agora outra muito gira sabem qual é o curso que o enfermeiro vai fazer para as SIV é o de TRIPULANTE DE AMBULANCIA DE SOCORRO mas o original o primeiro que foi elaborado em meados de 91 ou 92 que esse TAS tinha protocolos de SAV ´so que mudaram-lhe o nome lolol ou seja reduziram as horas do TAS actual e agora vão administrar o TAS original aos enfermeiros lololol olhem ja agora o meu é de 95 e os cursos so foram modificados em 2004 por isso ñ vão estar melhor preparados que eu e muitos TA antigos.
É ironico ñ é lolol ñ gostam dos TA e agora para irem para a rua tem de fazer o curso deles lolol como é que era lencinhos e tal e curandeiros lolol ou seja são " TAE " MAS PASSEIAM A PALAVRA ENFERMEIRO NAS COSTAS.
Ah e tem a camara na cara para o dr ca em lisboa decidir e mandar fazer lolol
 
A guerra do pré-hospitalar (tal como começa a ser conhecida) é velha.
Vejo muitos conflitos, a maioria deles iniciados ou fimentados pelos triplantes (TAS/TAE).
A maioria dos médicos ou enfermeiros que realmente trabalham no pré-hospitalar nem se incomoda com as ideias ou contestações do tripulantes. A sua prespectiva da saúde é demasiado restritiva para que se possa ter uma discussão.
Fiz VMER 3 anos e foi isto que constatei. Continuo ligado à formação (desta feita como formador) e a minha opinião mantem-se.
Se estamos a dar Suporte básico a tripulantes, logo estão interessados sobre a intubação. Se estamos a falar de mobilização/extracções logo começam a questionar sobre suporte avançado e outros items que não pertencem à sua formação ou à sua competência. Dão a entender " que o jardim do vizinho é sempre mais interessante e bonito."!
Sim, competências. Por simples que algumas coisas possam parecer, os senhores TAS necvessitam de esperar a VMER que a sua competência é ultrapassada. Sempre foi e sempre será.

Alguém disse aqui que a "casa dos médicos e enfermeiros é o SNS". Não sei onde viu bisto escrito. Quando um médico ou um enfermeiro tira o seu curso base, este não é dirigido a nenhum sector em particular e à posteriori cada profissional aprofunda a formação na área que deseja, por exemplo o pré-hospitalar. Daí a ideia que neste momento está a assentar que é necessário um especialização em PH para médicos e enfermeiros.

O senhor presidente do INEM à pouco tempo numa entrevista disse a grosso modo que os enfermeiros têm muitas potencialidades poiuco exploradas e rentabilizadas. Disse que são profissionais licenciados que não estão a ser utilizados usando as suas capacidades. O minsitério da saúde encontra-se a rever esta questão e logo se vará o que vai sair daqui.

No fundo, esta questão inicial, surge de algo que é baseado na falta de senso. A imaginação fértil de ALGUNS tripulantes e a sua necessidade em brilhar frente a todos é uma coisa "muito feia".
Então quando há mirones e chega a VMER, logo se acabam os 5 minutos dos senhores tripulantes, muitos até se afastam de cena...
Cada macaco no seu galho.
 
No caso referido, sr Paulo se algo tivesse corrido mal que tinham feito as tae ou tas? Pegado num nado-morto em vez de uma criança. Qual foi a sua actuação espectacular que contribui para salvar aquela vida?


Para quem acima não sabe o SNS pode ser um dos mais caros, mas também está classificados entre um dos melhores. Com as mudanças que estão a ser efectuadas talvez os custos diminuam, mas a qualidade, seguramente diminuirá.

Curiosamnete aguardando, Desassossego
 
No caso que referes da assistência ao parto, qual é a dificuldade?
No meu curso de TAS ensinaram-me a fazer SBV em recém nascidos ou latentes, é iniciar o SBV e informar o CODU da situação, 99% iria uma VMER ao local para diagnósticar o óbito, porque existem muito poucos médicos com experiência em SAV nessa área a fazer VMER, ficam somente pelo o acto da passagem de certificação de óbito.

