quinta-feira, janeiro 03, 2008

Enfermeiros ensinam TAE's a "puncionar"?!!


Chegou-me ao ouvidos que, em várias regiões do país, existem Enfermeiros a dar formação a TAE (Tripulantes/Técnicos de Ambulância de Socorro). Até aqui, tudo natural.

No entanto, constou-me, que esses "Enfermeiros" ensinam os referidos TAE's a puncionar e administrar soroterapia!!
(Como sabem os TAE têm uma formação básica de 6 semanas, e legalmente, obviamente, não podem realizar procedimentos medicalizados, muito menos os invasivos... Em Portugal, os únicos profissionais que podem intervir na vertente medicalizada são os Enfermeiros e os Médicos.)

A ser verdade, julgo haver sério motivos para preocupações. Por razões óbvias. Com consequências potencialmente nefastas para os utentes, para os Enfermeiros e para a Enfermagem. É uma situação punível!
a
Espero que a Ordem dos Enfermeiros se liberte da letargia habitual, procure apurar e esclarecer a situação, punir os culpados e tomar as devidas providências para o futuro.

Comments:
TAE: Técnico de Ambulância de Emergência.
Desconheço tal formação. Desconheço mesmo! Cheira-me a «estória». Mas, a ser verdade, o seu comentário enquadra-se em qualquer outro, proferido por um qualquer médico, ao que por aqui verborreia!
 
também já vi num fórum de TAE´s eles a gabarem-se de-se feito, nomeadamente punções e entubaçoes, tudo com a conivência do enfermeiro e do medico...

Ridículo o que esta a acontecer!!!
 
PS: em cima, deve ler-se: "desse feito"
 
Os enfermeiros que dão esse tipo de formações aos TAE talvez não sejam os verdadeiros culpados. Eles aproveitam uma brecha ao nível daquilo que configura a prática ad Enfermagem para ganhar mais umas coroas. Em termos legais eles não prevaricam embora numa óptica de defesa da profissão isto seja motivo de repúdio.
A OE tem de balizar o campo de actuação dos Enfermeiro e regulamentar o acto de Enfermagem . Caso contrário as invasões ao campo de actuação dos Enfermeiros irão-se repetir sucessivamente. A enfermagem está a saque!
 
Já estamos em 2008!
Vamos começar a organizar um encontro de blogueiros e respectivos comentadores?
Sugiro:
Mês de Maio.
Encontro o dia inteiro, nada de jantar só...
Centro do País, fica mais perto de todos.
 
"Chegou-me aos ouvidos"......Como se diz na minha terra emprenhas pelos ouvidos........
Trabalho com TAEs nas polémicas SIVs, são todos bons profissionais, inclusive tenho um TAE que é Enfermeiro. Colaboram todos sempre que solicito e tem a sua própria autonomia mas tambem sabem quais são os seus limites.
Não deves generaliazar mas identificar as situações de que falas. Caso contrario estás a compactuar com as mesmas.

Tambem é de bom tom o pessoal identificar-se quando coloca os devidos comentarios ou será que estão com medo de assumir o que dizem.

