terça-feira, outubro 30, 2007

"Doutor Enfermeiro High Tech"


O Sindicato Independente dos Médicos (Simédicos) continua em maré de graçolas. Deste vez, resolveram enveredar pelo tema das "Ambulâncias SIV".

Num artigo escrito no seu site, a quem deram o nome de "Doutor Enfermeiro High Tech" (motivados por esta notícia?), optaram por gracejar acerca do projecto do INEM que visa alargar a intervenção do Pré-Hospitalar, assim como melhorar a sua resposta.

Mas claro, este senhores não sabem o que de melhor se faz lá por fora, onde os Enfermeiros deram provas na emergência, afirmando-se a figura central dos cuidados pré-hospitalares, com excelentes resultados.
A diferença é que realmente não existem estes high-tech's, só existem apenas e só... os Enfermeiros, que dominam as situações, tal como sempre fizeram dentro dos hospitais... Agora simplesmente, começa-se a transpor o que fazemos dentro de quatro paredes, para fora das mesmas...
A mudança traz as suas resistências óbvias, mas, os Enfermeiros são maduros e bem-formados, também sabem rir (junto com os médicos). Já rimos juntos quando foi formada a linha Saúde 24, quando os Enfermeiros ficaram sozinhos nos SAP's, andamos a rir acerca das SIV, e iremos certamente rir quando chegarem os primeiros helicópteros tripulados por Enfermeiros...
Os médicos acusam a tutela de desperdício e concepção de maus projectos. Notem bem, se os elementos-chave de todas estas iniciativas fossem médicos, aí sim, os próprios médicos diriam que "sim senhor, Portugal está no bom caminho"...
a
Já ninguém liga a estes "iluminados-apalermados" intitulados de "Simédicos" ...
Não discutimos nada, afinal de contas o "doutor é que sabe", o "doutor é que manda", o "doutor é que é inteligente", o "doutor é que é a estrela"...
a
P.s. - Deixem-me adivinhar: depois disto, a nossa bastonária vai (continuar a) manter o silêncio... Ou talvez não, lembrem-se que anda em campanha eleitoral... aguardemos!

Comments:
É pá doutor enfermeiro, cada tiro cada melro. O colega é implacável! Magnífico post!!!!!!!!
 
"ambulâncias Intermédias que pretendem substituir as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação: o enfermeiro intermédio e o técnico intermédio de ambulância intermédia vão transportar um sistema de vídeo-conferência portátil que transmite, em tempo real, imagens e sons ao CODU e ao médico. Este, certamente a partir de um joystick e um capacete de realidade virtual, vai orientar e coordenar, do conforto de um gabinete climatizado algures na cidade, os intermédios, todos, e mais 20 operadores, portadores do 12º ano e com cursos acelerados para dizer que podem operar em emergência, e logo médica."


Mas quem é que eles pensam que são?
 
é mais do mesmo... autovanglória dos enfermeiros, fazem isto e aquilo... quando vamos a ver no terenno...ooops
Sozinhos nos SAP ?ísso só pode ser broncadeira... então vieram a terreiro os médicos queixarem-se que passaram a receber como prevenção mas que a maior parte não ia a casa... é fácil fazer as contas
 
Recordo algo que o Enfermeiro que se diz de Dr. (deve ser doutorado, infelizmente muitos presumem que o são e exigem o titulo) Assim deixo-lhe algo que já deveria ter lido, se não leu Recordo-lhe:

01-10 a 1-10
ENTREGA DE CANDIDATURAS

2-11 a 8-11
APRECIAÇÃO DAS CANDIDATURAS PELA COMISSÃO ELEITORAL ( C.E.)
9-11 A 15-11
PRAZO PARA AS CANDIDATURAS SANAREM AS IRREGULARIDADES DETECTADAS PELA C.E.