Estas enganado, ainda a pouco anos a CEE disse que em Portugal era o país que tinha o SNS mais caro da Europa e de pior qualidade e enumerou vários factores que levavam a isso.

Mas o tema do artigo é que interessa, se existem assim tão bons profissionais em Portugal, porque é que existe necessidade de recorrer a mão-de-obra exterior?
O que existe em Portugal chega para as necessidades do país, ou são demasiados caros pelo o serviço que prestam?
Esta mais que visto a intenção é afundar o SNS, e passar tudo para os privados, organizando verdadeiros monopólios empresariais, fazem que a população e governos fiquem dependentes de ma rede organizada de saúde, onde quem tem dinheiro tem tudo, e quem não tem morre a espera, como nos EUA.
 
OMS 2002

SNS Português: 12º melhor do MUNDO
(parâmetros avaliados: esperança média de vida, taxa de mortalidade infantil, mortalidade peri-parto, acessibilidade e gratuitidade dos cuidados, ...)

A UE tem 15 países.
Mesmo a "CEE" tinha 12, e visto que os 12 melhores SNS não eram sinónimo dos países da dita comunidade, esse "número" atirado ao ar carece, para ser simpático, de "link".

Referências, meu caro Paulo Ferreira, para fundamentar afirmações atiradas ao ar, vindas a meu ver directamente dos confins da sua imaginação....
 
os TAE - TAS são uma profissão q pretende dignidade, pois bem, todos podem tê-la, mas 1º devem ser humildes e competirem entre eles, não entrando, nem maltratando a enfermagem.
Quem quiser ser mais que TAE, pq n se conforma com as competencias que lhe sao ensinadas e pretende alcançar mais, tem um meio p fazê-lo, Ensino Superior.
Não adianta, continuar com crispações.
Em Portugal é assim.....
Se querem ter mais competencias, têm ainda outra solução - emigrem.
Nos EUA tem + competencias.
A enfermagem espanhola tb tem bem mais competencias q em Portugal, quem da minha classe quiser mais, ou tira medicina ou emigra.
Portanto, tenham juizo....

Serrano
 
Meu caro Paulo,
realmente tem estado muito mal nas suas intervenções. Enfim.
Nem tão pouco anda informado relativamente à qualidade do SNS.
Com tanta qualidade que esbanja, parece-me mais sensato tirar os médicos e enfermeiros das VMER e colocar os TAS no seu lugar, porque estes sim, com 6 semanas de formação têm um know-how fabuloso, que deixa a anops luz qualquer profissional de saúde.

Desde que os enfermeiros "varreram" com os TAS das VMER, os senhores ficaram muito agrestes...
Curioso é o facto do senhor opiniar sobre o SNS, quando o pré-hospiatalar é apenas uma pequena fracção de um todo GIGANTESCO que é o sistema de saúde.
As únicas classes espalhadas pela totalidade do sistema são, como deve saber, os médicos e os enfermeiros, o que obviamente confere alguma autoridade para falar do assunto.
 
ahhhhhhhhhhhhhhhhhh

e já agora .....
"vozes de burro, não chegam ao céu"
o Sr Paulo q deve ser uns dos TAE + pruriginoso com a sua profissão, não merece quaisquer comentários.
Nem se quer devia participar neste blog.
A sua ideia é irritar mts colegas meus, e tem conseguido.
Colegas n deviam comentar o q esse Sr escreve.
Valemos o q valemos, n vai ser ning de fora q vem agora impor-se contra uma profissao q só tem de bom na sua história.

Abraço

Serrano
 
Sr Paulo demonstra que é indiscretamente desinformado. Mantenho a minha pergunta em relação ao episódio extraordinário e electrizante que descreveu de colegas seus: "Qual foi a sua actuação espectacular [das suas colegas] que contribui para salvar aquela vida?" Responda neste caso em concreto o que tem de especial da vossa intervenção no caso, que não seja transportar doentes ou potenciais doentes. O que tem a sua enorme importância. Responda de maneira sóbria ou queira preferir que não acedeu mais a este post.

