segunda-feira, novembro 26, 2007

Onde está a "nova" carreira de Enfermagem?


De acordo com as promessas do Ministério da Saúde para a aguardada negociação da carreira de Enfermagem, neste momento, esse processo negocial deveria estar na sua fase final. O objectivo era que a nova carreira entrasse em vigor a 1 de Janeiro de 2008. No entanto, o silêncio que rodeia esta questão é grande, e os colegas provavelmente já se aperceberam que ainda "não é desta" ...

Porquê?

Segundo o SEP, "as iniciativas de luta protagonizadas pelos trabalhadores da administração pública, permitiram que o governo não levasse tão longe os seus objectivos", pelo que o diploma que servia de base à referida negociação irá ser reapreciado e reproposto "razão pela qual, à partida, não entrará em vigor em Janeiro de 2008".

O que significa este atraso?

"Esta alteração que poderá significar o atraso no início da negociação da carreira de Enfermagem e apesar deste contratempo, deverá ser avaliado por todos nós como mais uma vitória contra a prepotência deste governo mas, principalmente, como a possibilidade do início do processo negocial específico da carreira acontecer em condições mais favoráveis, decorrente das alterações que possam vir a ser introduzidas na proposta de lei".

Entretanto, a proposta de lei já foi aprovada na Assembleia da República, tendo sido introduzidas cerca de 60 alterações à proposta original.

Vamos continuar a acreditar e a lutar pela justiça para os Enfermeiros.

Comments:
Quem e que vai lutar, o dr. que se diz enfermeiro???

É que para lutar tem que dar a cara. Ora o SEP já falou e o seu apoiante o que disse?

Nada, engraçado saber que o Presidente do sen, nada tem para dizer e que a primeira noticia sobre a carreira saia dos "seus opositores", ou seja do sep.

Alguém que diz que fez muito pela profissão, nada tem a dizer sobre a profissão sendo que eram os Sindicatos que deveriam ter negociado a profissão e carreira. O problema de enfermagem é que nos lugares de decisão tivemos pessoas antigas em que o azevedo mesmo a maria augusta se incluem. É necessário renovação, vejo que houve na enfª maria augusta, mas do enf azevedo desconheço as pessoas, quem são ? Porque se esconde e porque esconde o seu apoio as listas regionais, que por terem medo de serem prejudicadas parecem renegam tal qual figura biblica o seu mentor.Isto eu vi isto eu perguntei.

João Lacerda
 
parabéns por este tema... pela primeira vez conseguiu redigir umas quantas linhas sem dizer mal da Ordem dos Enfermeiros.
Muitos Parabéns. Força!

M. Neves
 
Colegas, espero que ao menos neste assunto, possamos por de parte as nossas opiniões e unir-mo-nos!!!!
 
Caros,

Aguardemos pelas acções e reacções do Sr. Enfº Azevedo...
Pois, não há nenhumas!!!
Como sempre!
A resposta seria algo como:
"Quer uma carreira decente? Vá pra filandia!"

RC
 
Então caríssimos? Não são voçês que dizem que às aguas da OE e sindicatos não se misturam....
de qq forma defendo a opinião do garcia, nesta situação temos que nos unir todos "à finlandesa"!
 
É verdade, não se devem misturar as coisas... Mas isto é válido em todas as situações !!!

E por isso , relativamnete à carrira de enfermagem, neste momento não pergunto nada ao sr.EA. Mas gostaria muito de saber, qual a posição do SEN. O sr. EA saíu mas ficou lá uma direcçao...

Eu até nem concordo com muitas posições do SEP, mas pelo menos vai dizendo alguma coisa mesmo que eu não concorde com ela. O SEN, já há imeeeennnnso tempo que nada diz sobre o assunto !!!
 
Todos falam em se unir e bla bla bla, mas basta ver cada comentário aqui que isso nunca será possível. Ora porque uns são duns sindicatos, ora outros são desta cor e outros doutra...
Sinceramente não percebo... Mas vamos-nos lá entender: Vocês lutam por uma carreira de Enfermagem melhor ou por um maior dominio deste ou daquele sindicato?! E sim, tanto os sindicatos como a Ordem deveriam unir-se no debate deste assunto... Mas pronto, é quem mais puxa a brasa para a sua sardinha...
 
Eu já disse e repito é hora de darmos todos as mãos. Quanto aos sindicatos devem dar apoio à Classe esteja onde estiverem são sindicatos de enfermeiros para enfermeiros. Unam-se sindicatos e procurem em conjunto as melhores soluções para a classe.Só assim têm razão de existir....Para quando uma carreira de enfermagem pensada pelos sindicatos de enfermagem , de forma séria ? para quando comunicados conjuntos dos sindicatos ? Façam uma frente comum para a luta.Estamos à espera. mas sejam rápidos pois o tempo urge...
 
Dei de caras com este "Blogue" quase que por sorte ... pois é, andava por aqui a navegar e pimba !! lá apareceu este cantinho muito bem estruturado que estou a começar a gostar ...

Aparecem por aqui, no entanto, alguns comentários, que sinseramente, roçam a má educação e a falta de respeito ... mas até para esses esta casa tem lugar ... se eu manda-se não punham cá os pés isso era uma garantia ...