16-11 A 20-11
DECISÃO FINAL DA COMISSÃO ELEITORAL

20-11 ATRIBUIÇÃO DAS LETRAS ÀS CANDIDATURAS

20-11 CONHECIMENTO AO(S) MANDATÁRIO(S) DA(S )LISTA(S)

20-11 A 12-12
CAMPANHA ELEITORAL

27-11 A 29-11
ENVIO DOS VOTOS PARA VOTAÇÃO POR CORRESPONDÊNCIA E INFORMAÇÃO DA MESA DE VOTO

Logo não Diga Asneiras, dizendo que as pessoas andam em Campanha!! Informe-se antes e escrever!
 
Os srs. doutores continuam a pensar que: Deu no céu e médico na terra...O que eu não compreendo é que, sendo a maior parte dos directores de serviços, hospitais etc é médico, mas se eles são assim tão dotados, porque é que a saúde em portugal está com está?
Algúem me explica??
 
"Logo não Diga Asneiras, dizendo que as pessoas andam em Campanha!! Informe-se antes e escrever!"

Apesar de ainda não estarmos no periodo destinado à campanha eleitoral, não me diga que ainda não "reparou" que a nossa bastonária já anda à "caça do voto"?
Navegue pela internet, leia jornais e revistas, veja os noticiários, etc, e tire as suas conclusões. Ou não reparou em nada?
 
Sempre que leio o seu blog lembro-me de um professor que tive na faculdade, isto por terem em comum serem Enfermeiros e amarem a profissão defendendo-a com unhas e dentes! Você na escrita e ele nas palavras, parecem cópia.

Cumprimentos

Luz
 
Estimado colega Estratega,
Quem pensam eles que são?
Talvez o INTERMÉDIO entre o Olimpo e as trevas...
Na verdade eles são o intermédio de tudo: de gestores, de advogado, de enfermeiro (tantas são as ingerências) de juíz, de trolha, de engenheiro, de padre, tudo e mais alguma coisa.
Creio que alguns chegam a ser intermédio de médico. Já o outro dizia (o Abel):
- quem só percebe de midicina, NEM de medicina percebe.
E acho que ele tem razão.
 
Não é Intermédio, é Imediato!
Nada de confusões e de invenções...
 
Este blog é giro, eu quero ver quem vai ser a pessoas que vai entrar na minha casa com uma máquina de filmar.
Já agora era o que faltava, andarem a captar imagens sem a autorização das pessoas, e ainda por cima dentro de domínio privado, onde um dia desses elas andaram a circular na net.

Desculpem quando eu vou a um SAP, CATUS, centro de saúde ou hospital é para ser visto por um MÉDICO, e não por um enfermeiro que quer se passar por um médico, se isto esta acontecer deve ser clarificado, porque é ilegal.

Penso que a DECO deve se pronunciar sobre essa trapalhada toda, porque isso já não é a república das bananas mas a república da treta.

António Marques
 
Sr. António Marques,
infelizmente, tenho a sensação que o senhor é profissional de saúde. Essa sua afirmação não reflecte a sua opinião como cidadão, mas reflecte algo situado entre a frustração e inveja.
Veja, por exemplo, a enfermeiros dos eua, e depois diga alguma coisa. Atenção! Há estudos que suportam a qualidade de atendimento dos enfermeiros...
Agora, curioso, é o faco de se dizer que, por exemplo no pré-hospitalar, o médico é diferente do médico! Como sabe, o curso dos médicos é igual ao dos enfermeiros..., ou não sabia? Por isso...
 
Meu caro António, será que era república da "treta" ou da TETA que quiz dizer?
Sabe porquê? Porque são muitos a sugar (não digo mamar porque parece mal), nomeadamente esses que diz que quer ver em casa. Pois olhe, eu nem pintados de preto.
Se preciso deles estou desgraçado. Mas se precisar de enfermeiros, então estou... muito mal.
Aconselho-lhe a ver o documentário do Michael Moore. Pode ser que mude de opinião.
E olhe, eu qundo estou doente quero é ficar saudável rapidamente, nem que para isso tenha de ir ao mé...dium.
Mas a máquina de filmar dá jeito, para o vídeo de família.
 
medicos e enfermeiros???No meu dicionario sao sinonimo de incompetencia...pobre de quem ta doente...
 
