quinta-feira, novembro 29, 2007

Lista C - Enf. José Correia de Azevedo


Já são conhecidos os nomes dos Enfermeiros que integram a lista C, liderada pelo Enf. JC Azevedo, para o Órgão Nacional (Bastonário e Conselho Directivo) da OE para as eleições do mandato 2008/2011. Como sabem, o Enf. Azevedo só concorre com às eleições com o órgão nacional. Existe uma candidatura à Secção Regional do Sul que apoia o Enf. Azevedo e vice-versa.

Bastonário

Enf. José Correia Azevedo

Conselho Directivo

Enf. Duarte Marcelo da Cruz Lourenço - Hospital de S. João - Enf. Chefe

Enf. Maria Manuela Pinto Fernandes Leal - Centro Saúde Amora - Enfermeira Especialista

Enf. Maria Adelaide Marques Silveira - Hospital Geral de S. António - Enfermeira Especialista

Enf. Olímpio Varela Baía - Hospitais Universitários de Coimbra - Enf. Chefe

Enf. Sérgio Manuel Roliz Serra - Universidade Atlântica - Professor Adjunto


Conselho Directivo (Suplentes)

Luís Manuel Campos Simões - Hospitais Universitários de Coimbra - Enf. Graduado

Maria João Mello de Lemos e Alvellos Leitão - Hospital Fernando Fonseca - Enf. Chefe

*****

Todos os elementos das várias listas (incluindo Secções Regionais) estão disponíveis aqui.

Comments:
Eu tenho aqui os estatutos à mão, mas esclareçam-me uma coisa:

O voto para Bastonário é separado dos restantes votos para os diversos órgãos, certo?!

Caso eu esteja certo, (espero não estar enganado...lol :d), as listas não deveriam apoiar esta ou outra candidatura a Bastonário/órgão.

É que, suponhamos que ganha o Enf. JA, e que porventura, ganha a lista para o Conselho Directivo apoiante da Enf. MAS. Isto colocaria em causa a confiança e honestidade entre membros certo?!
 
O Enf. Azevedo significa a esperança de mudança. Necessitamos de alguém que una os enfermeiros e seja um líder na verdadeira acepção da palavra.
Chega da futura ex-bastonária. Chega de uma Ordem apática e entorpecida, primou por apoiar toda e qualquer escola de enfermagem que quisesse abrir portas... Fiscalizou a qualidade das escolas e do ensino de enfermagem? Não! Que é uma maneira indirecta de controlar o acesso à profissão! Auscultou as condições em que os alunos de enfermagem realizam ensinos clínicos? Não! Com os alunos a aumentarem muito a qualidade de ensino nas escolas e nos referidos estágios tem que diminuir. Defendeu os enfermeiros de reduções nas equipas diminuindo a qualidade dos cuidados prestados e a segurança do utente? Não! Fez pressão junto da tutela para que os enfermeiros que diz faltarem entrarem em funções? Não!
Basta.

Desassossego
 
Vamos votar em massa e no Enfº JA para que a nossa profissão não caia num pântano.
 
Vamos analisar isto mais a sério...

Não 02 candidatos a bastonário/a - há 03 candidatos.

È certo que o homem concorre só...mas antes só que mal acompanhado !!!

É certo que o programa do homem é... mas outros há que são parecidos !!!

Faço contudo uma sugestão : já que tantos falam mal dos candidatos mais "fortes", que tal dar oportunidade ao "homem " ???

Já agora , o "homem " chama-se Carlos Manuel Vaz Folgado e protagoniza a lista E. Para discussão futura, o melhor é chamá-lo por CMVF, como MAS ou EA...

Assim como assim, até pode ser que tenhamos uma boa surpresa já que não é muito conhecido !!!
 
Enfermagem, Não Só! disse...

O voto para Bastonário é separado dos restantes votos para os diversos órgãos, certo?!

Mais que certo. Há grandes possibilidades do "treinador" ter que treinar uma equipa que joga contra ele...
 
A propósito já viram onde foram colocadas as mesas de voto? Não? Então observem com atenção e deduzam porque razão existe aquela disparidade! Esta dos enfermeiros do Gavião irem votar a Portalegre quando têm Castelo Branco ao lado, não lembra ao diabo!!!!!!!!
Já agora digam-me qual foi o critério? Alguém que saiba responda-me por favor.
 
