terça-feira, dezembro 18, 2007

Certezas e premonições...


"A tragédia da morte consiste em que ela transforma a vida em destino"

André Malraux


Ao contrário do que tinha planeado para o período pós-eleitoral imediato, decidi manter o silêncio e aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Ainda assim, acabamos de escrever uma triste pagina da Enfermagem Portuguesa.
Tudo começou com gralhas e confusões. Nos boletins de votos, na revista da OE, na votação por correspondência e mesmo nas próprias urnas, onde inúmeros colegas ficaram impossibilitados de cumprir o seu dever devido a erros e falta de actualizações nas listas de membros. Quatro anos (!) não foram suficientes para "arrumar" a casa!
Por fim, uma espera eterna para a divulgação oficial dos resultados das eleições.
A incompetência reflecte-se muitas vezes em pequenos pormenores. Este incidente pode ter decido o futuro da Enfermagem.

Infelizmente, para a Enf. Maria Augusta de Sousa tudo foi um "meio" para atingir um "fim". Desde de um início prematuro da campanha eleitoral, às críticas pessoais, passando pelo uso de argumentos semelhantes aos usados por crianças ainda imaturas. Tudo valeu.
Os resultados oficiais ainda não foram emitidos, mas, com esta Comissão Eleitoral... o resto já sabem. Sim, estou a aludir à já referida incompetência.

Aqui não há vencedores ou vencidos.
A actual fragilidade da Enfermagem e dos Enfermeiros, deu azo a uma certa desorientação ideológica e impossibilitou a clareza e a definição estratégica do rumo a tomar pela classe.

Os próximos quatro anos serão negros. Desemprego crescente, banalização e descrédito do ensino de Enfermagem, indefinição estratégica, política laissez-faire, opiniões nebulosas e difusas, ausência completa do poder reivindicativo da classe...

É impossível ter esperança. Nem o benefício da dúvida é possível conceder. Já "vivemos" um tormento que durou quatro longos e penosos anos... pelo que se torna fácil antever o futuro próximo.

Mas, prezados colegas, não fui eu quem lhe pôs a foice na mão...

Comments:
tem razao, quando diz que não foi você quem lhe pos a foice na mão, ainda bem para a enfermagem que ninguém confiou em si para ceifar...
 
É lamentável sr. dr. enfermeiro. Muita gente vai SOFRER nos próximos 4 aninhos... não quiseram ouvir....
 
Pois é caros colegas. Isso é que é falta de respeito pelos processos democráticos. Os Enfermeiros portugueses escolheram bem, ainda bem. Esta foi sem dúvida a campanha mais concorrida de sempre e mais participada por todos e a falta de respeito pelos resultados só revela a imaturidade politica da profissão e a falta de cultura da profissão que para alguns devia ter um ditador.
A partir de agora a Enf.ª Maria Augusta é a Bastonária de Todos e é isso que lhe deve ser exigido em vez de chorarmos sobre o passado.

Bem hajam a todos.
Parabéns ao colega que redige este Blog pela coragem. Nem sempre concordei consigo mas gabo-lhe a coragem e a dedicação que parece dedicar à reflexão sobre a Enfermagem.
 
quiserem ouvir sim... e foi expresso por sufragio universal... portanto há que aceitar os factor e dai tirar as devidas elaçoes... Se o sr candidato agora derrotado a bastonario e a sua equipooa quiseram ajudar, pois de certeza que serão muito bem recebidos, criticar é extremamente facil, lamentar isso é facil, mas se calhar ja ia sendo hora de por maos a obra.... Ao fim de 40 anos, ja podia ter aprendido que so barafustar e criticar tudo e todos nao zhugue, experimente agora trabalhar, vai ver que se sente util e faz algo de jeito pa a enfermagem...
 
Realmente você é um incompreendido..., qual calimero ou D. Quixote ! Todos os outros (que foram a larga maioria) são são ignorantes, distraídos ou porventura outras coisas piores...

É assim que os "doutos" colegas (à imagem do que têm feito até agora)irão participar no futuro que é de todos.

Por mim estou esclarecido e informado.
 
O pequeno Enfº c/ a mania das grandezas e as suas focas estão tristes.

