segunda-feira, outubro 08, 2007

Enfermeiros do "ar" também são "estrelas" na constelação militar!


Deixo-vos um artigo do Jornal Diário de Notícias intitulado "Enfermeiros do ar também são estrelas na constelação militar". Leitura obrigatória!

"Tânia Vilar e Garcia não estava preparada para lidar com o que viu ao entrar num camarote do cargueiro que, há um mês, lançara um SOS ao largo dos Açores. "O marinheiro, em vez de uma fractura exposta [como dizia o pedido de socorro], tinha três: as duas pernas e um braço. E estava a esvair-se em sangue", recorda a enfermeira militar ao DN. O stress da própria operação de salvamento da Força Aérea (FAP) ajudou-a a reagir: improvisa mais quatro talas, estanca o sangue do ferido, imobiliza-o e ajuda a transportá-lo para o convés - por escadas a pique e corredores estreitos. "Foi a primeira vez que tive de descer do helicóptero em voo [com a ajuda do recuperador-salvador] e andar a correr num navio daqueles. A situação era muito pior do que nos tinham dito e ele já estava em estado de choque.
Se nos tivessem chamado mais cedo, talvez se tivesse conseguido fazer mais", admite a primeiro-sargento, de 25 anos e baixa estatura, perante a morte do marinheiro já na ilha Terceira. Aquela operação foi uma das muitas evacuações de doentes e feridos que a FAP executa há anos e quase diariamente. Mas a sua realização está agora em patamares mais elevados de exigência, face à crescente participação das Forças Armadas em missões humanitárias no estrangeiro, explica o ramo. O facto de Portugal ter tido, ao longo dos últimos dois anos, a responsabilidade de organizar e coordenar quaisquer operações de evacuação aeromédica (EA) no seio da NATO foi outro factor de peso na opção da Força Aérea em qualificar todos os seus enfermeiros naquela especialidade, dada a necessidade de se estar preparado para lidar com um elevado número de feridos em casos de catástrofes, grandes acidentes ou conflitos que se têm vindo a multiplicar.

Renato Pereira entrou em 1982 para a tropa como socorrista. Licenciado em enfermagem, foi um dos cinco quadros da FAP que há cerca de uma década se especializaram em EA no Canadá (na que é considerada a melhor escola do mundo nessa área). Instrutor dos cursos já dados em Portugal (2001, 2005 e 2007), este sargento-ajudante participou na mais delicada daquelas missões a cargo da FAP: o transporte e acompanhamento, em finais de 2005 e desde a Alemanha, do cabo adjunto comando Horácio Mourão, gravemente ferido na explosão de uma bomba em Cabul - a tal ponto que foi dado como clinicamente irrecuperável do estado vegetativo. Segundo o piloto do Falcon 50 envolvido nessa operação, tenente-coronel Pisco dos Santos, aquele avião garante "rapidez e conforto fisiológico" para os doentes e para a equipa médica - essencial para quem, depois de aterrar, ainda vai trabalhar para o hospital. Daí que esteja em curso a instalação de uma nova maca (articulada) adaptada aos Falcon e, ainda em estudo, a hipótese de fornecer energia eléctrica aos múltiplos equipamentos de suporte avançado de vida.

O reforço da formação dos enfermeiros, que acaba por envolver outras especialidades (pilotos, por exemplo), decorre a par da modernização das frotas (os helicópteros EH101 já estão ao serviço, os novos aviões de transporte táctico C-295 chegam no próximo ano) e do reequipamento das aeronaves da FAP. No conjunto dos três cursos de EA ministrados, a FAP já qualificou um terço (33) dos seus 103 enfermeiros naquela valência - tendo como objectivo os 85% a médio prazo. Os últimos dez terminaram essa pós-graduação (reconhecida pela NATO) na passada sexta-feira, na base aérea de Sintra. "É mais um esforço" para executar uma das suas grandes áreas de intervenção da FAP- a "segurança humana" - com elevados níveis de desempenho dos efectivos e grande eficácia operacional, afirmou ao DN o major Paulo Gonçalves, um porta-voz do ramo. "

Comments:
Excelente reportagem! Um tema cada vez mais em voga: evacuações.
Muito bem! Gostei!
 
Mt bem .....

Uma área onde mais uma vez a enfermagem estará em voga, no sentido da evolução e dinamismo.

qt + competências maior prestigio, mais segurança, maior motivação, mais cuidar, melhor indice de promoção da saúde, mais áreas de investigação na enfermagem. (ainda q predomine no meu discurso - mais, melhor - é com propósito, são estas as traves mestras da enfermagem no futuro)


Cumprimentos,

Serrano
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!