quarta-feira, novembro 21, 2007

Um sentimento muito comum....


O colega "Vítor A". deixou este comentário:

"Nós enfermeiros estamos a ser mais uma vez vitimas, vitimas do famosa conjuntura, laboral e educaciona, formativa, em que o que conta é enriquecer a entidade patronal em detrimento do resto.
Um exemplo, a distancia entre as classes "rica" e "pobre" é cada vez maior. Porquê? Os preços/hora e privilégios/direitos da classe trabalhadora é cada vez menor, (dizem os patronos que é por causa de o preço do produto comercializado ser o mais competitivo possivel). MAS, quando um de nós vai á prateleira do "Supermercado"/Escola/faculdade, os preços dos "produtos" são ainda mais altos que anteriormente, não baixaram!! Porquê?? Quem fica cada vez mais rico?? E mais pobre porque ganha menos e tem de comprar os "produtos" que cada vez são mais caros? Isto atravessa todas as classes INFELIZMENTE. Imagino que no gabinete do Socrates deve ter um placar enorme com uma fotografia representativa do funcionário que trabalha para a administração publica que é para atirar os dardos. Cada lei é um dardo que nos atinge, que magoam a nossa dignidade, respeito, carteira. São um atentado consumado á todos nós trabalhadores.
A OE não lhe compete, (é o que dizem eles), as lutas laborais e salariais. Eu tenho uma outra opinião. À OE compete a DIGNIFICAÇÃO da profissão.
É digno um Enfermeiro ganhar 3€ hora a trabalhar fins de semana, noites, épocas festivas com a penosidade que lhe é conhecida?

È Digno um enfermeiro que investiu 4 anos da sua vida na sua formação "lutar contra colegas" pelo melhor preço hora, pelo mais baixo preço hora? Dizem que a União faz a força. Acredito que os Enfermeiros são Unidos (Sou um sonhador!!!) Mas falta um líder que lidere essa força e que direccione os objectivos comuns a todos os Enfermeiros. As outras classes são fortes mas a nossa é a mais forte, Sem nós o PAIS PARA!!

Somos a Ordem com mais associados que existe em Portugal. Contudo passamos uma mensagem a nós e á opinião publica de desunião,desorientação, competitividade a baixo preço...
Custa-me muito que o dinheiro das nossas quotas esteja também a ser investido no Luxo das viagens, (se calhar em 1ª classe) dos nossos representantes às conferencias internacionais, o luxo que é o património imobiliário da OE (pago também por quotas dos colegas que estão desempregados ou que nunca trabalharam mas tem que pagar se querem que cédula esteja actualizada. Sou enfermeiro há 13 anos, estou no quadro da quase futura ex-função publica. Estou mais que solidário com os colegas que estão a ser explorados, enganados e outras palavras que não dignificam em nada a nossa classe, com a conivência/paralisia da OE que deixa que actos de enfermagem sejam "usurpados" por outras classes porque ainda o acto de enfermagem não está definido ao contrário de outras classes (Médicos, arquitectos, solicitadores, etc.) Mas o que fazer??
Os enfermeiros tem quase todos o mesmo objectivo mas estão desorientados na sua forma de luta. Falta um líder representativo, que direccione os enfermeiros, não só na luta laboral, mas também na dignificação da carreira.

Quem não sei, mas sei de certeza que com esta bastonária não é de certeza! Desculpem o desabafo alongado!!"


P.S. - Ex.mos Colegas,
tendo em conta a proximidade da data eleitoral, a partir de hoje iniciar-se-à a publicação de um conjunto de posts cujo objectivo é esclarecer todos os colegas relativamente às posições dos candidatos a bastonário da OE.

Os temas a focar são aqueles mais polémicos (e pertinentes) com que a classe de Enfermagem se tem deparado -
- "Escolas",
- "Qualidade do ensino",
- "Fluxo de formação de alunos",
- "Modelo de Desenvolvimento Profissional proposto",
- "Internato de Enfermagem",
- "Acto de Enfermagem",
- "Regulação da profissão",
- "Remodelação das especialidades de Enfermagem",
- "Aquisição de novas competências",
- Etc...

Sobre cada um destes items fundamentais para o futuro da profissão, cruzaremos as opiniões, planos e estratégias da Enf. MAS (recolhidas a partir do site da OE, do seu site de candidatura pessoal, e das posições públicas emitidas), e do Enf. José Azevedo (o Enf. JA teve a amabilidade de emitir via e-mail, especialmente para o doutorenfermeiro.blogspot.com, as suas considerações e posições relativas a cada um destes).