Cidadãos de todos os quadrantes e profissões... imaginem um mundo sem enfermeiros... é pena que a legalidade nos impeça de "abandonar" os locais de trabalho em dias de greve(salvo as excepções: consultas externas, BO e Centros de Saúde... gostaria de ver o mais comum dos mortais a suplicar... aíi talvez não pensassem no enfermeiro como aquele profissional dispensável, aquele de quem dizem: "às vezes até sou enfermeiro só porque sei fazer um penso ou dar uma injecção" ou ainda " o que ele faz qualquer um faria com um ou dois dias de experiência", é uma pena caros colegas enfermeiros mas a verdade é que a maioria dos que nos "maltratam" e pretendem subjugar-nos mereciam uma coisa dessas...

É o que mais de triste sinto ao ser enfermeiro: não é o dinheiro, não é a carreira, não é o cargo, não é a carga física, não é o lidar com doenças, não é o lidar com supostas "nojeiras", é ver que o trabalho desenvolvido não é reconhecido, isso sim dói.

Para todos os que não nos vêem como peça fundamental na sua saúde digo-lhes: rezem para que não nos lembremos um dia de fazer "A Greve", O dia Mundial Sem Enfermeiro...~

Acreditem: aquilo que fazemos fazemo-lo bem... é só termos oportunidade e que acreditem em nós...E sempre em bem do doente. Sabem porque? Somos as pessoas mais masoquistas do mundo... pomos os interesses do "cliente" sempre acima dos nossos que no fim de tudo é a nossa maior virtude e o nosso maior defeito.
 
Para rematar um pouco de cada post de forma resumida:

Expliquem-me porque nos turnos da noite e fins-de-semana os serviços encontram-se sem médico escalado a prestar serviços? Estarão os doentes a mercê do seu infortúnio ou estão suportados pelo trabalho de Enfermagem? Significa que se pode dispensar um médico de um serviço... e será que poderia ser feito relativamente aos Enfermeiros?

Caro anónimo das 12:14h, antes de proferir blasfémias, recomendo-lhe o seguinte exercício: imagine-se internado num serviço, a quem iria pedir ajuda? Aos AAM ou os bombeiros? Espero que um dia não caia na armadilha da sua própria língua, e actualize o seu dicionário rapidamente, é por esse motivo que existem mais versões para além da sua própria.

Cumprimentos a todos os colegas

Miguel
 
"Como sabe, o curso dos médicos é igual ao dos enfermeiros..., ou não sabia? Por isso..." » o curso da VMER é de facto igual agora o arcabouço científico para o assimilar é diferente; já agora o que percebem os enfermeiros de arritmologia, fisiopatologia e terapêutica. AH! por isso não diga asneiras

"Expliquem-me porque nos turnos da noite e fins-de-semana os serviços encontram-se sem médico escalado a prestar serviços?" » essa é outra das anedotas! Diga um sítio em Portugal público ou privado a dizer na porta SACU, SASU, SAP, SU, urgência que não tenha (pelo menos) 1 médico em presença física (exceptuando a avaria do ministo de reduzir para metade os vencimentos colocando os médicos de prevenção mas ainda assim passíveis de serem chamados) ? Se sabe de algum diga ! Por isso é obviamente mentiras e impossível (o paralelismo seria uma sala de tribunal sem juiz assegurada pelos meirinhos, advogados e júri). Para quem não pertencer ao ramo as pessoas ao lerem isto ainda acreditam! Tenha juízo
 
Este País deve ser diferente dos outros, tem de ser...
Na europa já se utilizam estes meios (SIV) com sucesso, rentabilizam-se os meios existentes,entenda-se meios fisicos e humanos, só aqui em Portugal se criam discussões porque entendem os médicos que são seres unicos com competências unicas.Eu não ponho isso em questão, de facto teem competências unicas as quais não fazem parte do nivel de competências do enfermeiro, mas isso não significa que o trabalho no doente se faça, se á semelhança dos outros paises o médico trabalha em equipa com o enfermeiro e o TAE, mesmo á distância, a partir de uma central para a equipa que está na ambulância, PORQUE RAIO NÃO SE FARÁ A MESMA COISA AQUI EM PORTUGAL???
Por acaso os médicos portugueses são alguma raça em extinção diferente dos outros médicos no mundo?
Devem ser...
Este é de facto um País diferente...
 
