quinta-feira, outubro 25, 2007

Infelizmente.


"Um homem de 34 anos morreu no domingo quando estava a ser transferido do Centro de Saúde de Castro Daire para o Hospital de Viseu, numa ambulância só com motorista e sem acompanhamento médico ou de enfermeiro."

a
Fonte: Jornal Correio da Manhã

Comments:
na qualidade de bombeiro dou a minha humilde opinião. O Sr. comandante deste corpo de bombeiros deveria ser imedianatemnte afastado do cargo, e mais, preso! Com ele podia ir também o que comanda aquele bomberio que foi hoje condenado por conduzir uma ambulância embriagado.
É triste que assim seja. Uns trabalham para um lado, outros para o lado oposto.
Mas uma coisa é certa... isto passa-se no interior de Portugal (sobretudo...)!
Há que reflectir..
 
Sem palavras...
LAMENTÁVEL!
 
"Não vejo em que é que os bombeiros podem ser culpados...
Iam fazer o quê? Recusar o transporte?"

Por exemplo... dotar todos as ambulâncias de pessoal com formação e em número suficiente....por exemplo.
 
Pois é, isso custa dinheiro e ninguém quer pagar, nem o SNBPC, INEM ou o SNS.

Os Bombeiros deviam ter recusado efectuar o serviço, legalmente nada os obriga a efectuar esse serviço, não é serviço de socorro nem de emergência, é uma transferência inter centro de saúde e hospital, cabe ao centro de saúde arranjar meios de efectuar esse transporte, com meios do INEM ou por concurso publico de transporte de doentes, onde normalmente ganha a proposta mais barata como: ambulância de transporte somente com um motorista.

Não se preocupem, agora temos as SIV para efectuar essas transferência…
 
"Não se preocupem, agora temos as SIV para efectuar essas transferência"

Este comentário denota ira, raiva e inveja.
 
Sr Paulo Ferreira...

Não se esqueça do RAT..
 
Mas as SIV foram criadas pra isso mesmo, fazer transferencias complicadas por isso tiram valencias aos centros de saude e os doentes mais complicados serão transportados por estas viaturas novas para a urgencia mais perto.
Foi isto que o ministro pediu ao presidente do inem... ( se tu me inventares uma cena nova que ninguem conheça todos ficam na duvida e o centro de saude ja pode fechar e depois logo se vê, como ha enfermeiros no desemprego eles vão sempre querer vir para aqui , ganham muito menos mas é sempre melhor do que ñ ganhar... e das-lhe uma formação de 1 mês que fica sempre mais barato do que continuar a carreira que voçes proprios inem criaram de TAE )Pois sim TAE esta profissão tem 4 niveis de credenciais e formação mas como os enf. estão a ser postos no fresco ha grande vamos la buscar esses que fica mais barato até lhes pagamos o mesmo ordenado que aos TAE...
Estavam á espera do quê fazerem emergencia de primeira linha?? Como ja aqui foi dito a alguns TAE ñ sonhem isso é nos estates...
 
Voçes deram a mesma cabeçada que o jornal onde isto veio a publico as fotos das ambulancias do inem nesta noticia não fazem sentido o inem nada tem a ver com isto.
A noticia do jornal correio da manhã dizia ( Doente morre com falta de assistencia em ambulancia ) e depois por baixo uma foto de uma ambulancia amarela do INEM... Quem lê aquilo ou melhor que so passa os olhos é logo mais um que o inem deixou morrer!!! Desculpem la mas eu não ando a trabalhar para depois ser difamado desta maneira se fazem favor mudam a foto do site que do jornal o inem ja tratou.

Obrigado.
 
melhor um bombeiro sozinho que mil enf``s...
 
"melhor um bombeiro sozinho que mil enf``s..." ( Anónimo;2:13 PM)

Vá lá, não acha pouco?
Diga antes:
- mais vale um bombeiro que o SNS inteiro.

E mais vale sózinho que mal acompanhado, não é assim?
Atirem-me água benta!
 
Hugo Roque:
Comentário perfeito.
 
Srº anónimo das 2:13 tenha tennto na lingua, e não diga disparates. Tb eu tenho esta noticia publicada no meu blog tenho k mudar de foto?...Não sei exactamente o que se passou...mas para além de enfermeiro já fui bombeiro e sei que infelizmente os bombeiros continuam a transportar muitas vezes doentes que necessitavam da presença de um enfermeiro. Mas a culpa não morre solteira...
 
"Voçes deram a mesma cabeçada que o jornal onde isto veio a publico as fotos das ambulancias do inem"

"Desculpem la mas eu não ando a trabalhar para depois ser difamado desta maneira se fazem favor mudam a foto do site que do jornal o inem ja tratou."

Ex.mo,
em primeiro lugar, a foto a que se refere ainda está bem visível no site do respectivo jornal, tal como pode constatar, fazer uso do link deixado para o efeito.

Em segundo, ninguém aqui referiu que a "ambulância/instituição" que está representada na foto tem alguma relação com a notícia. É uma foto meramente ilustrativa. Qualquer relação que o ex.mo possa estabelecer entre a foto e a respectiva notícia, é da sua responsabilidade. Eu não apresentei qualquer relação.
 