E mais. Como é que duas clinicas separadas por meros 300metros, uma vai votar a S. José e outra à Orde. Não dá para etender!!!!!!
 
Dr. Enfermeiro. Gostaria de saber se a LISTA A que concorre à OE- Secção Regional do Norte ( Propor, Intervir e Cumprir ) apoia a candidatura de EA e vice versa. Se souber info.
 
Ah, afinal tive a consultar e, também um leitor anónimo referiu, os votos são separados.

Também condeno desde já o apoio bi ou uni-direccional de umas listas às outras.

Porque coloca em causa o futuro funcionamento, entre outras coisas, da Ordem dos Enfermeiros.

E do 3.º candidato, não há noticias?!
 
A lista A (propor-intervir-cumprir), não apoia colectivamente e enquanto lista qualquer dos candidatos a bastonário nem tem o apoio de qualquer um deles. Afirma-se como uma lista independente. Conta na sua composição com um grupo de enfermeiros representativo do maior número de profissionais activos na Região Norte do país, com muita vontade de mudar o rumo inerte da actual SRN.
Acreditamos que a presença proporcional, na LISTA A, de membros de todas as categorias profissionais da carreira de enfermagem, de sectores de actividade diferentes (público, privado e liberal) e o paralelismo com a realidade nacional entre elementos das áreas de prestação de cuidados, gestão e docência, constituirá uma mais-valia para os órgãos regionais com benefícios para todos.
Consulte o nosso blog em:
propor-intervir-cumprir.blogspot.com

Atentamente
Lista A
 
Sabendo que o Conselho de Enfermagem Regional é pela sua natureza, um órgão de excelência nos domínios técnico e científico e que contribui decisivamente para o cumprimento do desígnio da OE é incompreensível que uma candidatura se apresente sem se candidatar a este órgão. Que seriedade tem esta candidatura? Foi por desconhecimento? Por falta de candidatos? Ou por mero desrespeito pela profissão?
Por favor não brinquem com coisas sérias. Já chega de paródia! Tal como a candidatura do Salvador da Pátria que vem do Norte e que só conseguiu um grupo para o Conselho Directivo.
Será que a profissão não merece maior consideração?
Haja paciência! Certamente que no dia 13 os Enfermeiros Portugueses, mais uma vez, escolherão o melhor para a profissão votando na lista D, liderada a nível nacional pela candidata a Bastonária Enfª Maria Augusta de Sousa que congrega em torno de um projecto consistente e sustentável um grande grupo de colegas cujo interesse é o da nossa profissão e não a da promoção pessoal ou do poder pelo poder.
Historicamente sempre soubemos fazer as melhores escolhas. Vamos a isto, votando D!
 
Para o Anónimo das 11:37

Já não há é paciência para mais um dia com Enf. Maria Augusta e o seu grupo quanto mais termos que a aturar mais 4 anos.
Tenha mas é você paciência.

Não venha dizer aos outros para ter paciência.
 
"Historicamente sempre soubemos fazer as melhores escolhas""!!!!!
Desculpe?????? Não entendi....
Quais foram essas maravilhosas escolhas? Pode ajudar-me a esclarecer clarificando melhor o que afirma?
Sabe que existem milhares de enfermeiros que têm mesmo muita dificuldade em saber quais foram essas maravilhosas escolhas?
Digo-lhe o que é que os Enfermeiros sabem: é que dessas escolhas resultou a Enfermagem que temos hoje. E isso é algo que não podem negar. E a enfermagem de hoje é uma verdadeira vergonha. E neste ponto estamos a falar de evidência.
Deixem agora ser outros a trabalhar. Vocês estiveram lá todo este tempo e já provaram que não são capazes. Deviam ter vergonha de concorrer outra vez. Especialmente a Enf. Maria Augusta. Chega!
 
