sexta-feira, dezembro 07, 2007

O que vai dizer a Ordem dos Enfermeiros sobre isto?

"A Ordem dos Médicos proíbe a ajuda por telefone aos enfermeiros que se desloquem nas viaturas de suporte intermédio de vida."

... vai ficar em silêncio?

Comments:
...é o mais natural.
Ou então vai emitir um "comunicado" muito tímido...no site da Ordem.
 
O comunicado foi lacónico. Provavelmente quem sairá a perder será a população. Como seriam as VMER sem enfermeiros?
O que aconteceria se no país todos os enfermeiros do público e privado se recusassem a administrar medicação prescrita por telefone ?
Que aconteceria se os enfermeiros deste país não administrassem medicação prescrita por internos gerais e internos de especialidade ?
Que aconteceria se os enfermeiros deste país se recussassem a entrar sós numa ambulância para acompanhar os doentes transferidos para outras unidades , normalmente sem presença médica ?
Nas viaturas do SIV há ou não informação e visualização em tempo real da situação da vítima? Para que servem as câmeras e o sistema de monitorização seguido pelo SACU ? Só o orgulho besta e a falta de iniciativa médica pode facultar tamanho auto-incómodo. Mentes pequenas acções mesquinhas.
 
corrigindo :onde se lê no meu anterior post SACU deve ler-se CODU. Erros esquisitos teclando..
 
É PÁ!!!!

Mts vêm a este blog, falar em corporativismo, penosidade p os dtes, pq defendemos as funções q querem ampliar p todos.
Mas deste corporativismo cego, não comentam.....

Quero ver quais as medidas q o ministro vai tomar!!
 
Não nos deixemos levar por acusações inflamadas... eis aquilo que diz o comunicado da OM :


4. Viaturas chamadas de Suporte Imediato de Vida, com um tripulante de ambulância e um enfermeiro, não têm condições, do ponto de vista técnico, para substituir o trabalho médico, pelo que é totalmente enganadora a afirmação de que populações que deixam de ter médico disponível estão salvaguardadas por uma destas viaturas. Isto porque, se não é viável um médico efectuar consultas de rotina, à distância, de doentes que não conhece, com o enfermeiro no local e o médico em casa em ligação telefónica, é fácil de compreender ser completamente impossível que médicos, nas centrais do CODU, possam ser responsáveis e responsabilizados pelos actos praticados nas viaturas SIV em situações de urgência e emergência;
5. Nestas circunstâncias, a Ordem dos Médicos discorda frontalmente e emite parecer técnico contrário a que os médicos das centrais do CODU possam ser obrigados a assumir via telefone a responsabilidade dos actos praticados no local pelos técnicos das viaturas SIV;

Alguém vê alguma proibição ???? eu não.
 
Mas podem assumir as responsabilidade de administração de NTG sl q é feita pelos tae's nas ambulancias do inem, em contacto constante e à distância do CODU
 
Ela ontem estava tão engraçada na sic noticias, no o.p das 17h a defender a classe........, nem acredito naquela coisa, para bastonária.
Num post abaixo reparei que um comentário, foi retirado por ser um spam.
Penso que fizeram bem e não me admiro, porque eu próprio já fui supreendido com uma tentativa de colocarem um virus no meu pc, cujo nome????,é parecido com aquela virgem do México que se chama Guarda-lupa
 
Mais das besteiras a que alguns nos habituaram
"Que aconteceria se os enfermeiros deste país não administrassem medicação prescrita por internos gerais e internos de especialidade ?" - qual o problema? qual um deles terá mais do dobro da formação de qualquer enfermeiro, só em termos de anos de estudo; alguém se atreve a dizer o contrário?
"Que aconteceria se os enfermeiros deste país se recussassem a entrar sós numa ambulância para acompanhar os doentes transferidos para outras unidades , normalmente sem presença médica ?" - normalmente o quê? a presença faz-se em função da avaliação ou não dessa necessidade (ainda que muitas vezes se pece por defeito)
 