an�nimo das 2:43... arcabou�o cientifico... que percebem os enfermeiros de arritmologia, fisiopatologia e terap�utica? Vou perguntar isso a muitos m�dicos de muitos SAP's e depois falo ctg...
Presen�a f�sica? � melhor n�o irmos por a�...acredite... e esse paralelismo com a sala de tribunal... quem n�o for do meio ainda acredita, os tempos de divindade dos m�dicos est�o a acabar, hoje em dia as pessoas v�o lentamente apercebendo-se que estes s�o humanos e exigindo cuidados devidamente prestados. No dia em que se lembrarem de "fiscalizar" a actividade profissional dos M�dicos a� sim vamos perceber muita coisa. � verdade que a maioria � bastantes profissional, mas a minoria que n�o o � tem muito peso e bastava um Ministro da Sa�de com "eles no s�tio" para os p�r na linha. Pobre da nossa Sa�de...em que o m�dico � o Sol e que � volta tudo seca.
 
" Diga um sítio em Portugal público ou privado a dizer na porta SACU, SASU, SAP, SU, urgência que não tenha (pelo menos) 1 médico em presença física"

Pois por isso estamos em portugal. Vá ver como se faz na asutrália ou em reino unido, onde existem SU's sem médico!
 
Estimado anónimo das 2:43 PM,
"Que percebem os enfermeiros de arritmologia, fisiopatologia e terapêutica?"
Para não ser insolente ou grosseiro, vou só dizer-lhe o seguinte:
- vá ver se está a chover; e já agora, aproveite para indagar o porquê da chuva bater leve, levemente, pois fico com a noção de que o caríssimo é um saudosista (para não dizer retrógrada).
Wake up to the world, my friend!
Nous sommes dans le siècle XXI.

Escrevo em língua estrangeira para ver se percebe, pois em português já nem vale a pena tentar.

Até Quinta.
 
Este anónimo é de facto um "batatola".

Mad
 
Eu concordo em absoluto com aquilo que o magistral estratega disse... Isso é que era... a "Greve Total" - o "Dia Nacional sem Enfermeiro". Ficava TUDO parado em Portugal... Claro que estamos a falar numa ideia e somente numa ideia mas ninguém teria dúvidas que seria muito pior um dia destes do que um dia sem médicos, sim porque esses dias, infelizmente vão acontecendo nos hospitais portugueses. E já agora, só para responder ao anónimo das 2:43 pm, o sr. deve concerteza saber que pessoas doentes (e bastante doentes)não existem só nos sítios que o sr. descreveu, tb existem nos internamentos e aí os médicos por vezes nem põem os pés durante um fim-de-semana inteiro e se calhar até desligam os telemóveis ou deixam-nos em casa só para não serem chamados...e sim estou a falar de médicos a receber uma nota preta de presença física... porque os de prevenção... esses pode-se imaginar... As nossas denúncias claro que seguiram, mas só as primeiras... fica sempre tudo em águas de bacalhau... Note-se que a minha experiência é precisamente a da terra dos "doutores"... onde eles são os melhores (???) e onde eles se dão ao luxo de se baldarem mais do em qualquer outro sítio do país...
 
Estimado anónimo das 2:43 PM,
"Que percebem os enfermeiros de arritmologia, fisiopatologia e terapêutica?"

Pois ... os doentes monitorizados nos serviços ... são vigiados pelos médicos ... tá-se mesmo a ver ... Tá-se Tá-se ...

Se não percebemos nada de ritmos ... para a proxima ligo o doente à Tv ... sempre dou uma espreitadela aos "Morangos com açucar"
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!