quinta-feira, setembro 13, 2007

Cerimónias de vinculação da OE - Parte II


As cerimónias de vinculação à profissão promovidas pela Ordem dos Enfermeiros multiplicam-se um pouco por todo o país e ilhas. São aos milhares a vincularem-se não à profissão, mas ao desemprego dos licenciados em Enfermagem...

A bastonária estará presente em algumas delas. Tenho curiosidade para saber qual o seu discurso. Será que vai usar o habitual "faltam enfermeiros" ou "ainda não atingimos o rácio", ou vai enveredar pelo discurso de alguns representantes da OE: "emigrem"!

Comments:
Mais uma fantochada...
Esta bastonária... precisava que
lhe enfiassem um bastonete, a ver se acorda...
 
O que dizem não sei, mas intimamente devem estar a pensar onde vai isto parar? Não temos capacidade para por fim a isto...
Caramba são a Ordem dos Enfermeiros, não da ética, nem dos utentes ou outros profissionais, dos Enfermeiros!

Desassossego
 
Mas que Ordem??!!!
Lá que chamem Desordem até concordo!!
Mas enquanto formos todos enchendo os bolsos mensalmente a esses Desordeiros...estão como querem!!
 
A curiosidade acerca do discurso da bastonária foi o que motivou a ir a cerimónia... Espero que não diga "bastonarices" pois desempregados lá não vão faltar...
 
As cerimonias de vinculação a profissao iniciaram-se no ano passado.. La estava a eu a ouvir.. " de acordo com os rácios europeus.. bla bla bla".. "embora o emprego no norte seja mais dificultado, e neste pnde existe maior falta de enfermeiros.. bla bla bla".. Será que esta Sra nao acorda pa vida? Será assim tao dificil diminuir circunstancialmente o numero de vagas no ensino superior?! qq dia estamos como os professores.. a verdade e que a nossa OE e uma ordem descredivel.. sem poder algum.. Não podemos fazer nada para que isto NÃO continue? Falo assim porque ja passa de um ano que estou desempregada e como eu existem muitos..
 
Eu acho é que nós já estamos muito pior do que os professores! eles sempre podem ir dandos umas aulitas particulares... nós se quiseremos ir trabalhar para os particulares como, por exemplo clínicas ou centros de enfermagem, temos que nos sujeitar a ganhar 5€ à hora (e darmo-nos por intensamente satisfeitos - claro está que uma empregada para passar a ferro leva pelo menos uns 6 euritos, que ela não é licenciada mas tb não é parva!) ou então, como aconteceu a um colega que se formou o ano passado, tal como eu, em que lhe ofereceram 1.50€ / hora - eu até vou escrever por extenso para ficar melhor: um euro e cinquenta cêntimos à hora!!! claro está que lhes bateu com a porta na cara... mas estão a gozar?!
 
Conhecendo o avanço do envelhecimento da população e a baixa natalidade...sugiro que...

Comecem abrir lares de idosos, aonde são necessários, obviamente, aproveitem os subsídios da União Europeia, a fundo perdidos, assim como, muitos empresários têm aproveitado. Sejam empreendedores e não tenham medo de falhar.

Tendo em conta, que o Estado, anda a fechar maternidades e hospitais... e no futuro próximo pretende privatizar ainda mais a saúde. Com a construção de novos hospitais público/privados.

Abrir pequenos centros de enfermagem, talvez seja, uma pequena solução, em freguesias populosas, em pontos estratégicos. (Contactar os seguros de saúde e outros subsistemas para as comparticipações.)
 
Ora aqui estão algumas soluções que o caro aónimo das 3:47 AM apresentou, que deverão ser seriamente encaradas!
Talvez surjam ideias interessantes...
 
Ora aí está... EMPRENDEDORISMO... é pena mas o público já não o é... temos que trabalhar e lutar...
E em relação a Sr.ª Enf.ª Maria Augusta (Bastonária OE) mto faz ela e fez.. informen-se antes de falar.. e a OE não é só ela somos todos nós inclusivé as diferentes delegações regionais.. em vez de bla bla bla.. aproveitem o blog para dizer que água não é vinho Brrrrrrrrr
 
Então falha a OE central e as regionais... o que fez ela, queira explicar, não diga só bla bla bla.

Desassossego
 
Caro colega Enfermeiro,

diga de sua justiça o que a Srª Bastonária tem feito!!

Porque ás poucas actividades relatadas na revista da OE...e que todos pagamos...são visitas a outros países, seminários...coisas que ocupam quase a totalidade da informação das referidas revistas!!

Para que é tanta publicidade ao nosso dinheiro mal gasto??!!

Sim a Ordem somos todos, mas há uma DesOrdem que nos ataca constantemente!!

