sexta-feira, novembro 02, 2007

Uma "selva" chamada "estágio"!!


"Os alunos de enfermagem de Bragança enfrentam grandes dificuldades para terem colocação para estágio em unidades de saúde (...). (...) o exemplo do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros, que "funciona com turmas demasiado numerosas e, depois, não têm respostas das entidades de saúde da região, ao nível dos ensinos clínicos para o número de alunos"."

Portugal não comporta com tantos alunos de Enfermagem. Não é possível formar tantos com qualidade.

Nem sequer existem "campos de estágio" para todos!

a
Fonte: Jornal de Notícias

Comments:
Os alunos de Enfermagem parecem fungos que aparecem por todo o lado, especialmente os da espécie " Amanita Privatus". O problema é que esta micose debilitou a qualidade de ensino em Enfermagem, ao sobresaturar as instituições com estágios onde os alunos se acotovelam e ao impelir as escolas a encontrar campos de estágio em contextos absolutamente impensáveis como creches, centros de dia, etc, onde a qualidade e excelência pedagógica por certo não poderão imperar.
 
Por isso o modelo de desenvolvimento profissional tem que ser cumprido!!!!Que venham os Internatos para que as Escolas sejam avaliadas e a nossa ORdem possa controlar de forma indirecta as entradas nas escolas!

Não Acham??? só por este aspecto votarei na continuidade, acho este projecto um bem maior na nossa PROFISSão? Demorou a aprovar, mas espero que a continuidade leva aofinalizar do que foi aprovado em AG
Não acham?
 
O enf azevedo também é a favor deste aspecto!
 
"O enf azevedo também é a favor deste aspecto!" (ANÓNIMO; 11:42PM)

Exactamente!
Portanto, continuidade na MUDANÇA.
 
Só quem está a sonhar alto ou a delirar é que pode pensar que algum dia o MCTES vai permitir a alguma Ordem dar ordem de entrada em cursos de enfermagem. A lei de mercado vai imperar e as escolas boas sobrevivem outras não. Aliás não nenhuma lei que obrigue os hospitais a aceitar alunos em EC. Mais, há uma lei (Carreira de Enfermagem) que obriga os profissionais a particpar na formação de alunos em estágio.
Atenção carreira não é Ordem para os que pensam que a Ordem é tudo.
 
O enfermeiro é a favor!!! Tenham Paciencia e participem mais nas Assembleias Gerais! Não terá sido ele a dizer que os Internato eram uma copia de Medicina e que não queria ser um pseudo-medico??
 
Se o Enfermeiro Azevedo é a favor de algo que seja CONGRUENTE e não a favor das mares ou ventos consoante governa o seu barco! Note-se que já o goerna de poleiro em poleiro à muitos anos! Onde esta a renovaçao de gente???
 
Concordo plenamente consigo "Doutorenfermeiro". É ridículo comprar um aluno de uma Escola pública com uma privada.
Tenho colegas que estão em escolas privadas e, escandalizo-me com o que elas me contam das aulas e das frequências "de treta"!
E depois, num concurso público, quem entra primeiro, são os que menos sabem....... Tudo pk pagaram 400 e mts euros por mês para tirar um curso para o qual eu me matei a estudar!
Chegarem ao cúmulo de pagar quase 350 €, para um professor lhes fazer um trabalho d investigação??? Como é possível? Eu e o meu grupo fizemos um e eu fui avaliada com 18,5 valores, NUMA ESCOLA PÚBLICA! E fomos nós k o fizemos, não pagamos a ninguém!
 
Existem muitas escolas neste país, que têm índices de qualidade não compatíveis com o exercício da profissão.
Deviam ser encerradss, ou então não reconhecidas.
 
Não reconhecidas por quem?
Essa é que é a questão.
Porque se vier dizer que é pela Ordem dos Enfermeiros é atirar poeira para os olhos de todos os Enfermeiros.
 
A tutela pode não reconhecer a escola, assim como a OE pode não reconhecer o plano de estudos ou mesmo os profissionais lá formados (à semelhança da Ordem dos Engenheiros, Advogados, etc...)
 
