quinta-feira, novembro 08, 2007

"Carta aberta aos Enfermeiros"

Até que enfim!!! O gigante está a despertar!
Os Enfermeiros estão a começar de convergir as suas forças!!
Confesso, fiquei sensibilizado quando li a Carta aberta aos Enfermeiros, da autoria da Enf. Margarida de Barros, publicado no Jornal Diário do Minho (embora não esteja ainda disponível online no site do referido diário). Leitura obrigatória para todos os Enfermeiros!
Agradecendo a amabilidade do blog ocantosocial.blogspot.com (Enf. Luís Caldas), deixo-vos a transcrição na íntegra da referida "carta":
a
"Colegas Enfermeiras(os),
chegou o momento da nossa intervenção e luta pela defesa do nosso presente e do nosso futuro. Isto é um apelo a todos os Enfermeiros deste País para que não continuem apáticos, sem opinião, sem motivação. Se estás acomodado ou acomodada na tua vidinha profissional... desacomoda-te porque estás a perder. Por quanto tempo mais pensais que o que foi conquistado desde 1976, se vai manter? Que transformações se poderão avizinhar e que nos afectarão? Acordem...
Custa-me perceber o pouco caso que os Enfermeiros instalados fazem dos problemas da classe: se estou bem... deixem-me estar; se estou mal... nunca pior... não estou para me ralar... até quando?
Custa-me constatar que as greves não têm a adesão esperada, porque os Enfermeiros ou têm medo ou receiam o peso no ordenado cada vez mais minguante;
custa-me ver a indiferença com que encaramos as perdas, os retrocessos da profissão de Enfermagem.
Custa-me admitir a indiferença dos sucessivos Governos perante uma classe, que é um dos motores reais do sucesso do Sistema Nacional de Saúde, mas que por eles não é considerada importante no que se refere às mudanças e à evolução da Saúde em Portugal.
Custa-me ver a invisibilidade da Enfermagem a que os órgãos de comunicação nos votam; custa-me a ver que, num momento grave e de crise da classe, os órgãos de comunicação social não tratam a nossa ordem profissional como as ordens que existem noutros sectores.
Custa-me saber da degladiação entre os Sindicatos de Enfermagem, que deveriam lutar realmente por nós;
custa-me verificar que as negociações Sindicatos/Governo por uma carreira dignificante, por uma tabela retributiva digna, por contratações laborais honrosas, ficam em águas de bacalhau, paradas, esquecidas.
Custa-me ver os jovens Enfermeiros a mendigarem um lugar ao sol e a sujeitarem-se a condições de trabalho e contratuais degradantes;
custa-me ver o capital humano e científico dos jovens Enfermeiros ser renegado neste País; custa-me verificar que a Ordem dos Enfermeiros, criada para realmente dignificar a classe dos Enfermeiros, ainda se não pronunciou publicamente sobre esta espécie de vergonha nacional a que os profissionais de Enfermagem estão a ser submetidos.
Os Enfermeiros deste País têm alto potencial: têm conhecimento técnico-científico, capacidade elevada de investigação, produzem conhecimento científico, produzem trabalho de qualidade e são o garante das boas práticas e da humanização da prestação de cuidados... e não são reconhecidos como forte elemento do Sistema Nacional de Saúde!
É a hora de a Ordem dos Enfermeiros e dos Sindicatos de Enfermagem darem as mãos em prol da classe; queremos uma Ordem de Enfermeiros viva, actuante, atenta e vigilante; queremos sindicatos em uníssono, dinâmicos, intervenientes e unidos por nós; mas para isso, temos nós próprios que estar vivos, actuantes, atentos, vigilantes... só com a acção conjunta de todos é que os Sindicatos unidos terão a força de que precisam, para negociarem com o Estado os interesses e direitos dos Enfermeiros.
Só com a acção conjunta de todos, é que a Ordem dos Enfermeiros será a nossa Ordem e não apenas a de alguns.
Dia 13 de Dezembro vai haver eleições para a OE... Não adormeçam colegas! Actuem! Não podemos continuar a ser o parente pobre do Sistema de Saúde, quando somos imprescindíveis a esse sistema...Acordem Enfermeiros(as); lutem por vós e pelos que hão-de vir; não deixem que nos hipotequem o presente e o futuro da profissão; não continuem invisíveis...""

Comments:
Muito bem! As consciências começam a falar em uníssono! Bom sinal!
 
Caro colega doutorenfermeiro, estimados camaradas:
- li atentamente a carta da colega Margarida;
- fico com a feliz noção, de que "aparentemente" não somos "só" alguns a pensar da mesma maneira (ainda bem);
- faço minhas as palavras da colega Margarida.

Farei o que souber e puder para dignificar (ou pelo menos não prejudicar) a Enfermagem. Farei o que estiver ao meu alcance, nem que isso se resuma a um grito de discordância.
Irei votar se Deus quiser, e não será por correio/ctt. A todos os demais peço o mesmo.
Comigo podem contar.
A todos um grande abraço, mesmo para aqueles que discordem de mim, convicto e esperançado que os meios possam ser diferentes mas os fins os mesmos.
 
Comigo também todos podem contar com o meu voto.
Identifico-me com tudo o que a colega refere no artigo.
Urge mudar esta triste e degradante realidade que muitos tentam ainda mascarar e esconder. E, sinceramente, não se percebe porquê. Como conseguem alguns negar o que a maioria vê e sente nas suas vidas profissionais?

Cumprimentos
 
Li, vi e copiei e coloquei no meu blog.

É um grito de revolta que é necessário todos darem.

Obrigado Enf. Margarida por também lutar. É uma honra lutar ao lado daqueles que querem dignificar a enfermagem.
 
Bravo!!!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Caros colegas,

tomei a liberdade de imprimir e afixar no meu serviço!

Se calhar deveriamos dar a conhecer ao maior numero de colegas possivel, já que muitos não têm acesso à net com regularidade!

Saudações
 
Muito Bem,
Apenas acrescento: Conheçam os programas de cada candidatura e votem na que considerem melhor,
Leiam e Votem,
Cumprimentos
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
"tomei a liberdade de imprimir e afixar no meu serviço!"

É desta forma que motivo os Enfermeiros no "meu" hospital. Além dos "sermão" regulares, claro.
Muito bem! Boa iniciativa!
Quantos de nós vai fazer o mesmo?
Vamos lá colegas, vamos afixar a "carta aberta aos Enfermeiros"?
 
Já está imprimida segue a caminho do serviço....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!