terça-feira, setembro 04, 2007

Rácios: toda a verdade!


Todos nós já ouvimos a bastonária da OE, Enf. Maria Augusta de Sousa, propangandear ao megafone que o nosso pequenino e sossegado país, tem um rácio Enfermeiro/1000 habitantes mais baixo que a média europeia. Mas será que já se questionaram "como é que esta alminha faz as contas"? Eu digo-vos.
Os rácios são componentes estatísticas muito falaciosas!
Todos sabemos que no nosso país não existem Auxiliares de Enfermagem. Foram extintos há muito. Ora, os rácios a que nossa digníssima se refere, são feitos com base em números completamente desfasados da nossa realidade, pois para os cálculos desses rácios europeus, "entra" tudo para o mesmo "saco": Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem (com diferentes denominações nos vários países)..., etc,...! Bom, logicamente, esse rácio será de facto elevado... O mesmo seria, numa situação análoga, colocar no mesmo saco para efeitos estatísticos no nosso país, Enfermeiros e Auxiliares de Acção Médica. Aí, já teríamos um rácio superior à média Europeia!!!!!!!
Se falarmos exclusivamente de Enfermeiros diplomados (equivalente aos nossos licenciados!), aí é fácil constatar que já atingimos um rácio semelhante há muito tempo....
E claro, resta referir que a OE contabiliza tudo a fim de obter estas médias, incluindo países com excesso de Enfermeiros...
Os médicos por exemplo, esses, usam uma estratégia astuta: fazem sempre as suas comparações com países cujos rácios são baixos. Assim, os médicos em Portugal (pouco mais de 3 médicos/mil habitantes) tem legitimidade para referir que têm um rácio superior à Inglaterra (com cerca de 3/mil habitantes) por exemplo! Mas esquecem-se de dizer a Itália (por exemplo...) têm um rácio de cerca do dobro do nosso país!
Estes malditos rácios fizeram com que em pouco anos, a Enfermagem, uma profissão com emprego e condições de trabalho garantidos, para uma profissão precária, mal remunerada e explorada...!! Para gaúdio da nossa bastonária, fiquem sabendo que mesmo os licenciados em Enfermagem que estão sentados nas caixas registadores dos hipermercados ou a servirem de auxiliares de acção médica, TAMBÉM CONTAM PARA O RÁCIO DE ENFERMEIROS EM PORTUGAL!!!!! E esta, heim? (Saudades do Fernando Pessa...)

Comments:
Tenho esperança que no fim do ano, com a mudança dos dirigentes da OE, algumas das posições dessa instituição se alterem também, para nos tirar do caos em que mergulhamos.

Desassossego
 
Palmas...
Chegou o salvador da Enfermagem... Já imagino:
Manhã de nevoeiro; Cavalo Branco; e (...) até vocês sabem esta - vá... Isso, vestido de branco.
Nós Sociais democratas temos que aprender com os erros dos socialistas, olhem o Soares bem tentou o branco mas não foi lá...
Caro Doutor Enfermeiro, ganhe coragem e diga isso em público o que tanto diz no blog, ou ainda espera ser ministro da saúde... Temos que ter coragem e falar, discutir mostrar que somos nós quem presta CUIDADOS DE SAÙDE neste país.. Eu estou a tentar mas é dificil. Mas continuo a tentar, já lá vão dois anos, mas não desisto... Agora, onde estão aqueles que durante décadas fizeram parte de CA de hospitais e que mais não fizeram que perseguir os enfermeiros, em vez de os elevar a estatutos maiores, de lhes conceder regalias... não, só trabalharam pelo posto... é triste.. e agora têm a lata de pedir aos novos que lutem... onde está a nossa credibilidade... o exemplo vem de cima... só nos falta casa à beira mar..
Cumprimentos...
 
Já que o doutor enfermeiro cita tanta vez o exemplo dos médicos, tenho uma sugestão, faça um favor à enfermagem e VÁ PARA MÉDICO!!
 