Saudações
 
Já tinha ouvido falar do vosso blogue, mas ainda não tinha tido o prazer de visito-lo...
Este tema é muito, muito importante, mas parece que a discussão não vai avançar muito mais...
Li com atenção os outros comentários... é penas não se identificarem se são enfermeiros... creio mesmo que está é uma pequena gota do grande rio que é a enfermagem...
O desemprego será tb culpa dos enfermeiros? Daqueles que têm 2 e 3 empregos ou mais?
Gosto da vossa irreverência, subtil, mas certeira.Parabéns
 
Poucos enfermeiros que mantém o duplo emprego, mas verdade seja dita, o 2º emprego de muita gente não serve para primeiro emprego de nminguém.... ou alguém se realiza a colher sangue 2 horas por dia?
Por outro lado a flexibilização do mercado permite que cada profissional (médico, advogado, enfermeiro, mecânico, electricista etc...) mantenha quantos empregos conseguir.... e nada ou niguém pode acusá-los do que quer que seja...
O meu segundo emprego é como voluntário (há 17 anos)... alguém quer ficar com o meu 2º emprego em full-time???
 
Exactamente colega.. ninguem se podera sentir realizado a fazer o 2o emprego de alguem.. falo porque a mais de um ano que estou num laboratorio a fazer 2 horas diarias de colheita de produtos biologicos, e claro k isso largamente n me satisfaz.. ate pk so tenho isso.. mas nao me conformo..!! embora haja colegas k nada tem.. ja agora gostaria de perguntar ao colega k se intitulou de enfermeiro o que a Sra Bastonaria fez ao longo destes tempos para estarmos nesta decadencia? Ate ja ha Presidentes de Conselho de Administração a dizer que as escolas de enfermagem crescem a um ritmo vertiginoso! que de facto ha desemprego! sera necessario vir outra pessoa intervir por nos, qd tempos orgaos competentes para o fazer? O colega que disse que a bastonaria e delegações regionais fazem muito e porque nunca deve ter sentido a frustação de estar desempregado ou na precaridade como a maioria!! Não o intriga qual sera o nosso futuro se nao se tomarem medidas drasticas?
 
Então, consternados!!!
Do mesmo modo que eu verifico o trabalho desenvolvido pela NOSSA OE também vocês o podem fazer. E para tal dou-vos um conselho: Paz de espirito e mente aberta. Caros colegas deixemo-nos de sectarismos e culpar a Ordem por todo o mal que assombra a profissão. Todos temos cota parte de culpa, todos!!! Desde escolas, professores, alunos de enfermagem, enfermeiros (Nivel1, graduados, especialistas, chefes, supervisores, directores, assecores de ministros, ministros, assembleia da republica, deputados .... É um problema transversal a toda a sociedade DESEMPREGO SENHORES é a realidade do nosso pais. Não podem agora culpar uma Ordem Profissional que tem de regular a profissão ordenar a profissão. E tem feito. Metas têm sido trassadas e objectivos conseguidos. Srs já não se brinca aos enfermeiros e em grande parte graças á ordem. E deixem que diga que pra mtos o que a OE fez não é impt, mas pq não sabem o que é enfermagem o que é Cuidar em Enfermagem, o que são novos paradigmas, SENHORES CIENCIA, não mesquenhês...
Já agora e os sindicatos... porque ninguém fala deles neste blog... estranho... ou saber bem usar as novas tecnologias... Ganhe coragem e dê a cara, sujeite-se ao escrotinio.. De cobardes viveu a enfermagem, agora só há golias para devorar esse sectarismo ridiculo e mediocre...
Só para clarificar Ordem - REGULA; Sindicatos - Defendem e apresentam propostas para a politica laboral, logo quem tem culpa do desemprego são os sindicatos.... DA AAAAA Custa mas é a realidade....
 
Caro "Enfermeiro",
repare, em 30 anos a classe de enfermagem teve uma evolução meteórica. Desde que a OE existe, a evolução tem vindo a abrandar e, quiçá, num futuro regregir.
Muito estranho este cenário actual. A crise actual tem vários precendentes, e em todos eles os Enfermeiros nunca se deparam com este tipo de conjuntura: desemprego, exploração, humilhação, prepotência, etc...
Acha que o problema reside em todos os outros ("Nivel1, graduados, especialistas, chefes, supervisores, directores, assecores de ministros, ministros, assembleia da republica, deputados" sic), sendo que à OE não pode ser imputada qualquer culpa? Desculpe que lhe diga, mas pouquíssimos partilharão o seu raciocício.
Se à OE cabe um papel regulador da profissão, então que desempenhe esse papel. Por muito que me custe, vejo a Ordem dos Médicos como um expoente máximo na concretização desse papel.
Os congressos de ética e deontologia, embora importantes, não criam boas condições de trabalho, nem regulam a qualidade da formação. Ou acha que sim?
A culpa do desemprego é multi-etiológica (sindicatos, OE, governo, etc..), mas pode ter a certeza, que todos já tomaram consciência da situação que vivemos excepto a OE, que ainda mantém um gasta e autista conversa repetitiva: "rácios, rácios, rácios"! Diria que é a obcessão do rácio!
Finalmente, vá falar em paradigmas e ciência aos milhares de licenciados em enfermagem que penam no desemprego! Esses, não me parece que estejam de acordo com as suas tendências ideológicas.
A estabilidade profissional é essencial para que se possa falar em ciência e desenvolvimento. Nestas situações todos pensam é em preservar o seu lugar, relegando a ciência para segundo plano (infelizmente!). Existe um escala das necessidades e prioridades, sabia?
Além do mais, a OE é uma máquina lenta e com pouca capacidade de resposta....
De todos as reuniões que já tive com membros da OE, só me lembro de uma constante a todos eles: são todos uns utópicos, completamente desfazados da realidade que os rodeia!
A capacidade de compreender o que se passa à nossa volta é essencial para a evolução! E às vezes evolução implica revolução...
 
