segunda-feira, setembro 24, 2007

Belisquem-me!! Será verdade?


A Ordem dos Enfermeiros diz que está preocupada com a fuga de Enfermeiros para o estrangeiro (anedota?)...
Muitos licenciados (neste caso a notícia refere-se aos dos Açores) vão procurar emprego em Espanha (quem diria, heim?) e outros países... o que faz preocupar a OE...!!!!!!!
Bom, eu nem quero acreditar nesta notícia do Diário Insular, pois deve ser um anedota de mau gosto, ainda para mais porque quase todos os recém-licenciados dos Açores estão sem emprego....!!

A OE está preocupada com quê? Para que quer cá os Enfermeiros? Para engordar as listas do desemprego? Para melhorar as estatísticas dos "rácios" (não se esqueçam que até os desempregados contam para o rácio... ridículo, não?)

Mais uma linda pérola da OE!
Já conto os dias que faltam para as eleições pelos dedos...

Comments:
Eu já nem vou comentar esta noticia, senão ainda começam para aí a dizer que eu sou mal-educado...
Alguns são ineficientes, e quando os criticamos de uma forma mais dura somos considerados mal educados.
Isto foi o que nos trouxe o 25 de Abril?
Foi, foi isto eas sanitas bordadas a ouro na sede regional da OE
 
Ora, se a Ordem diz algo, caem-lhe em cima, se não diz Também. Haja alguma Paciência e sensatez!

Li a Notícia que o Colega aqui Expõe e sinceramente, já me parece perseguição. Pelo que li da notícia e cito, a Ordem defende sim a contratação e Enfermeiros, aliado a factores de Qualidade: "há falta de enfermeiros nos centros de saúde e hospital dos Açores. (.) Logo não faz sentido que os Licenciados em enfermagem, não encontrem emprego dentro de portas!"

Noto sim é que esta reportagem surge dar alguma visibilidade ao facto de se não descongelar vagas, sendo que os recursos Humanos estão lá! Não sei se no seu local de trabalho assim se passa, mas no meu, Temos Horas a mais e não se contratam Enfermeiros! É necessário lutar é pelos Rácios que queremos e devem existir!
Nesta Reportagem, temos os nossos Colegas da Ordem, que a indicar que em Centros de saúde há carências, logo que a contratação é necessária! Por isso, caro colega não concordo com este Post!
E sejamos Honesto, as Eleições vêm aí, será que vamos querer retroceder em algumas conquistas como é o caso dos Internatos (aguardam aprovação Ministerial)! Volto a dizer que os Blogs, estão abertos ao público, pelo que é necessária ponderação na escrita. Pois se se critica algumas posições, algumas opiniões, temos que dar a nossa opinião publica com um cuidado acrescido "pois critique aquele que Fizer melhor"

Por vezes vejo colegas a desabafarem em blogs e aí, noto que é necessário ouvir a opinião de todos! Mas para isso é necessário estarem nos locais, envolverem-se, irem às reuniões da Ordem! Sinceramente estou farto deste tipo de Conversas de Corredor! Quem é que aparece dos Sindicatos na Reportagem? A visibilidade e os argumentos não se vêem, temos que exigir aos Sindicatos é uma maior acção! E quanto digo acção não é com frase feitas, é necessário introduzir conceitos de Gestão! Não podemos ver só Enfermagem, temos que ver a Sociedade e a sua evolução!


Nesta Reportagem temos os nossos Colegas da Ordem, a referir que os colegas que estão no desemprego têm que ser Empregados, pois a qualidade dos cuidados não é assegurada, isso é o papel da nossa Ordem, de Regular, a dos Sindicatos é a de lutar pela melhoria das condições da Carreira e trabalho, sendo que o diálogo entre ambos tem obrigatoriamente que existir!
Quanto à última frase “Mais uma linda pérola da OE!
Já conto os dias que faltam para as eleições pelos dedos...”, muito bem caro colega o que propõem para alterar a realidade! Internatos? Isso já foi proposto. O que propõem? Isso sim gostaria de ouvir. Quanto A pérola, neste caso tem razão, a Ordem consegui mais neste caso, ou seja consegui visibilidade social e só referenciado a qualidade dos cuidados… Com isso os Sindicatos poderão mexer-se não? Quanto `abertura de Escolas, como certamente me irá falar, note que a abertura das Escolas DE Enfermagem, infelizmente regeu-se pela noção básica de Economia, ou seja “ muita procura, aumenta-se a Oferta”! Isto aconteceu, pois à Ordem só cabe o papel de avaliar os conteúdos programáticos e científicos a leccionar e na abertura das Escolas. Quem dá o avalo final é o Ministério da Saúde! E para os colegas que estiveram nos Congresso (mesmo os de ética) e ouviu a nossa Bastonária esta já referiu que tinha alertado por diversas vezes o Ministério para este tipo de realidade próxima!

