sexta-feira, setembro 07, 2007

O Governador Civil de Beja disse...

Foto: Autor - "Vitó", www. flickr.com


"(...) A determinação e clarividência da Direcção do INEM, que ultrapassando resistências conservadoras resolveu, e bem, criar equipagens para algumas das viaturas de socorro com base em enfermeiros (...)" !

O resto do artigo de opinião pode ser lido na página do INEM.

Comments:
O mesmo governador que permite a existência falta de homens e de equipamento dentro do seu distrito.
O mesmo governador que se calou e não esteve ao lado da população quando essa lutou para o não encerramento de unidades de saúde.

O mesmo governador que defende cegamente as politicas do seu partido, assim como é que ele poderia criticar alguma coisa
 
Aquele quer é aparecer e o partido dela acima de tudo...
 
E os enfermeiros das futuras SIV altamente formados andam a estagiar com TAE's ou seja aprenderam com tae's no curso e aprendem com TAE's no estagio e depois são altamente formados por TAE's lolol
Voçes com estas historias do altamente qualificados metem-me uma graça nem sabiam fazer rcp adulto...
 
O anónimo anterior parece ligeiramente estúpido a julgar pelas suas afirmações.
Ó homem, se os enfermeiros vão ser os chefes de equipa e vão trabalhar com os TAE, porque motivo não hão-de estagiar juntos?

Os médicos e enfermeiros das VMER trabalham juntos e estagiam juntos... qual o escândalo?

Havia enfermeiros que não sabia fazer RCP adulto? A maioria dos médicos tb não sabe e os TAE nem piam junto deles, da mesma forma que não vão piar junto dos enfermeiros chefes de equipa!

Até parecer que antes das vossas 210 horas voçês percebiam alguma coisa de RCP!!

Os enfermeiros das SIV vão poder administrar uma panóplia de fármacos sem médico, intubação oro-traqueal, desfibrilhação, etc, etc, etc, etc...
 
210 horas... Pois sim, mas somos humildes... Quando não sabemos, perguntamos! Não somos como “ALGUNS” enfermeiros que se for preciso andam alguns 7 ou 8 anos para se licenciarem e mesmo assim quando acabam a licenciatura a única coisa que sabem fazer e mal é trocar as fraldas aos velhinhos, e se for preciso andam pelos corredores dos hospitais com o rei na barriga, tipo, eu é que estudei 7 anos, estou altamente qualificado e eu é que sei!
Quanto à administração de fármacos sem médico, não é bem assim! Vão administrar, mas é tudo sob orientação de um médico no CODU.
Desfibrilhar? As ambulâncias tripuladas por TAE’s, sempre andaram “munidas” por um DAE! E nunca foi preciso ir um enfermeiro dentro dessas ambulâncias para o DAE ser utilizado! Nós, TAE’s podemos e sabemos utiliza-los!
Eu bem os vi nas provas de selecção para as SIV...
Mas de qualquer maneira não me acredito que vocês enfermeiros, sejam assim todos tão burrinhos ao ponto se julgarem tão superiores aos TAE’s, mas apareçam com essa moral toda nas SIV, que estão bem tramados!
 
Caro Cosmix, A administração de fármacos vai estar protocolada, sendo que o enfermeiro poderá administrar fármacos sem a presença de médico.
O mesmo se passará relativamente a outros procedimentos, tal como seja a intubação.
Seguir protocolos é hoje em dia perfeitamente normalíssimo, os médicos, por exemplo, dentro dos hospitais já não receitam aquilo que lhes apetece. Todos seguem protocolos, daí que a mesma coisa se aplicará aos enfermeiros das SIV.
E humildade não parece ser uma coisa vossa.
Muito soferam alguns TAE quando souberam que os chefes seriam os enfermeiros..., voces sempre diziam "as ambulânicas são nossas há muitos anos e não entram cá estranhos", eu digo-vos, não só os enfermeiros entraram, como são chefes de equipa...
Mas sinceramente, o que esperavam? Os TAE serem chefes de equipa?

Acho que a vossa falta de humildade é tanta que chegam ao cúmulo de se querem comparar a médicos e enfermeiros...
 
Engraçado, o enfermeiro a chefiar as SIV, mas chefiar o quê?
O vosso colega de trabalho?
Santa ignorância, é melhor accionar a autoridade, porque vai existir enfermeiros a voar das SIV, vai ser giro de os ver a trabalhar.

