sexta-feira, dezembro 14, 2007

Primus Care - os Fisioterapeutas "valem" mais que os Enfermeiros?

A Primus Care é uma conhecida empresa privada de prestação de serviços de saúde ao domicílio, telemedicina e teleassistência.
Desenvolve actividade no âmbito da prestação de serviços domiciliários por Enfermeiros, Médicos, Fisioterapeutas e Auxiliares de Apoio. Apresenta também uma modalidade assistencial-à-distância inovadora: o primus care alarme com botão de pânico e chamada telefónica automática.
a
Dois aspectos em particular prenderam a minha atenção. O primeiro, com o qual fiquei agradado, é o facto do Director Técnico ser um Enfermeiro (Enf. Paula Caetano).
O segundo aspecto, que mereceu a minha curiosidade, prende-se com a Tabela de Preços dos serviços de Enfermagem e Fisioterapia. Um hora de serviço prestado por um Fisioterapeuta custa 50 Euros, enquanto que o mesmo tempo de serviço prestado por um Enfermeiro, custa apenas 40 Euros.
O trabalho desenvolvido pelos Fisioterapeutas é mais valioso do que o dos Enfermeiros? Deveria ter o mesmo valor monetário? Ou um valor superior?
(Este pormenor revela muito sobre o actual status profissional. Enquanto algumas profissões valorizam-se na sociedade, outras vão perdendo, pelo menos economicamente falando...)
a
a
P.s. - Voltando ao tema "eleições da OE", os votos, esses, vão sendo apurados, mas, sem dúvida, foram as eleições mais concorridas de sempre. Sintomático? Os resultados oficiais serão conhecidos apenas na próxima segunda-feira à tarde. Talvez não seja necessário esperar tanto para os não oficiais...

Comments:
Também me deixou pensativo....
 
Alguém sabe alguma coisa acerca das eleições?
Já há vencedores?
 
Paga-se mais a quem tem mais valor social. Essa é a ideia, independentemente do valor do seu trabalho, infelizmente.

PS. Quem ganhou para a OE?
 
Alguém conhece o blog DoutorFisioterapeuta?

Não???....

Pois é!!...

Falam em valor social da profissão, arrastam-na para estas sargetas e ...depois quiexam-se...
 
A questão é : será que o preço hora de trabalho dos profissionais de saude deveria ser o mesmo ???

Porque sim ???
Porque não ???
Porque se compara ???
Com quem se compara ???

Isto é mercado !!! Lei da oferta-procura-qualidade do que se oferece-reconhecimento da necessidade do que se precisa.

Apenas isto e só!!!
 
O trabalho desenvolvido pelos Fisioterapeutas é mais valioso do que o dos Enfermeiros? Deveria ter o mesmo valor monetário? Ou um valor superior?

Claro.
 
Obvio, um fisioterapeuta estuda o triplo do que um ajudante enfermeiro de médico estuda, logo cobrar mais faz sentido.
 
Recomeçou a caça às bruxas...
 
Enfermeiros existem aos montes...e os bens abundantes são sempre mais baratos do que os mais raros: uma bactéria do Tifo sempre é mais valiosa do um virus da Gripe!
 
Cambada de ignorantes e mal dizentes que por aqui anda!
Já disse aqui uma vez, que trabalho no único Centro de Reabilitação Público do país e por cá nunca vi este tipo de avaliação! O que vejo e o que se passa é exactamente o contrário, já que os Enfermeiros de Reabilitação custam mais ao estado, logo são mão-de-obra mais cara, porque também possuem capacidades e conhecimentos científicos, por exemplo ao nível da intervenção de emergência, que os Fisioterapeutas não têm. Mas todos eles sem excepção nos referem que pelo menos nós - Enfºs - temos chefia independente e supervisão de Enfermagem e eles estão dependentes única e exclusivamente do poder Médico (Fisiatra). Aquilo que aí se vai comentando e atirando para o ar sobre a Enfermagem tem o único objectivo de nos retirar a nossa independência profissional! Não se deixem enganar!
E já agora, as leis de mercado sobre preço de serviços prestados vale o que vale, eu conheço muita gente a trabalhar e a não ganhar o que merece e lhe deveria ser atribuído em diversas profissões!!!
Cada um come o que quer e do que gosta!...
Cumprimentos,

Enfermagem XXI
 
Os preços da actividade / procedimentos da enfermagem deviam estar devidamente preçados, tal como existe p o acto médico, basta consultar o site da adse.
Mas mais uma vez acusamos aqui a inércia dos orgãos q nos tutelam!
Não existe trabalho + ou - valiosos.