Caro anónimo das 2h13,

Não sei qual é o seu corpo de bombeiros, se é que é bombeiro. Além de Enfermeiro, também me orgulho de ser bombeiro há mais de 12 anos e sei a realidade dos bombeiros em Portugal. Já fiz muitas transferências inter-hospitalares e sei que a maioria delas é feita apenas com condutor de ambulância o qual algumas vezes nem TAT tem. E está na lei que a tripulação mínima de uma ambulância de transporte (ABTD) são 2 elementos com TAT, seja em que situação for. Já a tripulação de uma ambulância de socorro (ABSC) era até há bem pouco tempo de 3 elementos, em que um deles tinha de ser no mínimo TAS e não podia ser o condutor, e os restantes TAT. O governo achou por bem (bem mal na minha perspectiva), reduzir essa tripulação para 2 elementos (talvez porque o INEM nunca cumpriu a directiva anterior).

É a realidade!

Mas também é realidade que o Sr. não pode comparar um simples bombeiro "de carreira" com um enfermeiro...são incomparáveis!! O enfermeiro pode fazer o que qualquer bombeiro faz...eu faço-o!! Vou para acidentes, faço desencarceramento, vou para incêndios urbanos e florestais, e trabalho com material sapador sem qualquer problema. E claro, faço PH!Além disso faço o meu trabalho no hospital!! E digo-lhe que há muitos enfermeiros em Portugal a fazer o mesmo!
E o Sr. acha que faz o nosso trabalho?? E competência para isso??!!

1 para 1000...eheh!!!Nem sei se será bombeiro com essa atitude!!!

Saudações
 
Com foto ou sem foto,o facto aconteceu.
Como já referi em outro post, felizmente o pré-hospitalar começa neste momento a profissionalizar-se, mais uma vez contando com os enfermeiros no principal papel, quer gostem ou não, se querem serviços eficientes tem de ser obrigatóriamente com profissionais e em Portugal o técnico mais bem qualificado é sem duvida o enfermeiro, volto a dizer: Quer gostem quer não.
O voluntariado por mais nobre que seja,hoje em dia já não serve as necessidades do País no que toca á prestação de socorro, quer seja no pré-hospitalar, quer seja em fogos,inundações o que for...
O socorro deve ser todo profissionalizado, só assim noticias como a que dá origem a este tópico deixarão de existir.
A culpa não é do bombeiro,não é do comandante, a culpa é do sistema que está implementado em Portugal, e que agora começa a ser mexido e contrariado.
Agora se me disserem que este sistema é protegido por alguns responsáveis locais de PC, aí sim já posso dizer que existe culpa de alguem ou de vários alguens.
Porque isto ainda tem muita importancia a nivel local, isto de se ser responsavel de um CB é quase como ser Presidente do Benfica, o protagonismo sentido é inebriante...
E quem sofre são mais uma vez as populações...
 
Colega Pirata da Foz:
- está dito e muito bem.
Maiiii nada.
Aquele abraço.
 
Mas permita-me:
- eu preferiria ser presidente daquele que tantos amargos de boca me tem dado, ou seja, o meu (ou nosso) Glorioso.
 
Mas que porra de trabalho faz o enf que 1 qualquer nao faz?fazem o que os medicos mandam dentro do hosp,onde ninguem ve e podem fazer asneira que ninguem sabe...4 anos de formaçao e de ph?nada,zero!!!!tem que ir para os bombeiros,que tanto criticam, para aprender alguma coisinha...depois 30dias de "curso" e ja sao o pilar do ph. Na rua vai ser bonito...Vao olhar para o lado mts vezes...Os enfs no ph,nao sao soluçao valida...sao soluçao barata...o defiçe agradece,e o governo tambem...
 
Solução barata? Ir para os bombeiros aprender?
Amigo, voçê tem injeva, raiva? É daqueles frustrados que não gosta dos enfermeiros e como não tem coragem para lhes dizer na cara, vem para os blogs dizer este tipo de coisas... POis é, porque na rua... biquiho caladinho e sorriso para o sr. enfermeiro!

Amigos, em 10 anos, quer queiram quer não, os enfermeiros serão o princiapl elemento do pré-hospitalar.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Srs Bombeiros! não se metam em guerras que não podem ganhar! Que digam que o que fazem é "por amor à camisola" ainda acredito, agora compararem a vossa competência à dos enfermeiros... Se achas que fazes o que qualquer enfermeiro faz, pede para fazer um voluntariado num qualquer hospital e vê o que realmente fazemos... Diz-me uma coisa... tu(qualquer um que aqui apareça) que és especialista em trauma... explica-me como posicionar uma grávida (doente de trauma) e o porque? Claro que com o atraso que isto tem, podes ir investigar... mas se tiveste de estudar para isto imagina o que não terias de estudar para ser enfermeiro no PH... Vejam se entendem de uma vez... ao fazermos, nem que seja o mínimo que é fazer a formação em trauma que vocês têm, já temos a formação de base no nosso curso(curso base+ formação posteriori em trauma+bases científicas para continuar a entender ainda mais o trauma)... Dediquem-se ao que ainda não há quem façapor vocês... salvar gatinhos de árvores...ok?


Agora quanto ao tema... Eu nem acho que a culpa fosse dos bombeiros pois estes não têm conhecimentos suficientes para avaliar se são ou não capazes de fazerem o transporte em qualidade e segurança... da maneira como esta notícia está exposta, tudo me parece crer incúria, até negligência dos responsáveis do Centro de Saúde(médicos e enfermeiros) pois são esses os únicos competentes para avaliar o doente.
 
