quarta-feira, setembro 26, 2007

Erros...


"As gerações moderadas de antibióticos, estão a ficar impotentes para atacarem as gerações, progressivamente agressivas, de bactérias hospitalares, que existem à custa do ambiente que lhes é favorável.
Sendo os médicos um grupo secundário, nos hospitais, acerca dos erros clínicos, por ineficácia do combate à bactéria resistente ao antibiótico barato, pois há grupos muito mais responsáveis, por essa área, que são os enfermeiros, não para receitarem os ineficazes antibióticos da geração rasca, nem da geração 3ª, a de elite, mas por manterem a higienização do meio em condições aceitáveis, disciplinando tudo e todos, com mão de ferro. Impedir a Enfermagem, em Portugal, de exercer esta sua competência natural, desde sempre e sobretudo a partir de Florence, tem os resultados que estão à vista. Foi assim antes do antibiótico.
Mas o acesso foi vedado à Enfermagem, na douta conferência sobre os “erros médicos”, que não são erros, nem são médicos; (Francisco Jorge quer ver o seu registo para fins estatísticos, de culpas órfãs) foram-no, enquanto paulatinamente engordavam a bactéria, com as rotinas óbvias de prescreverem medicamentos bacteriologicamente inócuos. Este isolacionismo é suspeito, no mínimo.
Para além de revelarem um complexo de inferioridade dos médicos, patente em várias das suas manifestações inconscientes, como a de “reforçar o poder dos médicos nos cuidados primários” diz o candidato, ou; “É o médico – e só o médico! – quem pode combater o centralismo das soluções gestionárias “one-size-fits-all”; é o médico – e só o médico!” diz um “gestor” desempregado, na Ordem dos Médicos, aos seus alunos médicos, MJC , que de bancário desempregado, passou a gestor hospitalar e de conta, de quem tem dinheiro, virando “perito” de saúde e gestor docente. Na sua pouca experiência e má, como demonstrou, para ganhar “algum” enfatiza que o caminho é atribuir aos médicos competências que não têm nem devem ter, pois, à medida que viram gestores de má qualidade, vão deixando de ser médicos de melhor qualidade. E com professores de gestão deste quilate, a endeusarem-lhes o “egocentrismo” bacoco é impossível aprenderem a gerir o que quer que seja, muito menos enquanto idóneos desnaturados, na área.
Lá no fundo, querem destituir os enfermeiros chefes, que MJC desconhece, em absoluto e a origem da sua natural capacidade gestora, sem alardes nem professores de gestão, tipo OTL.
Florence Nightingale reduziu a mortalidade de 42% para 2%, com métodos próprios, nos anos de 1854-55. Ora se estes professores percebessem os ensinamentos de Florence não diziam “e só o médico”, seu ganha-pão, extemporâneo (dele).
A conferência sobre “Investigação em Segurança dos Doentes” está ferida de legitimidade e de pouco serve, a não ser para lançamento hipotético de antibiótico de 4ª geração, pois o principal agente natural, o Enfermeiro, está dela ausente.
É pena que a Direcção Geral de Saúde dê um tão mau exemplo de discriminação técnica, em matéria de tanta importância para a saúde. É justamente por perda de carácter profissional e assunção de autoridade deficiente pelos enfermeiros, em geral, no controlo dos mecanismos difusores da infecção, que a situação é vergonhosa no nosso país. Bactéria não respeita doutorices.
Esperamos da Ordem dos Enfermeiros um adequado protesto. Os erros clínicos (de doentes acamados no hospital) e não médicos, para afunilar o conceito, não são exclusivos do médico. Como gostávamos de apreciar como definiam a esterilização (tempos e métodos) do material cirúrgico, vistos doutoralmente pelos cirurgiões.
Sr. Dr. Francisco Jorge, (George para os locutores), não se sente envergonhado com o evento?
É pena!
Quando se perceber, em Portugal, por que vão proibir em Inglaterra o uso das gravatas no pessoal que contacta com doentes, assim como objectos de adorno, vão tentar descobrir onde foram os ingleses buscar esta inspiração e quem vai impor o seu cumprimento, britanicamente assumido"


Fonte: www.sen.pt

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!