Cada profissional destes é totalmente liberal, ganha aquilo q exige.
Nessa instituiçao supra citada no post, o fisioterapeuta exige o quer ganhar, certamente q existe concorrencia, mas a instituiçao pode ou n optar pelos serviços do + ou - barato. Resta agora saber a qualidade do serviço prestado.

Tb n é menos verdade, q o "zé povinho" gosta de pagar + caro, pq tem sp a noçao q é melhor servido, mas como todos sabemos isto n é uma verdade 100% fiável, mas o q importa neste caso é funcionar :)
tb existem mts colegas q eu conheço q n se deixam intimidar! E exigem sobretudo a dignidade profissional, cobrando mt acima da média. Bem fazem estes.
Num mercado livre, "quem tem olho, é rei".

Aumentem o nosso campo de actividade, devidamente legislado e vao ver o bolso a subir!
N tenham medo é de ter mais responsabilidade!

Quem nos pode iniciar esta luta sao mesmo os colegas das SIV, foi-lhes dado um cheque em branco, resta agora "n ir com mt sede ao pote" e vincar a posiçao, com responsabilidade e segurança nos actos praticados. Tb espero q os colegas seleccionados tenham experiênica no ramo da urgência!
Caso contrário....


Cumprimentos
 
A discrepância de valores acontece porque os enfermeiros cobram material caro "por fora" (algálias, fármacos, etc...), e assim o preço hora é um pouco mais baixo para ser um serviço competitivo...
Os fisioterapeutas coram apenas e só o custo hora e "cremes"... as contas finais dos enfermeiros saem sempre mais caras...
 
Caro DoutorEnfermeiro :

Eu "sei" que você "sabe" de como estão os resultados eleitorais da OE neste momento. Também sei que os resultados não são oficiais, mas oficiosamente há as "tendências"...

Va lá, diga qualquer coisa.
 
Lista C está a ganhar
 
...a ganhar só se for experiência...
 
Segundo fontes fidedignas é falsa a afirmação do anónimo das 7:15 pm.
 
Os enfermeiros sao na verdade substituiveis no domicilio por outros tecnicos como auxiliares de geriatria e mesmo auxiliares de acçao médica em muitas situaçoes: Dar banhos, higienes; administração de farmacos e comida; realizaçao de pensos simples; mobilizaçoes; aspiraçao de secreções ( Pois atés os familiares do doente aprendem a faze -lo) e avaliação de glicemia e sinais vitais. Ou seja qualquer um, sem ensino superior e com uns meses de prática sabe faze lo.

Fora isso ficam os ensinos ( mas ninguem chama um enfermeiro para fazer um ensino); realização de pensos ( e aqui dou o meu elogio)e nada mais!

E assim se faz enfermagem em Portugal e se dizem especialistas e doutores...Assim, até a minha empregada é doutora.

Em vez de assistirmos a uma evoluçao profunda na Enfermagem, vemos a mesma enfermagem de há 30 anos para cá.

Em vez de quererem ser o que não são e de ver poruqe os outros ganham mais, preocupem se em olhar e agir contra a inercia e os verdadeiros problemas. Está na hora de se redefinir o que é ser Enfermeiro, ou então, ficarão sempre estagnados.

Um amigo,
 
como estão a correr as eleições já alguém sabe como estão as coisas? existem tendências... para que lado estao a cair os votos estou curisa...
 
Caro Anónimo 9:06 PM:


Aquilo q diz é inteiramente uma verdade!

Mas, como tudo na vida, há sempre uma mas.

Ou seja, se me ensinarem a praticar qualquer acto, em qualquer ramo profissional, falo-ei. Mesmo não tendo frequentado qualquer curso superior.

Nesse caso, qualquer Enf , Médico, Eng sao substituidos por outro qq.

mesmo esses AAM ou outros, foram ensinados, executam, mas n sabem o q estao a fazer.
Qd o carissimo anonimo estiver a residir num lar, sentirá na pele o q descrevo infra.
E aí chamará mts vezes pelo enf.
Mas n vai haver, pq é dispensável ::))

Daí chegarem aos hospitais idosos em mt mau estado: higiene deficitária, desnutriçao, anquilose grave dos membros, escaras em grau IV, sepsis por pensos mal efectuados, troca de farmacos entre uetentes, etc, etc....