Um abraço
Enf. Vitor Cunha
vdpcunha@gmail.com
 
Meus amigos:
Vamos de uma vez por todas por ordem nisto.
Caro Amigo Doutorenfermeiro:
Realmente de tempos a tempos surgem noticias a dizer que o TAE faz isto e aquilo e mais não sei o quê.
Gostaria só de dizer o seguinte:
Conheço a formação dos TAE's, afinal sou seu formador, e estas histórias,(que começam a ser habituais) de que os TAE's fazem isto e aquilo são pura e simplesmente mentira.Na realidade 90% da formação que o TAE recebe é dada por enfermeiros, e nela garanto-vos que não consta a "história" do puncionar e de entubar.Pessoalmente e no que diz respeito ao Centro de formação em que colaboro, todos os enfermeiros são pessoas sérias, com CV "de peso" quer no pré-hospitalar, quer no intra-hospitalar, logo andarem a dizer que os TAE's fazem isto ou aquilo começa por ser uma atitude injuriosa para com quem se esforça por formar os TAE.
Por outro lado os TAE não são bichos papões, são sim seres humanos que com a formação que recebem prestam serviço de socorro em ambulancias de SBV, ou mais recentemente SIV, e deixem-me dizer que o fazem bem sem entrarem dentro de competencias que por inerencia pertencem quer ao enfermeiro quer ao médico.
Portanto todas os boatos em que se baseiam estas noticias deixam de fazer sentido.
Para complementar, houve alguem que disse ou melhor escreveu,que tinha lido num forum qualquer que um TAE tinha escrito que fazia punções e entubações e "o diabo a sete".Pois bem, saibam senhores que essa situação foi investigada por quem de direito, e chegou-se á conclusão que o rapazinho em questão nem era TAE, mas sim TAS num corpo de bombeiros.
Como dizia a minha avó: "Coitado de quem as houve,porque quem as diz fica aliviado".
Em jeito de conclusão:
Devido á falta de emprego que se faz sentir na classe de enfermagem, os recem licenciados em enfermagem candidatam-se a vagas abertas para TAE pelos diversos sitios onde tem aberto concurso.
Chegam a ser quase 80% do valor total das candidaturas, por isso meus amigos, não digam mal dos TAE porque ao fim e ao cabo estão a dizer mal de colegas.
Caro Doutorenfermeiro:
Para si desejos de um bom ano de 2008 pleno de sucesso, e espero que esta minha pequena colaboração tenha servido para esclarecer "as histórias" que rondam á volta dos TAE's e dos Enfermeiros.
Não se esqueçam de uma coisa importante:
O pré-hospitalar está a mudar de uma forma muito séria,e numa perspectiva futura o enfermeiro vai ter um papel cada vez mais importante,não se deixem influenciar por noticias sem fundamento que se baseiam em boatos ridiculos.
Obrigado
 
Mal vi o texto, pensei: "Só podem estar a gozar. Então andam anos e anos para tirar uma licenciatura, e agora, pessoas com o 12.º ano e algums meses de formação, andam a executar procedimentos ilegais e indevidos?!".

Mas depois de ler os comentários, vá-la, podem ser uma situação particular. E, de facto, são muitos os enfermeiros a concorrer para TAE. Eu proprio concorri, e desisti numa das fases por ter a certeza que não é aquilo que quero, nem para o qual me preparei.

Mas também quero salientar, que por experiência própria, como utente do 112, vi uma ambulânica SIV a socorrer uma pessoa conhecida, onde apenas eram dois TAE`s! Ora, nem monitorizar TA sabiam correctamente. Assisti a vários procedimentos, e não fiquei nada satisfeito. E a razão da chamada: convulsões, historial de trombose.

De facto, é altura de os Enfermeiros definirem o acto de Enfermagem, porque qualquer dia, tal como ainda há pouco comentava, ainda surgem terapeutas da ferida, do posicionamento, etc. E a Enfermagem acaba por ficar desmembrada.

Abraço a todos,

http://enfermagemnaoso.blogspot.com
 
" Em Portugal, os únicos profissionais que podem intervir na vertente medicalizada são os Enfermeiros e os Médicos"

Falso, e aos enfermeiros faltam-lhe os actos.
 
lol doutorenfermeiro owned
 
Mais importante do que chegar aos ouvidos é DENUNCIAR OS COLEGAS QUE O fazem!

Só assim de pode intervir, quando me aparecem no S.U. doentes com soroterapia colocada por TAE, denuncio!
 
quando digo denunciar basta um MAIL à Ordem dos Enfermeiros, não custa!
 