É triste constatar ataques tão baixos e promíscuos a uma classe tão nobre como os Enfermeiros. Cada macaco no seu galho e os Srs. Bombeiros sabem aquilo que aprenderam nas suas formações. Caros Srs Bombeiros, antes de se lançarem às chamas deste assunto só vos queria advertir de um aspecto que me parece ser fundamental para tornar este debate salutar: vocês aprendem a agir, nós Enfermeiros aprendemos a Agir (Fazer), Ser e Estar. Não me venha com a conversa de que fazia o mesmo que um de nós, senão eu terei todo o gosto em convidá-lo a ajudar-me nas tarefas que, por exemplo, exerço no serviço actualmente. Vai ser que vai mudar de ideias rapidamente.

Para finalizar, a conversa de "fazer o que o médico manda" só demonstra um desconhecimento tão grande da essência da profissão de Enfermagem que quase o torna inapto para falar da mesma.

Não tente por os pés em cima dos outros que nós certamente não queremos fazer o mesmo. Há que trabalhar em equipe e valorizar o papel de cada um, pois são certamente diferentes mas valiosos no atendimento ao doente urgente.

Bem haja a todos.

Miguel Teixeira
 
Caros colegasm, estamos a falar de quê? Ou com quem?
Vão perdoar, mas nem sequer me vou dar mais ao trabalho de ousar comparar o que quer que seja entre ser Enfermeiro e ser outra coisa...
Para rematar apenas dizer o seguinte:
- a única semelhança que identifico entre ser Enfermeiro e ser bombeiro será, talvez, o espírito de abnegação. Tão e só.

Portanto, é como diz o outro:
- deixa arder que o meu pai é bombeiro.
Siga.
 
Bom ali para o sr magistral estratega das 3:09 AM a gravida é colocada num sistema de imobilização sempre imobilizada devidamente e depois o plano ou maca de vacuo deve ser inclinado para o lado esquerdo por causa da hipotensão supina mas isto meu caro amigo qualquer TAS aprende no curso seja dos bombeiros cruz vermelha ou inem o vulgo TAE que quer dizer tecnico de ambulancia de emergencia e que é o nome da profissão do TAS dentro do quadro do inem e ñ um curso novo como muita gente pensa ou seja os TAE são TAS mas atrabalhar no inem. Mas ja agora garanto-lhe a si que ñ sabe de certeza imobilizar uma bacia correctamente com o material da ambulancia e ñ é uma colocação em maca de vacuo que isso ñ é imobilizar bacia mas pode perguntar a qualquer TAS que de certeza que ele vai ter todo o gosto em lhe ensinar.
E ja agora os Enfermeiros das siv ja começaram a dar barraca á grande um dos vossos colegas do alentejo destas novas viaturas fez deslocar a unica VMER do distrito para o acompanhar no tranporte até ao hospital porque ñ se sentia á vontade com gravidas!!! Espetaculo ñ é quanta gente que precisava de SAV e ñ teve direiro naquelas 3 horas porque o sr enfermeiro ñ se sentia á vontade quando estava la o TAE que tem formação em parto de emergencia mas o sr enfermeiro fez questão que fosse acompanhado de medico de VMER ñ fosse o diabo... Nascer... UM TECNICO SEM DUVIDA ALTAMENTE QUALIFICADO NO PH ESTE SR ENFERMEIRO... De certeza mais um criterio da acompanhamento de VMER Gravidas para parir... assim vale a pena ter estes meios que vão aliviar mais as VMER ...
 
Acho uma piada louca a estes comentários...
Os Bombeiros ,não digamos antes, os Técnicos do pré-hospitalar que fazem um piquete por mês nos corpos de bombeiros, vêem para aqui e quando falam em pré-hospitalar, só sabem falar em trauma...
IRRA,CATANO!!!
Mas será que na vossa zona não existem edemas agudos do pulmão,crises hipertensivas,EAM,ANGOR,etc?
Desculpem já me esquecia, tudo o que atrás referi, voc~es técnicos do pré-hospitalar que fazem um piquete por mês designam de DOENÇA SUBITA, ou seja é uma espécie de abreviatura para carrega e anda...
Não é á toa que já ouvi alguem chamar-vos "segura soros", porque vêem para aqui despejar "postas de pescada" sobre trauma, sobre como imobilizar quando 99% dos técnicos de pré-hospitalar não sabe o que são mecanismos de trauma, não sabe trabalhar por exemplo com uma tala de tracção...
E o mais grave é que quando estam perante uma equipa vmer eles é só sorrisos...Incoerentes é o que vocês são...
E isto quando não fogem das vmer's porque tem medo de fazer figura triste...
É o sistema...
A culpa não é deles...
 
Ainda não consegui perceber qual é a tara de criticar os Enfermeiros que estes Srs. têm. Já não é a primeira, nem segunda e pelos vistos não será a última discussão que vocês começam seja em que sítio da web for. Esta "guerrinha" está mais que vista que não tem sentido e, meus caros, vocês não auferem rigorosamente nada com o discurso que adoptam. Houve em tempos um Homem sábio que disse que "a melhor forma de mostrar inteligência é remeter-se ao silêncio" .
Pensem bem nisto e assumam de uma vez por todas as vossas competências. O que é vosso é vosso, o que é nosso é nosso.
 
Quando vemos fotos do pré-hospitalar, alguém sabe como se diferencia os TAE?

São os gajos que estão a segurar nos soros. Daí a alcunha "segura-soros".
 
Lanço um desafio.
Nesta foto (http://bombeiros-portugal.net/album_page.php?pic_id=1403), quem é o TAE?
 
Olhem lá trolhas...
Segurar um soro também é compatência, se não o fizerem o soro não corre, se não corre a vitima fica sem ele , se fica sem ele não faz sentido terem criado o acesso...conclusão...alguém tem que o fazer, independentemente de quem seja...

