sexta-feira, novembro 09, 2007

"Alunos a mais e locais de estágio a menos"!


Por um lado, devíamos ter eleições todos os dias. Parece que só nesses momentos é que os Enfermeiros e a Enfermagem despertam.
Até que enfim que se começa a admitir que "há alunos a mais e locais de estágio com qualidade a menos"!
Assim não é possível formar Enfermeiros...

Comments:
A paixão com que defende a profissão é no mínimo admirável!
Em toda a minha carreira só conheci um enfermeiro assim: um defensor inigualável (mas com razões para isso) e um profissional ímpar.
Se for quem eu penso, "o limite é o céu"...
Colega doutorenfermeiro, parabéns! E claro, estou (e estarei) sempre de acordo consigo!

Desculpe, mas para todos os que o quiserem conhecer, deixo um link com a sua foto. Desculpe, sei que gosta de preservar o anonimato...

http://img467.imageshack.us/img467/3299/58dc.jpg
 
Não imaginava o doutorenfermeiro assim. Agora é que vou mesmo continuar frequentadora do blog!
 
Apesar de não apoiarmos a mesma candidatura a bastonário/a, uma coisa tenho de lhe reconhecer:
- uma visão acima da média;
- inteligência;
- pertinência em algumas observações;
- um blogue excelente para a enfermagem;
Enquanto enfermeiro, só lhe posso agradecer pelo seu contributo.
 
Só agora que as coisas estão realmente más é que esta notícia vem a lume.. Nós já sentimos isso à pelo menos 3 anos.. Mesmo assim os orgãos competentes continuam a dizer que há falta de enfermeiros! Párem de formar alunos sem compatibilidade para exercer a profissão.. Será que a Bastonária (quase EX) já atingiu!??
 
E agora? Só restam duas alternativas: ou se reduz o número de alunos de Enfermagem ou se aumenta o número de locais de estágio. Como a segunda hipótese é de prossecução difícil e não está sujeita aos desígnios do ensino da Enfermagem, a primeira é a única possibilidade, com o escopo de manter uma qualidade formativa aceitável em enfermagem.
 
A .P. B. imagem apropriadíssima.
Tenho esperança um dia que o doutorenfermeiro chegue a bastonário : )

De facto a sua perspicácia e espírito crítico só beneficiam a saúde da enfermagem. Precisávamos de mais enfermeiros assim e a enfermagem viveria melhores dias. Recebemos ataques de todos os lados. Não podemos vergar-nos.

Desassossego
 
Há enfermeiros a estagiar em prisões, escolas, lares, creches e até instituições de solidariedade social....
Não é a maior PALHAÇADA de todos os tempos?
 
Comment ao comentário anterior...
Se os números nos dizem que existe falta de Enfermeiros, porque é que a Ordem há de dizer o contrário? Se existe desemprego cabe aos CA das Instituições repensarem em qualidade de cuidados versus racios de enfermeiros... mesmo que fosse falso, que existissem enfermeios a mais, não compete à Ordem extinguir ou reduzir o número de vagas no ensino superior ou até mesmo extinguir algumas escolas de idoneidade duvidosa, mas sim ao Ministério da TCES que permite a abertura e proliferação de chafaricas que conferem o grau de licenciado. Não precisam de nomes de escolas pois não?!?....
Cabe também aos enfermeiros do terreno avaliar os níveis de competencia e qualidades das aprendizagens desses estudantes (dessas escolas...) para se manifestarem contra a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dessas escolas.
Há muita coisa ao nosso alcance, mas é sempre mais cómodo optar pela via mais fácil, que é: DIZER MAL!
M. Neves
 
"Se os números nos dizem que existe falta de Enfermeiros"

Curioso. A mim quem me diz que há excesso são os desempregados. Em que é que ficamos?
Não sabe do óbvio? Os numeros europeus são uma fraude (incluem auxiliares de enfermagem)!
 
"Cabe também aos enfermeiros do terreno avaliar os níveis de competencia e qualidades das aprendizagens desses estudantes (dessas escolas...) para se manifestarem contra a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dessas escolas"

O que vai fazer? Bater na tutela? Espancar os directores das escolas?
 
"não compete à Ordem extinguir ou reduzir o número de vagas no ensino superior ou até mesmo extinguir algumas escolas de idoneidade duvidosa"


Pois não, mas dando asas à imaginação podia ajudar.
 
É impossível garantir um bom ensino de enfermagem quando os próprios serviços nao reunem condiçoes que o propenciem. Já assisti de tudo, desde 12 ALUNOS AO MESMO TEMPO NUM TURNO!
Como poderemos oferecer acompanhamento a "n" alunos quando o tempo destinado ao cuidar do doente é escasso? Se é este o caminho a enveredar para formar os próximos enfermeiros... então temo pelo "fim do rumo à excelência".
 