As Comissões de Especialidade, Formação e Cuidados Gerais são o equivalente na enfermagem aos colégios de especialidade da OM. Assim sendo quem define e propõe o que é adequado ou não nas várias áreas da prestação de cuidados, nomeadamente as competências profissionais necessárias a cada área , são as Comissões de Especialidade. Neste contexto, não vejo que algumas bandeiras que a candidatura do sr. EA considera importantes, nomeadamente o Acto de Enfermagem possam ser desenvolvidas nos exactos termos que a candidatura do sr. EA propõe porque, não concorre a estes órgãos.
 
"...promoção do pessoal ou o poder pelo poder."
Grande lata. Não encontro outro termo. Peço desculpa pelo termo.
Então estes nossoa colegas estão de novo a querer concorrer à Ordem, após estarem lá 4 anos mais os anteriores 4 e vêm agora dar conselhos e acusar os outros sobre quererem promoção pessoal e de querem poder?
Só podem estar a brincar. A sério! Isto só pode ser brincadeira.
 
"E a enfermagem de hoje é uma verdadeira vergonha. E neste ponto estamos a falar de evidência."

Que consideração pela nossa profissão!
Não tenhamos dúvidas de que estamos na presença de algum frustrado que certamente nunca deveria ser enfermeiro. Sou enfermeira com muito orgulho e não me envergonho de o ser.
É por estas e por outras que no dia 13 terão a resposta e saberão que os enfermeiros portugueses não vão em conversa fiada. Tenham vergonha e não desrespeitem esta profissão que todos os dias está no terreno a dar o seu melhor, mesmo sabendo as dificuldades que sentimos. É por discursos destes que convosco nunca chegaríamos a lado nenhum. Não respondem porque não se candidatam ao CER e o "Salvador" a mais nenhum órgão? Já sei a resposta: BLÁ, BLÁ, BLÁ...
Dia 13 terão a resposta. Não sendo candidata a nada, tudo farei para que nunca assumam nenhum tipo de responsabilidade nesta organização que se transformaria em mais uma mansão de Francelos para servir chá às tias
 
À lista A:

Porque não declaram explicitamente o vosso apoio à lista C do vosso amigo. Andam sempre de braço dado com o dito e agora não o assumem?
É muito feio não assumir os amigos!
O Candidato a Presidente da Mesa da Assembleia Regional da vossa lista é um desses. Assumam-se! Estratégia errada a vossa. O vosso milagreiro talvez vos d~e uns votitos...
 
Aconselho vivamente a leitura do programa do candidato a bastonário CMVF, lista E...
 
Colegas. Por favor não continuem a atacar-se; Antes de mais leiam os programas dos candidatos a orgãos nacionais e regionais. Pensem , analisem e no dia 13 votem segundo os ditames da consciência cívica. Não é com agressões mútuas que dignificamos a profissão . Quem não tenha telhados de vidro que atire as pedras. E depois diz-se que as crianças atiram pedras às macieiras com maçãs. Os candidatos têm qualidades e tèm defeitos como todos nós.Temos que pensar que candidato servirá melhor a Ordem e a Classe no actual contexto.

Quanto ao anónimo das 12:22 ...e cito ..que se transformaria em mais uma mansão de Francelos para servir chá às tias...Tenho a esclarecer que as histórias que vieram a público sobre a casa de Francelos foram o meio que um médico encontrou para atacar o EA quando este o confrontou. Se está a chamar tias a colegas Enfermeiras reformadas , pense que a velhice nos atingirá a todos mais dia menos dia.

Saudações colegas e não continuem a achicalhar-se porque não é digno de nós. A escolha é livre e porque nos foi concedido o livre arbítrio decidamos o que pensarmos ser melhor.
 