Estão a desviar-se do objectivo....as VITIMAS , são mesmo animais vocês!!!
 
Ao anónimo das 6:23. Lá está...fazes mas não sabes porquê(porque é que essa hipotensão acontece). mas quando responderes já terás tido tempo para pesquisar porque se soubesses já o terias dito... isto só para vos provar que nem no que vocês acham que são melhores o são...
Mas isto é como o Mourinho estar a discutir futebol com o Henrique Calisto ou o Ricardo Formosinho... não há paciência para mais discussões deste tipo. Já o disse e reafirmo. Qualquer enfermeiro... mesmo o mais inexperiente... é melhor do que qualquer bombeiro ou TAE se ambos fizerem a mesma formação. Isto é de uma lógica irrefutável que um "gajo" até perde a paciência para este tipo de discussões...

Que usem o argumento de trabalharem por "amor à causa" ainda vá que não vá... agora competência???? Vao mas é aprender a escrever português e só depois entrem em discussões de teor técnico...
 
Caros colegas, mais uma vez pergunto: estamos a falar do quê para quem?
Com o devido respeito mas vamos deixar para os senhores bombeiros aquilo para que eles foram "feitos": apagar fogos e pouco mais. Tudo o resto é chover no molhado.
Over and out, que é como quem diz, resumam-se à vossa condição.
Façam bem aquilo que a sociedade espera de vós: que apaguem os fogos bem e rápido para não acontecerem as vergonhas que todos os anos acontecem. Se no Verão estão muito atrapalhados com os fogos, então aproveitem o Outono e Inverno para cortar a manta morta das florestas, em vez de andarem a fazer não sei o quê...
Áh, e os concursos para aquesição de material para os comandos de bombeiros também é um assunto muito interessante...mas que ficará para outra inervenção.
 
Sr Hugo Roque, os senhores enfermeiros que façam o vosso trabalho dentro dos hospitais e centros de saúde, não deixem morrer os doentes por falta de tratamentos e de limpeza, que façam a medicação dos doentes a tempo e horas como os médicos recomendam, e que deixem de andar a brincar com a saúde dos portugueses.

Já agora, não andem a angariar doentes para os seus lares e clínicas privadas dentro dos hospitais e centros de saúde, deixem de criticar os Bombeiros Portugueses, porque não fossem eles os senhores tinham era os hospitais vazios e as morgues cheias de cadáveres, porque se o povo estivesse a vossa espera estava-mos todos tramados, incluindo os senhores que antes de serem enfermeiros são cidadãos nacionais
 
Ó anónimo das 8:07...és mesmo bombeirito num és???

Nota-se logo pelas labaredas do teu discurso...

PH do futuro não é para vocês...
 
O Futuro deste País em termos de socorro passa pelo INEM e pela GNR...
É a vida...
Infelizmente os bombeiros andam demasiado ocupados com guerras surdas e nem se apercebem que aos poucos vão perdendo terreno...
 
Caro anónimo das 8:07 PM, questionei-me se deveria de dar ao trabalho de lhe responder, mas para que fique de todo descartada a ideia de uma pertença superioridade que não partilho cá vai.
Sou enfermeiro, logo onde quer que exista um enfermo eu estarei lá.
Doentes a morrer nos hospitais por falta de assistência de enfermagem? É mentira, e o Sr. não FAZ A MINIMA IDEIA DO QUE ESCREVE. Mesmo na precaridade, nunca ficaram por prestar cuidados de enfermagem a enfermos que dela precisavam (talvez esse seja o mal). Se existem infortúnios? Infelizmente.
Se critico os bombeiros portugueses? Vai-me desculpar mas tenho mais que fazer, agora já o contrário parece não acontecer (ora faça lá uma análise isenta). Já me viu aquie escrever se os bombeiros deveriam fazer isto ou aquilo para atacar o fogo? Ou se deveriam usar este ou aquele equipamento para o combate aos incêndios? Ou se a linha de comando foi eficiente neste ou naquele incêndio? Não viu, porque não tenho formação para falar sobre o que não sei. Mas posso sempre procurar informação, ler, instruir-me... Mas isso não faz de mim um bombeiro (pelo menos automaticamente).
Já disse aqui que tenho em grande consideração os bombeiros pela sua abnegação e altruísmo. Não espero menos do que isso por parte de um soldaddo da paz.
Agora respeitem se querem ser respeitados, porque meu caro, todos temos telhados de vidro.
Aquele abraço.
 
Mais uma vez com bocas afastamo-nos do assunto que é TAS ñ tem medo e tem formação para assistir um parto de emergencia e enfermeiro super especialisado da siv caga-se todo em frete de uma gravida de termo com contracções de 10 em 10 m que chama por o sr doutor da vmer que tambem so la vai ver e volta para traz na vmer
 
lololol. donde aparecem estes "tipos"? Sem coment�rios... Vou fazer o mesmo que fa�o quando passo por um insecto... ignoro ou enxoto...