O melhor é mesmo por lá dois enfermeiros, seria o indicado, já que gostam de ser simples condutores das VMERs , passam a ser condutores de ambulância também, e acaba logo alguns problemas,
 
Não sei onde está o problema de dizer a um enfermeiro que está a fazer algo mal...afinal a formação não é contínua???????
Eu não teria problema nenhum, e sei que já aconteceu, não só com enfermeiros mas também com médicos, é natural haver pessoas que não saibam TUDO, ou seja, não existe ninguém...
 
Isto é engraçado,todos falam mas ninguem diz nada de jeito.Sou TAE e faço SIV em Odemira,na tripulação não á chefes,pois todas as decisões são tomadas em equipe e quanto aos protocolos são realizados por os 2 e não por um só,e quanto á intubação,não de intuba ET mas sim com mascara!E caso não saibam a formação que se tem para as SIV é igual para os 2!!
E aliás a maior parte dos TAE´S tem SAV.Deixem-se de coisas,sejam TAE´S ou enfermeiros,trabalhem bem para o bem de todos!
 
Olha lá sellik....és um daqueles que tem CUNHAS tipo ALAVANCAS para ir a Odemira fazer SIV ????
Pois é...lá estão as "quintas"....
Então é de admirar ainda não teres um curso superior OFERECIDO!!!!!
 
Pois pá,mas neste momento não estou em Odemira,estou a dar formação num curso de SAV,e a preparar-me para ir para ir para Timor!!!!
 
Para o senhor mendes la de cima das 4:48 pm disfibrilhação tambem faço e sou TAE, Intubação oro-traqueal tambem faço GUEDEL sabes o que é? endo-traqueal é que so os medicos é que fazem por isso vai á escola e aprende, e famarcos sem medico alto lá ñ é bem assim é depois de passar dados e com a camera e microfone ligados para o DR no CODU dar logo na carola IN LIVE para ñ terem a mania de chefes e para o mastronço la de cima que diz que os TAE ñ vão piar com os enfermeiros ca vai da minha parte so fazem a primeira argulada porque os relatorios e posteriores AUDITURIAS vão chover companheiro, mandar é la em casa e no hospital que o medico manda em voçes no pré trabalha-se em equipa senão salta fora companheiro no pré quem coloca a vida da vitima em risco por interesse proprio salta fora mas pelo estofo dos vossos colegas que começaram agora vão haver concursos novos dentro de pouco tempo..
 
Então seus supra sumo e tecnicos do halibut temos aqui um TAE que vos dá formação em SAV que vos ensina a salvar vidas para depois voçes andarem-se a exibir nas vmer e a dizerem mal daqueles que vos formaram, não dizem nada?
 
Caro amigo da 11:46,escusas de estar a matarte muito com esses tipos armados em finos!Tipos sim,porque os bom enfermeiros não nos criticam,pois sabem que somos uma mais valia para o sistema e sabem que o nosso lugar é na rua e o deles dentro do hospital!
E para eles verem como realmente funciona,em vez de andarem a falar o que não sabem,faço aqui o convite,venham até Odemira para ver quem toma a iniciativa e as regras,e para verem com quem é que o médico discute o que é melhor para a vitima!!!!!!
Estes que falam são aqueles INOCENTES que estão no desemprego e que para ganharem uns tustões querem calcar tudo e todos,mas só que desta vez tiveram azar á porta que bateram,porque os TAE´S são unidos e o Ministério Saúde acredita e conta com o trabalho deles.Por isso caro amigo não te aborreças com esses Palonços de Merda!
 
Bom, muitos cavalheiros aqui não estão informados sobre o projecto SIV. Outros cavalheiros ousam em pensar que têm opinião dentro da estrutura de saúde.
O que o leva a pensar que os TAE têm voz no que quer que seja?
Curioso é vossas excelências serem tão feios, porscos e maus aqui num blog anónimamente. Na "rua" nõ vos vejo assim tão "maus"... Enfim, incoerências de atitudes... medo? receio? falta de tomates? parece que sim.
 
Pois cromo,como deves ter lido algures,eu disse e torno a dizer,que os enfermeiros que fazem vmer não falam nem criticam os TAE´S,porque sabem que os TAE´S são o futuro do PH,e quanto ao terem voz,podes querer que tem e muita,mais do que possas imaginar cromo,a começar pelo ministro Correia de Campos,quantas vagas abriram para enfermeiros?sabes dizerme?E agora digote algo que não sabes,até ao final deste ano o INEM vai contratar e formar 700 TAE´S porque o GOVERNO até ao final de 2008 quer que o socorro seja feito por TAE´S em todo o País.E porque será?porque os TAE`S demonstraram que tem qualidade e fizeram e fazem a diferença no PH!
E quanto a enfermeiros a concorrerem a TAE´S,quanto sei foram centenas,mas para bem de todos só algumas dezenas reuniam critérios para exercer função como TAE,no conjunto de todas as delegações são perto de 25!Eu apartir da semana que vem já te falo masis deles,porque o curso começa pa semana!!!!!!!!
 