De facto...
o Anónimo das 7:08 é ridículo(ou o seu post como que lhe quiser chamar) não sei onde se quer chegar com isto mas...

Isso de acusações a escolas públicas e privadas... toda a gente tem telhados de vidro, e digam o que disserem todos os planos de estudo são diferentes e quer numa escola Pública quer numa Privada existem erros no Ensino... e se vamos pelo Trabalho de Investigação(como o anónimo das 7:08 referiu...) há escolas privadas onde esse trabalho de Investigação é feito por um único aluno( agora vê-me a exigência da TUA escola, em que este é feito por um grupo!!!), por isso antes de lançarmos acusações a determinada escola por ser Pública ou Privada vejamos o real problema... a falta da qualidade do ensino em TODAS as Escolas...que se faça então uma avaliação dos recé licenciados! Mas deixemo-nos de guerras infrutíferas que em nada nos dignificam, que nada de bom nos traz e que não nos levam a absolutamente a lado nenhum.

E se vão usar o argumento de os alunos da Pública são mais inteligentes que os da Privada por este e mais algum motivo(a média de entrada), então eu deixo um pensamento... Um enfermeiro nunca poderá almejar ter a competência e inteligência de um médico porque tem uma média de entrada mais baixa, logo a Enfermagem é uma profissão inferior à Medicina...

Parece-me que é onde todos estes argumentos querem levar... é mesmo isto que acham????
 
A solução é mesmo a criação de um sistema que regula o acesso à profissão, tipo internato de Enfermagem e prova teórica. Assim é a qualidade dos alunos que dita o seu ingresso na Enfermagem. Desta forma as escolas privadas poderão colocar mais empenho em conferir uma formação de qualidade aos seus alunos, pois assim o critério de escolha da Escola de enfermagem pelos candidatos ao curso será a percentagem de colocação dos seus licenciados na profissão de cada estabelecimento de ensino. Até agora o critério é a escola que mais facilita o percurso do aluno...
 
Há alunos que fazem estágio em lares, creches, inbfantários e até escolas!! Isto é impensável!
 
Para o Sr.(a) anónimo das 7:08 PM...
No seu trabalho de investigação (em grupo) se calhar teve um "18, 5" e os restantes é que fizeram tudo!!! E vou -lhe dizer uma coisa (só para si)Deviam fechar as escolas públicas porque o estado gasta milhões com elas (só os ordenados dos "dinossauros"!!!!)
NOTA: Isto do fechar as escolas públicas, é mesmo só para o anónimo!!

Daaahhh...
 
E agora, vai escrever ao Ministro? É ele que autoriza os cursos, sabe concerteza. Quais "as Ordens" a reconhecer planos de estudos da formação inicial, hoje? com o actual quadro legal de Bolonha? passamos para uma historieta de ficção...
 
Bom, este último comentador é animador. Se todos os que conquistaram direitos para a Enfermagem pensassem assim....

Aliás, segundo a sua teoria não vale a pena tomar banho, pois amanhã está sujo na mesma...
 
O Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros, comporta anualmente mais de 200 vagas para Enfermagem.. Uma coisa incrível.. Estamos a falar de uam cisade pequena minha gente.. E que num raio de 40 km existe também a Escola Superior de Saúde de Bragança com vagas a rondar os 90 anualmente! O que eu pergunto é como num distrito como Bragança possa existir um exagero de vagas destes!! A pc tempo tive a oportunidade de conversar com um Professor da ESS Bragança que me disse precisamente o mm..!! Não admira a ninguem que exista tanto desemprego!! Até porque o Instituto Piaget comporta vagas correspondentes a 3 escolas públicas!! Não há hipótese!! E sim, concordo que muitas escolas não tem o mm nivel de exigencia, portanto esses enfermeiros não sairão tão bem formados e classificados como muitos outros!! Posso dar-vos um exemplo: A uns meses atrás frequentei uma formação de "Práticas de Reabilitação", cujo, algumas colegas, nunca teriam ouvido falar numa Escala de Braden para monitorização de ùlceras de Pressão!! Onde está a exigencia de uma licenciatura? Melhor, pedem para os enfermeiros actuarem segundo as práticas ao nível da investigação científica, então como e possível alunos nunca terem ouvido falar de CIPE, se já é o nosso presente!! Isto revolta-me, porque para alguns alunos é-lhes exigido o máximo ao longo da licenciatura, e a outros e como passear na praia!! E depois estes últimos alunos arranjam mais facilmente emprego!! E pk?! Porque os papas tem conhecimentos, ou porque os prof a leccionarem nestas escolas são Enf. Chefes!! Só espero que o Enf, Azevedo, faça uma revolução nisto tudo!! vPorque o Desemprego começa aqui!!
Um bem haja.
 