Portanto, não vamos agora dizer q o ensino superior e as "pestanas" q se queimam são apenas p "inglês ver".


Assim, mais valia acabar com o ensino superior!


A grande falácia é colocarem Directores Técnicos dos Lares, Doutores q nunca praticaram ou foram ensinados como cuidar de idosos, isso sim, é um absurdo, q daqui a algum tempo terá repercussoes desastrosas!

Qt há evoluçao da Enfermagem, creio n ter havido profissao q tenha evoluido tt em tao pouco tempo neste país, nesses mesmos 30 anos, basta consultar a historia factual da enfermagem portuguesa!


Cumprimentos.
 
Subscrevo inteiramente o que o colega serrano diz.

PS: Noticias frescas e oficias:
Os enfermeiros estão de parabéns! "Temos uma nova Ordem na secção regional do Norte: a lista A. Obrigada e agora...VAMOS AO TRABALHO. Bjs"
 
Ó anónimo das 9.06 h, aprender por imitação até um macaco aprende!!!
A diferença entre fazer (sem perceber porquê, mas porque foi assim que viu e lhe disseram para fazer) e o fazer e perceber porque é que assim que se faz, é que faz toda a diferença!
Porque estamos no Natal até o perdo-o porque infelizmente não sabe o que diz, ou ouviu alguém dizer, ou ainda lhe disseram que se calhar era assim...

ENFERMAGEM XXI
 
Existe sempre um Mas, a grande maioria dos lares são dirigidos por enfermeiros, e existem muitos enfermeiros que efectuam trabalhos de enfermagem em muitos lares, lares que onde existe falta de higiene, desnutrição, desidratação, etc, tudo por existência de deficiência de actos de enfermagem, como aconteceu a um doente no hospital de cascais a alguns anos.

Então se andam a queimar pestanas no ensino superior, porque acontecem situações dessas, e são muito frequentes como é sabido.
Talvez o que andem a queimar no ensino superior não deve ser pestanas.
 
Os lares não são dirigidos pelos enfermeiros, tem realmente enfermeiros a trabalhar nos lares que lutam diariamente com a falta de meios e falta de boa vontade de gestores que tem ideias como a de Você Dito anónimo em que todos são substituíveis e que pretendem substituir enfermeiros por "macaquinhos", que sabem copiar. Mas uma certeza não pode contrapor, cada vez há mais lares com enfermeiros e as taxas de reinternamentos nesses lares é mais baixa. A qualidade tem vindo a aumentar, as taxas de UP´s tem vindo a diminuir, lentamente. Eu indico os estudos, Vá ver os estudos de várias teses escolas de enfermagem espalhadas pelo país.
É só consultar para quem quiser ler. Na UFP por exmplo tem vários estudos. Vá lá... não é fechado a outros profissionais..

"todos somos substituiveis" Realmente somos,tal como vocês o são. Pergunte ao doente...

PS. não percebo tb qual é a sua de vir aqui tentar denegrir a nossa imagem. A enfermagem evolui nestes anos, é pena que algumas classes para subirem não usam o que valem, mas sim o que tentam prejudicar nas outras classes.
 
Os enfermeiros sao substituiveis no domicilio. Reconheco lhes um unico papel, mas apenas para alguns: Saber fazer pensos! Quanto às outras funçoes citadas pelo anonimo concordo em absoluto, qualquer um devidamente treinado, nuns meses sabe fazer aquilo que é tão básico, embora lhe reconheça a sua importancia.

Da mesma forma que reconheço que um enfermeiro pode fazer Vmer sem um medico. ...Qdo devidamente treinado, claro!

Precisam de alargar competencias; produzir conhecimento científico; ou a Enfermagem será foco de desemprego radical, pois só lhe caberá algumas funçoes como supervisionar o trabalho dos auxiliares...enquanto estes não adquirirem mais competencias e serem totalmente independentes.

Deve ser de ciclos: enfermagem supervisiona, auxiliar faz; depois auxiliares lutam pelo seu estatuto; desaparece numero de enfermeiros por doente e aumenta o numero de auxiliares; diminui salarios de enfermeiros e aumenta desemprego. Este é o cenario da Enfermagem em Portugal.