O mal aqui não está na enfermagem ou na OE.(Apesar de não gostar da actual OE).O mal de facto está na Ordem dos Médicos.Recusam-se a fazer algo que é feito na europa á muito tempo.A desculpa como eu já ouvi da boca de alguns médicos reguladores CODU, é que não existe uma parcela de confiança para "acreditarem" no trabalho do enfermeiro.Se acham que está mal entam façam uma coisa: Contactem o INEM e ajudem o INEM a criar protocolos e métodos de formação que "inspirem confiança".
Srs Doutores:Eu sei que é muito mais conveniente ficar ou em casa a dormir e se houver um doente no centro de saude ás 3 da manha, que raio, afinal só precisa de fazer uma carta para o bombeiral o transferir para o hospital mais próximo e no final do mês dá cá mais não sei quanto pela produtividade que o sr doutor apresentou.O Estado Português devia ter criado um ranking dos melhores senhores Doutores agência de viagens, ou seja aqueles que enviavam mais doentes em ambulancia para os hospitais centrais.
Agora que surge uma solução que permite ao Estado ter assistência aos doentes em tempo real e com profissionais dedicados, permitindo ao mesmo tempo poupar dinheiro já que poupa nos milhares de contos que investia no pagamento aos médicos para estarem a dormir, os senhores doutores que assim já não ganham dinheiro já vem reclamar.Poupem-me!
O problema é só este: Os Senhores Doutores são uns lambuzados pelo dinheiro, esta é a realidade, agora quero ver se aqui vem para este blog com as demagogias que quem perde é o doente.Vão para o raio que os parta e comecem a fazer algo pelos doentes de uma vez por todas
 
Farmacêuticos a darem picas já vos incomoda mas enfermeiros a realizarem actos médicos já não.
Tanta hipocrisia....
 
Anónimo das 5:18
"Farmacêuticos a darem picas já vos incomoda mas enfermeiros a realizarem actos médicos já não."
Será que vossa excelência me pode definir acto médico?

Pirata da foz disse:
"O problema é só este: Os Senhores Doutores são uns lambuzados pelo dinheiro, esta é a realidade, agora quero ver se aqui vem para este blog com as demagogias que quem perde é o doente.Vão para o raio que os parta e comecem a fazer algo pelos doentes de uma vez por todas"
Concordo plenamente!!!
 
Caro colega gestor desta página, no site da OE, nomeadamente na resenha de imprensa de dia 6/12/07, encontra-se a reacção da Ordem dos Enfermeiros à posição da Ordem dos Médicos sobre os enfermeiros no SIV, na pessoa do Enf. Jacinto Oliveira (Vice-Presidente da OE e recandidato)à Antena 1.Caso queira linkar aqui fica a informação
Para os colegas que gostem de contraditório consultem a referida página e tirem as vossas elacções...
Provavelmente o doutorenfermeiro só linka o que lhe convém...
Link:
http://www.ordemenfermeiros.pt/index.php?page=253#article577
 
anonymous das 5:18: "Farmacêuticos a darem picas já vos incomoda mas enfermeiros a realizarem actos médicos já não.
Tanta hipocrisia...."

Hilariante.
 
anonymous das 5:18: "Farmacêuticos a darem picas já vos incomoda mas enfermeiros a realizarem actos médicos já não.
Tanta hipocrisia...."

Hilariante.
 
"...a Ordem dos Médicos discorda frontalmente e emite parecer técnico contrário a que os médicos das centrais do CODU POSSAM SER OBRIGADOS a assumir via telefone a responsabilidade dos actos praticados no local pelos técnicos das viaturas SIV."

"A Ordem dos Médicos PROÍBE A AJUDA por telefone aos enfermeiros que se desloquem nas viaturas de suporte intermédio de vida."

Bem aventurados os analfabrutos, pois deles será o Reino dos Ceus....
 
Ao anónimo das 2:19 PM,

Escreveu o seguinte:
"ual um deles terá mais do dobro da formação de qualquer enfermeiro, só em termos de anos de estudo; alguém se atreve a dizer o contrário?"

O que é que acha? É que o que escreve é de tal forma patético que até dá dó.
Como é que pode escrever tamanha enormidade? Fala do que não sabe. Revela ignorância.
Mas o meu caro sabe se eu estudo ou não? Sei lá eu se o excelentíssimo estuda muito ou pouco? Já sei: está 23 sobre 23 horas a estudar, sendo que a única hora que lhe resta é para planear o estudo em falta.
Vá ver se está a chover.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Dificil dificil é a "animação sócio-cultural no cuidar".
 
Espere lá ó anónimo, também não seja assim. Tenho a certeza que os senhores enfermeiros sabem como varia o volume plasmático e o volume do líquido intersticial após hemorragia. Não é?
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Diz que até não é um mau blog, para este blog.

http://enfermariadecampanha.blogspot.com

Abraço
 
Ainda não leram o DN de 07 Dezembro.
Andam a perder tempos com estes comentários da treta.
Actualizem-se!!!!!
 
Leram hoje o artigo no Diário de Noticias na página 11?

Afinal a nossa ordem tam muito a explicar e a MAS ainda mais.........

Vamos ver se ainda temos eleições no dia 13.....

Que vergonha termos chegado a este ponto. Uma bastonária que quer ganhar à força e não lhe interessam os próprios estatutos da OE.....

Tudo vale nesta campanha.....
 