Sou o "Anónimo das 7:08" e para o "Magistral Estatega" vai a minha resposta:
Vê-se logo que deve ter tirado o curso numa Escola privada, ou não responderia como respondeu ao meu post.
Posso-lhe garantir que embora tenha sido um trabalho de grupo, curiosamente fui eu quem trabalhou mais. TRABALHEI... Sabe o que é isso significa? Se calhar não. A palavra trabalho e outras relacionadas com essa não devem existir nas Escolas Privadas que entupiram e arrasaram a profissão que tanto gostamos, a Enfermagem.
E digo-lhe mais!É para mim um orgulho dizer que frequentei uma Escola Pública...E posso-lhe garantir que muitos alunos das privadas adorariam dizer o mesmo...
 
Pois tirei sim... e tenho todo o orgulho em dize-lo. Até porque me dá ainda mais gozo perante fanfarrões que bradam aos céus a sua maior competência por terem andado em Escola X ou Y, mostrar-lhes que isso não lhes serve de nada... a competência parte de cada um...

E isso de os alunos serem favorecidos... é precisamente o contrário, se não o vês, é porque és cego.

E esse argumento de que foi quem trabalhou mais nesse trabalho de grupo revela uma fragilidade argumentativa confrangedora. Eu por exemplo fiz a minha monografia/trabalho de investigação Sozinho... oficialmente e na prática.

Volto a usar o mesmo argumento: Nunca poderás ser tão competente e inteligente como um médico pois a tua média de entrada é inferior à de entrada de um médico na faculdade.
É isto que queres dizer "anónimo das 7:08"?
 
"Magistral Estratega": À parte das nossas divergências sobre Escolas Públicas e Privadas (cada um tem direito à sua opinião), é claro que tanto eu como o senhor entramos com média inferior à dos Médicos! Mas isso não quer dizer que eles saibam mais que um Enfermeiro, até porque nós próprios questionamos muitas vezes as suas prescrições e a sua pertinência. São os Enfermeiros que, muitas vezes alertam os Médicos para a necessidade deste ou outro fármaco. Tenho a certeza que isso já aconteceu consigo. Comigo já aconteceu.
Quanto a este assunto, lamento mas também divergimos. Não acho que os Médicos sejam mais competentes que nós. A Enfermagem e a Medicina são áreas da Saúde que se complementam. Os Médicos têm as suas competências numas áreas e nós noutras, não acha?
 
Eu acho o mesmo e é por isso que não podemos cometer estes erros de argumentar que oa alunos de uma escola privada são piores que os de uma pública só porque as suas médias são diferentes.
Isso parte de cada um por isso não generalizemos. Se queremos aferir a qualidade de cada um então que se faça a prova. Internatos, provas de admissão à Ordem, o que quisermos mas não tragam à baila este assunto de forma tão leviana e a roçar o ódio.
Falou das competências numa área e outros noutra. Acredite mesmo nisso e não o faça como forma de suavizar as coisas.
 