Caro Doutor Enfermeiro,

Denoto no seu discurso descrença no futuro e na OE como instituição, sim aquela OE que foi criada por enfermeiros para enfermeiros e que foi o culminar desses tais anos de crescimento exponencial... E como admiro os colegas que cá estavam antes de mim e que lutaram por ela... E prontos já têm OE e.... nunca mais se lembraram dela: não participam na sua construção diária; não apresentam propostas; não discutem as propostas dos outros. Onde estão os enfermeiros deste país. Sim, talvez prioridades €€€€€. Mas nada se consegue sem trabalho, nada cai do céu. Logo, sim acho que a culpa é de todos mas todos...
Porventura as lutas de hoje já não são feitas com as armas de Abril, mas com outras mais sofisticadas, mais audases, outras a que Abril nos abriu as portas. E nos permite a nós geração da liberdade (nascemos e crescemos livres), pegar nessas armas e lutar contra os velhos do restelo que sempre estarão lá a gritar contra a procura do novo. Mas mantendo sempre o horizonte desconhecido como objectivo. Sim, desconhecido... Ninguém o pode prever, pois se o fizer será utopico e demagogo.
Nessa demagogia toda não entendo porquê culpar a OE, pois de certa forma contrapõe-se ao dizer que a culpa não é de todos mas da OE. Não será a OE todos? É, pois todos temos voto nas Assembleias Gerais a realizar nas diferentes Delegações e na nacional.. Todos mandamos na OE e de 4 em 4 anos dá-mos um mandato a um grupo de pessoas que nos representam. Mas volto a insistir e a clarificar a OE somos todos. Logo todos temos responsabilidades!!!
E não é só ética que a ordem produz (apesar de achar que mesmo assim não chega, mas isso é outra história), não me vou alongar só referir um titulo que todos temos em casa (se porventura não foi para o lixo) "UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; CERTIFICAÇÃO DE COMPT E ENDV DE ESPECIALIDADES EM ENFERMAGEM; IMPLEMENTAÇÃO DOS PADRÕES DE QUALIDADE" suplemento da revista n.º 26 da OE ( a última). Muitas das respostas tão lá. Não?
Aos novos colegas que não encontram trabalho no público e que são humilhados no privado duas palavras: SEJAM EMPREENDEDORES. Sejam criativos, apostem em diversas áreas, não vejam a enfermagem só no hospital ou Centro de Saúde. Construam novas auto-estradas, não fiquem em casa a chorar... Isso sim é humilhante.
E lembrem-se que o país atravessa uma crise social e politica desde abril, pois ainda se encontra numa democracia jovem, talvez na adolescencia e está a começar a espremer as primeiras borbulhas expulsando assim os germes que, a põe feia. Como organização profissional a OE é uma parte desta sociedade logo passa pela mesma crise, está a crescer a mostrar o que pode dar, e a deitar fora o que não presta...
Ao doutor enfermeiro digo pelo que percebi para si Utopia=Ciência, nunca tinha pensado nisso mas já agora fez-me lembrar aquele que foi julgado por dizer que a terra era redonda. Era cientista e tinha razão. Pense nisso. Pois é com ciencia que se constroi a realidade, e para saber Prestar Cuidados de Enfermagem é necessário estudar muita ciência, para depois mtos €€€€€€€ ganhar. Mas só os melhores... claro, pois esses são os que ficam e têm poder para liderar as organizações...

Abraço
 
Quando se falava em constituir uma ordem profissional que regulasse a profissão de Enfermagem (há uns anos atrás), fiquei entusiasmado...
Sou apoiante vincado da OE! Não me compreenda mal!
Agora, isso sim, sou frontalmente contra esta direcção e suas ideologias e interesses (fui e sempre serei um admirador da primeira digníssima bastonária, Enf Mariana Diniz de Sousa, essa sim, um representante carismática dos enfermeiros)!
Sim, a OE somos todos nós, mas esta direcção parece não acreditar nisso! Para eles, a OE são apenas eles!
Não vale a pena enviarmos mails, cartas, comparecermos nas reuniões e assembleias da OE, eles são os detentores da verdade (julgam...)!

Sou um adepto da ciência, sem dúvida que sou, defensor das ciências de enfermagem...
A relação que faz do estudo com o retorno económico, é que não está de todo correcto, pelo menos no panorama actual, há 10... era!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!