Só há uma solução: Abrir na carreira de Enfermagem diferenciaçao de funções: auxiliar de enfermagem; enfermeiro interno; enfermeiro especialista. Sendo todos no final especialistas! Permitindo aos auxiliares de enfermagem ingressem no curso de Enfermeiro, com vagas limitadas.

As funçoes do auxiliar de enfermagem não englobam a limpexa do espaço! Mas sim as funçoes de um aluno de enfermagem do 1 ano, como acontece lá fora.

Precisam de um novo modelo de carreira.


Tanto Enfermeiro que anda enganado...
 
Realmente, treinados qualquer um pode fazer algo.
Um exemplo: uma publicidade na TV, Um macaquinho a separar o lixo para a reciclagem. Realmente demorou tempo a treinar, mas será que o macaquinho percebe o porquê da separação dos lixos, o objectivo? e se o caixote mudar de cor? O macaco fica confuso!

A nossa profissão precisa realmente de um "upgrade", mas não é com a criação de classes paralelas que vais lá, só para tentar encaixar alguma boa gente...
 
Concordo com o substrato, não com a argumentação porque quanto a esta desconhece muitos aspectos importantes relativos ao conhecimento científico e produção do mesmo pelos enfermeiros, e à carreira de enfermagem que já engloba o "interno"- enfº- graduado e o especialista. Com o novo modelo de desenvolvimento profissional já aprovado, todos "terão" que ser especialistas.

Concordo com o modelo, penso inclusivé ter sido um grave erro terem acabado os auxiliares de enfermagem...

Concordo que a não ser feito nada, o futuro será um pouco como o que descreve....
 
"Concordo com o substrato, não com a argumentação porque quanto a esta desconhece muitos aspectos importantes relativos ao conhecimento científico e produção do mesmo pelos enfermeiros, e à carreira de enfermagem que já engloba o "interno"- enfº- graduado e o especialista."

Argumente o que desconheço.

"(...) penso inclusivé ter sido um grave erro terem acabado os auxiliares de enfermagem(...)"

Porquê?
 
Caro Vitor a...

O meu post das 1:30 não era dirigido a si mas ao anónimo das 12.55. Só por coincidência apareceu imediatamente a seguir ao seu.

No entanto, e relativamente ao comentário sobre os auxiliares de enfermagem devo afirmar-lhe:

1 - Não tenho nenhum fetiche contra..
2- Tenho inclusive familiares que fizeram esse percurso.Reconheço que alguns colegas fizeram inclusivé percursos profissionais posteriores brilhantes...mas a maioria, pelo menos os que conheço, pura e simplesmente acomodou-se e não evoluiu nada.
3 - Este espaço é demasiado exíguo para lhe explicar todo o conjunto de razões, que são muitas, pelas quais considero ter sido um erro.
4- Eu vivênciei de perto a forma e os métodos utilizados na altura, e dadas as razões do ponto 3, digo-lhe apenas que maior discordância vai para o método utilizado de(formação efectuada ????!!!!)
 
Aos vários anónimos q nunca p facilitar deveriam utilizar um nick name, devo dizer q os gestores dos lares, por norma, n querem pagar a enfermeiros p realizar higiene, etc, etc.
Pretendem um enf 1 a 2 vezes por semana 2 médico uma vês por semana.
Este médico mts vezes vai unicamente passar receitas, tal como nos CS.
tentam almejar dinheiro com o menor custo possível, nas basbas da SS.
E mais n digo.
Mais, maus e bons profissionais há em todas as classes.
Como tal, nos lares ditos de luxo, nada do q se diz supra existe e sabe porquê?
simples, porque existe enf 24 horas::))) aí está o dispensável!!!


Qt a enf especialista, de facto existiu uma lacuna enorme desde 1998, culpa da OE, q hoje os seus membros tentam mudar de "gestor" / "maestro" / "líder"

Mas outras profissoes há, quem nem ordem possuem.
A nossa foi mt inerte.
Mas as coisas vao mudar.
Em todas as profisssoes numerosas há crise, e a enf portuguesa está a ser afectada ns ultimos 10 anos!


Cumprimentos
 
Engraçado esta "inacessibilidade" do "know-how" (?) de Enfermagem que se pretende "vender" neste blog....

O mesmo blog que pretende pôr toda a classe em bicos de pé, e a fazer aquilo que outros levaram muitos anos de trabalho a conseguir fazer. Pelo menos a parte complexada e frustrada da classe....