Desassossego
 
Sinceramente, somente fizeram uma simples assistência a um parto, é notório que pelo modo que descrevem, que deve ter sido a sua primeira assistência a um parto efectuado por eles, nada mais.

Comportaram-se como muito médicos e enfermeiros quando vão para os primeiros acidentes, ficam eufóricos no local, com o que não estão habituados a ver, se resumirmos a sua actuação, a maioria fica somente fica pela a aplicação de um soro, nada mais, o resto faz quem sabe.

Em relação a alguns usuários que por aqui andam, que se escondem no anonimato, sem ideias nem mentalidades, esses sim, devia somente ler, porque perderam a muito capacidade de dialogar, e são excelentes a fugir aos temas e as perguntas.

Já agora, existe aqui algum ANÓNIMO, porque na minha educação gosto tratar as pessoas pelo seu próprio nome, que sabe me responder:
INEM faz reciclagem ou actualizações as equipam que fazem VMERs existentes?
 
Sim, os INEM faz reciclAgem de dois em dois anos para os enfermeiros da VMER.

O anonimato não significa ausência de ideias ou mentalidades.

Os TAS são muito importantes na emergência pré-hospitalar, mas não esquecer que estes são a base de uma pirâmide, onde médico e enfermeiro são os únicos elementos competentes para o socorro medicalizado.
Quer se goste ou não.
 
Reconheço, Sr Paulo, que não foge aos temas. Penso que com esse comentário moderou um pouco o histerismo do seu relato inicial (o das suas colegas é perfeitamente normal).

Em relação a alguns anónimos (principalmente não construtivos ou mal educados) concordo consigo.

Desassossego
 
J Mendes, muito bem dito, o socorro tem várias vertentes e competências, o socorro medicalizado deve ser da competência de um médico ou da responsabilidade dele. Mas muitos actos podem ser executados por outras classes, como aos enfermeiros e aos TAS, as classes tem que abri mão de algumas competências. Claro com regulamento e com fiscalização e de preferência com um sistema de gestão de qualidade. Os TAS foram o que deram o primeiro passo, certamente não na área da mecanização, mas na área das técnicas de trauma, que continuam a desenvolver e a ensinar a outras classes, como é sabido.

Se o INEM dá faz reciclagem em dois em dois anos para os enfermeiros da VMERs, algo muito mal está acontecer na formação do INEM, Como é possível uma amiga minha, enfermeira, faz VMER a 8 anos e depois de ter acabado o curso no INEM, nunca foi chamada ao INEM para nada?
Ela pede frequentemente para assistir a cursos no meu corpo de Bombeiros para praticar e conhecer novas técnicas de trauma e equipamento novos, e pelo que tenho reparado não deve ser a única, pelo o modo que se comportam algumas equipas de VMERs no local de acidente, que olham para algum equipamento e técnicas de um modo curioso, onde em alguns caso tem existido algum atrito, principalmente em algumas equipas da VMERs optarem em executarem técnicas que já a muito tem foram abolidas.
Os méditos que fazem VMERs, que tipo actualização existe?

Aos usuários, em todas as minhas intervenções tento ser educado, e aceitar e discutir e respeitar os pontos de vista de toda a gente, ao contrário de muita gente. Não trabalho para o INEM, sou Bombeiro voluntário e TAS, mas sou profissional naquilo que faço.
A minha actividade segunda actividade profissional, é muito diferente dessa área, talvez alguns dos usuários por aqui andam sejam meus funcionários, porque a lei assim o exige.
 
Atenção Paulo Ferreira, algo vai mal na sua lógica:

1º - Tenta colocar enfermeiros e TAS no mesmo "saco", e como sabe tal não é possível. O agrupamento mais lógico é médico e enfermeiro (únicos profissionais habilitados a prestar cuidados medicalizados).

2º - "Uma colega faz VMER há 8 anos", e não tem reciclagens? Pede para assistir a formações no corpo de bombeiros??? Estranho e improvável...

3 - A actualização para médicos e enfermeiros da VMER é semelhante.
O cursos/reciclagens do INEM para médicos e enfermeiros são muito exigentes e completos do ponto de vista científico e técnico. Claro que após a formação, cada profissional investe na dimensão profissional à sua maneira, de acordo com as suas pretensões e necessidades.

