sábado, outubro 20, 2007

Vergonha na cara!



Fiquei estupefacto com os últimos acontecimentos relacionados com a nossa bastonária! Após anos de imobilidade, incapacidade e inércia, a Enf. Maria Augusta de Sousa vem agora, numa estratégia ridiculamente demagógica tentar fazer campanha eleitoral (uma autêntica e desesperada caça ao voto)!
À semelhança dos políticos e autarcas que guardam o pouco que fizeram durante os seus mandatos, para mostrar ou inaugurar no período eleitoral (precaução contra a “síndrome das memórias curtas”), a Enf. Maria Augusta de Sousa também o fez, mas com uma diferença significativa: veio para a praça pública lançar a discussão (e tentar mostrar preocupação?) sobre algo que já é velhinho para todos nós, mas só agora (coincidência?) é que a Ordem se dignou a mostrar a sua “inquietação”.
O que a bastonária disse nos ecrãs de televisão, já todos nós sabemos, o governo sabe, a própria Ordem sabe, mas…. guardou a sua (expressão de) indignação para o período de eleições!
Ficou-lhe mal! Fica com uma imagem ridícula, de quem chega em último lugar aos problemas, de quem está desfasada (por um bom período de anos) dos acontecimentos! (nem sequer inteligência demonstra num período destes…)

Encontrei noutro blog, um comentário que é sintomático, e demonstra que nem todos sofrem de “encurtamento de memória”:
“Pensar que a Enfermagem está de boa saúde e enganar todos os enfermeiros, não acredito que esta senhora bastonária seja a imagem da Enfermagem do futuro. Não podemos ter como nosso líder alguém que teima em não definir o acto de enfermagem, alguém que continua a acreditar que é com muitos enfermeiros que se prestam bons cuidados, alguém que aplaude em pé o actual ministro da saúde tornando-se num tipo de D.Quixote que vivia num mundo de fantasia tendo como seu aliado (restantes membros da Ordem) o seu sempre fiel Sancho Pança, alguém que humilha os enfermeiros que ganham cêntimos e são obrigados a pagar euros a uma ordem, alguém que não percebe que o corporativismo defende e também ataca, alguém que não se importa de comprar a vacina e deixa-la ser administrada pelo "Zé" da farmácia, alguém que pune o enfermeiro porque trabalha sem condições só porque se esqueceu que a ética é o segundo nome da bastonária, alguém que é a principal aliada das escolas de enfermagem (aqui o corporativismo já funciona e o resultado é visível doa a quem doer), alguém que prefere não definir um valor mínimo para contratar 1 enfermeiro e punir aqueles que não cumpram esses requisito, finalizo porque teria ainda mais algumas coisas para dizer mas só queria perguntar a todos os enfermeiros estão satisfeitos com a profissão?”
a
Pergunto-me: será que esta bastonária não tem vergonha na cara..., ou é a cara da vergonha?

Comments:
E algo que me deixa ainda mais "desencantado" com a Srº. Bastonária é o facto desta estar a usar "sub-repticiamente" o cargo que ocupa para promover a sua campanha eleitoral envolta duma "pseudo-agenda" formal e institucional.
Creio que não está correcto.
Continuarei atento a ambas as campanhas...
 
Realmente é uma vergonha e um escândalo que a actual Bastonária e a sua equipa se esteja a aproveitar do seu cargo para que nesta fase (estranha esta agenda!!!), e dentro das actividades que vergonhosamente tem vindo a desenvolver, se andar a "fazer passear" de Sul para Norte a visitar instituições de saúde querendo mostrar agora o que nunca demonstrou, dizendo agora que se interessa com os problemas da enfermagem. Como dizem aqui alguns "agora até já tem propostas" sem se terem apercebido do "agora".

Até há muito pouco tempo, curiosamente, até se saber que haveria pelo menos mais uma lista, não me parecia nada interessada com os graves problemas que a enfermagem tem para resolver. Memso quando muitos de nós várias vezes o tentámos. E, para os que estão já a pensar que estou a falar de "cor" digo-vos já que tenho estado presente em algumas AG`s que são um verdadeiro atentado à inteligência de quem não pertence ao grupo dos protegidos e por isso privilegiados. Veja-se que os que se inscrevem já na lista dela são novamente os mesmos (Já estou farto da Sra. prof.ª Lucília Nunes qu a única coisa que sabe fazer é congressos de Ética - já sei ela é uma figura incontornável da enfemagem!!!!)

Esta pré-campanha vergonhosa, não assumida publicamente, é paga com o dinheiro de todos nós sendo claramente desleal para com os futuros candidatos a Bastonários. Julgam eles, que estamos no tempo do comunismo e que andamos todos a dormir.

Como a vergonha já não é nenhuma e parece que tudo começa a valer para esta lista, até estou admirado de não a ver a fazer estes passeios pelos hospitais e centos de saúde, de braço dado com a amiga sindicalista e comunista(quem lá esteve sabe do que falo), a minhota e a ceifeira, tal como o fez em Yokohama (Japão) e que nos envergonhou a todos, pois sabemos o quanto foi motivo de chacota de todos os que por lá andaram. Todos falam nesta história baixinho!!!
Que estranha a altura de se interessar pelos problemas da Enfermagem quando teve vários anos para o fazer e o não fez. Como diz o Doutor Enfermeiro é verdadeiramente vergonhoso o que se está a passar.
 
