terça-feira, novembro 06, 2007

274


A segunda fase do acesso ao Ensino Superior abriu 274 vagas para Enfermagem.
À semelhança da primeira fase, nem todas ficaram preenchidas. Abriu uma terceira fase, que aguarda afixação de resultados.

Sintomático?

Comments:
Sintomático de que as escolas não querem perder mercado, isto é estudantes. É importante que as escolas penssem em formação pós-graduada, mestrados e doutoramentos e diminuam o investimento na Licenciatura. Isto Só Depende das Escolas.
 
Também me parece que a Ordem dos Enfermeiros é um bom “bode expiatório”. Quem regula o nº de Licenciado em Enfermagem são as Escolas e a sua Tutela (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), a Ordem regula o exercício da profissão.
 
Mas aqui ninguém acusou a Ordem!
 
Então quem é verdadeiramente o responsável pelo excesso de enfermeiros, uma vez que neste momento em Portugal, e se não alterar-mos o acesso há profissão, ter Licenciatura em Enfermagem é igual a ser Enfermeiro.
 
È sabido o Amor que este governo tem pelo sector privado. Nessa linha, é provável que , face ao numero exagerado de vagas em enfermagem, a tendência será limitar os ingressos ao nível do ensino público em abono dos interesses privados...é uma boa solução, para o estado que diminui os encargos com a formação académica de Enfermeiros e para as escolas privadas, que vêm assegurada a continuidade do negócio. Pena é que a Enfermagem, curso outrora gratuito será cada vez mais um curso pago em que o critério de admissão major será o arcaboiço financeiro dos seus candidatos.
 
A qualidade do ensino em Enfermagem, nas “novas escolas privadas”, se assim as podemos chamar, sem querer ser tendencioso, deixam muito a desejar ao ensino que até há pouco tempo conhecia-mos em Enfermagem, com planos de estudos vergonhosos, docentes suspeitos e rácio estudante – docente, no mínimo questionável, engendrando esquemas para por os Ensinos Clínicos a funcionar, o resultado final não pode ser o mesmo, diferente é, e penso que para o pior, temos de conseguir demonstrar e a triagem que terá de ser feita deverá ser pela qualidade e não outra. Sou defensor do ensino gratuito, nem com estas propinas eu concordo na Licenciatura, melhor, até ao acesso á profissão, a formação depois de ser Enfermeiro, essa sim pode ser comparticipada por quem a frequenta.
 
Será que ninguem vê que que tem interresse no aumento do nº de licenciados são as escolas de "enfermagem" pois têm de garantir o emprego e os salários de licenciados, mestres e doutores aos seu funcionarios com os dinheiros das propinas dos alunos, independentemente da qualidade do ensino. As ordens são entidades corporativistas que devem defender os interesses dos seus membros e não fazer politica comunista com a nossa OE, querendo o aumento do nº de enfermeiros, pois os racios etc e tal dizem que... Ponham os olhos nas outras Ordens e vejam o que elas fizeram em prol da defesa dos seus membros.
 
Doutorenfermeiro vai ser mais difícil descobrir os resultados da 3ª fase visto o concurso ser local. Mas é bom que esta mensagem chegue às escolas. Já não há alunos que alimentem totalmente o número de vagas que existem em enfermagem. LOGO DIMINUAM as vagas, ou seja, voltem a aumentar a qualidade daqueles que ingressam no Ensino Superior.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!