4 - Ouve-se dizer: "o INEM isto, o INEM aquilo"... o certo é que o INEM revolucionou a emergência médica em Portugal e tornou-a em algo de cariz mais científico, rigoroso e profissional.
Em Portugal o sinónimo de emergência é o INEM. Quer se goste ou não.

5 - VMER que executam "técnicas há muito abolidas"? Explique melhor a sua afirmação e discuti-la-emos melhor.
 
O sr Paulo (TAS)devia pensar melhor antes de escrever com histerismo ou como se estivesse o mundo a acabar... Talvez seja demasiada actividade e o cansaço, ou talvez no seu verdadeiro trabalho tenha lá os funcionários dele a fezerem o trabalho deles e o seu...

D
 
continuo sem perceber esta guerra de classes e o inconformismo de determinadas pessoas.. os emfermeiros e médicos sao os unicos profissonais de saude especializados na assistencia a emergencia pre hospitalar.. cada um no seu lugar.. descredito a determinados comentarios!!!
 
Existe reciclagens e actualizações para as equipas das VMERs?
Desde quando?
 
lololol onde é que um enfermeiro é especializado em EPH isso nem sequer existe em Portugal...
Nem o medico, comparem os cursos de vmer com os equivalentes no resto da europa e vão ficar muito tristes com o que temos cá...
Posso-vos dizer que so o tecnico tem em media de 3800 a 5000 horas variando de país em país agora imaginem o medico ou o enfermeiro...
Acham que 4 semanas do curso do inem é uma especialização ñ gozem comigo aquilo é um curso de SAV com tecnicas de trauma ponto final.
Ali ñ ha especializações ñ inventem e o INEM ñ revoluçionou EPH nenhuma arranjou foi um grande gabinete de imagem e a publicidade fez o resto, posso dizer-vos que so agora durante o mes seguinte é que o cinto aranha vai passar a fazer parte da carga oficial do inem eles ensinam a usar mas oficialmente e legalmente ñ faz parte!!! digam-me la grande revolução! aquilo ja existe há mais de 30 anos e so agora o enorme INEM vai lesgislar aquilo...
O que o inem quer é imagem para o estado meter la mais guito o que eles deviam fazer como entidade reguladora do siem ñ fazem como por exemplo:
DAE nas forças de seguranças na espanha qualquer policia sabe fazer rcp e o DAE faz parte da carga do carro patrulha ou moto praias, centros comerciais, aeroportos, escolas, recintos publicos e hospitais sim em hospitais ñ ha salas de reanimação e carrinhos em cada esquina, apresentar formações a escolas e ñ formar para escolas que ñ é a mesma coisa reparem as formações que houve o inem cobrou cerca de 100 euros por cada formando estamos a falar de professores acham que isto é evoluir?
Ñ inventem por favor olhem para o inem com olhos de ver e vão se fartar de rir!
Nos intervenientes do siem temos é que nos unir e pedir mais e mais evolução mas REAL ñ histeria de grandes reportagfens e filmes e depois qualquer empresa privada de ambulancias com uma ambulancia de transportes de doentes anda a apitar por essas cidades com doentes da hemodialise ou bombeiros a fazer emergencia com viaturas de transporte e ambulancias de cuidados intensivos a tranportar doentes sem medico e enfermeiro o que é ilegal e mais grave a fazer retornos, e ambulancias de socorro sem tripulantes de ambulancia de socorro ou seja é so ilegalidades e o inem que devia fiscalizar faz o quê ?
Reportagens! para aumentar a imagem, alimenta a ilusão e a euforia e fiscalizar ta quieto...
por exemplo nas noticias do seu proprio site acidente em castelo de paiva 1 ferido no local 1 viatura do inem mas ñ dizem que era tripulada por bombeiros que se calhar nenhum tinha TAS o que interessá é o que o carro diz ca fora e assim o inem teve la ponto final...
Acordem !!! Aquilo é so ilusões...
 