Gostaria de incentivar os colegas a transmitir a informação de que existem alternativas para as eleições. Infelizmente muitos pensam que existe só a mesma lista mediocre de sempre e que por isso nao vão votar, mas é importante que se divulge que existem alternativas a estes responsaveis actuais que deixaram que a enfermagem actual mergulhasse numa apatia e falta credebilidade total.
Já nao há pacivismo que aguente mais 4 anos neste tipo de governação. Se a MAS tem feito um trabalho tão bom porque é que mais de metade dos enfermeiros está insatisfeita (sabendo que a outra metade estão todos na ordem ou têm medo de represálias). Pois é... se calhar o trabalho realizado nao tem sido de qualidade e por essa razão existe muita gente descontente. Os enfermeiros são uma classe muito poderosa no país e porque razão somos os mais sacrificados e desrespeitados??? ora porque neste momento temos uma ordem que se preocupa mais com as aparências para o estrageiro do que com os seus próprios elementos. relativamente ao conselho de enfermagem regional este está sobre a alçada do conselho directivo nacional bem como os outros conselhos nao é???logo tudo partirá do conselho directivo nacional, está tudo dito. Já agora porque é que a MAS esqueceu da madeira, são menos que os outros??? pois é... nao atirem pedras porque os vossos telhados de vidro são muito finos. tiveram 4 anos para manter o bom rumo da enfermagem e esse objectivo pela quantidade de insatisfeitos que existem nao foi cumprido. Se a MAS ganhar as eleições é porque a enfermagem quer manter esta atitude por mais 4 anos e nessa altura ninguém se poderá queixar se nao houver emprego...
 
Finalmente! Tudo esclarecido.
Se o Doutor Enfº fosse eleito seria o todo poderoso, pondo e dispondo do seu púlpito, reinando sobre tudo e todos fazendo tábua rasa dos estatutos da OE. Percebo a candidatura isolada ao Conselho Directivo. Chegou o Salvador! Palmas e mais palmas.
Já viram alguém querer implementar um projecto e não escolher a sua equipa? Ainda mais, apoiar através de uma carta distribuída aos enfermeiros, a candidata a Presidente da Assembleia Geral da Lista da Enfª Augusta, é de rir, para não chorar com tamanha ignorância e falta de ética.
Relativamente à Madeira, talvez fosse importante perguntar ao seu líder porque não integraram a lista acima referida. Gostarei também de conhecer as razões.

Não é por aí que iremos certamente. Dia 13 afirmaremos mais uma vez a vontade de continuarmos no bom caminho.
 
À anónima das 12:22

Daqui o "frustado":
Quando não temos argumentos o passo facilitador é sempre a ofensa.
Reparou que não respondeu a nenhum ponto que critiquei. Falta de argumentos?
Vou-lhe dizer a razão pela qual a "Enfermagem está uma Vergonha". Quer saber? Esta mesmo interessada?
Entaõ cá vai:
A primeira razão é a mais óbvia: a Bastonária não é claramente uma líder. E não venmha já dizer que estou a ofender; não é uma líder porque não foi capaz de motivar os colegas, não foi capaz de comunicar, comunica mal as ideias, distanciou-se do mundo real da profissão de enfermagem e dos seus problemas; ficou presa ao seu lugar pensando sempre que o seu lugar estaria garantido sem "luta" para um segundo mandato. Já contava com este mandado. Não contava é com outras listas - "saíu-lhe o tiro pela culatara";

Em segundo porque não tem "Poder" político; ao contrário do que muitos tentam afirmar a Ordem deve envolver-se de "corpo e alma" nas poíticas da saúde; e na verdade, nehum dos actuais políticos no poder lhe liga nenhuma pelo seu passado comunista e o dos seus amigos; e não sejam ignorantes ao virem dizer-me que a política não entra nas Ordens... vejam TODAS as outras Ordens e depois digam o que pensam;

Em terceiro porque efectuaram políticas de "ziguezague" em muitas matérias: não se souberam posicionar relativamente a Bolonha, não souberam posicionar-se sobre a problemática de termos "perdido" poder através dos enfermeiros directores, não foram capazes de definir (e o quanto isto era importante) o "perfil" do Enfermeiro (estou a falar de carreira), não foram perdidos nem achados na questão das USF, limitando-se a aceitar o resultado final do diploma, fazendo passar o nível dos cuidados de enfermagem "para empregadas de escritório" (e não me venha falar do Dec-lei que já li) fazendo retroceder a enfermagem para o século XIX, quando esta área dos cuidados de saúde primários deveria ter sido prioridade "política" da actual direcção da Ordem; Os cuidados de saúde Primários deveriam ter sido liderados pela profissão de Enfermagem e não fazerem de nós empregadas dos médicos como recentemente (e sem querer) disse o candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Leão;

Não foram capazes de definir atempadamente e rapidamente as questões e problemáticas referentes às especialidades, em que continuamos a ter a "medico-cirúrgica" a "Reabilitação" a "Obstetricia" e pouco mais (já existem há 50 anos);