Comments:
Doutor Enfermeiro.

Não sei se o Internato de Enfermagem é mesmo para avançar. No entanto assalta-me uma grande dúvida e até um certo cepticismo.
À partida o Internato de Enfermagem servirá para introduzir o Enfermeiro na vida profissional e só, já que , por Decreto Lei as Ordens não podem avaliar as compet|ências dos Licenciados em Enfermagem ou noutra área científica.
As dúvidas prendem-se com o Seguinte :1º - se o Internato vai ser remunerado,qual a remuneração ?
Rendimento mínimo nacional ? abaixo ? Acima ? Pela tabela remuneratória da Carreira de Enfermagem ainda vigente ( grau1 , nível 1 ) ?
2º - O Internato não vai ser pera doce , como não é a nossa actividade profissional . Os Internos de Enfermagem podem ter 1 ou 2 meses de Estado de Graça , mas findo esse período de integração ...é no duro. Horário rotativo , fins de semana , feriados , substituição de férias.... afinal vão integrar equipas e as chefias de enfermagem vão por hipótese aproveitar...em que condições se irão processar esses internatos de Enfermagem...será que vai haver abusos consideráveis ?
3º - Na óptica de um qualquer gestor hospitalar ( fechem os olhos e imaginem-se gestores ) o lucro está na redução dos custos de produção . Ora com a produção académica de tantos Enfermeiros / ano o número de Internos de Enfermagem será substancial. Se durante 1 ano e nos subconsequentes , um gestor tiver, à mão de semear, um número considerável de Internos para colocar em Serviços mais desfalcados , por é que se dará ao trabalho de providenciar concursos para preenchimento de vagas em aberto ? Se por meia dúzia de tostões pode ter mão de obra qualificada e garantida todos os anos , porque contratar Enfermeiros ? Ficam as dúvidas , responda quem souber ou puder.

Obrigada

OBS: Esta situação não se coloca para mim já que estou no quadro de uma Instituição e sou Enfermeira desde 1978.
 
Integralmente de acordo com o coment�rio anterior.
 
O Dr. Enfermeiro anda "MUITO AMAVEL" com o Azevedo. Com Post deste tipo é complicado querer isenção!

Aguardo sim as propostas num local On-line, como o FORUM DE ENFERMAGEM que ira fazer entrevistas e perguntas tendo por base perguntas realizadas pelos enfermeiros, aos Candidatos a Bastonária(o).

Quanto ao Internato em Enfermagem . Recordo palavras do AZEVEDO em plena AG - Os enfermeiros querem ser Médicos!! -

Depois votou a favor. Coerencia, exige-se.

Daniel Gonçalves
 
Algém me sabe dizer qual o blog onde esteja a lista de candidatos aos orgão nacionais da OE ??? Já andei a procurar e só encontro as listas alternativas candidatas aos orgãos regionais...
 
Concordo inteiramente com a colega M.
No entanto, deixo aqui uma preocupação.
O que estão a fazer aos contratados vão fazer tambem aos do Actual quadro e futuro ex-função publica. É só uma questão de tempo e legislatura.
 
É segredo. É que a roupa suja é tanta que têm medo de dar a cara.

DaHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
 
Desculpem, expressei-me mal. O que queria saber era qual o blog onde esteja a lista de candidato aos orgão nacionais do sr. Enfermeiro Azevedo. É que da outra candidatura já vi no blog, do sr. Enfermeiro Azevedo ainda não. Pergunto isto porque acho importante para a decisão de voto, saber também o perfil das pessoas que compoem as listas.

Obrigado.
 
Os orgãos que nos representam devem lutar para que o enfermeiro independentemente do seu vinculo actual (pois o futuro deus reserva) tenham Deveres e Direitos IGUAIS. Os colegas que hoje estão enquadrados na função publica muito dificilmente o vão estar amanhã se a actual conjuntura de ideias continuar e o codigo de trabalho depois é para todos. Inclusivé aqueles que que pensam estarem seguros por serem agentes da função publica actual. Os Ministros mudam mas a demagogia que hoje é proconizada perdura no tempo se o mal não for cortado pela raiz.
 
O doutor enfermeiro também está inscrito no PSD? É que o Enfº Azevedo está. Leiam a carta dele no blog:http://saudesa.blogspot.com/
ESTÁ DEMAIS!!
 
ao último anónimo (o da 1:13). O que lá está escrito na carta não é segredo nenhum. Mas deviam era pensar qual o interesse de publicarem a carta dessa MartaMarta(que também não percebo o interesse dela em denegrir o nome da enfermagem pois ao falara dum candidato à OE da maneira que está também não está a abonar a favor do bom nome dos enfermeiros e se não compreende isso peca por ingénua)... acham que é mesmo pelo aspecto ético da coisa? Abram-se os olhos...
 
