sábado, novembro 17, 2007

Da voz ao silêncio!


Há um livro muito interessante e aconselhável aos Enfermeiros, que muitos certamente conhecem denominado "Do Silêncio à Voz".
O marasmo que atingiu a Enf. MAS e a OE é de tal modo acentuado que este julgo que não devem conhecer este livro, mas sim uma perversão de mau gosto, provavelmente intitulado "Da Voz ao Silêncio" - a julgar pelo silêncio profundo e pelo temor da imposição pública!

A Enf. Margarida de Barros (sim, a mesma autora da Carta Aberta aos Enfermeiros), deixou, aqui no blog, um comentário/contributo interessante.
Deixo-o na íntrega:

"Doutor Enfermeiro.
Tenho lido com atenção os vários comentários postados neste blog. Penso que as cartas estão baralhadas e dadas..temos os jogadores...falta ver como se desenrola o jogo..e quem vai ganhar a partida. Pessoalmente não há margem para dúvidas. Acredito que MAS e AZ estão preocupados . A luta e o debate não são fáceis. Mas eu preferia assistir a um debate mais positivo, atacar as partes em confronto ...bem cada um fala por si.

Realmente nunca vi ou ouvi MAS intervir em tempo útil sobre os problemas diversos que afectam os Enfermeiros.

Continuo a ler nos jornais ( Correio da Manhã ) as notícias veiculadas pela OE de que , por exemplo , faltam Enfermeiros em Braga . Por favor acabem com este discurso..porque não faltam Enfermeiros : Sobram Enfermeiros no desemprego , faltam , isso sim , vagas para os colocar.... estão CONGELADAS...

Preocupa-me isso sim a falta de intervenção da OE como resposta ao Bastonário da Ordem dos Médicos às suas afirmações sobre os Enfermeiros. Em notícia publicada no Diário da Manhã de 24 de Outubro de 2007 há uma notícia , que ou mostra a ignorância do Jornallista ou a ignorância do Bastonário da Ordem dos Médicos , Dr. Pedro Nunes.

A notícia : LUMIAR : CENTRO DE SAÚDE COM FALTA DE AJUDANTES(??????!!!!!!!......)MÉDICOS ACONSELHADOS A TEREM ENFERMEIROS NAS CONSULTAS. CITO :

A Ordem dos Médicos considera que os clínicos do Centro de Saúde do Lumiar não devem realizar consultas de planeamento familiar sem a presença de enfermeiros , numa apreciação feita na sequência da falta de pessoal de enfermagem naquela unidade `. até aqui o teor na notícia não está mal...à excepção claro do título. O problema está no que se segue : ´A Ordem dos Médicos considera que as consultas que envolvem observação ginecológica devem ser feitas na presença de um AJUDANTE DE CONSULTÓRIO para evitar casos de abuso sexual ou de acusações desse comportamento. `Ignorância ? Agressão ? de quem ?

Diz no preâmbulo do DL 104/98 de 21 de Abril entre outras coisas , o seguinte :´Assim, os enfermeiros constituem , actualmente , uma comunidade profissional e científica da maior relevância no funcionamento do Sistema de Saúde e na garantia do acesso à população a cuidados de saúde de qualidade , em especial em cuidados de enfermagem.

A formação dos Enfermeiros , integrada no sistema educativo nacional a nível do ensino superior desde 1988 , permitiu o acesso aos diferentes graus académicos e a assunção das mais elevadas responsabilidades nas áreas da concepção , organização e prestação dos cuidados de saúde proporcionados à população .`

Abstenho-me de prosseguir a descrição deste preâmbulo. O que referi e citei ...chegam para amostra. Mais informo que quer a CNP ( Classificação Nacional de Profissões )quer a DCRQP ( Directiva Comunitária de Reconhecimento das Qualificações Profissionais ) se referem aos ENFERMEIROS(AS) do seguinte modo :

PROFISSÃO : Enfermeiro (a) responsável por cuidados gerais. é o/a profissional que possui competência científica , técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem gerais ao indivíduo , família e comunidade....CÓDIGO CNP: esta profissão insere-se no código 223005 Enfermeiro da classificação Nacional das Profissões .

NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO DA PROFISSÃO : O NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO DESTA PROFISSÃO , ... , É O 1 - QUADROS SUPERIORES.