Estes apoiantes da actual ordem não se consciencialização que não podemos olhar para os números. Não podemos formar industrialmente de depois reivindicar lugares! Não será ao contrário?
Argumentos muito estúpidos! Querem lá pôr ESTA ordem?

Há (muitos) riscos no desemprego dos enfermeiros, sabia? Afalta de treino, afastam,ento da teoria e da prática têm repercussões nos cuidados....
 
Pois e cabe à OE comodamente arrecadar as quotinhas. A raia miuda que se dane. são estes os nossos intelectuais? A nossa elite?
Onde está a OE a fiscalizar a qualidade do ensino? Onde está a OE a fazer pressão na tutela para aumentar os ratios de enfermeiros a trabalhar? Não as quotinhas... esses senhores servem a enfermagem tão mal...

Desassossego
 
Esta ordem anda a "suster" as suas crenças de uma forma demagógica. Diz e faz coisas em que não crê, só para tentar angariar votos!
Se forem eleitos continuarão com o mesmo discurso e a mesma postura!
O único e frágil argumento que possuem (rácios europeus), não incomoda os empregadores, mas incomoda-nos a nós!
Fora com esta Ordem!!!!!!!! Não vos quero ver mais a minha frente!
Banalizaram a Enfermagem!!!! Há enfermeiros ao pontapés!!!!!!!
 
Engraçado... a nossa ordem é a única que se preocupa com os rácios! Nunca vi a ordem dos médicos, advogados, arquitectos, economistas, engenheiros, etc..., insistir nos rácios!
Parece-me é que uma profissão que teve uma evolução supreendente... vai ter uma queda surpreendente!
 
Faxi-Papi disse...
Engraçado... a nossa ordem é a única que se preocupa com os rácios! Nunca vi a ordem dos médicos, advogados, arquitectos, economistas, engenheiros, etc..., insistir nos rácios!
Parece-me é que uma profissão que teve uma evolução supreendente... vai ter uma queda surpreendente!

Encontro algumas razões para que isso aconteça, umas imputadas aos dirigentes(dos sindicatos e OE) outras, parece-me, imputadas aos trabalhadores(enfermeiros)

- Ingenuidade(ou alguma maldade: melhor não pensar nesta hipótese) dos dirigentes(da nossa classe) ao reivindicar mais profissionais quando deviam sempre advogar a política de ter menos para poder ter mais poder de decisão.
- Ingenuidade por não pensarem nas consequências desses actos para os seus trabalhadores, claro que sempre sem desdenhar a população-alvo:os nossos utentes.
- Falta de cultura de trabalho de qualidade pela grande maioria dos enfermeiros e passo a explicar: Deveríamos interessar-nos em valorizar mais o nosso trabalho ao fazê-lo da maneira que achamos correcta e com a maior qualidade possível, não nos deixando enveredar por exigências de celeridade na prestação dos NOSSOS cuidados que tantas vezes não se coaduna com qualidade(a pressa é inimiga da perfeição).

- Algum masoquismo da nossa parte ao nos deixarmos manipular por exigências por parte das nossas estruturas dirigentes(institucionais) que diminuem a nossa qualidade de trabalho advogando que é melhor para o doente, um exemplo disso é: "ah e tal tem que se tirar o cateter ao doente X para ele ter alta mais depressa coitadinho que já está aqui há tanto tempo", quando muitas vezes até se estão a fazer coisas mais prioritárias, até porque quem espera 3 horas pode esperar mais 5 minutos(num caso destes como é óbvio).

Vejamos agora o caso de outras classes profissionais como as supracitadas: Alguém já viu um médico a ver mais depressa um doente se achar que está a ultrapassar o seu limite e que pode cometer mais erros?
Alguém já viu um advogado não perder o tempo necessário para elaborar um argumento sólido para defender o seu cliente?
Alguém viu um arquitecto acelerar a realização de um projecto sabendo que poderia estar a não efectuar todos os cálculos necessários para que a obra esteja nas devidas condições?
Alguém já viu um economista a lançar uma previsão sobre um mercado sem ter os dados devidamente estudados?
Ou um engenheiro a executar uma obra mais rapidamente que o que ele acha que é seguro?

Sabem porquê? Porque se preocupam com a qualidade do seu trabalho em primeiro lugar porque sabem as repercussões para si e para a sua população alvo,de uma má prática e porque sabem que é melhor ser criticado por demorar mais do que por fazer as coisas mal. E vocês dirão: Ah mas eu trabalho bem, não cometo erros terapêuticos e tal, mas será que isso chega para se almejar uma maior excelência nos NOSSOS cuidados(de Enfermagem)?
 
Caro Magistral

Os seus apontamentos são... magistrais...
Cem por cento de acordo.
 
preocupado disse...
"Cabe também aos enfermeiros do terreno avaliar os níveis de competencia e qualidades das aprendizagens desses estudantes (dessas escolas...) para se manifestarem contra a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dessas escolas"

O que vai fazer? Bater na tutela? Espancar os directores das escolas?