A questão é simples: os da privada têm, em média, um QI inferior ao do ensino público.
Não sou enfermeiro, sou aluno de psicologia, outrora candidato a enfermagem.
Pergunto-me, será que não têm vergonha de dizer que tiraram o curso em privadas? Ou não sabem que quando dizem isso, a outra pessoa pense sempre para si "é limitado cognitivamente e não conseguiu entrar numa pública"!
 
O público era tipo uma selacção natural dos alunos. Agora com as privadas, essa selecção acabou, com as consequÊncias nefastas que todos já conhecemos!!
 
Anónimo das 10:29 concerteza que a tua inteligência também não ha-de ser muito superior. lolololololololollolololololololololololololololoolollololololooloololol.

Dá-me vontade de rir estas afirmações:"os da privada têm, em média, um QI inferior ao do ensino público". Um "tipo" esclarecido e actualizado como tu já deveria saber que o QI é uma treta... e a que tipo de inteligência te estás a referir? ou não sabes que há vários tipos de inteligência? Claro que isto depende das Escolas actuais de pensamento...daqui a uns anos tudo isto poderá ser refutado ou não ou NIM...

Vergonha? Porque haveria de ter? Mais vergonha teria se pensasse dessa forma:outra pessoa pense sempre para si "é limitado cognitivamente e não conseguiu entrar numa pública".

Isso revela uma estupidez deveras entranhada...mas afinal de conta ainda és um aluno e poderás ganhar alguma maturidade com a idade e a prática de forma a não teres esse tipo de preconceitos não digo infantis pois isso seria desculpabilizar-te, mas antes ignorantes... Bem haja e quando quiseres testar o meu QI posso facultar-te o meu tempo e o meu cérebro ok?
 
Á pessoa que pensa que quem entra no ensino público tem um QI superior ao do ensino privado, e tem a coragem de dizer que estuda Psicologia, diria que de certeza estuda numa escola privada, e se me enganei e está numa escola pública e tem por isso um QI tão elevado, mas sem outras áreas do desenvolvimento elevado, e se for do sexo masculino é porque tem a síndrome de Asperger.
 
O sôtor psicólogo é frustradito não é?

Concorra a Enfermagem outra vez e depois apareça cá novamente!
 
A vdd e k os alunos das escolas privadas têm uma média muito infeiror aos alunos que estudam ans escolas públicas!! O que me questiona a mim é como e possível eles próprios saírem com médias muito superiores aos das escolas publicas se entraram com médias inferiores!!? não se compreende. até porque o ensino superior tem um nível de exigencia muito maior que o secundario!! O que será que acontece? Ficam inteligentes?!! Desculpem a frontalidade, mas a evasão das escolas privadas sem o mínimo de exigencia levou a profissão ao abismo!!
 
Apoiado!! Por mim havia arradicação da maioria de vagas nas escolas privadas.. E teriam de passar muitas delas por exames de admissão e controlo da qualidade de ensino!! É uma vergonha.. embora conheça colegas de escolas privadas muito competentes, a maioria dos que se formam actualmente nem devem conhecer a Florence Nigtingale.. !!
 
As escolas de enfermagem, publicas e mais as privadas, neste momento não estão a formar futuros enfermeiros, neste momento estão a "DEBITAR" enfermeiros e com a conivencia da OE, pois por cada novo enfermeiro a OE recebe 7.5€ mensais, fora a taxa de incrição, para não falar das propinas que os alunos pagam. A OE que deveria ser uma instituição de utilidade publica, de regulamentação de uma classe, uma instituição que dignifique a classe,mas aparenta ser uma instituição de caracter lucrativo, vemos contantes ataques á nossa classe e á nossa dignidade, uma tentativa de usurpação de algumas funções de enfermagem e agora o mais grave, colegas contra colegas a debaterem quem faz o preço hora mais barato
Aonde vamos parar colegas, isto dava um debate para os pós e contras,
 
E eu digo...FALTAM ENFERMEIROS EM PORTUGAL (a trabalhar, claro)!
1 Enf. para 50 doentes PSIQUIÁTRICOS = INADMISSÍVEL
2 Enf. para um serviço de cirurgia (sem AAM) no turno da noite = INADMISSÍVEL

TENHO DITO.
 