Uma cambada de macaquinhos ensinados com vergonha de estarem tão pouco ensinados, e que por isso choram baba e ranho quando os "ensinamentos" são usurpados por um macaquinho de outra espécie....

Cresçam e apareçam.
E se vos apetecer estudar e aprender, o ensino ainda é público e tendencialmente gratuito....
 
Citação do dia no ENFERMAGEM XXI:

"A calúnia e a injúria são armas da ignorância"
Sand, George

Cumprimentos
 
Incrivel.....
Estive a observar a lista do Folgado e pareceu-me a lista da tropa??????
São todos militares????
 
O "povo" tem sempre razão...
 
Afinal parece que já há resultados..

"Sabemos já que Maria Augusta de Sousa é novamente Bastonária da ordem dos Enfermeiros. A maioria dos Enfermeiros optou por manter o rumo da profissão de Enfermagem inalterável.
A maioria dos Enfermeiros entenderam, através do voto, que gostaram do que foi feito pelos actuais responsáveis nos últimos 4 anos e deram mais uma vez um voto de confiança. Parabéns aos vencedores.
Cá estaremos atentos ao futuro, ao programa apresentado pelos vencedores e ás promessas feitas. Agora é apenas o que se pode fazer.
Resta-me por isso duas coisas: lamentar profundamente os resultados finais destas eleições que continuo a firmar como um passo trágico para a nossa profissão no futuro imediato e, desde já, desejar a melhor sorte aos vencedores destas eleições esperando que sejam dignos dos cargos que vão ocupar.

Do blog " o enfermeiro"...com a devida vénia.
 
Incrível e chocante a vitória da MAS. Afinal parece que são muitos os que defendem o desemprego em Enfermagem, a proliferação de escolas privadas e a degradação do estado da profissão. Mais incrível será quando temos em consideração as várias votações em sites de Enfermagem que dão a vitória unânime ao Enfº Azevedo...talvez porque a maioria dos apoiantes da MAS não usam a Internet!
 
Os Enfermeiros votaram na actual bastonária, talvez porque a mensagem do Enfº Azevedo não terá passado com a devida eficácia ou porque alguém colocou ruído na mesma com manobras de autêntico folclore!
Por outro lado a lista da actual bastonária lançou sobre estas eleições uma névoa de confusão, a começar pelo próprio processo eleitoral, que prejudicou de sobremaneira o candidato Azevedo.
Por último,parece que a maioria dos enfermeiros, apesar de se sentirem "Enfermos" ainda não sabem qual a "doença" que os acometeu; isto porque a bactéria que debilita a Enfermagem e a coloca neste estado de turpor é astuta e ardilosa, confundindo febrilmente a vítima, usando de desfaçatez que a encobre e dificulta o diagnóstico.
Os enfermeiros vão sofrer mais 4 anos...resta saber se ao fim deste tempo a Enfermagem ainda estará viva!
 
Triste muito triste... enfermagem vai manter-se no mesmo relantim que temos vindo a assistir. É triste ver a degradação da enfermagem a olhos vistos e os próprios enfermeiros a apoiarem a sua destruição.
Mas os votos são suberanos e ditam o que a maioria quer. Mas uma coisa ficará assente. Tolerância zero aos que criticam a enfermagem actual e nao votaram ou votaram MAS, nao haverá qualquer tipo de tolerância perante criticas de quem tomou estas duas opções.
Agora é só aguardar o perder de regalias continuas, a proliferação do desemprego, a insatisfação a crescer, instabilidade no trabalho, menos dignidade, é tudo a perder tal e qual nos ultimos 4 anos.
Não há nada a fazer. Cada um por si, agarrem-se ao que têm porque isto vai piorar de tal forma que vai doer a muitos.
A pluralidade de listas foi optima para a enfermagem pois foram discutidas ideias novas e pareceres que nunca tinham sido ouvidos por parte dos órgãos actuais. Nisso valeu a pena.
Aqui vamos nós para mais 4 anos de depressão...
 
Engraçadas estas posições...

Para a minoria, sim porque é da minoria que se trata, a maioria é ignorante, não sabe o que é a enfermagem, são todos mentecaptos...só porque tiveram discernimento e vontade própria.

E por agora fico por aqui...
 
MEUS DEUS,
Como será possível????
Agora é que eu digo: TEMOS AQUILO QUE MERECEMOS.

Agora aguentem (0 problema é que também eu tenho que aguentar...).