Desculpem o comentário alongado! Até já e continuação para todos de um bom trabalho!
 
Caro colega "life passenger":

Concordo com as suas opiniões...


Cumprimentos,


Serrano
 
Nos Açores existem falta de enfermeiros mas as vagas não são abertas porque não existe cabimento financeiro nas isntiruições, ou seja, a secretaria do governo que tutela a saúde apesar de alertada diversas vezes pela OE faz ouvidos de mercador e não dá autorização às instituições para abrirem as vagas, senão muitas seriam abertas.
Quanto ao desemprego, é verdade, mas o que sei é que mo sitio onde trabalho nos Açores vem para cá muitos colegas do Continente, por exemplo fazer substituição de grávidas e às vezes nem ficam até ao final do contrato porque arranjam trabalho noutro sitio mais perto da sua casa...por isso muitas vezes o que acontece é que não se consegue logo quando termina a escola, mas nos meses seguintes consegue-se.
Já agora gostaria que o colega doutor enfermeiro nos dissesse o que faria caso fosse eleito bastonário, porque não é só criticar, é necessário também dar ideias...que funcionem de preferência
 
Realmente, que tem feito o SEP?
Zero!
 
Muito sinceramente, acho que a nossa oposição contra a OE e por vezes amarga devido a passividade inerente dos ultimos anos.. Talvez se tivesse tomado medidas as coisas não chegariam onde estão.. Tiveram uma atitude correcta no que respeita a não contrtação dos colegas dos Açores.. Mas por acaso ainda não vi nenhuma atitude em relação ao enfermeiros desempregados, que se encontram muitos deles nesta situação a 2 anos.. concordo que a OE e os Sindicatos deveriam ter uma posição de coordenação e acima de tudo lutarem pelos nossos direitos.. Já agora se a OE regula os conteudos cientificos das escolas de enfermagem, que não me parece que seja verdade, gostava imenso que começesse a regular era a qualidade de ensino nas mesmas.. talvez assim não existissem tantas cedulas profissionais.. é graças ao colega DR. Enfermeiro que estamos aqui a partilhar opiniões.. na minha opinião era uma pessoa como ele que deveria estar a frente da OE.. Chega de passividade minha gente!!
 
Olá!
Eu terminei a minha licenciatura em Abril de 2007 e decidi ir trabalhar para Espanha, estou num hospital publico a 3 meses em Barcelona. Quando tomei esta decisão contactei a ordem do enfermeiros para me informar que tipo de colaboração iria ter por parte da ordem caso acontecesse algo e se eventualmente teriam algum contacto com a ordem espanhola para resolução de questões burocráticas como o reconhecimento da profissão em Espanha.
Resposta da ordem: "não nos responsabilizamos por qualquer incidente que tenha, e se for trabalhar para o estrangeiro tem que anular a sua inscrição!"
Agora pergunto eu, estão preocupado com o quê?
 
O grande problema, (opinião pessoal) é que infelizmente quem nos atende são administrativos e que nos dão estas respostas e não Enfermeiros, pois não estão lá a tempo inteiro! Porque não propor esta solução, que me dizem?
 
Parece-me a mim que o lifepassenger é um pouco lírico...
Quer pôr enfermeiros a tempo inteiro para atender outros enfermeiros???
Colega lifepassenger, compreendo o seu discurso (um pouco demagógico, diga-se de passagem), compreendo as (boas) intenções, mas o autor do blog parece-me muito mais sensato, e com um rasgo de genialidade vai pensando muito à frente de muito boa gente.
Vim cá pela primeira vez, pois vi um link e um tópico de dicussão sobre este blog no forumenfermagem...
Gostei do que vi, vou voltar mais vezes. Parabéns ao doutorenfermeiro pela coragem e pela genialidade que nem todos reconhecem (li alguns posts sobre autonomia dos enfermeiros, prescrição por enfermeiros, enfermeiros no pré-hospitalar)...
Simplesmente...excelente!
 
De acordo. Um blog 5*!!
Parabéns!!
 
