domingo, outubro 14, 2007

Enfermeiros-directores por eleição (novamente)!


Muitos colegas, certamente, ainda se recordam (não foi assim há tanto tempo...) que os Enfermeiros-directores eram escolhidos pelos próprios Enfermeiros através de voto.

Desde há algum tempo, a sua escolha é feita por nomeação ministerial, o que implica partidarização da gestão e respectivas consequências. Desta forma, os Enfermeiros-directores já não possuem o "poder da eleição por votos" (nem o poder executivo), o que implica que muitos se rendam à "corrente do rio", no sentido de não colocar o seu lugar em perigo.
E com isto, o poder dos Enfermeiros foi quase extinto em muitas instituições, já que a Direcção de Enfermagem era "pressionada" a aceitar as decisões do Conselho de Administração ou aquelas emanadas directamente do Poder Central.

A eleição, por votos dos próprios pares, do mais alto cargo institucional da Enfermagem, será novamente a garantia da defesa dos nossos direitos e do bom exercício profissional.

De acordo com o Jornal Diário de Notícias, esta segunda-feira será entregue pelo Bloco de Esquerda, um projecto-lei que visa retomar a eleição do Enfermeiro-Director (e do Director Clínico).
a
"O Bloco de Esquerda (BE) quer que os directores clínicos e os enfermeiros- directores dos hospitais passem a ser nomeados pelos seus pares e não por escolha governamental, como acontece hoje. Este é o objectivo de um projecto de lei que será apresentado na segunda-feira no Parlamento, para "contrariar eventuais tentativas de governamentalização e mesmo partidarização" da gestão dos hospitais"
a
Concordo plenamente com a eleição do Enfermeiro-Director, visto que é uma alternativa mais coerente (para a a classe de Enfermagem) do que a nomeação governamental (que habitualmente tem em conta a cor política acima de tudo)!

Comments:
Mais uma palermice, viu-se o que aconteceu em muitos hospitais, enfermeiros eleitos porque eram muito populares, mas pouco competentes ajudaram a este descrédito em que estamos.
Pelos vistos a enfermagem não vai para sem bater bem lá no fundo...
Aplaudem a candidatura OE de um colega com um passado de sindicalista, que teve a sua época, mas gente já lá vai...
Como diz o povo "há quem goste de passar de cavalo para burro"
E assim vai a enfermagem...
 
A Maria Augusta de Sousa teve um passado sindicalista. E também está prestes a ir...

Concordo, sempre é melhor eleger um director através dos próprios enfermeiros, do que o miistro designar um. Às vezes também não têm competências, mas são da mesma cor política!
 
Reparem, eu não afirmo que a eleição é a melhor forma de nomear um enf-director. Afirmo que é uma alternativa melhor do que a nomeação ministerial.
É diferente.

Eu lembro-me de algumas polémicas que envolveram eleições de alguns directores, mas... a nomeação por "cor política" não olha a competências, nem capacidades.
O interesse é ser alguém que dê andamento às indicações políticas e que refreie as reivindicações e direitos dos Enfermeiros.
Desta forma sim, temos vindo a ficar sem voz nos CA's.
O que é lamentável.
 
Pode ser bom pelo facto de ser pelo menos uma pessoa popular e que serve para a maioria dos colegas. No entanto competência e capacidade de liderança é dificil de avaliar pelo populismo e nacional companheirismo.
começo a gostar deste blog, cheguei cá pela nova candidatura,mas parece-me que existem pontos divergentes interessantes. Kisses
 
Mais um que concorda acerrimamente com a eleição do Enf. Director. Creio que nem poderá ser de outra forma. Sou daqueles que gosta de democracia (maioria das partes - é um mal menor).
Mas "apenas" se trata de um projecto-lei a apresentar pelo B.E..
Duvido que vá dar em alguma coisa, mas é apenas uma opinião.
A ver vamos (como diz o cego).
 