É o que eu digo: os portugueses não têm um pingo de dignidade, neste caso em concreto, os enfermeiros portugueses.
BEM FEITO. Irão ter o QUE MERECEM.
Porra, e mais porraaa.
Cambada...

Já agora, como foram os resultados a nível nacional? Como foi a abstenção? Não houve mais nenhuma "manobra de diversão"?
Peço desculpa mas não posso dar os parabéns, porque sinto profundamente que a enfermagem está de luto. Triste degredo. A enfermagem merece melhor.
 
Esta é boa...

O EA perdeu "folgadamnente" em todos os "circulos eleitorais" e ainda continuam com as bocas ???

Já pensaram que o voto na MAS pode não ter sido no seu projecto mas ter sido um voto contra o EA ???

Isto é de doidos...
 
Caros colegas enfermeiros... e caros colegas da equipa multidisciplinar (aproveitar para fazer uso deste termo relativamente recente que incorpora os fisioterapeutas, que tanto lutaram para chegar até aqui!)lol
Em primeiro lugar, os meus parabéns ao doutorenfermeiro pelo excelente blog, que em momento algum degride a imagem de enfermagem, antes pelo contrário, apenas a dignifica...

e ainda para o doutorenfermeiro... o meu muito obrigado por possibilitar aos nosso caríssimos membros da equipa multidisciplinar - fisioterapeutas (ou será que preferem o nome de "novos enfermeiros de reabilitação"!; sei que nem sempre é bom lembrar, mas não se esqueçam das vossas origens...!)escreverem nestes espaço as suas frustações, já que cada vez mais aspiram ter as nossas competências... (já nem sabem o que façam... agora também querem ser conselheiros de amamentação?... fazerem preparação para o parto???... que eu saiba a mama ainda não tem "osso que se parta" para ser preciso a vossa assistência... nem a parturiente faz tanta força que possa fazer uma fractura... porque... como bem sabem... existe sempre um enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia dotado com conhecimentos científicos sólidos para que tudo corra bem.
Não é por acaso que existem 10 enfermeiros para um fisioterapeta por cada unidade de internamento... Afinal... quem é mais importante? O que seria a fisioterapia sem os cuidados de enfermagem... enfim... caros fisioterapeutas... não tentem ser também enfermeiros... porque... para isso... é preciso essência...
... perdoem-me... mas sabem lá vocês o que é essência... ou um cuidar holístico...

E pronto.. já chega... não vale a pena tentar comparar o que é incomparável...
Lembrem-se... ninguém faz nada sozinho... todos somos importantes... Se tivermos conciência disso o doente é o único vencedor... e esse sujeito... quer queiramos quer não... podemos ser todos nós um dia...

um abraço... e votos de uma equipa Multidisciplinar UNIDA!
 
Cara Marisa

Tanta ignorância no que refere que nem me apetece ser bem educado. Peço desculpa.
 
Caro anónimo

Quando não se sabe o que dizer... viva as frases feitas...
 
Parabêns ao Projecto vencedor das eleições para a OE. Parabêns a MAS e equipa.
 
A enfermagem vai estar de luto..
 
Condolências a todos os Enfermeiros: a Enfermagem acabou de falecer vítima de uma enfermidade chamada MAS
 
Vitor a. conheçe as fases do luto, saia dessa fase e avançe...
 
Condolências a todos os Enfermeiros: a Enfermagem decadente acabou de falecer vítima de uma enfermidade chamada MAS
 
Respeito pelos principios democráticos exige-se!
Os enfermeiros portugueses, em liberdade, manifestaram a sua vontade e reafirmaram a sua confiança na Enfª Maria Augusta de Sousa para liderar os destinos da nossa enfermagem nos próximos 4 anos. Contra a demagogia e o populismo fácil, soubemos dizer não! Estou feliz e profundamente grata a todos os colegas que tal como eu pensaram que é tempo de construir e não de destruir. Não tenho a menor dúvida que esta foi a decisão mais acertada, num contexto de muita dificuldade, por todos reconhecida, mas também de esperança que a nossa BASTONÁRIA transporta com o seu projecto e equipa, onde certamente estamos todos incluidos. Bem haja MAS pela sua CORAGEM e DETERMINAÇÃO. Um exemplo a seguir.
 
Força MAS! Os enfermeiros portugueses estão consigo. Os maldizentes estão convocados para trabalhar. Aceitam? venham daí, quem vem por bem será sempre bem vindo. Viva a Enfermegem Portuguesa. Hoje é mais um dia histórico.
 