Caros colegas,
na eventualidade de um TAE ter uma formação em Enfermagem (uma nefastas e indesejadas consequências do desemprego!), o licenciado em Enfermagem passa a ser TAE, e não Enfermeiro! Como tal, as suas competências são as legalmente atribuídas aos TAE...
Quanto a isso penso que não há dúvidas... ou há?

P.s. - A título de curiosidade... e se o TAE fosse médico? (Permitem-me que responda?)
Logicamente, como estava a exercer funções de TAE, estava limitado ao rol de competências dos referidos técnicos. Não poderia actuar como médico. Ou não concordam?
 
Caros Enfermeiros perdidos
Têm tanto medo dos TAE´s é por falta de confiança ou por receio de o feudo acabar?
Como enfermeiro tenho plena consciência das minhas capacidades e competências, trabalhei com os TAE`s e não vi da parte deles nenhum incomodo em trabalhar com os enfermeiros. Sei que o desemprego ameaça muita gente mas arrisquem como eu e trabalhem por conta própria e acima de tudo tenham brio no que fazem e não lutem contra os moinhos, como D.Quixote, quanto a administração de qualquer fármaco TEM de ser supervisonado por um médico, a canalização de uma veia TEM de ser pedido por um médico, a SOROTERAPIA não inicitaiva do enfermeiro é a pedido de um MÉDICO.
Cada macaco no seu galho...nunca devem esquecer as vossas origenns.....humildade também ajuda a ser um bom enfermeiro.

Um bom ano para TODOS.

Carlos Alves-Enfº
 
Os TAE mais antigos nem o 12º ano possuem, alguns estão a frequentar a licenciatura em Enfermagem por conta da "Lei dos Maiores de 23" de acesso ao ensino superior e da "experiência profissional".Do mesmo modo que alguns ajudantes de lares e outros auxiliares.
 
Afirmam terem o emprego garantido, como enfermeiros, assim que acabarem o curso, mesmo que acabem a licenciatura em Enfermagem com uma média de 9,5 valores.Pois com uma acção de formação em TAE já sabem mais que os professores de enfermagem e muitos enfermeiros.

Uma pessoa anda tantos anos a estudar e fazer sacríficios para ouvir cada bacôco...e cada parvoíce...please help me!
 
O sr. anónimo que assina carlos alves mente bem... está na cara que é um tae mal disfarçado. Essa do lembre-se das vossas origens. é tão utilizada por muitos tae's que já não engana ninguém...

Quanto à lei dos 23 é normal...
O meu cunhado que era recepcionista numa câmara municipal foi para advocacia!
 
Boas

Os TAEs têm a sua competência definida na lei.
São auditados e controlados por Enfermeiros.
O seu trabalho é constantemente alvo de auditorias, nomeadamente a nível do DAE.
Fazem aquilo que lhes é indicado, pela sua entidade patronal.
A sua competência como profissionais varia como outra profissão qualquer, há bons e maus.
Fazem diariamente o seu melhor.

E neste blog são constantemente atacados, por pessoas, que não têm um mínimo de carácter, pois acham-se superiores a tudo e a todos.
Dizem mal dos médicos, porque isto e aquilo. Dizem que o enfermeiro é que sabe e deveria fazer, mas não pode, pois é um acto médico. Mas se outro qualquer faça algo que vocês achem que é acto de enfermagem ai já se queixam, ou seja parece-me que vocês pretendem ser os dominadores e únicos do sistema de saúde nacional.
Alem do mais, acho que seria mais fidedigno se vocês antes de escreverem neste blog não expusessem apenas futilidades e passassem a informar-se devidamente sobre os diversos assuntos, mais especificamente sobre a legislação, pois como disse um enfermeiro neste blog " ... quero salientar, que por experiência própria, como utente do 112, vi uma ambulância SIV a socorrer uma pessoa conhecida, onde apenas eram dois TAE`s! Ora, nem monitorizar TA sabiam correctamente. Assisti a vários procedimentos, e não fiquei nada satisfeito. E a razão da chamada: convulsões, historial de trombose."
Aqui fica demonstrado a vossa ignorância: uma SIV é unicamente tripulada por um TAE e um ENFERMEIRO, portanto se viu 2 TAEs devia estar com problemas visuais.