Há ainda aqueles que pensam que ser médicoé andar a passear o esteto ao pescoço, isto a propósito de liquidos placmaticos, intersticiais e outros que tais. desculpe Sr. Dr, que nao sabe separar as palavras com a barra de espaço, provavelmente o espaço reservado ao desempenho de tao elementar competencia perdeu-de sabe-se lá em que liquidos e fluidos, ou o espematozoide que o lhe deu origem perdeu parte da carga essencial, sabe a natureza nao é decididamente perfeita. De qualquer forma bem haja pela achega ao nosso depauperado léxico, Gostei particularmente da expressao "... após a hemorragia..." que define em absoluto o estravazar de tao douto conhecimento, digo literalmente porque se tratou de uma hemorragia de sabedoria ... provavel,emte de origem hemorroidal.
 
Olha lá óh tu de cima (o tal que não sabe escrever - o dótor):
- será que te referes ao terceiro espaço?
Vai ver se está a chover.
 
A ordem dos médicos tem toda a razão, os enfermeiros se querem ser médicos, devem tirar o curso de medicina.

O correcto é o alargamento das redes de VMERs.
 
Concordo com o alargamento das VMERs

Mas, n há medicos a querer ir p Odemira, Moura, entre outros p VMERs

Mais, os enfermeiros n querem ser médicos.

N foram os enfermeiros que implementaram as SIV, foi o sr CC.


Este modelo já existe em inumeros países, civilizados! p ex Holanda.

Onde n existe um coporativismo cego: tipo - "nao queremos, mas também nao deixamos fazer"


Cumprimentos
 
Tem toda a razão.
Mas nesses paises o curso de enfermagem é serio, e as competencias são mais e superiores das de um enfermeiro português.
 
"Mas nesses paises o curso de enfermagem é serio, e as competencias são mais e superiores das de um enfermeiro português."

Deve ser por isso que os enfermeiros portugueses são requisitados em todos ospaises da europa chamada rica e civilizada.

Quando se fala do que não se conhece...
 
Mais....

As SIV n querem substituir "gato por lebre", apenas prestar um serviço de maior qualidade à populaçao portuguesa. Tão simples qt isso!

Já agora: as SIV sao um prolongamento daquilo q os enfermeiros fazem aquando das transferencias interhospitalares com dtes criticos! Bem nesse caso o médico do hospital de origem já se pode responsabilizar pelos procedimentos q o enf efectue durante o transporte.

Não bate a cota, com a perdigota!

em determinadas situaçoes tudo se poder fazer e os enfermeiros sao herois
noutras situaçoes, sao irresponsaveis, cometem "crime" - vocábulo do site da OM, n têm conhecimentos, etc, etc......

Qd queremos ser corporativistas, apontamos o dedo a tudo, mas como dizia alguem: "antes de apontar o dedo, n esqueças q apontas 4 p ti mesmo"

Cumprimentos
 
"Deve ser por isso que os enfermeiros portugueses são requisitados em todos ospaises da europa chamada rica e civilizada."

Rolling on floor laughing out loud

Por isso é que os 3000 desempregaods já estão todos a trabalhar.

Esteja calado pá, a enfermagem portuguesa é miseravel.
 
Julguei que você era "apenas" ignorante. Enganei-me... afinal é mesmo burro !!!
 
Sou, mas a enfermagem continua na m*rda.
 
Requisitados somente para Africa, mesmo assim alguns chumbam nas admissões.

Julgo que a OM estar a fazer um bom trabalho, esta a defender a saúde do povo, antes que algum iluminado faça merda da grossa, ainda bem que existem pessoas que não tem os olhos tapados, e não deixem vender gato por lebre ao povo,
 
Requisitados somente para Africa, mesmo assim alguns chumbam nas admissões.

Julgo que a OM estar a fazer um bom trabalho, esta a defender a saúde do povo, antes que algum iluminado faça merda da grossa, ainda bem que existem pessoas que não tem os olhos tapados, e não deixem vender gato por lebre ao povo,
 
Já se esperava disso a muito tempo, somente peca por ser tardia, assim se poupava alguns milhões de euros gastos para fazer os caprichos de algumas pessoas , que vêem no INEM uma maneira de se auto promoverem e ganhar muito dinheiro.
 
descobri hoje este blog e estou espantada....
será que em vez de nos estarmos a atacar uns aos outros, a ver quem é melhor em quê, nao deveriamos estar a trabalhar em equipa?!?!?!?!
certo é que cada um de nós tem a sua função, mas nao é na multidisplinariedade que poderemos crescer e ser melhores?
melhores para nós, para o doentes e para o país?
nao sejam crianças... nao alimentem odios antigos....
somos sempre nós que nos lixamos, nao a ministra, nao a ordem...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!