Afinal, nem todos lhes ligam. Parece que há outros Enfºs que se sentem bem na sua pele, em cada dia, quando saem de casa para exercer a sua digna profissão. Parece que nem todos sofrem amarguradamente com os seus complexos de inferioridade. Parece que nem todos confundem a Ordem com um vulgar sindicatozito. Parece que nem todos bebem deste blog sem sentido crítico. Parece que nem todos são misantropos. Parece que nem todos não conseguiram entrar numa faculdade de Medicina.

Disse "nem todos"? Peço desculpas: devia ter dito "a maioria".

Bem me parecia. Pelo menos pela proporção de excelentes Enfºs que conheço, grandes homens e grandes mulheres, que fazem tanto pelos doentes e até pelo ambiente de trabalho em que depois convivo, sem essas caganças que aqui, anacronicamente, depois vejo.

Um bem haja a toda a classe, que é de facto ímpar (já o é hoje, sem "mudanças"), e que não se deve confundir com a parte "daninha", que como já vários disseram, é pequenina (de espírito), e como agora se viu, pouco representativa.

Mas espero que o circo não feche ;)
 
Para o observador atento:

não quero servir de advogado de ninguém mas penso que o colega exagera. Quando fala na maioria, repense esse conceito. Fale antes na maioria da minuscula fracção dos votantes. Eu por exemplo ne pude votar.
Poucos são os que saem de casa motivados para trabalhar. Muitos nem saem de casa. não têm trabalho. Mas para SI colega, tudo parece estar bem...
E já agora, as focas que se refe são seus colegas, o que demonstra bem a sua mentalidade chauvinista.
Um bem haja para toda a classe? Nãoi devemos pertencer à mesma.
Tal como lhe disse, n~
ao quero ser advogado de ninguém, mas pelo pelo o doutor enfermeiro demonostrou coragem, incisividade, vontade, dedicação.... o colega observador atento demonstrou mesquinhez, e um sentimento de inferioridade ridículo que lhe fica muito mal. São estas mentalidades que ainda sobrevivem nos enfermeiro que vão destruíndo a enfermagem...
 
Antes de mais, uma dúvida: Mas já falam em vencedores, quando os resultados PROVISÓRIOS ainda não forma divulgados (pelo menos por meios oficiais, isto é, www.ordemenfermeiros.pt)?! Já falam na Bastonária de TODOS?!(Num comentário mais acima). Pode ser a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, mas representar Enfermeiros ela estes últimos quatro anos não representou. Talvez a sua própria imagem social, de resto, não mostrou a mínima preocupação ou clareza para assuntos emergentes e urgentes. Exemplo: Imensas escolas a proliferar no país, onde já temos mais escolas por km quadrado que a vizinha espanha (e talvez que frança, alemanha, inglaterra, etc...); Desemprego e Precariedade, etc... Qualidades que nenhuma classe profissional gostaria de ter. Mas já sei a respostas de todos (a.k.a ditos apoiantes da Enf. MAS), «não é competência da OE». Mas afinal quais são as competências da OE, que estão definidas em Estatutos e demais regulamentos, e nem uma Comissão Eleitoral consegue desempenhar com eficácia e eficiência as suas funções?!
Acrescento aqui o post do DE, referente a estes comentários, e subscrevo-o. E só se trata de divulgar a sua opinião sobre o estado das coisas. Quem lhe critica destrutivamente, de certeza que está metido com os amigos e amigas da Enf. MAS, onde não passam de carrascos da profissão. Porque eu só vejo a Enfermagem a afundar, como se de um filme de Titanic se tratasse. E para a OE, quanto mais fundo, melhor. Desculpem, disse mal, quanto mais fundo melhor, excepto quando se trata de campanha eleitoral. Aí a lista da Enf. MAS já falou do desemprego!!!

Vamos aguardar pelos resultados, e respeitar as opiniões de cada um. Queremos todos o mesmos: qualidade e distinção da Enfermagem!!!

