domingo, dezembro 02, 2007

O terceiro candidato...

Enf. Carlos Vaz Folgado

Existe um terceiro candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros. Além do Enf. José Azevedo e da Enf. Maria Augusta de Sousa, o Enf. Carlos Vaz Folgado surge também na corrida à posse do bastão da OE.

Eis os 15 pontos/objectivos estruturais da sua candidatura:

a
1. Adquirir a iniciativa de propor junto do poder legislativo a revisão e de proceder à modificação do REPE – Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros (Decreto-lei n.º 161/96 de 4 de Setembro).

2. Adquirir a iniciativa de propor junto do poder legislativo a revisão e modificação do estatuto da ordem dos enfermeiros (Decreto-Lei n.º 104/98 de 21 de Abril).

3. Uniformização de horários dos Enfermeiros a nível Nacional.

4. Uniformização de vencimentos dos Enfermeiros a nível Nacional.

5. Gestão dos profissionais de enfermagem e sua respectiva colocação nas instituições de saúde, públicas ou privadas.

6. Paridade de gestão para as mais variadas Instituições de Saúde, públicas ou privadas.

7. Desenvolver consensos para que as permutas de situação sejam um dado adquirido, ao mesmo tempo gerido unicamente pela Ordem dos Enfermeiros Portugueses.

8. Fomentar estudo dos estabelecimentos de ensino, existentes, para a licenciatura em enfermagem. Alteração e uniformidade do conteúdo programático.

9. Desenvolver junto do poder legislativo equidade de direitos e deveres para todos os enfermeiros, quer militares ou civis com incidência Europeia.

10. Proposta de formulação do Acto de Enfermagem a nível Europeu. Aquisição de novas responsabilidades e competências.

11. Especializações em Enfermagem enquadradas e ajustadas ás várias especialidades médicas.

12. Desenvolver junto do poder politico actuações para finalizar o desemprego na profissão de enfermagem em Portugal. Anular a precariedade na profissão.

13. Valorizar os graus académicos.

14. Contenção e racionalização na admissão de enfermeiros vindos de outros países; da União Europeia ou não.

15. Cuidados de Enfermagem diferenciados; racionalizar a optimização e rentabilidade dos enfermeiros perante um rácio enfermeiro/paciente.

Comments:
É bom lembrar que o Enf. Carlos Folgado só viu a sua candidatura aceite a 27 de Novembro.
A sua candidatura foi inicialmente recusada devido à falta das rubricas dos elementos da sua lista, na documentação entregue na Ordem.
Após recurso foi aceite apenas a sua candidatura, e a lista candidata aos Órgãos Sociais Nacionais foi excluida.

Excluidos por um lpso burocrático.... umas simples rubricas....
 
É triste ler o comentário anterior, pois não acredito! Ou será que os referidos colegas não tinham as cotas em dia?? De outra forma é inaceitável que aquele grupo actual que hoje fazem parte dos Orgãos Sociais da OE julguem que têm o "rei na barriga", pois todos somos enfermeiros e desde já lhe digo que conheço o Srº Enf. Carlos Folgado com quem trabalhei e onde o referido desempenhava funções de Enf. chefe e como gestor, coordenador, moderador, compreensível, etc. nunca vi melhor profissional, e já sou enfermeira há 18 anos. Além de ser conhecedora da formação académica que possui, que não é para todos.Não tenho a menor das dúvidas que a enfermagem em Portugal iria ser dignificada com o Srº Enf. Carlos Folgado como Bastonário.É ser humano e um profissional flexivel, assertivo assim como determinado e convicto das suas idéias e dos seus ideais.
Força chefe, o meu voto será para si!!!!!!!!!!!!!
 
Vem Folgado mas seguro.
Seja benvindo.
Se conseguisse explicar um programa tão ambicioso dava-lhe o meu voto.
Para uma associação que trata dos deveres dos enfermeiros (código deontológico) não lhe parece, colega folgado, que pôs direitos a mais?
É só um breve reparo
 
são 15 pontos que eram bem desenvolvidos e estão escritos de uma forma directa que enche o olho contudo todos sabemos que será dificil alterar os estatutos e repe e muitas outras coisas que dependem da assembleia da republica. aprecio o seu esforço mas está a falar de coisas quase impossiveis de alterar. uma coisa é querer mudar outra é ter poder para o fazer. é bem vindo mas penso que deveria se ter juntado com o outro candidato assim eram mais fortes. assim os votos vao ser dividos e a actual bastonária é que beneficia com isso.
 
secalhar quem fez pouco e não foi ambiciosa foi a actual bastonária, por isso estamos nesta vergonha. exige-se mudança.
D.
 
Fui ao blog do azevedo e vi isto escrito e fiquei parvo:

Um sentimento de tristeza não deixa de nos invadir, por nos ser impossível ir a mais lugares e contactar com todos os Enfermeiros.
Vamos dizendo que gostávamos de contactar com todos, quando mais não fosse por escrito.
Infelizmente os responsáveis pelo acto eleitoral não nos forneceram os endereços para as cartas que temos de distribuir pessoalmente.
O pretexto da recusa, foi a preservação dos dados pessoais de cada Membro. Ora nós não somos carteiros e não íamos ler os endereços, pois era a Ordem que endereçava, pagando eu o porte. Não autorizado.
Será isto justo de impedir a comunicação com os colegas?
Certamente que não.
Na Ordem dos Advogados até forneceram o “Email” de cada Membro, às listas concorrentes aos corpos sociais o que permitiu o contacto por essa via.
Quem tem medo da verdade?
Eu não tenho.
Até nestes pormenores se vê que a OE tem de mudar e ser restituída aos Enfermeiros, que a sustentam.
Há uma onda de simpatia e adesão às minhas propostas que minimiza as distâncias a percorrer.
Dá gosto trabalhar para estes nossos Colegas.