Duvido também que essa proposta avance. O governo gosta de controlo. E desta forma podem implementar qualquer reforma a seu belo prazer, fazer experiências e sabem que têm em campo os seus generais prontos a imporem as leis e a não ouvirem quem quer que seja. Porque está assumido que os enfermeiros plebe não sabem o que querem. Não sabem escolher nem pensar. Logo, há necessidade de ter directores que obedeçam aos iluminados, que sabem certamente o que é melhor para a arraia-miuda, vulgo enfermeiros. Com a actual situação os directores deixaram de gerir enfermeiros e defendê-los, mas tornaram-se nos "yes man" das politicas governamentais e cumplices no silenciamento progressivo das vozes discordantes. Não acredito que deixem esta proposta passar.
 
Dou todo o meu credito ao enfermeiro Azevedo.Só tem um senão, não conheço a sua listA PARA PODER DECIDIR.
Senhor enf. por favor não coloque na sua lista a enfermeira Rita tem muita má imagem e só procura o tacho.
Penso que a já conheço.
Um abraço
 
Apoiado! Inteiramente de acordo com o método de eleição!

Parabéns pelo blog!
 
Já agora, alguém me pode explicar de uma forma coerente, porque é que enfermeiros chefes, directores, supervisores e afins têm horários acrescidos a jorros ? Tal solução não serve legalmente apenas para suprir urgentes necessidades de serviço ? E os serviços têm tanta carência de chefes e gestores ? Parece que abunda quem presta cuidados.
Estou confuso.......

Teixeira da Mota
 
Essa é outra vergonha para os enfermeiros, mas para não dar "ondas (como dizia um ilustre enfermeiro director) dá-se também aos chefes, porque assim eles trazem a equipa de rédea curta, e não há chatices"

Na zona Centro apenas 1 ou dois enf.directores não usufruíam do HC por honestidade.
Raridade hoje em dia...
 
concordo com a eleiçao do enf-diretor pelos enfermeiros
 
NÃO SE ESQUEÇAM: HOJE ENTRAM EM FUNCIONAMENTO AS NOVAS SIV... ESTÁ TUDO BEM EXPLICADO NO SITE DO INEM. AGORA, INTERPRETEM À VOSSA MANEIRA E DIGAM AS BARBARIDADES QUE BEM ENTENDEREM!
CUMPRIMENTOS
 
voto enfermeiro AZEVEDO
 
VOTO DOUTOR AZEVEDO
 
VOTO DOUTOR AZEVEDO
 
A enfermagem aos enfermeiros!
 
Queremos alguém que seja Enfermeiro e não só Gestor (parece que se esqueceram da sua profissão primária)!
Chega de barbaridades e de ilegalidades!
Chega de andarmos com a corda ao pescoço!
Somos enfermeiros, não somos "burros de carga"!

Eu digo: "Sim, à votação!"

Ass. Naturalmente + 1 dos contratados!
 
Caro Doutor Enfermeiro,
Escrevo-lhe de forma anónima pois, de outra forma poderia ser seriamente penalizada na minha Escola de Enfermagem. Sou aluno de Enfermagem e, eis o nosso espanto, que a Ordem dos Enfermeiros, juntamente com os professores de todas a ESE traíram o futuro da Enfermagem em Portugal. Traíram as apirações de milhares de estudantes. Traíram os estudantes de Enfermagem para manterem os status quo. Neste momento estamos, uns já iniciaram, outros se seguirão, a transformação radical dos cursos de Enfermagem à custa de Bolonha. Acontece que a Ordem faz uma aparente "chantagem", que mais não é que um recadinho do governo, dizendo que não dará as credenciais profissionais a estudantes que façam o 1ºCiclo de Estudos. Na prática temos agora, depois de todos os planos já feitos, de fazer 5 anos de curso!!! Pra fazer um "mestrado integrado" que nem sequer é profissionalizante, no sentido de nos dar uma especialidade... NADA!!! É APENAS UMA ETRATÉGIA CONCERTADA COM O GOVERNO PARA CHULAR MAIS DINEHEIRO AOS ESTUDANTES! MENTIRAM-NOS! É UMA VERGONHA!
 
os enfermeiros devem ter apenas acesso à profissão com o 2º ciclo de estudos. acho que isso é pacífico. custa assim tanto fazer mais um ano?
 
Perante desabafos semelhantes ao dado pelo estudante de enfermagem das 8:07 PM, como é que não me hei-de sentir revoltado (no mínimo) com a actuação dos actuais corpos gerentes da nossa Ordem?
Uma palavra de apreço para com todos os estudantes de enfermagem que se sentem "abandonados" e "traídos". A todos vós, um GRANDE ABRAÇO e; CORAGEM!
 