Abraço,

http://enfermagemnaoso.blogspot.com
 
Todos os que votaram em Maria Augusta de Sousa estavam "loucos" em vir aqui a este Blog (e uma vez mais) "atirar pedras" ao Colega Doutor Enfermeiro. É típico de quem apoia Maria Augusta e de quem está habituado a fazê-lo no dia-a-dia com os seus colegas de serviço. E ainda dizem que o "Doutor Enfermeiro" é que não é Democrático.
Pelo menos não é um "viracasacas", defendeu muito bem os seus pontos de vista, e no final, mantém o que sempre pensou.
Estas eleições foram uma vergonha para a Enfermagem. Uma vergonha em descoordenação, em irresponsabilidade, em incompetência, em enganos, em injúrias, em falsidades.
Nunca me esquecerei das caixas de cartão para receber os votos, os cartões para votar que só chegaram no dia 12, a troca de foto e de lista de JA, o início de MAS em précampanha (não sabe destinguir précampanha de campanha).
Não me esquecerei do que se passou na contagem dos votos estes dias. Falarei a seu tempo. Caricato e sintomático. E nunca me esquecerei do que se passou em Santa Maria. Escandaloso, vergonhoso, em que ninguém quer falar. O silêncio perante os escândalos, em que tudo valeu para perpetuar o "trono"
Não leram, não entenderam o que se passou. Ainda se vai falar algum tempo sobre isto. Os que agora vêm aqui apupar e bater palmas serão os primeiros a ficar desiludidos com mais 4 anos de "reinado" Maria Augusta. Como foi possível colocarem de novo esta senhora na cadeira de Bastonária? Só os interesses de alguns poderão justificar esta tragédia para a enfermagem. Infelizmente os enfermeiros não souberam acordar a tempo. Pagarão bem caro este erro. Falaremos no futuro.
 
Estou profundamente solidária com o colega doutorenfermeiro.
Pelo menos é coerente... vê-se a diferença entre os enfermeiros e os licenciados em enfermagem...
 
Cara anónima das 11:37

Explique-me lá por favor, como se eu fosse uma loira muito burra, diferença entre um enfermeiro e um enfermeiro liçenciado !!!
 
Ainda é cedo para os augustinianos cantarem vitória.
Por falar em vitória: por que fizeram as mesas ao seu jeito augustiniano?
Onde é que se viu os escrutinadores serem todos afectos a MAS? A uma só candidatura?
Por que não ficaram os votos por correspondência retidos nos CTT e não foram levantados pelos representantes das listas concorrentes?
Quem os meteu na urna e quando e quantos?
Tenham cuidado e vergonha...
 
Bom . Isto já deixou de ser um blog mais ou menos controverso para passar a ser um autentico circo...

Continuem assim se isso vos faz felizes.

Passem bem.
 
Colegas,
deixo um desafio a todos e um pedido ao colega Doutor Enfermeiro (DE), isto é, se concordarem.
Em vez de trocar-mos acusações, vamos expor o porquê é que não votamos no EA ou na MAS ou no CF.
O pedido ao colega DE é que mande depois estes comentários aos mails dos candidatos.

Pessoalmente vou mandar um mail para a MAS a dizer o porque de não votar nela. Pessoalmente acho que devemos "entupir" os mails da OE e da MAS com reclamações e a exigir que esta seja uma OE para todos e não de alguns
 
Porque há comentários que efectivamente merecem uma resposta à maneira, cá vai:
- Meu caro (des)atento, está a falar de quê? De quem? Bastonária de todos nós? Sufrágio Universal? Voto democrático? Transparência?
Por favor remeta-se ao silêncio, pois insulta toda a Enfermagem.
Este pseudo acto eleitoral FOI UMA VERGONHA. Novamente: UMA PORRA DE UMA VERGONHA. Nem na Venezuela ou no Paquistão...
Foi o expoente máximo ou clímax da INCOMPETÊNCIA. Como enfermeiro sinto-me profundamente envergonhado. Aliás, nunca me senti tão envergonhado por pertencer a esta classe.
E sim, a mudança de profissão é uma alternativa. Muito provavelmente ... já que os que deveriam sair não saem. Estão muito "agarrados". A adição é um problema, compreendo.
Existem mais do que motivos para IMPUGNAR esta vergonha. Eu faria-o, não tenha a menor dúvida.
Representatividade?Representatividade??!!!!
Continue então o circo.
 
Bem visto colega Vitor.
Acredite que irei fazer o mesmo, porra.
 