esta malta é terrível......:::))));)
o INEM de facto tem grds lacunas, mas neste país n há instituição pública q as n tenha...
mas todos estamos cá p contribuir p minimmizar essas mesmas lacunas, e como? perguntam as mentes críticas..lol
enviem sugestões, criticas construtivas, etc p o próprio INEM, legalmente o INEM tb têm a obrigação de lhes responder!
Um outro facto, é q os cursos são de poucas horas e é exactamente por isso que n há grd reconhecimento pela profissão de TAS-TAE.
Caso n saibam em Amesterdão, os TAE vêm da instituição militar, com o pré-requisito de mts horas de condução.
Os Bombeiros n fazem serv de saude, apenas incendios.
Nas ambulancias vão apenas o enf e o TAE.
Ou seja, as SIV nos países civilizados já existem há mt.....

Serrano
 
deixa-me so corrigir-te em amsterdão aquele que anda ao lado do tae ñ é enfermeiro é um tecnico especifico que foi criado para tal e o mesmo se passa na suiça luxemburgo e mauitos mais e mandar sujestões para o inem parece-me bem pois acrescento desde ja que sujestões ñ teem faltado e ja la vão varios anos á espera da resposta da primeira e ja vamos prai na quinta e o inem nem se digna a responder, a ultima englobava as seguintes entidades ANTPH,APME,APEEPH e Ordem dos Medicos.
Ninguem obteve resposta até hoje isto quer dizer o que que o inem é rei e senhor nestas coisas e que so faz o que quer...
Pois aquilo ñ é nenhuma assoçiação de patinadoras com estatutos proprios é um organismo do ministerio da saude mas nem se digna a responder faz o que quer e ponto final mas isso tem um proposito é que assim ja se sabe quem sera o proximo ministro da saude...
Ou seja I.N.E.M. quer dizer rampa de lançamento...
 
Ora aqui està alguem que entendeu realmente o que se passa na EPH em Portugal.
Não interessa imagem ou povo interessa imagem para poder subir na vida...
Concordo 100%
 
Em cima eu queria dizer ñ interessa protocolos ou povo e não imagem ou povo.
Desculpem!!
 
A ANTEPH - Enviou no passado mês de Fevereiro à Ordem dos Médicos uma proposta sobre a criação do futuro Técnico de Emergência Médica.
A proposta enviada à ordem dos médicos assenta nos seguintes princípios:
1º A adopção de um novo modelo formativo, assente em conteúdos técnico-cientificos, credíveis e sobre a orientação médica
2º Aumento das competências dos actuais tripulantes de ambulância de socorro, transitando para o nível de técnicos de emergência médica
3º Critérios de controlo da actividade dos futuros técnicos de emergência. Actividade que será desenvolvida sobre orientação médica obrigatória.

É com agrado que a direcção da ANTEPH recebeu a confirmação da Ordem dos Médicos da recepção do documento agora anunciado e que o mesmo já foi enviado ao grupo da Competência de Emergência da mesma ordem para analise e posterior discussão.

Somente se lamenta que não tenha havido por parte do Ministério da Saúde a mesma atitude, apesar dos constantes alertas e pedidos que a ANTEPH têm efectuado..
 
PARA LER E REFLECTIR :

A morte de duas pessoas em Torres Novas, em Maio, após paragens cardio-respiratórias, deveu-se a um "acumular de erros" de avaliação da emergência médica (INEM) e dos bombeiros locais, conclui um relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde. No resumo do relatório a que a agência Lusa teve acesso, o IGAS aponta um "acumular de erros" na assistência de emergência, indicando que os serviços de atendimento do INEM fizeram uma deficiente avaliação da gravidade do caso, confundiram a localização das vítimas e aconselharam um meio inadequado. Por outro lado, também os Bombeiros Voluntários de Torres Novas não estão isentos de responsabilidade.

De acordo com o documento, apesar do "esforço louvável", os bombeiros não contactaram imediatamente - como deveriam - o Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Lisboa e Vale do Tejo (CODU LVT) a dar a informação de que as duas vítimas estavam em paragem cardio-respiratória. Segundo a IGAS (antiga Inspecção-Geral da Saúde), no primeiro contacto, a operadora do INEM "não conseguiu gerir a comunicação" com a pessoa que faz o telefonema. "A operadora do INEM cometeu também um erro de localização (atribuindo a ocorrência a Lamarosa, Coruche, e não a Lamarosa, Torres Novas), o que veio a condicionar toda a actuação posterior dos restantes operadores".