ACESSO À PROFISSÃO ...está condicionado à posse do Título Profissional de Enfermeiro

AUTORIDADE COMPETENTE : A ORDEM DOS ENFERMEIROS É A AUTIRIDADE COMPETENTE PARA A EMISSÃO DE TÍTULO PROFISSIONAL DE ENFERMEIRO.

PROFISSÃO :ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM SAÚDE MATERNA E OBSTÉTRICA : (...) é o profissional que concebe , planeia , implementa e avalia cuidados a prestar à mulher nos períodos pré-concepcional , pré e intra e pós natal e ao recém nascido de forma a promover a saúde e a preveniir a doença. ( fonte : CNP 1994 )
CÓDIGO CNP : 223025NÍVEL :

1 QUADROS SUPERIORESAcredito que o calor da campanha tenha impedido uma maior atenção a aspectos ´periféricos` mas são intervenções aparentemente sem importância que delimitam o direito de terceiros ( jornalista ou Bastonário da OM ) de continuarem a tratar os ENFERMEIROS(AS) como subalternos servis ao serviço de um qualquer médico. Os enfermeiros têm as suas funções altamente dignificantes , e é necessário que a Ordem dos Enfermeiros não continnue a dormir. Já deveria ter-se pronunciado sobre este dislate...AJUDANTES DE CONSULTÓRIO??????????

Um abraço Doutor Enfermeiro , eu estarei ATENTA.

Margarida de Barros"

Comments:
O silêncio da actual OE é ensurdecedor...É ataques atrás de ataques à nossa classe e a OE, parece passar ao lado de tudo isto. Como é possível....

cmp
 
Enfº Mário tem que ler jornais e ver televisão (sem ser novelas) ouvir rádio (as noticias e debates não o relato de futebol.
Leia as resvistas e os livros publicados pela Ordem (não sabia que a OE tem vários livros publicados?) tem que estudar amigo se não... não sabe. Temos pena
 
Pois é, mas se existem assim tantos livros publicados(??!!) pela OE, então só posso concluir que os mesmos se encontram "esquecidos", "armazenados" ou "perdidos" algures nos confins da biblioteca... Os jornais e televisão? Bem realmente vejo, e os intervenientes são sempre os mesmos: médicos, presidentes de clubes, árbitros e apito dourado, e big brother e afins e pouco mais. Muito pouco mais (infelizmente).
E mais do que estudos (ou unidades de missão) são precisos é actos, medidas. Por falar em medidas, era uma resposta semelhante à dada pela colega Margarida (creio ser este o nome) que eu esperava dos representantes da nossa Ordem. Mas não, ou pelo menos se foi dada resposta eu não me apercebi dela...
Se calhar estva a ouvir um relato na 3ª pessoa (aqui no blog, que tem sido uma verdadeira fonte de notícias, muitas das vezes desagradáveis).
 
Hum, trabalhos publicados?
Até imagino quem serão os autores...
Um livro que sem dúvida eu vou querer ler será o sugerido pelo colega doutorenfermeiro:
- "Do Silêncio à Voz".
Já agora, onde o poderei comprar, colega doutorenfermeiro? Na Fnac?
Aquele abraço.
 
Boa Tarde!

Já tive oporunidade de ler o referido livro e considero de extrema importância para todos os enfermeiros.
Relativamente ao comentário da Enf. Margarida de Barros, penso que ilustra muito bem todo o silêncio que envolve a enfermagem. Notícias como esta, publicada no Diário da Manhã de 24 de Outubro de 2007, são um atentado ao profissional de enfermagem. Penso que uma forma de "dar eco" à nossa voz, seria fazer chegar comentários como este ao referido jornal, de modo a que de uma vez por todas, os jornalistas e a população em geral, compreendam que um enfermeiro não é um ajudante do médico!
 
não há duvida que querem mesmo ser doutores. Quanto mais canudo menos trabalho, pelos menos é oque tenho presenciado. Enfermeiros eram os de há 15 anos atrás, trabalhavam noutras condições, com menos recursos, agora até as auxiliares dão os comprimidos aos doentes. é mesmo vergonhoso, ainda bem que não são todos, mas quanto mais massaricos menos querem fazer...........
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!