Não votei na MAS porque:
* o que a classe de enfermagem lutou nestes anos para ser reconhecida, degradou-se nestes ultimos 4 anos;
* a abertura das escolas privadas e a super lutação de profissionais de enfermagem no mercado de trabalho, sem que a OE se tenha manifestado. O problema da redução dos racios;
* as viagens/estadias das comitivas pagas com cotas dos enfermeiros desempregados;
* a OE devia lutar pela dignidade da classe mesmo em questões monetárias. É DIGNO um enfermeiro receber 3€ hora????? É justo os enfermeiros andarem a pedinchar porta a porta e baixar os seus honorários para continuar a trabalhar. Há hospitais que fazem chantagem com colegas do tipo "tenho um enf. que trabalha a 4€ hora!, baixa o seu preço ou vem aquele para o seu lugar!!
* a definição do acto de enfermagem, para quando...
*

Gostava de escrever mais, mas tenho de ir

Cumprimentos colegas, em especial ao DE que sempre teve coragem de defender os seus ideias, por vezes controverso, mas teve coragem.
É pena que a nossa classe não defenda os seus com a mesma convicção. Isto é a minha opinião pessoal, repito pessoal
 
Estou feliz... Não sei se será pela época natalicia que se avizinha se será pelos resultados destas tão concorridas eleições. Fico feliz pelo facto dos enfermeiros terem juizo próprio e não se deixaram levar por campanhas que se pautaram pela difamação e pelo puro prazer do dizer mal. Fico feliz pela enfermagem, fico feliz pelo facto da nossa ordem se manter fiel aos principios de uma Ordem, e não como alguns a confundem com actividade sindical. estou simplesmente feliz...

Tal como diria a Barbara Guimarães: Familia SuperStar Azevedo, o publico não vos quis salvar!!!

A todos os enfermeiros que exerceram o seu direito de voto em consciência: um Feliz Natal
Aos enfermeiros que exerceram o seu direito de voto com base em dados infundados e caluniosos: que o Pai Natal vos traga um pouco mais de inteligência.

Paz e Amor a Todos
 
Estive na mesa da Ordem, numa determinada instituição de saúde e concordo com o colega. As listas não estavam actualizadas: inúmeros colegas não puderam exercer o direito de voto porque não constavam nas listas.
O grande vencerdor foram os votos em branco: tirem as consequências. Quem vota em branco é por que está descontente... reflictam antes de falarem!
Espero que esta bastonária lute mais pela profissão.
 
Quem vota em branco não está descontente...porque senão votaria contra. Apenas não se revê em nenhum dos candidatos. Ora isto é válido para todos eles.

E sim, votar em branco, é tão importante como votar a favor ou contra.
 
Gostava que todos reflectisse-mos numa coisa.

A abstenção está a ser brutal, com tudo o que está em jogo, e irá "ganhar as eleições".

Cá está!! Confirma-se! Os enfermeiros vêem a OE como um imposto que é obrigatório pagar (como o Imposto Automóvel...) e não querem saber dela.....

O doutorenfermeiro diz que demos a foiçe à MAS... ele já a tinha e agora demos-lhe o martelo....

"Saudações camaradas!!!" é assim que nos iremos cumprimentar nos serviços daqui em diante.
 
"que o Pai Natal vos traga um pouco mais de inteligência"

Colega m. neves.

Não goze com a inteligencia das outras pessoas. É de bom grado e fica-lhe bem.

Espero que o futuro não dê razão a quem tem outra opinião...
 
Errata:
onde está faria-o, deve ler-se fá-lo-ia.
 
Então para quando resultados "oficiais"?
Vá ,vamos la ver isso. E a abstenção?
Quanto à M.Neves que o Menino Jesus (o que é isso do Pai Natal? Sei que não é uma invenção comunista, pelo contrário!), dizia, lhe conceda aquilo que tanto pede para os outros.
Um Santo Natal para si também.
 
este mes vou deixar de pagar a tv cabo, aqui a diversão é bem melhor... em vez de se falar de enfermagem, andamos a a dar tiros nos nossos colegas, excelente... A MAS ganhou o EA perdeu, a vida continua, realmente util seria procurar exercer pressão sobre o que existe seja ordem pseudo ordem o aquilo que cada um lhe quiser chamar, é o que temos e teremos nos proximos quatro anos, portanto deixemo-nos de mediocridade e vamos discutir coisa interessantes? Boa?
O que consideram que se pode fazer quanto ao desemprego e aos racios?e esta subita invasão de usf. comentarios, sugestões? Bom mau? a nivel hospitalar o que se pode mudar? propostas para acto de enfermagem?
 
Para este último colega anonimo... não vale a pena disutir nada dessas coisas dado que com a vitória de MAS essas matérias foram adiadas... por 4 anos. Esses assuntos foram defendidos por JA, como sabe. Não por MAS. Ela é contra.
Mas JA não conseguiu ganhar. Portanto não nos faça perder tempo apesar da sua intenção ser a melhor.
 