Como é que a comissão nao divulga os emails dos enfermeiros. a ordem está podre por dentro e o nicho que se criou nao dá oportunidade aos outros. todos recebemos publicidade à MAS por carta e o azevedo foi barrado. DoutorEnfermeiro gostaria de ver este texpo publicado como post para que todos vejam o que a comissão anda a fazer. já agora a MAS começou a campanha a 12 de novembro quando os prazos eram só apartir de 20 mas a comissão em nada se pronunciou. depois foi a vez do SEP receber flyres da MAS numa reunião inacreditável mas nada foi feito e dito. só falta agora a comissão roubar votos nas urnas e nos votos por correspondência. temos o dever de alertar este facto. com os maiores cumprimentos para o doutorenfermeiro.
 
Mas a receberem os votos por correspondência devem representantes das 3 candidaturas?
 
pois isso gostariamos todos nós de saber para onde vao os votos e quem os vai abrir. espero que nao sejam só os da comissão porque esses estao todos comprados.
 
Ao Candidato CMVF foi dito que uma vez que iria candidatar-se sozinho, não necessitava de um elemento na Comissão de Fiscalização....
 
Este candidato sim é o melhor dos 3!!

força Enfº Carlos Folgado!!!

o meu voto é seu... as suas ideias para mudar a nossa enfermagem são as ideais e as que necessitamos para obter os nossos direitos cumpridos!!


Força lista E!!! nao desistam!! lutem ate ao fim porque com pouco se faz a diferença!!

Lista E, para um melhor futuro da enfermagem em Portugal...!!
 
eis algo que vai de encontro do interesse dos enfermeiros, mas será exequível? para nosso bem, espero bemque sim:)
 
eis algo que vai de encontro do interesse dos enfermeiros, mas será exequível? para nosso bem, espero bemque sim:)
 
não avaliemos os candidatos... antes as suas propostas! Cuidado: é facil prometer...
 
ora aqui está uma lista maioritariamente XY....
 
Heróis do mar...nação valente e imortal!

Xi! Tanta água!
 
É uma lista com enfermeiros e enfermeiras.
Será que, só porque a maioria dos Enfermeiros serem do sexo Feminino, as listas à OE devem ser só do sexo Feminino ou maioritariamente deste??????

O EA também mete água... e a MAS... já se afogou.... espero que não nos afogue a todos também....
 
Habilitações Académicas:
Frequência de Curso Geral de Enfermagem, na Escola de Enfermagem Ana José Guedes da Costa e exame de estado na Escola de São João; Curso Complementar de Enfermagem, secção de chefia e secção de ensino, na mesma Escola São João; Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Mestre em Ética da Saúde, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica;

Mas o que é isto: Frequência do curso de Enfermagem? Exame de estado? Mas o homem não é enfermeiro? E como tem a cédula da OE?
Expliquem-me que isto não entendo. Por favor! Alguém que saiba a realidade actualizem-me.
 
Leram hoje o artigo no Diário de Noticias na página 11?

Afinal a nossa ordem tam muito a explicar e a MAS ainda mais.........

Vamos ver se ainda temos eleições no dia 13.....

Que vergonha termos chegado a este ponto. Uma bastonária que quer ganhar à força e não lhe interessam os próprios estatutos da OE.....

Tudo vale nesta campanha.....
 
uma candidatura à Ordem deve ser pensada e ter no minimo alguns apoios de referencia na enfermagem. a intenção do enfº folgado é boa mas devia ter planeado as coisas com mais antecedência. a equipa que o rodeia é fraca. pelo menos a bastonária concorre a todos os orgaos. fica em casa que ficavas melhor. atirar-se de cabeça sem as coisas planeadas sai asneira. é como as escolas de enfermagem é só abrir e depois a qualidade é fraca...
 
Quem perceber um pouco de estatutos e talvez saber ler, sabe que não é a COmissão Eleitoral que abre votos, também sabe que existem comissões de fiscalização que têm na sua composição elementos das listas candidatas!!! Vamos com calma colegas! Será que a 3ª candidatura foi excluída inicialmente só por causa de rubricas??? Seria bom saber estas coisas todas antes de falarmos!
 
Então conte-nos lá o que sabe, senão foi só assinaturas e pedidos de aceitação, foi mais o quê? Senão sabe quer dizer que não leu os jornais. Pois as informações dadas pelo candidato vem lá tudo descrito. Seria bom saber o que escrevemos antes de colocar interrogações para o qual não sabemos! Que acha?
 
Foram apenas os termos de aceitação dos candidatos que, por desconhecimento por parte dos mesmos, só foram entregues a 22 de Novembro juntamente com uma reclamação. O atraso de 10 dias levou à exclusão dos candidatos a órgãos sociais.

É triste que na ordem não exista ninguém a aconselhar quem se candidata...

Mas é uma posição que se aceita, espera-se que os candidatos a qualquer coisa na OE já tenham sido candidatos no sindicato......???!!!???!!???
 
Pois fiquem sabendo que o Enf Folgado não soube ler os estatutos da Ordem nem regulamento dos actos eleitorais. Vem lá tudo muito bem explicado...inclusívé que o seu incumprimento leva à exclusão das candidaturas.~

"É triste que na ordem não exista ninguém a aconselhar quem se candidata... "

Olhe que não, olhe que não. Pergunte ao Enf. Folgado.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!