Estava para copiar a manh� opini�o de um post anterior, mas este coment�rio da colega Rita � que merece ser replicado, para alguns colegas que n�o o tenham lido.
"Caros(as) colegas
Como na pol�tica sugiro: encontrem-se novas pessoas para liderar a enfermagem. Com urg�ncia! Outros(as). Existem tantas pessoas na profiss�o que podem fazer a diferen�a. Todos o sabemos. Tenham a coragem de os(as) convidar.
Sabemos que a actual OE n�o t�o tem vis�o, n�o tem estrat�gia, n�o tem conhecimentos baseados na evid�ncia; sabe pouco sobre a actualidade. Diz hoje uma coisa amanh� outra. Na maioria das vezes sem qualquer sentido. Faz-me lembrar em muito alguns pol�ticos que na actualidade e em per�odo de elei�es se perfilam a serem l�deres de um partido Portugu�s. Conhecem mal as mat�rias sociais, culturais, financeiras, econ�micas, acad�micas, pol�ticas (embora haja idealogia pol�tica), entre outras. No fundo desconhecem a realidade de facto. Vivem no passado. N�o pensam o futuro. Vivem de ideais e de filosofias que n�o se adaptam ao presente e muito menos ao futuro. Simplesmente ignoram. E � t�o bom ignorar... Sabem pouco! V�o discutindo a �tica... e a �tica... e ainda a �tica!! Agora j� abordam um pouco dos problemas da Gest�o... com 10 anos de atraso evidentemente. N�o por falta de aviso e de argumenta�o. Mas mais vale tarde que nunca! Ou talvez n�o...
Para al�m, obviamente, da Enfermagem... a reboque sempre das ideias expressas pelos pa�ses da Uni�o Europeia... esquecendo que Portugal est� a "milhas" da Europa em muitas �reas - da Economia � Cultura... aos r�cios... �s Finan�as... e � ECONOMIA. Minhas senhoras e e meus senhores... temos uma Economia muito fraca h� d�cadas. O que n�o permitira nunca incorporar as ideias da Senhora
Baston�ria e do seu grupo. � (perdoem-me) como "chover no molhado". Nada a fazer! Entregues sempre � mesma meia d�zia de pessoas, que se consideram h� mais de uma d�cada como a "elite"... gerindo os seus interesses... sempre os mesmos... que ao longo dos anos demonstraram ser incapazes de dar a esta profiss�o o relevo que de facto merece. Mas insitindo sempre em continuar...
Mas na verdade, n�o h� outros que se perfilem... que apare�am... que d�em a cara... que sejam cred�veis...
Mas pior... n�o podemos responsabilizar os nossos actuais l�deres de tudo.
Devemo-nos ter a coragem e a humildade de nos responsabilizar a todos... somos a maioria das vezes um grupo de ap�ticas(os), incapazes de fazer a diferen�a, incapazes de passar � ac�o... incapazes de escolher outros... incapazes de ver os outros como melhores que n�s mesmos... sempre com algumas pequenas invejas. Somos apenas capazes de criticar, em muitos casos mesquinhos... falando muitas vezes sem saber o que se est� a dizer... mas sempre a reparar que as(os) "outras(os)" n�o s�o capazes de fazer melhor.
Temos elei�es no final do ano. Quantas alternativas se v�o apresentar? Apoiam alguma candidatura? Conhecem alguma fora da "elite"? Quantas t�m a hip�tese de serem uma alternativa cred�vel? Quantos de n�s reconheceram em outras(os) compet�ncias e os convidaram para integrar a futura Ordem dos Enfermeiros? Afinal quem queremos n�s na Ordem que venha permitir haver alguma diferen�a da actual? Que pessoas queremos n�s l� Conseguimos criar os espa�os para que outros apare�am sem serem logo criticados como ambiciosos, arrogantes e outros mimos desta natureza? Alguma vez se criaram espa�os para discutir estas quest�es de forma aberta, equilibrada, s�ria e cred�vel?
Mas � claro que existem pessoas na Enfermagem capazes de fazer a diferen�a. Mas j� os/as convidaram para liderar uma lista? Est�o dispostas(os) a apoiar at� ao fim algo de diferente?
Precisamos de novas(os) dirigentes... os que por l� andam j� l� est�o h� muitos anos e t�m feito muito pouco. Especialmente nos �ltimos 7 anos. Precisamos de pessoas que saibam realmente de m�ltiplas mat�rias. Precisamos certamente de algu�m que saiba muito... que tenha uma cultura geral forte... provavelmente uma acad�mica ou um acad�mico... mas que adore a profiss�o de enfermagem e que esteja dispon�vel para efectivamente fazer a diferen�a. N�o deve ser dif�cil encontrar algu�m com estas caracter�sticas. Que tenha for�a pol�tica. Que tenha uma excelente imagem. Que seja respeitada/o pelos actuais l�deres do pa�s. Que seja por isso pol�ticamente forte. Bem precisamos de algu�m pol�ticamente muito forte e muito respeitado(a). Quem sabe encontremos por aqui qualidade... n�o � este tipo de escolhas que d� credibilidade �s outras profiss�es consideradas pela sociedade como de primeira linha?
A actual Baston�ria, embora excelente pessoa (porque � de facto), sabe de facto muito pouco. E por causa disto perde credibilidade perante os �rg�os de Poder. Vive ainda os ideais do passado sem se dar conta que o Mundo mudou muito na transi�o deste novo s�culo. Temos um Mundo novo. Ser� que ainda n�o se deram conta disto? As actuais sociedades mudam em cada d�cada que passa. A todos os n�veis. As sociedades s�o profundamente din�micas. E n�s somos uma Ordem lenta, previs�vel, incapaz de liderar estas mudan�as. Vai na corrente. E ainda n�o se deram conta disto. E a equipa que lidera tamb�m n�o tem sido capaz de a ajudar. Ou n�o o quer fazer. Aqui sim, provavelmente de natureza estrat�gica. Mais uma vez os interesses pessoais a dominarem os interesses colectivos. A Ordem est� cheia de incapazes: de ler, escrever, discutir ideias. Todos o sabemos. Mas continuamos a falar na "surdina". Sempre com medo! Sempre o medo. Mas, acreditem, compreendo o medo!
E sim, fui algumas vezes assistir a Assembleias da Ordem. Uma vergonha a maioria das vezes. As pessoas que querem participar efectivamente com ideias novas s�o m�ltiplas vezes "amorda�adas", criticadas e, inclusive,(vi eu com os meus olhos) amea�adas em serem colocadas na rua. Curiosidade: j� alguma vez assistiram aos argumentos da presidente da Assembleia? N�o digo mais nada.
At� porque como dizem os "Gatos" ... "Eles falam, falam, falam, mas eu n�o os vejo a fazer nada! Claro que uma gaja fica chateada!""