Caro Luís não é pelo facto de ser "mais um ano". Será antes pela indefinição, pela trapalhada pela desorientação de "alguém" que deveria ser a candeia.
Todas as iniciativas que tenham em vista a qualificação e dignificação da Enfermagem são MUITO bem vindas. Joguetes de bastidores é que não.
Definam-se de uma vez por todas estratégias. Não se criem falsas expectativas.
Todos queremos uma Enfermagem credível, para não ter de ouvir desaforos constantes daqueles que desconsideram a nossa profissão.
Siga!
 
as transições são sempre polémicas e preenchidas com incorcordâncias.
 
Enfermeiro azevedo bota respeito na profissão queremos mudar...
 
ó Luís e tu já es licenciado ao menos? Gostava de ver se achavas graça agora obrigarem-te a fazer o mestrado para poderes exercer. Se calhar já não ias achar tão pacífico. Que falta de solidariedade com o estudante. Força!
 
Voltando ao tema...
 
O método de votação seria sem duvida o ideal, a ver vamos se existe correspondência do que os Enfermeiros e Médicos desejam e a vontade dos políticos.

Os Enfermeiros Directores assim eleitos teriam que saber gerir muito bem a gestão e a qualidade dos cuidados sendo que teriam também de corresponder às expectativas de quem os elegeu, os enfermeiros!
Esperemos estas alterações.
 
Acrescento ainda que este equilíbrio entre agradar a quem os elegeu e os objectivos de gestão nem sempre são fáceis de conciliar.
 
Mas vocês acreditam nisso???
Tenho algumas dúvidas da implementação desta medida...
Numa altura em que este governo até manifestações quer controlar, com GNR a identificar pessoas nas sedes dos Sindicatos (professores) alguém acha que o governo vai querer nos Cons. de Administração, pessoas que não digam AMEN a tudo?

Eu tenho dúvidas!

Mas se for verdade, muito me irei surpreender (mas, não sou ingénuo)!!!

Abraço,

ENFERMAGEM XXI
 
Comentário 1
Quando se sentam à mesa pessoas nomeadas pelo Ministro e outras eleitas pelos colegas, quem tem mais peso na discussão?

Claro está que se são eleitas o seu papel não pode ser estratégico mas tem que ser corporativo.
O que é melhor para a Enfermagem de cada uma das instituições?
 
Comentário 2
O primeiro ciclo de Bolonha tem descritores que correspondem ao exercício da Profissão.

O segundo ciclo de Bolonha tem descritores que correspondem ao Exercío AUTÓNOMO da profissão.

Não fui eu que Legislei Bolonha.
Só li algumas coisas do que está lá escrito.
Agora é só saber se querem uma profissão autónoma com capacidade de decisão e prescrição em matéria de Enfermagem ou se querem voltar ao antigamente...
Aquiles
 
Só com o primeiro ciclo não pode exercer a rofissão. Não é suficiente.
 
O primeiro ciclo não é suficiente para quem?
 
para ser enfermeiro.
Tanto se lutou para ter um ensino semelhante às outras licenciaturas e agora íamos regredir?
 
"...Tanto se lutou para ter um ensino semelhante às outras licenciaturas e agora íamos regredir?"(ANÓNIMO;9:58 AM)

Isso é que não. Quando me perguntam se eu estive presente em AG da Ordem, dá-me vontade de rir...
Para os desconhecedores tenho a dizer que estive sim presente em "batalhas" que mudaram o rumo da enfermagem, nomeadamente a transição da Enfermagem de bacharelato para licenciatura. Porque meus amigos, eu não fui daqueles que preferiu estar sentado com o rabiosque em frente ao televisor a assistir impávida e serenamente ao desenrolar da "situação", quais generais de retaguarda.
Por isso digo:
- retrocessos; NÃO OBRIGADO!

A Enfermagem não se coaduna mais com experiências.
Soluções sim, invenções nem pensar (mais uma vez tome-se o exemplo da ordem dos médicos e qual foi a sua resposta a Bolonha).

Avanços sim, se para melhor. EVOLUÇÃO; não regressão.

Aquele abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!