"Como a vergonha já não é nenhuma e parece que tudo começa a valer para esta lista, até estou admirado de não a ver a fazer estes passeios pelos hospitais e centos de saúde, de braço dado com a amiga sindicalista e comunista(quem lá esteve sabe do que falo), a minhota e a ceifeira, tal como o fez em Yokohama (Japão) e que nos envergonhou a todos, pois sabemos o quanto foi motivo de chacota de todos os que por lá andaram. Todos falam nesta história baixinho!!!
Que estranha a altura de se interessar pelos problemas da Enfermagem quando teve vários anos para o fazer e o não fez. Como diz o Doutor Enfermeiro é verdadeiramente vergonhoso o que se está a passar."

Esteve o Japão?
Não o vi por lá?
Eu estive...
Não sei a que figura triste se refere.
Mas o Enfermeiro Azevedo tb esteve lá e até discursou no Jantar de despedida da comitiva. Havia de ouvi-lo.
Pode perguntar-lhe que figuras tristes foram feitas.
SE se refere a uma foto publicada num BLog (já não sei onde) onde estão os membros da comitiva e tb o Enfermeiro Azevedo, saiba que é habitual os representantes dos países defilarem no fim com trajes tradicionais do seu país. É a isso que se refere. Só pode já que não esteve lá.

Abraços

Joaquim Vasconcelos
 
Por fim a bastonária deve ter-se apercebido de que tem uma classe para representar e para fazer algo em prol da mesma. Pena é que neste caso se verifique a corrupção dos posições: a bastonária lembrou-se agora que necessita da classe que tanto desamparou para suportar os seus desígnios pessoais e preocupa-se em saber o que essa masma classe pode fazer por si.
Na minha opinião vai tarde...
 
Caro Joaquim Vasconcelos... não se preocupe comigo. São apenas posições. E sim, estive lá. E não, não foram todos os países que desfilaram em trajes tradicionais como pretende afirmar para dar uma ideia errada a quem lá não esteve. E, se não me viu, foi porque anda muito distraído. E ainda a pensar que andamos todos distraídos com o que que muitos lá foram fazer... Que eu me lembre (corrija-me por favor) apenas três países o fizeram, sendo que na Europa só o grupo Português o fez. O curioso é que não vi a maior parte dos outros países presentes a terem a mesma atitude. Sabe, os responsáveis destes países preocupam-se com a "figura" que os seus responsáveis fazem interna e externamente ao seu país quando estão em representação dos seus grupos e do seu País.
Por outro lado, e curiosamente o colega ignorou (esqueceu-se) de abordar a questão da "pré-campanha" que a Sra. Bastonária e o seu grupo já iniciaram... a outra parte do meu apontamento. Quer falar sobre isso? Ou já deu de barato? Não faça isso.
Confesso que a parte de que mais gostei e que, acredite, ainda me surpreendeu, apesar de já andar nestas lides há muitos anos, foi a da ceifeira alentejana... Lindo! Claramente representativa da Enfermagem em Portugal... Não, não me revejo em pessoas com as vossas ideias políticas e as vossas posturas... Peço desculpa por isso. Estão, com as vossas ideias seculares, a levar esta maravilhosa profissão para um "beco sem saída" e estão tão convencidos que têm razão que ainda não se conseguiram dar conta do elevado nível de insatisfação que existe na nossa profissão. Estão completamente, cegos, surdos e mudos. Digo, estavam! Sendo que, AGORA, confrontada com uma ou duas novas candidaturas, a recandidata a Bastonária parece querer ouvir quem cá anda: em pré-campanha. Até no discurso já se notam mudanças. (leia-se e confronte-se o que diz agora na sua entrevista ao Jornal e o que disse num passado recente) Começando mais cedo que os outros. Em completa deslealdade com as outras candidaturas. Muito tarde meus amigos pois as pessoas, ao contrário do que pretendem afirmar, não são nada tontas. Que se pode dizer perante estas posturas?
 
A sorte é que já existem poucos "vasconcelos"! A maioria tem os olhos bem abertos!
 
Estive a ler (às vezes leio) e de acordo com o regulamento das eleições publicado no site da Ordem a campanha eleitoral só devia começar (legalmente) dia 20 de Novembro... já leram? Mas soube agora (e pelo que li aqui) que a bastonária já anda em campanha. Isso é possível? E ninguém faz nada? Não é "batota"? Ou sou eu que ainda não aprendi a ler? Estou confuso.
 
Está certíssimo(a) colega.
Por aqui pode deduzir o carácter da nossa bastonária.
Infelizmente desleal...
 
Tudo muito certo e perfeitamente de acordo.
Pena é que só agora alguns enfermeiros estejam a ver o que é vísivel e previsível há muito e desde há muito.
Sosseguem, não tanto. MAS VALE MAIS QUEM DEUS AJUDA DO QUE QUEM MUITO MADRUGA
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!