Vai mas � dormir pr� quartel que � o que sabes fazer melhor
 
Ó palhaço magistral todos os TAS sendo bombeiro ou ñ e eu ñ o sou sabem que a hipotensão supina se da devido ao peso do feto mas ñ é preciso grandes coisas para evitar isso basta empurrar a barriga um pouco para a esquerda da mãe e a corrente sanguinea se faz sem problemas e continuo á espera que me respondas como imobilizas correctamente uma bacia mas ñ te assustes em ñ saberes porque a maior parte que vem aqui tambem ñ sabe mas ñ te esqueças qualquer TAS sabe e tem gosto em ensinar a qualquer enfermeiro, alias que é o que se verifica são os TA que formam os enfermeiros e medicos em curso de VMER por isso era so mais uma coisa a ensinar.
E ñ vale a pena baterem com a cabeça~na parede e chamarem-me mentiroso basta serem humildes e fazerem uma visita a qualquer centro de formação do inem em qualquer ponto do país. E quanto á tala de tracção ñ tem ciencia e todas tem la as intruções e é do mais basico que ha mas os enfermeiros todos das SIV tambem ñ sabiam foram os TAS que lhes ensinaram o que tambem ñ é raro porque até o suporte basico de vida eles ñ sabiam por isso ñ fiquei nada admirado... AH E A TALA DE TRACÇÃO EM EMERGENCIA PRATICAMENTE Ñ É USADA E SABES PORQUÊ? dIZEM QUE Ñ É VIAVEL PORQUE UMA VEZ COLOCADA SO DEVE SER RETIRADA NO BLOCO E OS HOSPITAIS Ñ TEM LA PARA TROCA... ou sujeres tu como protector dos enfermos fazer sofrer mais os teu enfermos cada vez que te lembas de ir ao wc e trocares a tala??? e ja agora tracção do membro colocação da tala ajustar em tamanho apertar da raiz do membro para a extremidade confirmar a tracção e confirmar presença de circulação ter atenção á coloração e temperatura do membro isto é basico em qualquer TA alias até os bombeiritos que so tem o TAT de 35 horas sabem isto... e sabem tambem fazer SBV correctamente o que é raro qualquer enfermeiro saber executar o protocolo na totalidade sem falhas so para teres uma ideia nos pedidos de ajuda obrigatorios chubam 80% dos formandos nos cursos de VMER...tem de repetir cenario...
 
Meeu caro anónimo das 9:57 AM, não serei a pessoa mais indicada para falar sobre a formação no INEM, mas tenho dados suficientes para lhe dizer que NÃO É ASSIM como refere. E sabe porquê? Porque tenho amigos pessoais que para além de exercerem no INEM, são FORMADORES no INEM, com experiência INTERNACIONAL, nomeadamente em cataclismos (terramoto na Turquia, por exemplo), guerra biológica, etc., etc..
Quanto ao SBV, estimado anónimo estou perfeitamene à vontade para lhe dizer que 98% do recém-licenciados em enfermagem sabem executar as manobras. Meu caro, não vá por aí.
Quanto ao resto do seu comentário, confesso que me perco um pouco com o que escreve ou pretende escrever.
 
Acesso venoso ate 1 trolha o consegue...nao sou e tinha nojo de o ser,enfermeiro,e ja o fiz milhares de vezes...tudo o que o enfermeiro faz sao meras tecnicas,ate 1 macaco por imitaçao o fazia...sao mesmo frustados...
 
Anónimo das 9:57 : continuas sem me responder o porquê de o peso do feto(mais o do útero, placenta, líquido amniótico, sabes o que isso é não sabes?lolol) poder provocar a hipotensão... mas não te canses mais porque estou a ver que nem em 20 posts chegas lá... mas também não te vou dizer... pode ser que contribua mais um bocadinho para a tua cultura e tu assim vais pesquisar mais umas coisas para vires para aqui dizeres que já podes fazer isso tudo porque leste na Internet e tal. Também não te vou dizer como estabilizas correctamente uma bacia com os meios que tens no pré-hospitalar porque a bacia estabiliza-se com a Coluna e os fémures...lolol... agora as fracturas da bacia isso já é outra coisa... mas mais uma vez não te vou ensinar... segue o meu conselho anterior... e da próxima vez antes de estabilizares correctamente a bacia vê se não a agravas ao executar as técnicas de palpação e verificação de fracturas da bacia para os doentes não chegarem ao SU em choque porque um pseudo profissional do PH se lembrou de fazer algo que leu uma vez num livro ou viu um enfermeiro e/ou médico a fazer... com isto quero dizer... deixem para quem realmente sabe e não se armem em heróis... se se querem armar em heróis não vão estudar... sabes porquê? Porque quem sabe o que está a fazer sabe os riscos e portanto tem "medo", sabes que o "medo" é bom pois permite-nos ser cautelosos e ponderados... A saúde é algo de demasiado importante e comportando tantos riscos daí que se necessite de "alguns estudos" para se poder prestar cuidados...

Confesso que tenho alguma dificuldade em perceber como pudeste passar no SBV... porque a escrever dessa maneira a tua compreensão do Português escrito não deve ser melhor... daí a minha relutância em aceitar que conseguisses ler sequer os manuais que te deram para estudar...

Ah! E podias ser bem educado e não me insultares... Eu como sinal de superioridade em relação a ti não o faço. E para me ensinar o quer que seja tenho sempre um enfermeiro suficientemente competente que o faça e se ele não souber duvido que tu o saibas...

Agora vou dedicar-me ao que é realmente importante... falar com os meus semelhantes...os meus colegas enfermeiros... esses sim sabem do que estão a falar.

