sábado, dezembro 08, 2007

"Eleições da Ordem sob ameaça de impugnação"!!!!!

Já aqui foi referido que a Enf. Maria Augusta de Sousa, por várias ocasiões, usou a sua posição como bastonária para proveito próprio na eleições da OE para 2008-2011. Muita gente partilha esta opinião.
A comissão eleitoral (afecta à actual OE) foi acusada, pelo Enf. Carlos Vaz Folgado, de falta de coerência e incumprimento dos estatutos. A actual bastonária também foi visada e acusada de auto-favorecimento.
Dexo-vos na íntegra o artigo da polémica, publicado no Jornal Diário de Notícias:
a
a
"O candidato a bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Carlos Folgado, ameaça impugnar as eleições marcadas para dia 13, perante a existência de várias ilegalidades no processo eleitoral.
A sua aceitação como candidato chegou apenas dia 27 de Novembro, mas a campanha já começou no dia 20. O candidato não terá, assim, direito aos 13 dias de campanha previstos por lei. O enfermeiro acusa ainda a actual bastonária de fazer campanha oito dias antes do permitido. O enfermeiro, que reuniu ontem com a comissão eleitoral, explicou ao DN que "a candidatura a bastonário foi aceite apenas no dia 27 de Novembro", exactamente uma semana depois de a campanha ter começado. "Apenas enviei as cartas ontem e os folhetos não foram impressos a tempo, apesar de estarem prontos", diz.

A única solução é o adiamento "para dia 19 ou 20" , refere Carlos Folgado poucas horas antes de reunir com os seus responsáveis. "Estamos a ser flexíveis. Mas, se não aceitarem, vamos impugnar as eleições. O Tribunal que decida", frisa, apesar de os estatutos da Ordem obrigarem à realização das eleições até dia 15.
"A candidatura foi entregue no dia 26 de Outubro", dentro da data prevista, mas foi recusada doze dias depois pela comissão eleitoral. "Alegaram o incumprimento de aspectos burocráticos, como o uso abusivo do logotipo da Ordem dos Enfermeiros", acrescenta Carlos Folgado. No dia 12, quatro dias depois de ter recebido a carta da OE, enviou toda a documentação necessária à correcção das irregularidades. No entanto, voltou a ver a sua candidatura recusada.

Em carta enviada à Comissão Eleitoral, Carlos Folgado mostra-se surpreso com a recusa que recebeu no dia 19. Mas foi informado que teria uma reunião, no dia seguinte, com a presidente da comissão eleitoral. Durante o encontro, apercebeu-se que estavam em causa irregularidades não relacionadas com o seu processo, mas sim com os candidatos ao conselho directivo na sua lista. Os candidatos não tinham assinado os termos de aceitação. Nesse dia, seria aconselhado a pedir recurso à presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros, o que fez exactamente dois dias depois. "Resolveram só aprovar a minha candidatura a bastonário e recusaram a dos candidatos a Conselho Directivo e Assembleia Geral", sublinha. Os membros da lista não acataram a decisão e retaliaram novamente com um recurso no passado dia 3.

Semana de campanha ilegal

Carlos Folgado alerta que "a actual bastonária e candidata [Maria Augusta de Sousa] começou a fazer campanha no dia 12 de Dezembro [nota: erro, provavelmente seria uma referência a Novembro], quando só o podia fazer a partir de dia 20. Segundo o calendário definido para as eleições para o mandato 2008-2011, a campanha teria lugar de 20 de Novembro a 12 de Dezembro.
No entanto, de acordo com o enfermeiro Carlos Folgado e com os dados constantes do site da lista D (Consigo pela Enfermagem), a candidata já estaria em campanha desde essa data. No dia 12, esteve nos Açores, onde visitou diversos hospitais e centros de saúde. De acordo com os textos presentes no site, integrados na categoria diário da campanha, "os contactos efectuados possibilitaram a síntese dos dez compromissos que a candidatura nacional se propõe concretizar no próximo mandato da Ordem dos Enfermeiros".

A bastonária disse ao DN que não concorda com as acusações: " Comecei a ir às instituições no dia 12, mas isso é pré-campanha. Tive o cuidado de o dizer aos meus colegas", frisa. "Os nossos advogados vão falar com a Ordem para tentar perceber o porquê de a campanha ter começado antes. Há possibilidade de a enfermeira deixar de ser candidata à OE", conclui. O DN tentou contactar a comissão eleitoral sem sucesso."