Nas recomendações, a IGAS sublinha a necessidade de um maior investimento nas triagens do CODU e de novas triagens/avaliações. Quanto ao sistema informático utilizado para a localização das chamadas, diz que "o mesmo se revela manifestamente deficitário". Já o comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Novas, Arnaldo Santos, considerou "incorrecto" que o documento procure partilhar responsabilidades com os bombeiros. Na sequência do relatório, o INEM suspendeu a operadora e abriu dois processos de averiguações.

NÃO SERIA JÁ ALTURA DESSES CABEÇAS DE ATUM DO INEM SUBSTITUIREM OS DITOS "OPERADORES" POR ENFERMEIROS À SEMELHANÇA DO QUE SISTEMAS PRIVADOS JÁ FAZEM COM BONS RESULTADOS ?????
 
caro anónimo 4.44 PM

está enganado qt a amesterdao.
esteve alguém a estagiar lá, e as SIV de têm um condutor credenciado em EPH e um enfermeiro.
Tenho imagens e gravações q comprovam.

Serrano
 
Essa proposta da ENTEPH deveria ser feito ao ministério da saúde e não à Ordem dos Médicos. Náo é a ordem dos médicos que manda na saude em Portugal.
 
Olá meus amigos!
Pois é, continuo a dizer que só não vê quem aparentemente quer permanecer na "escuridão".
Então não foi o outro (o "bigodes") que disse iriam morrer pessoas porque os enfermeiros estariam com o telefone ao pescoço? Pois aí tens meu caro. Parece que acertaste na "mouche"; só que te enganaste (ou será engasgaste?) foi no profissional em causa (para além da instituição claro está).
Enfim, EVIDÊNCIAS! Mais palavras para quê?

Áh, e quanto à tal associação ANTEPH, deveria seguir os conselhos do anónimo das 2:37 AM. Meu Deus...!??? Até dá dó...
 
A ANTEPH deveria era fazer o que os outros fazem, ir directamente aos partidos, principalmente aqueles que estão em maioria parlamentar.

Meus senhores, gostaria era ver as SIV a funcionarem com o mesmo dinheiro que existe para manter uma ambulância de socorro nos Bombeiros, até podia ser aquelas que fazem publicidade ao INEM, só falta mesmo dizer INEM no vidro da frente, pagava para ver…..
 
Sr Paulo Ferreira, não se deve preocupar com o problema financeiro que iram suportar a existência das SIV, mesmo que não exista dinheiro para pagar vencimentos das tripulações ou comprar equipamento, os senhores enfermeiros não viram costas ao socorro dos seus cidadãos, eles suportaram os custos mesmo e para isso trabalharam mesmo gratuitamente como a maioria dos senhores, e mostraram como é gostar do Pré-Hospitalar e quanto gostam da camisola que vestem.

Em relação a ANTEPH, não deve misturar os políticos nisso, mas que eles ajudam, ajudam, mas como profissionais como estão a demonstrar, devem continuar no caminho que tomaram
 
não sei se trabalhavam de borla!!!!!
Vejam o que se está a passar na VMER se Stº António
 
nota-se la nos hospital de santo antonio retiraram o guito os enfermeiros pararam logo bonita camisola esta sim senhora
 
bem, não sei onde está o vosso problema, sempre se fizeram partos em ambulâncias em portugal, em muito maior número do que agora, mas só agora se lembram??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????'
 