Parabéns MAS! Grande vitória para a nossa profissão.
 
Até que enfim! Respiro de alívio e liberdade. Força MAS, parabéns.
 
Boa Augusta. Na hora da verdade, nós enfermeiras somos o máximo. O futuro está garantido. Felicidades
 
Há coisas que não percebo...

Então o homem é do Norte e nem cá ganhou ? Então está coligado com o sindicato do centro e não concorre lá ? Então a lista A ( de quem é mentor ) ganha no norte e ele nada ?

Afinal os enfermeiros portugueses são muito inteligentes...
 
A enfermagem morreu e já estão a chegar os coveiros para a enterrar!
 
Os colegas que acham e apregoaram que a enfermagem morreu só porque numas eleições não ganhou o seu candidato ( a democracia é isto mesmo) , façam o respectivo luto e saiam porque não são necessários em algo que não existe...

Realmente EINSTEIN continua a ter razão, cito : " Somente duas coisas são infinitas - o universo e a estupidez humana. E não tenho certeza quanto á primeira. "
 
E as eleiçoes no centro, quem ganhou? pelos visto no norte houve mudança, a mudança tambem e boa e o desconhecido pode tambem trazer esperança... Fica um voto de confiança, espero que todos lutem por algo melhor. No que diz respeito ao sr Enf Azevedo, ufa bem que posso respirar de alivio. Axo que está mais do que provado que este senhor tem muita labia, mas qual serpente, esta destinada a tentar morder mas tambem a ser calcada na cabeça.... Caro velhinho, seria tambem oportuno deixar o sindicato de vez, sei la, dar um pouco de ar fresco, deixe a toca, va respirar ar puro para um sitio onde nao o conheçam e talvez alguem lhe de ouvidos... é obvio que vai tentar impugnar, mas nao estaria a espera de outra coisa... Quere muito é poder, mas para isso e preciso acreditar... e em si, pelos vistos pouca gente acredita.... Talvez apos digerir a derrota possa reflectir um pouco...
Um bem haja a bastonaria e as secçoes regionais, votos de bom trabalho...
 
Azevedo dixit...

"Começam finalmente a chegar-nos alguns dados finais da votação. Em alguns casos não são idênticos aos comunicados na quinta-feira.

Queremos desde já deixar bem claro que, independentemente dos resultados oficiais, iremos contestar todo o processo eleitoral, desde a sua concepção, ao modo como o acto eleitoral decorreu, incluindo a forma como os votos, quer presenciais, quer por correspondência, foram controlados.

Em breve serão aqui colocadas as anomalias detectadas. Seja quem for declarado vencedor, todo este processo em nada dignifica nem a enfermagem nem ninguém.

Queremos também e desde já expressar os nossos agradecimentos a todos os que nos apoiaram nos seus locais de trabalho, ou aqui, como é o exemplo de alguns blogues que constam na coluna à direita. Esse apoio é um incentivo para que continuemos o nosso trabalho em prol da Enfermagem, porque fazê-lo é afirmar a dignidade de cada Enfermeiro.

A nossa tarefa não terminou."

Até na hora da derrota, significativa, é pequenino...


Mais outro ... Santana Lopes! Também vai.. andar por aí...

E já agora : será que os seus apoiantes que estiveram a controlar o acto eleitoral não sabiam contar ???
 
No centro ganhou a lista D. Era concorrente única... O EA não concorreu... vá lá saber-se porquê.
 
Costa e Silva disse

"Realmente EINSTEIN continua a ter razão, cito : " Somente duas coisas são infinitas - o universo e a estupidez humana. E não tenho certeza quanto á primeira. "
"

Você lá sabe porque o diz...
 
esta na hora do beija mão, a fila já é grande, todos querem tacho.
 
Caro colega anonimo das 12.04 AM

Conheço infelizmente as fases de luto.

Mas há colegas que não. Mas vão vivenciar algumas fases, principalmente a da revolta..

Cumprimentos.
 