Tem este espaço, para mim, um defeito ... estar nesta altura muito virado para a candidatura de membro .. mas também ninguem é perfeito ... concordo que se o seu "administrador" está a apoiar uma lista se sirva de sua casa, para a divulgação .. não concordo é com a campanha eleitoral neste tipo de espaços ... mas como disse atráz ninguem é perfeito .


A polémica da carreira .. enfim, está como por aqui alguem disse "a enfermagem faleceu ontem às (...)" poderá até nem ter falecido ... mas muribunda .. isso é outra coisa. Pois, ainda há quem acredite na coisa, ainda se preocupe com a coisa, que ainda faça algma coisa pelo coisa ... Este espaço até poderá demonstrar isso mesmo.

Mas a carreira está condenada a ficar na gaveta até por mais 2 anos .. altura em que a avalanche de alunos de formar e entulhar o já saturado mercado de trabalho. Com isto o governo espera que com o aumento da mão de obra baixe e muito o poder reeinvindicativo de uma profissão que tinha tudo para ser FORTE e que passará a ter demasiados intervenientes para se chegar a alguma conclusão.

Lamneto a desunião que nos afecta a todos ... o nosso "umbigo" está demasiado perto do nossa vista para que se vêja mais um pouco ao longe ... se eu estou bem para quê interferir ?

Veja-se o caso da Filândia

"
Doentes finlandeses começaram a ser enviados para a Suécia devido a ameaça de paralisação dos hospitais

A Finlândia começou a enviar doentes para a Suécia devido a um conflito social que ameaça parar, a partir da próxima segunda-feira, os hospitais, revelou fonte hospitalar.

tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
Duas mulheres com gravidezes de risco vão ser transferidas, em avião com assistência médica, para o Hospital de Uppsala, na Suécia, segundo a chefe do serviço de obstetrícia do hospital universitário de Helsínquia, Erja Halmesmaki.

"A maternidade não vai poder mais tomar conta dos prematuros. Decidimos transferir duas mulheres para a Suécia para que possam fazer o parto antes do termo. Estarão mais seguras lá", precisou.

Outras intervenções semelhantes serão desencadeadas nos próximos dias, caso o pessoal de assistência hospitalar se demita em bloco.

"Contactámos também hospitais alemães", indicou a porta-voz dos hospitais públicos de Helsínquia, Johanna Nikunen.

Perto de 16 membros do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e da Assistência Social, enfermeiros, analistas, fisioterapeutas e parteiras ameaçam demitir-se a partir da próxima segunda-feira caso sejam abortadas as negociações salariais entre o sindicato e as autarquias, que são responsáveis pelos hospitais públicos na Finlândia.

Hoje, perto de meio milhar de profissionais da assistência hospitalar desfilaram em Helsínquia para denunciar "a surdez" dos poderes públicos às suas reivindicações.

Foi uma mobilização significativa num país conhecido pela sua paz social.

Os trabalhadores exigem um aumento salarial de 24 por cento em dois anos e meio, para auferiram um vencimento mínimo entre 1.990 e 2.420 euros, em função do nível de formação e responsabilidade.

Os municípios fixam o aumento nos 12,7 por cento.


Pois é estamos a anos luz deles
 
a nossa classe não é desunida, mas desorientada e agora com a entrada no mercado de trabalho de cada vez enfermeiros que lutam entre sí por um posto de trabalho, mais desorientados estamos. As entidades patronais é que ficam contentes por esta mão de obra barata mas qualificada,que bate á porta todos os dias.
Os sindicatos, a OE também não ajudam a orientar a nossa classe que tem número para ser forte mas não tem "maestro" para a orientar. O projecto de cada candidacto é pertinente, mas será exequível??
 
Ando cá a desconfiar que as carreiras a que o SEP se refere são as da função pública e não as do enfermeiros.
Ou será que conseguiu acabar com o estatuto de corpo especial que os enfermeiros tinham?
Se não conseguiu, de que diploma estão as gentes do SEP a falar.
Não seria melhoe estarem calados como os outros para não baralharem ainda mais os enfermeiros?
Sou contra a mentira.
Por isso se os outros sindicatos não falam é porque o governo os silenciou com a ausência de negociações. Falar sozinho é pouco recomendável.
O SEP mente aos enfermeiros e
usa-os como bandeira da CGTP. Já vi isto escrito em vários locais e é mesmo verdade.
Outro governo virá que vai dar voz aos trabalhadores e aos seus sindicatos.
Este governo quer destruir as Classes "privilegiadas", nas quais inclui os enfermeiros, presos por ter cão e por não ter cão.
Nesse sentido da destruição o SEP está a fazer um "bom" trabalho com os enfermeiros.
Falar em união neste contexto seria preciso não conhecer o comportamento das centrais sindicais de raiz comunista do sul da Europa; não se juntam a ninguém, nem deixam que alguém se lhes junte. É o que temos e está à vista de todos.
Apesar disto eu tenho confiança e esperança que os sindicatos da FENSE não estão a dormir.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!