Caro Doutorenfermeiro (em tom de brincadeira é claro)... Devia ser proibido energúmenos poderem andar por aqui a meter-se em assuntos que não lhes competem... A enfermagem só aos enfermeiros diz respeito.
 
ao anónimo das 11:57(podiam ao menos diferenciar-se entre anónimo 1, 2, 3, 4 e por aí adiante, ou melhor ainda, criar um pseudónimo, não custa assim tanto...)
Verdade... até um trolha consegue... aliás... é verdade que não é preciso ter a instrução primária para ter a sua profissão?é que para enfermeiro é preciso concluir uma licenciatura... e veja-se lá... precisam de um curso superior para nos instruirem a puncionar... já se perguntou se é só isso? É preciso ser mesmo muito limitado(com isto quero dizer deficiência mental severa) para dizer uma coisa dessas. Faça assim...vá para o curso de Enfermagem e depois diga-me... vai abrir-se um mundo totalmente diferente à sua frente. Ah e já agora aposto que até sabe avaliar os resultados do hemograma e instituir fluidoterapia em função do ionograma não? lolol

Sabe qual a percentagem do nosso curso que é dispensada às "técnicas"? menos de 5 % do curso... isto de discutir com iletrados...
 
Pra ti magistral eu sou TAS ha mais de 15 anos tenho PHTLS, ATLS e sou formador de TAT,TAS,PHTLS,SBV,DAE e SAV imagina tu!! Trabalho no inem e sou bombeiro voluntario mas ñ sou enfermeiro.Palhaços como tu sendo enfermeiros ou TA's que tambem andam ai com muita mania e por isso é que isto está como está, por mim se ñ sabem ñ passam ponto final ñ fecho os olhos para passarem e andarem por ai todos manientos a pensarem que sabem tudo.Uns porque fizeram um curso de vmer de um mês que se calhar até fui eu que formei ou então señ formei fui um dos que elaborou o manual outros que nunca viram uma ambulancia na vida e fazem um curso de 4 semanas e pensam que são os paramedicos cà da zona e esqueçem-se 210h é um curso basico na alemanha... Por isto tudo ñ sejas maniento os enfermeiros ñ são os supra sumo da batata ñ digas asneiras em todo o lado ha pessoas que sabem estar no seu lugar e ultrapassa-lo quando é preciso e quando ñ o é limitarem-se a ficar no seu lugar e isto tanto serve para TAS como enfermeiro. Em relação as tecnicas que falaste provavelmente sei mais disso a dormir do que tu acordado mas é verdade mas tambem tens razão em dizer que ha ai TAS que ñ entendem um boi disto mas isso ñ te dá o direito de generalizeres a classe. A questão é que foram buscar enfermeiros porque ficam mais baratos ao estado e agora até estão a ser despedidos aproveitam e pagam o mesmo que aos TAE. Para o sr HUGO ROQUE veja as noticias de hoje as SIV centro e norte segundo o presidente do inem , (e ñ estou a inventar nada) so vão começar para o natal e sabem porquê? Porque 85% dos enfermeiros e FUTUROS TAE chubaram nos cursos seja de siv seja de condução... E ja agora se entenderes o que escrevo entendes se ñ entenderes caga nisso tambem ñ gosto de palhaços como tu por isso mais uma vez caga nisso vai lavar cu que nisso sim tu es especialista. So tenho pena é de ñ te apanham num dos meus cursos pra te expremer até ao tutano que baixavas logo a crista.E caro magistral ñ sonhes alto sê humilde que é o melhor atributo para quem faz PH, porque se o fores serás um grande tecnico de PH.
 
"os enfermeiros ñ são os supra sumo da batata"

"ha ai TAS que ñ entendem um boi disto mas isso ñ te dá o direito de generalizeres a classe"

Caro anónimo das 2h13,

o sr. também não está no direito de generalizar a classe de enfermagem.
Tal como o sr. referiu:

"sê humilde que é o melhor atributo para quem faz PH, porque se o fores serás um grande tecnico de PH."

Como já referi em post's anteriores, além de enfermeiro, sou TAS e bombeiro. Parece-me muito mal passarem tanto tempo a agredirem-se verbalmente, quando poderiam passar esse mesmo tempo a discutir assuntos mais produtivos e interessantes...

Ninguém é detentor de todo o conhecimento, mesmo tendo um excelente curriculo. Não duvido que o Sr. saiba algo que eu não saiba, mas com certeza que também eu saberei algo que o Sr. não sabe. Em PH, como sabe, trabalha-se em equipa, porque só assim poderemos zelar pelo bem da vítima.

Agora se querem passar o tempo a fazer perguntas uns aos outros a ver quem leva o prémio no final...concorram a um programa televisivo...têm muito mais audiência e podem ter protagonismo!!


Quando o Sr. precisar um dia que "lhe lavem alguma parte mais intima" porque o Sr. não consegue...deverá nessa altura verificar que a única classe que estará presente será enfermagem...e acredite que lhes dará o valor devido porque é o mínimo que lhe podem fazer...

Saudações
 
ANÓNIMO DAS 2.13.
O SENHOR ESTÁ A MENTIR!!!
NÃO EXISTEM FORMADORES DE DAE, QUE NÃO SEJAM ENFERMEIROS.
E MUITO MENOS DE SAV.
O senhor quando começar com as suas bacoradas, lembre-se que existem pessoas que usam estes espaço com competencias adquiridas e que conhecem o meio, e EU CONHEÇO, portanto meu amigo veja lá o que diz porque é mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo!!!
 
ao das 2:13... Que chorrilho de bacoradas... és um gajo muito baixo tenho a dizer-te... tanto insulto... se fosse da tua categoria iria responder-te na mesma moeda mas como não sou faço o mesmo que faço a uma mosca enxoto-a ou dou-lhe com o mata-moscas. Que inveja tens tu dos enfermeiros... fogo até assusta!
 
