segunda-feira, setembro 17, 2007

"Imaginação e creatividade"?!?!???

Podem clicar no artigo para o ampliar e possibilitar a sua leitura, mas de qualquer forma deixo aqui o essencial a reter:

- Não sei qual a fonte destes números, mas presumo que sejam provenientes de algum gabinete da OE, no entanto duvido da veracidade e optimismo dos mesmos;

- Só 37% dos licenciados em 2006 conseguiram emprego no primeiro ano (em 2005 foram 46%);
- Na saturada região centro foram apenas 22% em 2005 (em 2006 foram apenas 17%);

- 3% (dos inscritos em 2005) só conseguiram emprego em 2007 (após 2 anos!!);

- Não esqueçamos que muitos dos empregos que estes poucos enfermeiros conseguem, são forçadamente explorados, e os direitos e salários ficam muito aquém dos praticados na função pública!! (podemos chamar a isto emprego?)
a
Só na região centro a bastonária já entregou este ano a cédula a mais 200 recém-licenciados!!!
Pediu a todos os desempregados e sem perspectivas para serem "imaginativos e criativos"!!
Não concebo que uma bastonária possa dirigir-se aos desempregados nestes termos!
a
E deixo uma nota final para reflexão:
Saíram hoje as colocações do ensino superior, não sei quantos colegas tiveram oportunidade de analisar as mesmas, mas eu fiz uma análise breve, e constatei algo que já não observava há anos... pensando melhor, nunca me lembro de tal situação. Este ano ficaram vagas de Enfermagem por preencher na primeira fase.. só na Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende, sobraram 56 vagas....
Além disso, em Coimbra por exemplo, as médias de acesso caíram vertiginosamente... e também sobraram 12 vagas....
Sinal dos tempos?

Comments:
bem graças a deus.. se nao temos uma bastonaria k nos defende.. bem haja aos novos caloiros.. mais vale umas dezenas de docentes desempregados k milhares de enfermeiros..
 
Pois o problema a meu ver é que essas vagas que ficaram por preencher não se devem ao facto dos jovens evitarem este curso devido ao desemprego, se assim fosse não haveriam tantas pessoas a entrar em cursos de ensino. Penso que isto revela sim um acréscimo significativo de vagas relativamente aos anos anteriores e também ao mau nome que essa escola tem na nossa praça, a ver pelo facto de as escolas privadas estarem cheias apesar das avultadas propinas mensais, por exemplo a UFP e a CESPU praticam mensalidades quase de 500€..é demais para quem vai para o desemprego. por isto se verifica que a enfermagem é ainda considerada uma profissão de elite, pelo que se desafia a nossa O.E e todos os enfermeiros a não cruzarem os braços e deixarem que esta profissão se torne um poço de desespero pela falta de emprego ou pelas suas más condições.
 
a mensalidade da cespu, para enfermagem subiu este ano(2007/2008) e é de 407 euros. 355 para alunos cooperantes.
e quanto ao caso do desemprego... tenho amigos no ultimo ano e outros k ja se formaram em enfermagem que estao a pensar em tirar um novo curso porque realmente a grande parte dos trabalhos que se arranjam sao precarios isto partindo do principio que se arranja um trabalho sequer. mas isto nao é motivo para deixar de se seguir um sonho ou desistir da profissao. cabe tambem aos nossos queridos e tao responsaveis politicos ajudarem a criar melhores condicoes para os recem licenciados em enfermagem e todos os outros cursos, claro.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!