Acrescento ainda porque � que a OE n�o assume publicamente que existe desemprego, que a oferta excede largamente a procura? Que nada faz, efectivamente, no controle da qualidade das escolas de enfermagem? Que o internato � uma meia solu�o (que tarda)?

Rita e DoutorEnfermeiro a Baston�rios! Precisamos de mudan�as estrat�gicas.

Desassossego
 
se alguém me explicar talvez eu entenda. Ora se esta "Ordem" não tem os poderes, nalguns casos quasi-inquisitoriais, de outras Ordens e se os enfermeiros podem ser independentes da mesma, porquê tanta celeuma? É que, no meu ponto de vista, e posso com muita probabilidade estar a ver muito mal, a Ordem é apenas um apêndice (acessório)completamente desnecessário à classe dos Enfermeiros. O que faz falta é organização na classe, e sobretudo, sindicatos fortes.
 
Mas que guerra é esta sempre contra a Ordem Sr. Dr. Enfermeiro? Certamente Alguém lhe fez mal, não?

Porque não fala do imobilismo do SEN, por exemplo!

Sempre que vemos alguém falar sobre a Profissão vemos elementos do SEP! De facto e citando o Sr. Azevedo - "a caravana passa..." pois de tanto falar já ninguém lhe liga!

Mas é que nem mesmo os Enfermeiros!
 
Existe inércia da OE e sindicatos, contudo pelo menos o SEN por escrito, responde a provocações de outras classes. Vamos ver como actuam os sindicatos na negociação da nova carreira... Contudo a situação actual da enfermagem, deve-se, em grande medida, à apatia exasperante da OE.

Desassossego
 
Acho mesmo que é uma questão de passividade, por muito que custe a alguns colegas, a OE tem tido uma postura de passividade.
Espero que com as eleições se consiga colocar gente nova dinamica e que ponha esta classe a mexer.
 
Se escrever\responder entender que dizer uns chorrilhos sem justificar. O SEN mais parece o D. Quixote sempre atras de Moinhos de Vento!

Enf Carlos Andrade
 
alguém conhece a enf. Sónia Maria da Silva Figueiredo, como posso encontrá-la
agradeço a quem souber onde se encontra a trabalhar.

contacto:lumisa02@hotmail.com
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!