Desculpem a minha intromissão, mas acho que mão poderia deixar de opinar numa questão que me diz algum respeito, pois vejo muita confusão.
Sou médica interna de anestesiologia e faço vmer há relativamente pouco tempo. No entanto sempre foi uma paixão e apesar de ainda ter pouco tempo disto, já fui em tempos bombeira.
Vejo aqui uma "guerra" (posso chamar assim?) entre muitos TAE e poucos enfermeiros.
A minha sinceridade passa pela verdade. Não posso admitir que se compare TAE a enfermeiros. Trabalho com enfermeiros que já fazem vmer há muitos anos, entro em contacto com TAE que também já têm muitos anos, e vejo diferenças substanciais. Quando faço vmer com um enfermeiro, sinto-me à vontade para partilhar opiniões, não traço, nem nunca tracei uma linha rígida que divida os enfermeiros e os médicos na vmer. Alguém médico traça? Não. Porque não pode, não deve, nem beneficia ninguém, muito menos os utentes.
A minha maior incredulidade é o facto do TAE seguir comigo na ambulância , ao invés do enfermeiro. Não se trata de descredibilizar. Os enfermeiros têm um aporte científico e técnico que não é imputável ou comparável aos TAE.
Não admira que a maior parte dos enfermeiros não adira a este tipo de "guerras de palavras". Os senhores transformam isto em peixeiradas! E ainda por cima em calinadas!
Como por exemplo o facto de dizer que por se contratar TAE, eles são o futuro da eph. Mas que futuro se pode obter de um técnico pouco qualificado?
Quando cheguei à vmer (mais uma vez desculpem a sinceridade, mas muita coisa ficou-me atravessada), logo alguns tripulantes mandavam uma "bocas" (será por eu ser nova?), uns risinhos (será pela falta experiência?)... algumas vezes precisei de me impor!!
Mas sempre foi bem tratada pelos enfermeiros (e enfermeiras :)), esses sim, uns senhores de rigor, com educação e personalidade. Assumiram muitas vezes chefias de equipa (não fiquei melindrada, digo desde já)! Muitas vezes ensinaram-me!
Claro que os técnicos auxiliares necessitam de existir em grande número! Penso que muitos tripulantes sonham muito "à americana". Mas não estamos noutro local senão em Portugal.
Não é a mesma coisa trabalhar com um enfermeiro e com um TAE. Não é a mesma coisa conversar com um enfermeiro e com um TAE. Não é a mema coisa ser enfermeiro ou ser TAE!
O que não compreendo é o "mal-estar" disfarçado que existe entre os TAE. Insurgem-se contra Às vmer, mas se lhes dessem a oportunidade de fazer vmer, corriam. Corriam muito. Vejo em muitos o desejo de vingança, a raiva... Porquê? Trabalhamos todos para o mesmo!
EU prefiro trabahar com enfermeiro, e penso que não haverá médico que SINCERAMENTE e sem olhar a mágoas de alguém, que não prefira trabalhar com enfermeiros.
O resto que se diz por aí, é conversa de tasca!
 
sra dra TAE é TECNICO DE AMBULANCIA DE EMERGENCIA e ñ tecnico auxiliar
 
pois se anda no meio deveria saber isso se é realmente quem diz ser
 
SRª DRª, por acaso será que não lhe dei formação em SAV, na delegação do ----?Quanto a mim fala dessa maneira devido na um desgosto amoroso por parte dum TAE,que trocou por uma TAE!!!!!!!
 
Velha guerra...

Bom em resposta á mui ilustre Dra. de Medicina Interna:

Quando tiver tempo, saia á rua e passe por Lisboa e procure os Pioneiros do Pré-Hospitalar, que por incrivel que pareça tripulam a unica vmer do pais na qual os enfermeiros não entram porque os Medicos continuam a achar que os Pioneiros são uma mais valia, e todos eles Tripulantes

Em relação á formação de Enfermeiros e Tripulantes é obvio que é distinta contudo ambas são incompletas, a maioria dos enfermeiros limita-se a colocar soros e a ministrar a medicação indicada pelo medico, o Tripulante tem a sua formação baseada em trauma e em sbv e alguns casos clinicos.

De soudar é sim a existencia de Medicos e Enfermeiros que não sabem executar SBV, algo simples e que salva vidas!!!

Quantos os Medicos e Enfermeiros a chumbar nos cursos para fazer VMER???

Ninguem quer falar porque os numeros assustam.