Não foram capzes de "controlar" o crecimento exponencial das escolas onde defenderam um modelo obsoleto e descaracterizado permitindo formar de forma descontrolada profissionais a mais;

Não foram capazes de intervir na qualidade do Ensino da Enfermagem regulando e avaliando, chamando atenção às escolas para a qualidade dos seus docnetes e dos seus programas, assim como chamar a atenção pelas qualidade dos Ensinos clínicos(já sei que me vão dizer que não compete À Ordem: tretas e mais tretas! não deve competir só à nossa Ordem porque às outras compete);

Não foram capazes de interferir de forma decisiva sobre a nova lei das farmácias, tendo sido retiradas vergonhosamente e com complacência da actual ordem dos enfermeiros competências aos enfermeiros uma vez mais;

Enfim o leque é imenso - Apenas refiro as mais importantes;

Perdemos nos últimos anos autonomia e com isso "Poder" dentro do SNS, perdemos competências, perdemos motivação, perdemos o interesse, perdemos estatuto, perdemos espaço político, as outras profissões de saúde perderam respeito por nós, enfim... uma vergonha!

Mas a curiosidade, e ao contrário do que quis insinuar, é que temos enfermeiros fantásticos a fazerem um trabalho fantástico. Mas graças à actuação da actual Ordem nem isso somos capazes de ver.
 
Brilhante comentário, que demonstra como a nossa Ordem, neste momento não o é.

Desassossego
 
Colega das 4:03 PM:
- brilhante.

Como é possível alguém ter a ousadia de defender o contrário, perante tristes factos.
Apetecia-me dizer fo... mas só vou dizer:
PORRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAA
 
Estou banzado!

Acabei de ver que o EA quer mudar a OE com apenas SEIS pessoas!!!!

COMO PODE???

E se ainda fossem seis óptimos exemplos de competência, profissionalismo e dedicação à profissão...mas, FRANCAMENTE, ó EA, estava distraído ou escolheu-os de propósito para perder as eleições.

NÃO HÁ UM QUE SE APROVEITE!!!!

E, para não dizerem que eu estou a ser maldoso, não serei eu a contar as mirabolantes histórias do BANDO DOS SEIS.

Não é que não sejam interessantes e caracterizadoras, mas centremo-nos no que é verdadeiramente ASSUSTADOR.

Reduzamos a questão ao absurdo:
o EA é eleito Bastonário (Cruz, credo!! até assim me custa dizê-lo) e os outros cinco do BANDO DOS SEIS são eleitos para o Conselho Directivo (nem quero pensar!!!):

COMO É QUE O ESTAS SEIS PESSOAS VÃO CONSEGUIR CUMPRIR O SEU PROGRAMA DE ACÇÃO SE TODOS OS RESTANTES ÓRGÃOS NACIONAIS FORAM ELEITOS COM UM OUTRO PROGRAMA DE ACÇÃO?

É que no CD ainda poderão fazer valer as suas ideias, pois terão maioria, MAS NÃO É O CONSELHO DIRECTIVO QUE EXECUTA AS DECISÕES!!!!

O que é que o EA vai fazer quando por exemplo o Presidente eleito do Conselho de Enfermagem recusar cumprir as suas orientações porque estas VIOLAM O PROGRAMA DE ACÇÃO QUE ELEGERAM OS MEMBROS DO CONSELHO DE ENFERMAGEM E PELAS QUAIS SÃO RESPONSABILIZÁVEIS PERANTE OS ENFERMEIROS QUE NELES VOTARAM???


ALGUÉM ME EXPLICA???

É QUE O SITE DO AZEVEDO NÃO DÁ PARA COLOCAR QUESTÕES (PORQUE SERÁ????)

E as perguntas a que ele escolhe responder parecem saídas directamente do "livrinho vermelho", e por razões que cá por cima todos conhecemos, a sua campanha está virada para a caça ao voto daqueles que não o conhecem (já repararam que 95% das acções de campanha se passam no centro e sul), como quem diz: QUEM NÃO ME CONHECE QUE ME COMPRE!!!

Será que o DrEnf., distinto arauto do EA, se dignará a esclarecer este mistério?