"Magistral Estratégia".. que complexo de inferioridade.. Os melhores alunos estão e sempre estarão nas escolas públicas.. Claro que a competencia cada um desenvolve.. ´Será que se tivesses média para frequentar uma escola pública terias ingressado para uma privada? Com certeza que não!! Já agora, estamos a falar de um curso de saúde, se não existe o curso de medicina no privado, pq existe o de enfermagem?! E já agora, quem condena as suas respostas paar colegas fazendo comparações entre médicos e enfermeiros é porque realmente nem orgulho tem na profissão de enfermagem, dado que perante a sua resposta o seu curso de eleição é medicina e a enfermagem veio pq acréscimo.. Por isso permite-me dizer que deve ser um frustado com enfermeiro, e se de facto faz comentários desses a colegas não deve ter fair-play algum!!
Um abraço a td!
 
Anónimo das 7:33 obviamente que a tua menoridade intelectual não te permitiu perceber o alcance da minha afirmação... Foi uma frase irónica... lamento que o seu fabuloso estatuto de melhor aluno não o tenha permitido atingir isso...
Se fosse frustrado já teria trocado de profissão...já tive tempo para isso... se não o fiz não foi por preguiça garanto-lhe mas também não tenho de estar a justificar as minhas opções de vida a um desconhecido e num espaço público.

Não conheço a palavra fair-play. Não consta do meu dicionário.lol

Pergunte-se antes... se existem TODOS os cursos no regime privado excepto Medicina porque será?

Não me vou envolver mais nestas discussões que só nos levam a menoridades...
 
Excelente pergunta a colocar à ordem dos médicos e afins. Depois fazer um encaminhamento da resposta para a nossa Ordem, para ver se atingem...
 
Colegas por mais que custe a admitir é uma questão de bom senso. Isto tudo acontece não por culpa dos alunos que se matriculam em privadas mas sim pelo facto de não existe uma lei que proteja a profissão. e é claro que quem pode aproveitar o faz e tira um curso superior. È exactamente aí que reside o problema, quem quer, e não há logo á partida uma seleção. Conferindo á profissão um estatuto precário..Passo então a citar um comentário que ultimanente se ouve muito," não sei, mas cada vez que pergunto por aquele amigo/colega que andara comigo no liceu e reprovou X vezes ou então não "dava uma para a caixa" (peço desculpa pelo termo) e a mãe não sabia o que fazer com ele, hoje diz-me que está a tirar enfermagem. penso que com a restruturação do curso de enfremagem não é das melhores alternativas mas é sem dúvida um método de seleção. e quem sabe irá desmonstrar,. falta é saber se já se dicidiram como irá ser realizado esse método de seleção. Pois sabe-se que a prova teórica não é tudo e vice-versa.
 
Os de Bragança tantos problemas têm em relação aos do piaget.... sabem o k é , é dor de corno... se vos morde o cotovelo cossai-o numa parede... Estive em estágio com alunos d baragança e coitados nao xegam aos calcanhares dos do piaget, so sabem se encostar e sentar, tenham vergonha ó atrasados.... Os profissionais de saude gabam mais os do piaget e pk será???? bons , melhores, mais respeito, trabalhadores... Olhem vão levar todos no cú ó palhaços.
 
falam mal do piaget....
so vos digo uma coisa e mt dificil tirar ali um curso...
e digovos mais normalmente as pessoas do privado vivem uma vioda diferente que o pessoal das publicas e outro andamento pr tudo.. e dão valor a coisas n vida e não so marrar e pensar em tirar grandes notas.. voces são todos uns frustados..eu ja estagiei com mts alunos d bragança e digovos que estão mt enganados estes são levados ao colo pelos supervisores e orientadores e os do piaget sao massacrados.. para alem disso voces nao sabem nada em estagio a vossa escola devia emplementar a realezação de um portfolio pr ver se começavam a aprender alguma coisa de enfermagem.... sois uns totos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!