Para o "anónimo das 2:13 PM"

Estudasses!
 
Óh rapazola das 2:13 PM, vou colocar de parte a minha formação cívica/académica para responder à tua prosa. Ainda assim tentarei manter o nível exigido.

Então dizes tu para eu "defecar" sobre o assunto? Não é só sobre o assunto que eu vou defecar. É em ti mesmo.
Tu não és formador TAT,TAS,PHTLS,tal tal, tal. Tu és FPI, CPC, CS e mais umas quantas que agora não interessam.
Mas olha que não estou a ser mal educado. Sabes porquê (que raio de pergunta - claro que não)? Porque para o ser teria que te mandar para o CARA...mulo. Pois é.
Mas como não tens a mínima capacidade de orientação, já sabes como é:
- pior que um rapaz bêbado, só mesmo outro SEMPRE alcoolizado, que é, claramente o teu caso.

E olha, para eu ser o palhaço tu terás de ser o FANTOCHE ou marioneta. Por isso, bem vindo ao circo.

E segue o conselho do caro anónimo das 10:08 PM:
- ESTUDASSES.

Skipe!
 
"Quanto ao SBV, estimado anónimo estou perfeitamene à vontade para lhe dizer que 98% do recém-licenciados em enfermagem sabem executar as manobras. Meu caro, não vá por aí."

Ó SR HUGO ROQUE...DEVE ESTAR A GOZAR COMIGO...NÃO ?????

98% ???

É MENTIRA...E EU PROVO!!!
 
Isto por aqui é só iluminados...
 
O que eu posso provar é que 90% dos médicos não sabe... e curiosamente os TAE não os criticam!!! Porque será?
 
Mais uma vez ó anónimo que tão "cordialmente" me tratas? No ATLS e SAV eras o que ? o manequim? lolol
 
Amigos opinadores,
Vejam o que a Ordem dos Enfermeiros tem de clarificar e regulamentar, quando tiver uma direcção encabeçada por quem saiba distinguir o que é um bombeiro curandeiro e um enfermeiro.
A culpa de toda esta salgalhada dos bombeiros, que confundem o"do mal o menos", ou "já que não há melhor"... temos de nos remediar com o que temos...
Outra coisa bem diferente é criar as condições para que o transporte de sinistrados, doentes graves e grávidas sejam mobilizados com a responsabilidade e dignidade que os humanos merecem.
E isso só os Enfermeiros sabem fazer, porque são as pessoas formadas para isso.
Aliás, se tivessemos um ministro da saúde que tivesse aqueles coisos no sítio, tinha criado um serviço de emergência em condições e não às pinguinhas, com medo dos bombeiros que pretendem um ganchozito, na prática ilegal de enfermagem.
A Ordem dos Enfermeiros foi feita para garantir à população
que a serve com profissionais idóneos, que assumem as suas resoponsabiidades e não por amadores ignaros, que podem ter muito boas intenções, mas destas está o inferno cheio, por serem feios, porcos e maus.
 
Assim é que é, Meu.
Não deixem que os bombeiros façam o que não sabemm ne podem saber.
Que vão tirar cursos de enfermagem ou de médicos, para não serem tão arrogantes e ignorantes a falarem de coisas tão sérias.
De facto quando havia escassês de meios, tolerava-se esse tipo de ajuda. Hoje é imperdoável para quem é responsável por organizar um serviço de socorro e não o faça por medo da língua de meia dúzia de bombeiros.
Bombeiro é o que leva a bomba (a motobomba) para apagar o incêndio.
Usá-los para além disto, é crime por omissão de fazer o que deve ser feito.
 
Estimado Legionnaire,
O seu contibuto foi de facto brilhante, diria um verdadeiro comentário "iluminado". Bem haja por nos ajudar a manter a "estatística".
Já agora como o pode provar? É enfermeiro? É professor de Enfermagem?

Mas posso provar o que disse, e sabe porquê? Porque para além da formação base no curso de Enfermagem (mobilização de doentes sózinho, em bloco, etc), todos, ou quase todos do meu curso, fizeram no último ano (4º ano) o curso de SBV na Cruz Vermelha (outros noutro departamento de formação). E quer mais um facto?
Sabe quem era o formador? Pois é.
E sabe quem eram os formandos? Alunos de Enfermagem e de Medicina.
Pois é meu caro. Um problema...
 
Vou deixar um alerta pata os Limpas Cus

Os senhores são assim tão bons, porque é que erram tão facilmente?
Ainda hoje foi chamado ao um centro de saúde, onde dois enfermeiros perante uma situação de PCR faziam o seguinte, um com o manual de socorrismo na mão dizia a outro o que devia fazer, foi triste de ver, nem souberam fazer uma chamada de socorro, quanto mais RCP.

Ainda querem ir para o terreno brincar as emergências?
Tenham dó,
 
Eh pá, nem uma criança acredita nessa mentira!
Isso denota inveja!
 
Srs. Enfermeiros,
Não cantem de galo, porque o que é uma coisa hoje, amanhã deixa de o ser.
Escrevo, com conhecimento de causa!... "Falem" baixinho, e acima de tudo, sejam muito humildes!
Cumprimentos
 
Não há paciência... Não há mesmo!!!! Mas que é isto?
Sabes porque é que não saão humilhados cada vez que chegam a um SU levando um doente de Trauma (que são os únicos de que falam como se o PH fosse só isso)indevidamente imobilizado, porque vos olhamos com a condescendência típica de quem diz:

Perdoa-lhes senhor porque não sabem o que fazem!