Concentrem as vossas energias em melhorar os vossos serviços, pois é assim diariamente que os TAEs o fazem.
 
"Chegou-me aos ouvidos"......Como se diz na minha terra emprenhas pelos ouvidos........ sic
Realmente em algumas terras, se não na maior parte.... Mas colega tb tem conhecimento que tb se aprenha e não se sabe quem é pai, mas o facto é que a criança existe e a mãe não sabe qual o buraco pelo qual "emprenhou"

"Mais importante do que chegar aos ouvidos é DENUNCIAR OS COLEGAS QUE O fazem!" sic
É mais complicado do que isso colega, pois não é o lugar dos enfermeiros que está em causa mas sim o lugar dos profissionais que não enfermeiros que estão em causa.

Outra coisa interessante mas está omissa nos vossos comentários é que... não se refere que são os TAE´s das SIV´s, tb há TAE´s/TAS´s nos corpos de bombeiros sem qualquer ligação com o INEM, a não ser a formação que lhe foi ministrado a maior parte por enfermeiros.

Trabalho tb numa SU e já vi um "bombeiro" que tinha puncionado um doente, que não era enfermeiro. A bom termo dissemos ao bombeiro, que não podia fazer isso, legalmente não podia fazer. ele disse, "mas um colega seu ensinou-me a fazer". Posteriormente vi outro TAE que tinha ido buscar uma hipoglicemia e tinha puncionado e dado glicose 30% EV, corrigiu de facto a hipoglicemia, e quando abordado sobre a questão tb afirmou que foi uma colega que lhe tinha ensinado isso em doentes inconscientes" Dessa corporação, ninguem mais puncionou, pois foram devidamente informados das consequencias desses actos.

Agora tb há outro aspecto a ter em conta.
Será que os colegas apenas o demonstraram e alguns partiram do principio que os estavam a ensinar?

Quando fiz o estágio numa vmer, um colega que lá trabalhava que tb era bombeiro, afirmou que estava a ensinar com um "braço manequim" os bombeiros a puncionar e a preparar soroterapia", abordeio-o e disse que isso era contra a lei. A resposta do colega foi "Qual lei em que isso está defenido como apenas acto de enfermagem?" Pois, isso mesmo colegas, há a lei?? Mas acho que há desconhecimento pela mesma e suas consequencias.

Outro permenor, aqui não se está a falar mal dos TAE´s e/ou TAS´s, nem espero que isto sejo o mote para mais uma "guerrinha" entre duas classes que trabalham em equipa numa viatura de socorro.

O DoutorEnfermeiro disse,
"A ser verdade, julgo haver sério motivos para preocupações." sic
Ser verdade é, não tenho duvidas, mas o que temos é que alertar os colegas que formam outras classes profissionais que separem o seguinte:
"ensinar" é uma coisa, "demonstrar a titulo de curiosidade" é outra coisa, os objectivos de formação são diferentes.

"Na realidade 90% da formação que o TAE recebe é dada por enfermeiros, e nela garanto-vos que não consta a "história" do puncionar e de entubar." sic
Aqui ninguem fala que foi dada formação no ambito oficial dos TAE´s/TA´s. Acontece sim que são os colegas que ensinam essas tecnicas fora da formação oficial.
Ninguém está incluir os formadores enfermeiros do INEM que andam a fazer isso, há muitos enfermeiros inseridos nos corpos de bombeiros, centros de formação não ligados ao PH que andam a ensinar o que não devem.

Informem e formem, que há coisas que se podem demonstrar mas não ensinar...

Cumprimentos colegas.
 
Olhem olhem...já tem medo dos TAE's a estudar enfermagem...