Eu como Enfermeiro digo:
Não há lugar nos pré hospitalar para os enfermeiros, o lugar do enfermeiro é no Hospital, por alguma razão há enfermarias e enfermos, deizem-se de armar em médicos e em pilotos de rally, no PH, só fazem aquilo que o médico não quer ou não sabe fazer e o que ele (médico)deixa, tenham vergonha.
Os TAE´s Técnicos de Ambulância de Emergência, sao do INEM e com aquela máquina publicitária, chegam onde lhes permitem e desejam.Tirem o volante aos meus caro colegas enfermeiros nas VMER´s e vejam se continua a haver "enfermagem" no PH
O nosso grupo profissional tem tanto desejo de tolices, que nem sequer faz o seu trabalho nas enfermarias, deixa-o para os auxiliares e claro depois queixam-se de que são dispensáveis, fazer camas, lavar doenntes e levar e medicação ao doente, isso é para auxiliares, francamente, abram os olhos e dignifiquem-nos
 
O lugar do enfermeiro é junto de quem precisa, ou o colega vai assistir a um Acidente em que há vitimas e fica olhar de fora puxando o seu cigarro e comentando o trabalho dos outros, como outros profissionais da sáude o fazem???
Ser enfermeiro no hospital, rua, C. saúde, aonde quer que seja não importa, o que importa é a atitude com que desempenhamos as nossas funções, é assim que nos dignificamos, se o colega quer ver por essa vertente, o da dignificação da carreira.!!
Agora outro ponto: Sou enfermeiro, sou bombeiro com vários cursos e principalmente o curso da experiencia na emergencia hospitalar e pré-hospitalar. já o é há mais de uma decada e tenho a perfeita noção que quanto mais aprendo,mais tenho a necessidade de aprender.
Ao ler estes comentários sobre uns e outros a criticarem-se mutuamente sinto que as classes profissionais envolvidas estão a se marimbar para os doentes e para os seus pares. Dou um expemplo
Há dois anos tirei o curso VMER na delegação norte, tive o prazer de aprender mais coisas com as diversas classes, médicos, enfermeiros,bombeiros e TAS/TAE. Estes ultimos nas conversas informais falavam ou melhor criticavam fortemente os médicos e enfermeiros por detrás e davam abraços e apertos de mão à frente. è assim que voces dignificam a instituição BOMBEIROS, não sendo coerentes na vossa atitudes.
O corpo de bombeiros sapador do porto deu mais uma importante lição a todos, a de HUMILDADE,COMPROMISSO, LEALDADE é o que falta a maior parte de nós, quer sejamos bombeiros, enfermeiros, médicos, TAS, TAE
Já é habitual os bombeiros falarem mal do INEM/CODU e Vice versa. O que me espanta é quando um falha o outro vai bater palmas para a comunicação social, quando os dois falham, todos se calam e dizem entre linhas "esperemos que a culpa morra sozinha...."
Eu ainda não vi neste e noutros blog´s e esperei que quando os consultasse aprendesse alguma coisa nova sobre COMO CUIDAR E SOCORRER MELHOR OS DOENTES, afinal é para isto que nos pagam, é para isto que nós tiramos cursos, cursinhos....
 
Gostaria de deixar o meu comentario com respeito a lamentavel publicação do sindicato dos enfermeiros www.sen.pt que diz respeito aos medicos uruguaios tratando os mesmos de indios incapazes de resolver a minima situação em medicina.
Gostaria de dizer que todos são umas exelentes pessoas com familia que o unico mal!!, imperdoavel! que cometeram foi tratar que procurar um melhor futuro para as suas familias e vir aprender os imensos! ,incontestaveis! e unicos! conhecimentos do povo de portugal em materia de medicina.O responsavel do blog antedito deve ser uma pessoa que possui uma cultura tão abrangente que ainda não soube ,ou, não se deu conta de que a cultura indigena no uruguai terminou faz seculos entre outras causas pela imensa inteligencia e visão futuristica de civilizações muito desenvolvidas como Espanha e portugal !pessimos colonizadores! que apesar do saqueio de outras nações e culturas não souberam aproveitar tanta riqueza roubada para nada! ja que continuam a ser mediucres com respeito ao resto da europa.
Companheiros pesso que reflitam sobre as funções que lhe compete a cada um ,e não critiquem pessoas que estudaram 8 anos na carreira de medicina ,e que tem como unico objetivo a melhora e a ajuda a um povo que lhe deu acolhimento e a oportunidade de melhorar
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!