Parabéns pela distinção do "blog do Ano". Sem dúvida é o melhor.
O Enfermeiro
 
peço imensa desculpa, acho que me vou conformar, é a melhor forma de reagir nao é? Afinal,são só quatro anos, acho que então vou fazer como o sr azevedo nao é? como o colega disse não nos faça perder tempo, presumo que seja da lista C, bem fico feliz por não ter votado em si, pois essa atitute demonstra na amargura que poderia a order ter caido... Não acredito em nenhum dos candidatos, entre aldrabices, acho que estamos melhor servidos assim... Assim sendo os mercenarios (assim intitulados pelo carissimo JA) desejam-lhe as condolências, pelo nado morto que foi a sua candidatura...
 
4 anos será o tempo suficiente para os carissimos colegas qeu agora defendem MAS verem que estavam errados não haja duvidas nenhumas. A máquina do PC nao pretende que a enfermagem evolua, é algo intrinseco, nao vale a pena tentar pensar em arranjar alternativas porqeu serão todas barradas como tem acontecidos nos ultimos 4 anos. um grupo de pessoas nos ultimos 4 anos deram alternativas e tinham vontade de trabalhar para ajudar e foramc olocadas de lado e as ideia cairam em saco roto. nós queremos e temos ideias de melhorar a enfermagem mas jamais serão ouvidas com muita pena minha. a maioria das pessoas da lista que ganhou são chefes, reformadas, professores que já atingiram um nível estável logo nao pretender melhorar mais porque atingiram um patamar alto e nao pretendem que outros o alcancem. é escusado e quem já assistiu a uma AG sabe do que falo. com estas pessoas nao vale a pena dar ideias ou discutir porque nao vao a lado nenhum infelizmente. temos que continuar nestes espaços a discutir e debater ideias que façam com que alguns enfermeiros avancem cognitivamente. é pena mas o tempo o dirá. mas uma coisa haverá, OPOSIÇÂO os carissimos colegas qeu nao se ponham à sombra da bananeira porque vai haver oposição e da forte e contestação. Daqui a 4 anos quando os enfermeiros estiverem no fosso bem fundo como irão estar abrirão os olhos e tudo vai mudar. preparem-se vao ser 4 anos a lutar contra a incompetência...
 
Lolll, que coisa engraçada esta... Entao vejamos na secção regional do norte... A lista A é constituida por chefes, directores e professores, hum a lista D tambem... já sei deveria ter votado em mim, nao é assim caro anonimo das 7h22?
lol
 
Eu sei quem pôs a foice na mão da imagem, um ícone bem digno. Quem lhe emprestou a foice foi a ceifeira do Alentejo.
Quem lhe deu o jeito de serrote para maior eficácia na destruição de enfermeiros, foi a chefe de cerimónias protocolares, que mete os pés para fora.
Ai queredo!
Não falem assim senão crocodilo come...
 
Lá está o manel a enganar-se outra vez.

Os enfermeiros não estão a chorar sobre o passado. Os enfermeiros estão a chorar sobre o futuro, porque o passado triste da MAS já o sabem.
Choram é sobre mais do mesmo, logo sobre o futuro, não é manel?
Valha-te São Cricalho, homem!
 
Porquê os enfermeiros não começam abrir e a gerir lares de idosos e centros de dia, de confiança e de qualidade?

Considero pelo bem da população portuguesa extremamente envelhecida,os lares de idosos e centros de dia deveriam ser geridos exclusivamente por profissionais de saúde, tendo em conta a falta de fiscalização e os casos preocupantes que são conhecidos na nossa sociedade das condições e maus tratos a idosos nos lares, em que lhes apanham 150000mil euros e depois são tratados em condições horriveis.
 
O dia mais feliz do "Dr." Enfermeiro (uau! E em apenas 3 anitos, que prodígio!) e das suas focas:

-O dia das colocações na Faculdade!

Há testemunhos fidedignos que asseguram que o mesmo foi para casa a correr, as lágrimas a escorrerem-lhe pela face, e terá dito alto e bom som:
-Mamã, papá, consegui, entrei numa Faculdade (ou lá onde aprendem "enfermagem"...) de Enfermegem, a minha 1ª opção, o meu sonho de criança tornou-se realidade, vou ser Doutor, andar de helicóptero e de ambulância, vou ser Ministro da Saúde, Presidente da República, enfim, o céu é o limite, este é o dia mais feliz da minha vida!

...
Verdadeiro ou Falso?
lolll
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!