COMO PENSA O EA CUMPRIR O SEU PROGRAMA DE ACÇÃO, COM ÓRGÃOS NACIONAIS (para quem não sabe eu explico: Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho Jurisdicional, Conselho de Enfermagem, Comissão de Cuidados Gerais, Comissão de Formação, Comissões das seis especialidades) ELEITOS PARA CUMPRIREM OUTRO (muito melhor e mais coerente diga-se de passagem) PROGRAMA DE ACÇÃO???

Serão capazes de me elucidar????
 
O blog oficial do Enfº Carlos Maunel Vaz Folgado (CMVF) é:

http://carlosvazfolgado.blogspot.com

Visitem-no e teçam os vossos comentários.
 
Sr. Anónimo que quer dizer isso do "livrinho vermelho"?? Também considero bastante absurdo o EA não se preocupar em fazer campanha no Norte mas como já ouvi tantos comentários deste militante do PSD que só fazia favores a enfermeiros que se inscrevessem no partido. Que já não sei o que pensar deste sr EA.
 
Zeze:
pense bem.
O próprio conselho directivo liderado pelo enf azevedo tem elemnetos do PS... daí que, não tente politizar isto... porque o próprio azevedo não o faz!
 
Ainda bem que há espelhos como o deste meio de comunicar.
Por estes indícios se podem aquilatar as principais razões do imobilismo da Ordem.
Ainda o homem não tomou conta do cargo já estão a vaticinar dificuldades de funcionamento do órgão A e do B e do C.
Então estes organistas estavam ao serviço dos reai8s interesses da Classe ou da MAS?
Eles só faziam o que ela mandava ou viçoverso, ou faziam o que as necessidades da profissão exigia?
Porque ela não mandava nada então estava tudo de acordo porque no imobilismo não há desacordo.
Subam lá a bitola e não dêem tanto o flanco.
Até para saber insultar é preciso ter bases e para fazer humor com coisas sérias é preciso muito mais.
Afinal se o homem se prõe trabalhar com qualquer pessoa em proveito da Enfermagem, onde está a partidarização?
Afinal quem é que quer partidirizar a Ordem?
Se a ideologia cega dos atacantes lhes permitisse verem-se ao espelho, a este espelho, veriam como estão a dar razão ao dito homem, pois ele é o único que quer despartidarizar a Ordem ao trabalhar com qualquer um sem lhe exigir compromissos que não são de eigir porque a filiação partidária ou a ausência dela são da livre escolha de cada um.
O que está em causa quanto a partidos é o PEP (partido da Enfermagem Portuguesa).
Vá lá, não se zanguem ajudem o homem a levantar o moral às tropas.
Até o acusam de coisas que não fez: ter perseguido por filiação sindical e política certos fantasmas, quando esteve como director no HSJ.
Sendo ele director de carreira por reconversão da categoria de Superintendente em Director, por que razão havia de perseguuir quem não tinha sequer préstimo para uma acção de perseguição.
Apontem as vítimas ou calem-se.
Quanto a mim, se ele tivesse feito isso não estava no estado em que está a Enfermagem do HSJ.
Vão ver no local. Vejam quem fez vítimas nos enfermeiros.
Se a Enfermagem não tivesse descido tão baixo com as fanfarronices que tantos anónimos exibem, até podíamos concordar com outra ou outro escolha ou escolho. Neste momento é uma questão de evitar a derrocada total, por isso o EA é o homem cero para o momento actual.
Vão ver como até vão gostar de trabalhar com ele.
Não é só no futebol que os treinadores têm influência nos resultados.
Quando são bons até fazem coisas que parecem milagres.
Vamos a cuidar da Profissão deixem-se de politiquices disfarçadas.
Ainda não perceberam que isto é a sério?
Votem no Azevedo porque é ele que potencia o que pensais e o que nem pela cabeça vos passa. É só esperar para ver.
 
concordo plenamente se ele nao escolheu uma equipa amior é porque confia nos que lá estão. e para arranjar pessoas para tachos é muito fácil arranjar é só estalar os dedos, ora se ele nao quis concorrer a certos conselhos é porque confia e quer trabalhar com essas pessoas. era fácil conseguir pessoas para esses lugares.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!