segunda-feira, setembro 17, 2007

"Cogumelização"...


O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria (Dr. Adalberto Campos Fernandes), disse no Jornal Diário Económico de 14 de Setembro:


"As Escolas de Enfermagem crescem como cogumelos (...) Já há desemprego de Enfermeiros"

Comments:
alguem com um lugar de destaque que nos de razão.. ja chega de crescimento.. qq dia alem de cogumelos tb temos repolgas.. a Sra. bastonaria q ponha aqui os olhos.. incompetente.. quero ver se o internato vai dar em alguma coisa.. Falhada..!!
 
Só a OE é que não quer ver a verdade!!!!!
 
Talvez comecem também a aparecer noticias sobre erros graves de enfermeiros que assumem prestar cuidados sem o numero minimo seguro de enfermeiros por turno. E acreditem que os há!! Neste momento há colegas a responder em processos de averiguações e tribunal por mortes de doentes relacionadas com troca de unidades de sangue, administração de terapeutica errada,etc...é que antigamente era só nas privadas-1 enfermeiro para 40 doentes internados em dois pisos diferentes; 2 enfermeiros por sala operatória ;auxiliares a fazerem o recobro dos doentes.....Mas agora isto começa a vêr-se nas EPE's.Na Urgência de Gaia há 1 enfermeiro para 20 doentes na sala laranja.....querem mais ? Reparem nos racios das vossas instituições e dos vossos serviços.Será que se prestam cuidados de qualidade seguros e humanizados ou avaliam-se TA , administra-se drogas e fazem-se registos porque não há tempo para mais....
Concordo que haja controle da qualidade de formação em Enfermagem e que a ordem peca por não actuar nesse sentido.Mas todos nós contribuimos para o desemprego na enfermagem quando aceitamos trabalhar sem condições de segurança,abdicando do gozo dos nossos direitos e claro está com o triplo e quadruplo emprego, porque o duplo já é banal.Mas sempre é mais facil arranjar um culpado para os nossos males do que admitir que a culpa também é nossa
 
Eu concordo plenamente com o seu comentario manuela, também acho que não é a ordem que tem deveres, nós também os temos, esta redução de custos é inconcebivel e obviamente trás prejuizos para profissionais e principalmente para os doentes, temos que ser nós a dizer não e a bater o pé.Mas a classe é desunida e deixa-se facilmente curromper e explorar, se não vejamos as situações de colegas que aceitam estagios profissionais não remunerados ou serem pagos a tarefa com 3€/hora, isto não é culpa da O.E é culpa dos profissionais. No entanto, e relativamente à formação em enfermagem penso que a ordem tem obrigações que não vemos cumpridas, uma vez que existem escolas em demasia e muitas delas de pessima qualidade, alias soube estes dias que existem pessoas a entrar em enfermagem com notas negativas nas provas de ingresso, isto é ultrage e só revela a decadÊncia que a ordem está a deixar que chegue a enfermagem. Se queremos ter bom nome e ser reconhecidos temos de primar pela exigencia e formar enfermeiros de excelencia em termos teóricos e práticos e não é o que se vÊ actualmente na maioria das escolas!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!