Mas esse Azevedo é Enfermeiro. Quem é?
Não conheço...
É alguém importante na Enfermagem?

Helooooooooooooooooooooooooooooooo
 
Para verem os candidatos à OE Lista D :

Zona Norte : http://consigopelaenfermagem.org/?page_id=6

Zona Centro :
http://consigopelaenfermagem.org/?page_id=5

Zona Sul :
http://consigopelaenfermagem.org/?page_id=4

Açores:
http://consigopelaenfermagem.org/?page_id=7

NACIONAL :
http://consigopelaenfermagem.org/?page_id=2

Sempre estiveram disponiveis os nomes e as Caras de quem se Candidata.
 
Caro anónimo das 10.52:

Agradeço a informação dada,mas não foi isso que perguntei. Essa candidaturas já tinha visto nos respectivos blogs. Não vi ainda, ou não encontrei e por isso pedi informação, já que no blog do sr. Enfermeiro Azevedo não está descrito, se só concorre a bastonário ou também tem lista patrocina por ele, aos orgãos nacionais, nomeadamente Conselho Directivo, Assembleia Geral, Conselho Jurisdicioal, etc...

Repito, considero fundamental saber o perfil das pessoas que compoem estas listas para melhor tomar a decisão de voto.

Obrigado
 
Obrigado colegas pelos Links do site da Candidata a Bastonária Enfª Maria Augusta.

Cliquei nas fotos e vi e gostei dos nomes que lá estavam, em compensação da do Azevedo, quem são, quais as caras que escondem?
 
Leiam "Do silêncio à Voz"
e peguem nesses exemplos e apliquem-nos em cada local onde trabalham e verão a enfermagem a mudar.
No entanto, em momentos "chave" quer a OE, quer os sindicatos nas suas diversas competências, têm um papel preponderante.
Senão vejamos, um navio sem cmdt não ruma p bom porto, uma empresa sem líder (participativo) tem falência certa, um partido político sem líder interventivo e aceite pelo povo não ganha jamais qq eleição, assim como NÓS, de facto, os enfermeiros precisam de alguém q detenha um conhecimento profundo (desde a enfermagem base - prestadora de cuidados até ao director - gestor).
Apoio a candidatura onde estes pontos sejam objectivados nos próximos anos da enfermagem.

Cumprimentos,


Serrano
 
Caro Doutor Enfermeiro:

Já que ninguem se manifestou, o sr. sabe ou pode informar relativamente à questão que coloquei às 10.52 ?

Obrigado
 
Caro Doutor Enfermeiro:

Já que ninguem se manifestou, o sr. sabe ou pode informar relativamente à questão que coloquei às 12.10 ?

Obrigado
 
Doutor Enfermeiro e Colegas. O que postei neste blog , refere-se ao INTERNATO DE ENFERMAGEM . Quanto ao comentário que deixei de ´...esta situação não se coloca para mim.....(...) sou enfermeira desde 1978. Refere-se à situação do Referido estágio.
Quanto ao Colega Victor concordo plenamente com o comentário das 10.37 e 10.48. Afinal a LISTA DOS EXCEDENTES VAI CHEGAR à Enfermagem Mais dia menos dia....é política de emprego.....ah....ah,,,ah,,,,
 
www.construir-a-mudanca.blogspot.com

Visitem o blog pois estão os nomes de quem concorre aos órgãos sociais da secção regionail do sul e que apoiam o Enf. josé Azevedo
 
Boa a tarde a todos.

Antes, tenho pena não poder colocar comentários no post da carta do enfermeiro azevedo, pois gostaria de dizer que sou militante social democrata e como sei separar as águas vou votar Lista D, pq Ordens liberais não se coadunam com militância partidária. E essencialmente pq acredito no projecto nacional de "Consigo, pela enfermagem".
Sim naional, pois apresenta candidaturas a todos os órgãos nacional e regionais. O que transparece um projecto para uma enfermagem de futuro.
Outros como Enf. Azevedo, apresenta candidatura a bastonário e Concelho Directivo, Sr.s como é possivel governar a ordem sem equipa logo sem mão de obra. Talvez se pense em criar uma ditadura omnipotente em que o bastonário manda. INFORMEN-SE BEM... E votem com clareza e esclarecidos...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!