------------//------------------//-

E que tal dar nota negativa aos estagiários que não apresentam as competencias necessárias nos ensinos clinicos e estágios? Durante o meu curso exigiam muito mais de mim do que actualmente exigimos dos alunos! Já algum de vós apresentou queixa na OE contra alguma escola? Caros, não chega falar mal! Todos temos que fazer algo! Os cargos de dirigentes são importantissimos, mas nós no nosso dia-a-dia como já foi referido temos que nos empenhar. Quando um utente fala mal de um enfermeiro, sabem o que me dá medo? Que possa haver verdade nas reinvindicações do utente! Temos que mudar a opinião publica, mas só o conseguimos se mudarmos a nossa actuação que por vezes só posso definir como triste!
 
...ou seja, o ensino deteora-se rapidamente ninguém faz nada...
 
Embora eu não me identifique com a actual ordem dos Enfermeiros, não posso deixar de estar de acordo com o que diz o anónimo das 12:24.
Infelizmente não temos sido capazes de ser rigorosos quanto baste. Faço também "mia culpa". Farei diferente no futuro. Disso vos garanto.
Mas, e se possível, com pessoas novas, jovens, com mentes abertas.
Para mim os que lá estão já tiveram muito tempo de mostrar o que valem e na minha opinião não o conseguiram. Logo, devem dar o lugar a outros. Daqui a 4 anos aqui estarei na mesma para avaliar. E, se nessa altura pensar o mesmo que hoje penso, vou pedir que venham novamente outros.
Quem assume responsabilidades destas deve apresentar resultados. E estes colegas, até agõra não o conseguiram apresentar. Lamento mas é o que penso.
 
Admiro-me de ver neste Blog tanto Magistral, Estratega e até futuros Bastonários,..., mas todos anónimos,..., ainda não saimos do Sebastianismo!
 
Anónimo da 1:53... deveras surpreendente a sua afirmação... mas qual o seu intuito? e qual a sua moralidade?
 
Esta última foi muito boa de um anónimo que fala em Sebastianismo... hahahahah, saia da penumbra!!
M. Neves

PS- quantos de vós já não estiveram com um aluno de enfermagem francamente MAU e o chumbaram?!... quantos de vós não olharam para esse aluno e se projectaram nele nos vossos tempos de estudante?... e chumbaram-no?... estou bem crente que não...
 
Faxi-Papi disse...
Engraçado... a nossa ordem é a única que se preocupa com os rácios! Nunca vi a ordem dos médicos, advogados, arquitectos, economistas, engenheiros, etc..., insistir nos rácios!

==========

Rácios mais uma vez !Engraçado....

Numa entrevista de 25/10/2007 ao candidato Enfº- Azevedo, pode ler-se :

"O candidato adiantou como principais razões para apresentar esta candidatura “a necessidade urgente de resolver problemas que se têm vindo a agudizar, e de onde se destacam a falta de profissionais para uma prestação eficaz e de qualidade de cuidados de enfermagem, as situações de desemprego que afectam os enfermeiros e a falta de controle e de fiscalização no que se refere ao ensino da enfermagem”.


www.qi.com.pt/engine.php?id=1
 
Os rácios do Azevedo referem-se ao facto de colcocar os enfermeiros no desemprego a trablhar e não formar mais.....
 
Pois... há sempre forma de virar o bico ao prego !
 
Bico ao prego? Isso é o que faz a maria augusta, não é?
 
"O candidato adiantou como principais razões para apresentar esta candidatura “a necessidade urgente de resolver problemas que se têm vindo a agudizar, e de onde se destacam a falta de profissionais para uma prestação eficaz e de qualidade de cuidados de enfermagem, as situações de desemprego que afectam os enfermeiros e a falta de controle e de fiscalização no que se refere ao ensino da enfermagem”.


O Enfº Azevedo a dizer que faltam enfermeiros, quem diria!
O Enfº Azevedo vai controlar e fiscalizar o ensino de enfermagem, sr. doutorenfermeiro e esta!, explique lá a esse senhor que a Ordem dos Enfermeiros não pode fazer isso, mas se for para vir com essa conversa manhosa a dizer que se calhar até pode, então leia o que já escreveu e publicou sobre a "Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior".
 
Os Magistrais, Estrategas e futuros Bastonários, os lideres é que se devem identificar, eu sou um simples enf.º
 
Os rácios do Azevedo referem-se ao facto de colcocar os enfermeiros no desemprego a trablhar e não formar mais.....
Se isto é piada, eu riu, mas se fala a sério, eu choro,..., por quem possa acreditar em tamanho disparate.
 
A ordem dos médicos fiscaliza e opina. Porque não pode a OE fazer isso?
Não seja passivo... há sempre uma forma de...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!