Existem bons e maus profissionais em todo o lado, contudo o que é necessário é apostar na formação e na melhoria continua de cada um dos profissionais envolvidos no socorro.

Tanto Medico, Enfermeiro e Tripulante são elos fundamentais da cadeia.

De que serve ser Medico sem ter acesso a farmacos para ministar a quem deles necessita?

De que serve ser enfermeiro sem ter material para trabalhar?

De que serve ser tripulante se não consegue contribuir para a melhoria da situação clinica do doente?

O Tripulante tem uma formação inferior ao desejado porque continuam a existir medicos e enfermeiros que só olham para o umbigo e se esquecem que a melhoria da formação dos Tripulantes é importante.

Se calhar deviamos reduzir Medicina para um curso de três anos por correspondencia...

Sera que a Dra. já se deu ao trabalho de pensar um pouco e ver que o tempo do seu curso foi util para aprender, porque existe muita coisa para aprender, e fazem falta bases teoricas, bases técnicas, e experiencia.

Porque se a Dra. não concordar podemos começar a mandar as agencias funerarias irem directamente buscar os doentes e enterrar e assim acabamos com os Medicos, Enfermeiros e Tripulantes e o Estado só tem de se preocupar com Cemiterios e com o Serviço Nacional de Caixões, ai os milhões que eles poupavam...

Dra. o Respeito não se impoem conquista-se!!!

E deixem de ser anonimos, deixem de se esconder, andam com medo do que?

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Santos
 
"na qual os enfermeiros não entram porque os Medicos
continuam a achar que os Pioneiros são uma mais valia"

Isto é uma anedota?
Só os tripulantes é que acreditam nesta fantasia... Tenham juízo!
 
Por acaso conheço a maioria dos "pioneiros" ou como lhes queiram chamar das VMER's...e não pensam como o Sr. Carlos.

Concordo com quase tudo que disse, excepto a de que os "pioneiros são uma mais valia"...

Desculpe tenho de discordar, porque os tripulantes têm a sua função, os enfermeiros têm a sua função, os médicos idem...todos se devem complementar e não atropelar-se porque todos são necessários e nenhum em separado consegue fazer o trabalho dos outros.

Saudações
 
Vou vos contar um história, que não é ficção:
- um certo dia, numa grande cidade portuguesa, houve um acidente com uma vitima do Sexo Fem, 35 anos encarcerada, estado grave. Foram para lá bombeiros (TA´s), Inem (TAE´s) e Vmer.
Todos queriam mandar, o chefe dos B. não deixava a equipa Vmer aproximar da vitima, os TA´s e debaterem-se com aos TAE´s de quem era a vitima,e a equipa da vmer impotente e foi BARRADA e a vitima angustiada a assistir tudo isso. Perderam-se minutos na discussão e ninguém a assistir vitima. A Vitima deixou de assitir, sim MORREU sem que lhe tivessem assistido por quem quer que seja, pois estavam ocupados discutir a puxar galões. O marido viu tudo isto a contecer... Quase todos ostentavam orgulhosamente os seus coletes, galoes, capacetes a dizer o que cada um era. O que aprenderam nos cursos, o que lhes valeu os titulos que ostentavam não aplicaram para tentar salvar a vitima, o que é aquilo para o qual VOCES foram formados e são pagos. Os impostos pela qual essa vitima e outras vitimas anónimas descontavam não é para voces ostentarem cursos, crachas, carros (agora até parace um concurso de tuning´s. Louvo a titude do enfermeiro que tentou salvar a situção dizendo "olhai para o doente, vamos salva-la e não discutir". Mas até esse pobre coitado foi BARRADO e Insultado (como se os insultos salvassem a situação...)
Essa senhora era mãe de 2 filhos, esposa de um marido dedicado. Quem justifica isso....
Nõ sou enfermeiro, nem bombeiro, nem trabalho para o INEM, fui um simples transeundo que assistiu incrédulo a esta situação. Cada um de nós paga para voces trabalhrem o melhor possivel para ser socorrido e não ficar a ver voces a discutir.
 
lamento que exista blogg's em que o importante é as pessoas discutirem não importa o que.

lamento que a mioria dos comentarios sejam mediocres e sem fundamento.

não importa quem faz o que? como faz? se é X, Y, ou K.
o importante é socorrer e socorrer com qualidade e profissionalismo.
o mal de muita gente é a falta de humildade e nunca terem tomado cha durante a sua educação...
todos são importantes,desde a senhora da limpeza ...ate á vitima
limiten-se a prestar um bom socorro é para isso que supostamente pago impostos, e não para saber quem faz o que.
 
That is great to hear, thank you for reading!
 
Thank you, that was just an awesome post!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!