Comments:
Que grande vergonha... Realmente a "mascara" da bastonária começa a cair e ela começa a revelar-se como uma vergonha para os enfermeiros.
Dia 13, não me importo que ganhe qualquer candidato, EXCEPTO a ainda bastonária!
 
O que é importante é que votemos, nem que seja em branco. Assim mostraremos o nosso descontentamento pela actual OE.
 
Até agora o único que ainda não traiu os enfermeiros foi o CMVF.

Talvez tenha o meu voto no dia 13.
 
Será que a bastonária não tem o sobrenome de Chevez?!
 
Já agora, Porque é que no boletim de voto por correspondêcia, no local de identificação existem 6 lugares para colocar o númro da cédula, se a minha tem 6 números e um algarismo?

Desassossego
 
De facto, andam a acontecer muitas coisas estranhas nestas eleições. Ou é a Comissão Eleitoral, ou é a Enf.ª MAS. Cá para mim está tudo dentro do mesmo saco.

Teremos uma máfia controladora na Ordem?! Vamos lá ver vamos.

Após tantos erros, alguns curiosos, como a Lista B ao invés da Lista C, logo logo numa página «especial», alguém devia ser responsabilizado.

http://enfermagemnaoso.blogspot.com
 
A bastonária é trafulha mas isso nao é novidade para ninguém... só os que vão votar nela é que ainda nao abriram os olhos infelizmente. com tantas coisas que estão aa contecer só um ceguinho é que noa vê... se ela ganhar esta profissão tem os dias contados a nível de regalias e respeito pelos enfermeiros.
 
Estimados colegas,

É com grande tristeza que assisto a tão tristes acontecimentos.

Como, pergunto eu, como será possível?

Vou abster-me até ao final da campanha de pronunciar mais comentários, pois considero que se atingiram todos os limites minimamente aceitáveis.

Já não há PACHORRA.
 
Caro Doutor Enfermeiro. Esta campanha e estas eleições à OE estão feridas de ilegalidades contínuas :
1. A Enf. MAS começou a campanha a 12 de Novembro . Pré Campanha ? não era , é Campanha Eleitoral .

2. Cometeram erro na página do Candidato EA na revista da Ordem.

3. Adiaram quase sine die a resolução e apresentação do Candidato Carlos Folgado ;

4. Enviaram o papelinho de identificação de membro para votação por correspondência com falta de quadrado para colocar número.

Há muitos pontos para impugnação. Os membros da Ordem que estão nos Orgãos Sociais e que se apresentam a sufrágio pela LISTA D deveriam ter mais respeito pelos Enfermeiros...Abstenho-me de fazer mais comentários...o que se passa não são apenas falhas pontuais. São faltas graves atentatórias da Democracia Interna da Ordem ; são faltas de respeito para com os Colegas que se candidataram ; são o comprovativo do DESRESPEITO COM QUE NOS TRATAM . Decepcionada.........................................................................................Já não há PACHORRA (cit)
 
Enfermeiros vamos-nos unir!! "movimento da Trombose à bastonaria"! assim de certeza que vamos ter la quem realmente perceba da profissao!eu sou o socio nº1 deste movimento!!!mais alguem para se inscrever??!:)
 
É por isso que eu gosto da enfermagem cada vez mais interessados em discutir os erros dos outros e não em tentar trazer algo de bom...

Porcaria já há muita caros amigos deixem-se de baixarias... Acham que debate importante é o de saber se o boletim está certo... Vou já votar em vós que de certeza que a enfermagem vai para a frente... Naahhhhh se calhar ainda se pôem a discutir se a cor das folhas dos registos deve ser verde ou cor de rosa... Pelo amor de Deus discutam algo de interesse para o bem da enfermagem e dos doentes... Deixem-se de criancices...
 
Afinal o que esta espécie de bastonária fez, até agora, para além de outras coisas foi tentar ser original no pior sentido: não lhe chegando castigar colegas ainda teve a ousadia de publicar esses castigos com requintes de malvadez ao colocando a notícia em lugar de destaque.Com uma ORDEM PROFISSIONAL dessas prefiro que não haja ORDEM .
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!