Olá a todos, por acaso deparei-me com este blog e a triste troca de insultos entre enfermeiros e fisioterapeutas! Eu sou fisioterapeuta e graças a deus não tenho a mentalidade que outros por aqui demonstraram. A única coisa que sabem é tentar valorizar o que cada um faz! Porque é que um banho é menos ou mais importante que uma manipulação fascial? Ou porque é que uma algaliação é mais ou menos importante que uma mobilização? São profissões distintas e cada acto que cada uma faz é importante no seu contexto! E não é preciso andar a valorizar um em prol de outro só proque querem um titulo inexistente de quem é melhor! Porque é que os Srs Enfermeiros não atacam os oftalmologistas que cobram 100€ por uma consulta por exemplo? Porque? Minha gente, somos todos profissionais de saúde, estas discussões mesquinhas não levam a lado nenhum! Porque é que o vosso cuidar é mais importante que o nosso devolver o andar a um politraumatizado? Ou vice-versa?! Não entendem que é tudo relativo?! Estamos todos na mesma área mas ao invés de remarmos todos para o mesmo lado, é tudo a atacar toda a gente a dizer que isto e aquilo que eu faço é melhor! Vocês são a razão porque não acredito num futuro melhor, porque vão ler isto e vão ver mais uma afronta e amanhã tenho 300 respostas a mandar abaixo a Fisioterapia! Dou graças a deus por estar num pais estrangeiro e trabalhar em conjunto com enfermeiros...EM CONJUNTO...e ouvir o mesmo de enfermeiros para fisioterapeutas! Mas lá está, como contínuo a constatar, o nosso pais vai retrocendendo em vez de avançar, o que me entristece por ser português e porque a vontade de voltar para o meu pais para desempenhar a minha profissão numa verdadeira equipa multidisciplinar, e sem estas palhaçadas de guerrinhas, desvanece!

Um Bem Haja
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
O comentário anterior a este (o qual foi removido pelo autor), foi escrito e assinado por uma comentadora que se denominou "Paula Caetano". Acreditando na boa fé de todos, parto do pressuposto que é a mesma Paula Caetano que assume funções como directora técnica da Primus Care.
Apesar de ele estar "apagado", eu tive oportunidade de o ler (o meu sistema de administração do blog permiti-mo). Não compreendo o porquê de ter sido eliminado, visto que explicava muito bem a questão colocada no post...
Talvez a colega repense melhor, e comente novamente...
 
Peço desculpa a todos os colegas, mas inadevertidamente parece que retirei o comentário que fiz. Vou refazê-lo.
Dizia eu que, a actividade desenvolvida por um fisioterapeuta não vale mais do que a de um enfermeiro, tal como a actividade de um médico não valerá mais do que a de um auxiliar. O importante e fundamental é em que medida é que o trabalho desenvolvido por estes profissionais se traduzem em verdadeiros "ganhos em saúde para a pessoa". Particularmente em relação ao preço que o cliente paga por sessão a um fisioterapeuta ser superior em 10,00E em relação a uma sessão de enfermagem, está relacionado com o facto de um fisioterapeuta, no máximo assegurar 2 a 3 sessões semanais a um doente, enquanto que um enfermeiro na grande maioria dos casos é solicitado para prestação de cuidados mais continuados, com 3,4 e mais sessões diárias no domicílio. Agradeço a todos os intervenientes as opiniões e ideias aqui descritas e aproveito para vos revelar que conseguimos uma equipa de profissionais de saúde que se complementam e potenciam a recuperação daqueles que solicitam os nossos cuidados.
É com muito orgulho que desenvolvo a minha actividade profissional e na Primus Care temos a "sorte" de ter conseguido um excelente "entendimento" e "cumplicidade" entre todos os colaboradores da Primus Care, sempre com o objectivo de ajudar e apoiar os doentes e familiares.
Não pretendo o anonimato, sou a Paula Caetano que o colega refere quando lança à discussão este interessante tema.

Feliz Ano Novo para todos
Bem Hajam
Enf. Paula Caetano
www.primuscare.pt
 
O dia mais feliz do "Dr." Enfermeiro (uau! E em apenas 3 anitos, que prodígio!) e das suas focas:

-O dia das colocações na Faculdade!

Há testemunhos fidedignos que asseguram que o mesmo foi para casa a correr, as lágrimas a escorrerem-lhe pela face, e terá dito alto e bom som:
-Mamã, papá, consegui, entrei numa Faculdade (ou lá onde aprendem "enfermagem"...) de Enfermegem, a minha 1ª opção, o meu sonho de criança tornou-se realidade, vou ser Doutor, andar de helicóptero e de ambulância, vou ser Ministro da Saúde, Presidente da República, enfim, o céu é o limite, este é o dia mais feliz da minha vida!

...
Verdadeiro ou Falso?
lolll
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!