... Se querem ser olhados com respeito sejam humildes... e se querem ser reconhecidos... reconheçam que têm limitações!!!! Por isso é que existem os enfermeiros...

Em relação aos enfermeiros do C. Saúde vai lá perguntar-lhes sobre Cuidados de Sáude Primários, se fores a um enfermeiro de uma Oftalomologia pergunta-lhe sobre cuidados após uma Cirurgia às cataratas, se fores a um de uma Cirurgia Cardiotorácica pergunta-lhes sobre CEC(nem vos vou dizer o que é para perceberem o quão ignorantes são)e se forem levar um doente a uma Sala de Emergência perguntem-lhes sobre Trauma e metam-se dentro de um bolso ok????

Cada macaco no seu galho não é? então metam-se com quem está na "vossa área"...

Saudações cordiais...
 
Ao outro anónimo que escreveu uma ESTÓRIA sobre enfermeiros a ler anuais e não sei quê:
- meu caro para o enredo ser fabuloso só falta acrescentar que os mesmo chamaram os tae, tat, tic, tachus, o que quiserem, para fazerem a chamada, uma vez que eles tinham as mãos ocupadas e a mente ofuscada ao tentarem decifrar um daqueles livros que só os bombeiros têm acesso (nem o INEM) para tentar aplicar uma daquelas técnicas que só eles sabem. Rapidamente chegaram à conclusão que tinham o doente a morrer, pelo que o livro teria que ficar para posterior leitura, em género de romance.

E ao outro que fala em humildade:
reveja-se nas suas próprias palavras, meu "humilde" concidadão.
 
Correcção:
- onde está anuais, deverá ser lido manuais;
- onde está "tachus", deverá ser lido como está (tacho é outra coisa)
 
Os enfermeiros vivem num mundo de ilusões, em relação a situação descrita anteriormente sobre a actuação dos enfermeiros de um centro de saúde perante uma situação de PCR, não é das piores, esses ainda tentavam fazer alguma coisa, mas muitos simplesmente nada fazem, ligam 112 ou para os bombeiros e ficam calmos e serenos a espera da ambulância a olhar para o doente.

A única preocupação deles é tirar o doente do local o mais rápido possível, porque dá má imagem ao lar ou ao centro de saúde, muitas das vezes tentam impor a execução do SBV no local, dizendo, estão a perder tempo levem o doente para a ambulância, claro o pior vem depois.

Não quer dizer que todos os enfermeiros são leigos, mas a grande maioria é, principalmente na área do Pré-Hospitalar
 
"Não quer dizer que todos os enfermeiros são leigos, mas a grande maioria é, principalmente na área do Pré-Hospitalar"

Mas porque carga de água só se fala do enfermeiro?
Não quero com isto ilibar-nos das responsabibilidades mas parece que quando há algo de mal é culpa do enfermeiro... Acaso é este o único profissional do centro de ´saúde ou lar? Mas que facciocismo é este?

É normal que sejam leigos se não lidam com o PH mas a partir do momento que lidam, ou têm formação como que lhe quisermos chamar... são profissionais diferenciados que não é qualquer "artista" de tuta e meia que vem aqui pôr em causa.

E para ti anónimo das 11:38(será que não têm imaginação para inventar um nickname?) Essa situação que descreves... Diz-me lá... esse centro de saúde estava sem médico?(ai meu deus!!!! onde é que ele estaria...)
Ter-se-á este demitido dessa responsabilidade(afinal os enfermeiros ao menos assumiram, mesmo não estando devidamente capacitados) ?
E se estava...qual o papel dele neste caso?

Afinal não são só os enfermeiros que "fogem com o rabo à seringa"?

E isto, sem nos demitirmos das nossas responsabilidades(nós, os enfermeiros) só serve para demonstrar que isto de ter inimigos em toda a parte só deve servir para nos unirmos(ai que linda utopia! mas tem mesmo de ser assim), porque toda a gente se acha capaz de assumir o nosso papel, mas nenhum está à altura... porquê? Porque é preciso mais que isso... é preciso ser enfermeiro para perceber e entender...
 
Bom Sou enfermeiro e com muito orgulho ... trabalho em urgência hospitalar há 15 anos, faço VMER há cerca de 1 ano ...

E ... ainda não percebi o que está em causa aqui !!

Srs Bombeiros ... Srs enfermeiros ... Srs Médicos ... Têm de trabalhar em EQUIPA, mais nada ... Ninguem é melhor que o outro, ninguém sabe mais do que o primeiro todos sabem da sua área de competência mais do que o anterior .. vou dar um pequeno exemplo de uma situação:

Acidente com carro pesado de transporte de materiais perigosos ... vitima encarcerada com trauma toraccico + pneumotorax


Reparem que esta situação e penso que não será necessário fazer um boneco para todos perceberem o quão importante é o trabalho de equipa ... o Motorista MORRE ... CAPUT .. VAI-SE ... se falhar algum deste elementos


Tenham calma e respeitem-se uns aos outros ... nada é pior para um doente do que aqui está escrito ... a desavença entre pessoas que se deveriam compreender e não ofender mutuamente ...

Um pouco de Paz especialmente nesta quadra que está já aí

Feliz Natal a todos os Bombeiros .. Enfermeiros e Médicos que à chuva, ao frio, ao vento, ao calor e a tudo ... dão o seu melhor para o bem estar de alguem que precisa deles
 
[url=http://levitranowdirect.com/#mouoa]buy levitra online[/url] - levitra 40 mg , http://levitranowdirect.com/#hmbtj cheap generic levitra
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!