Bom, eu sou muito nova ainda, tenho apenas 15 aninhos, mas posso dizer qe sou SUPER fascinada por Enfermagem, e nao pude deixar de comentar pois realmente nao vejo a hora de ser Enfermeira. Acredito qe seja a melhor profissao do mundo!

Parabens por ser enfermeiro!

Agora me responda, como é salvar a vida de pessoas todos os dias? :D
 
"Agora me responda, como é salvar a vida de pessoas todos os dias?"

É a única coisa boa que ainda resta à profissão. É aquilo que nos faz aguentar tantas adversidades!
 
Temos de nos mobilizar e sanear esta ordem dos energúmenos que lá estão, e o melhor momento são as eleições. Esperemos que tenhamos alternativa, por intermédio de uma lista concorrente capaz e com um genuíno interesse em defender a profissão!
 
Esta seria uma optima altura para a classe se unir e reivindicar.. esta na altura de aquela bastonaria sair.. foi por culpa dela que isto se afundar.. se ela tinha actuado na altura certa, nao estariamos assim.. que desgosto.. Aproveito para responder a Carla Cristina que desista da ideia de querer ser enfermeira.. a enfermagem não e uma noite ao luar, nem uma casa a beira mar.. e pelos vistos qd quiser ingressar ao ensino superior, o numero de enfermeiros desempregados ja tenho ultrapassado a classe dos professores.. Pense nisso.. O q me intriga mais e Sindicatos e enfermeiros directores não são a cara dos enfermeiros.. mas só devem esse posto de trabalho devido a existencia dos proprios enfermeiros.. A partir do momento em que a procura superou em grande numero a oferta.. acabou.. para reverter este quadro era necessario, dirigentes competentes.. Falam no Internato, o que vai acontecer e que os internos em Enfermagem vão ocupar o lugar de enfermeiros nos serviços e servir de mão-obra barata.. ao menos de fosse remunerado!!! Uma tentativa falhada da Sra. bastonária para mudar o cenário negro em que nos encontramos.. Acho que esta na altura de os enfermeiros de unirem e começarem a tornar o cenario mediatico.. talvez esta dirigente acorde de vez.. ( anda tao sonolenta, deve ser da idade, pois como deve estar quase a ir para a reforma esta se pouco importando da vidinha dos seus enfermeiros..)!!!! BASTA!! Irrita as pessoas perguntarem: "É ENFERMEIRO? e ainda esta desempregado? não pode.. Não deve querer trabalhar!!" BASTA!! Só nos conhecemos esta realidade e sofremos com ela.. A sociedade esta adormecida para o nosso problema..!!
 
Senhor Doutor Enfermeiro:

Pedia-lhe, pelo bom nome da nossa profissão, que certamente tanto estimamos e defendemos, que lesse e divulgasse o artigo 90º, do nosso Código Deontológico, nomeadamente as alíneas a, b e c, destacando esta última pela sua oportunidade e pertinência e, que passo a citar.

Artigo 90.º
Dos deveres para com a profissão

Consciente de que a sua acção se repercute em toda a profissão, o enfermeiro assume o dever de:
a)…
b)…
c) Proceder com correcção e urbanidade, abstendo-se de qualquer critica pessoal ou alusão depreciativa a colegas ou a outros profissionais;
d)…
e)…

Estou certo de que será sempre no respeito pela liberdade de cada um, no pensar e no agir com responsabilidade, que poderemos construir um futuro melhor para nós enfermeiros e para os nossos cidadãos.
Diz a sabedoria popular e bem “… dividir para reinar…”.
Será o que pretendemos?
Basta de nos atropelarmos uns aos outros. Tenhamos a coragem de ser livres e diferentes, mas respeitando-nos mutuamente, pela nossa ENFERMAGEM.
 
Aquela cega-rega que está sempre a falar em casas à beira mar plantadas será que ainda nã sabe da última novidade: fazer o centro de reabilitação do Menezes e da Ilda de Figueiredo?
Dizem os jornais que vai ser na casa do tal enfermeiro que tu não és.
Mete-te na tua vida, meu!
Deixa os verdadeiros enfermeiros traçarem o seu destino.
Recomendo-te que aprendas com eles.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!