Pois...se calhar fazem-no porque ao fim de tantos anos realmente viram o que goatariam de fazer enquanto psofissionais, ao invês dos Srs que foram para enfermagem "porque sim", "porque tenho que escolher um curso agora que acabei o secundário"...

Broncos...
 
Caro anónimo das 10.27 AM,
Ninguém tem medo dos TAE´s, aquí não se está a discutir isso.
Esta-se a discutir actos que são inerentes a uma classe profissional e que de forma ilicita, estará a ser practicada por outros profissionais ligados á área da saúde mas não habilitados legalmente para isso.

Agora um recado para si: para quem chama broncos aos outros, dá muitos erros de português e gramática. Olhe para si primeiro e para os seus....
 
Bom a verdade seja dita, à que louvar os TAE´s que procuram fazer o curso de Enfermagem. É sinal de que tomaram consciência do quanto é limitado o curso de TAE, e de que só poderão aprofundar os seus conhecimentos na área da saúde através de uma licenciatura em enfermagem.
 
"Bom a verdade seja dita, à que louvar os TAE´s que procuram fazer o curso de Enfermagem. É sinal de que tomaram consciência do quanto é limitado o curso de TAE, e de que só poderão aprofundar os seus conhecimentos na área da saúde através de uma licenciatura em enfermagem."

Alguém com o bom senso de perceber o porquê de haver TAE's a estudar enfermagem...

Senhor vitar a. : Anda um pouco desatento ao que se escreve aqui, e muiiiiiito importado com o português e a gramática!!!! Devia era ser professor de português então....que tal?????
Se calhar também era uma saída quando "E agora o que vou fazer??? Olha...se calhar enfermagem, deve ser porreiro."

Bronco
 
Sr. "Bronco", (anónimo das 1.28PM)

Sou enfermeiro por opção de carreira e não de segunda escolha.
Para já tenho muito que fazer com enfermeiro, se um dia não tiver, pelo menos tenho outra profissão. E o sr. tem? com as suas "broncas" não deve de ir longe..

PS: Fiquei feliz por uma coisa na sua ultima intervenção. Quer queira, quer não o sr, já mudou de atitude com a minha intervenção, já teve mais atenção na escrita.
....que tal?????

Passemos a coisas sérias.
Isto é o que se discute aqui! Não são as guerrinhas entre classe..

"Esta-se a discutir actos que são inerentes a uma classe profissional e que de forma ilicita, estará a ser practicada por outros profissionais ligados á área da saúde mas não habilitados legalmente para isso."
 
A um anónimo, que referiu:
"Alem do mais, acho que seria mais fidedigno se vocês antes de escreverem neste blog não expusessem apenas futilidades e passassem a informar-se devidamente sobre os diversos assuntos, mais especificamente sobre a legislação, pois como disse um enfermeiro neste blog " ... quero salientar, que por experiência própria, como utente do 112, vi uma ambulância SIV a socorrer uma pessoa conhecida, onde apenas eram dois TAE`s! Ora, nem monitorizar TA sabiam correctamente. Assisti a vários procedimentos, e não fiquei nada satisfeito. E a razão da chamada: convulsões, historial de trombose."
Aqui fica demonstrado a vossa ignorância: uma SIV é unicamente tripulada por um TAE e um ENFERMEIRO, portanto se viu 2 TAEs devia estar com problemas visuais."

Esteve presente na altura da emergência?! Ou agora dúvida até da palavra das pessoas?! Se não bastasse ver TAE escrito nos casacos desses profissionais, tive a oportunidade de PERGUNTAR a que classe profissional pertenciam!

Mas se quiser ter a vontade de se dirigir ao CHVNG/Espinho, poderá constatar tal.

Cumprimentos.
PS: Duvidar da palabra de alguém, que ainda por cima não conhece, revela mau carácter!
 
Não me admira que alguns colegas nossos, formadores, ensinem determinadas técnicas a outros profissionais não habilitados para as executarem. Assim, a todos aqueles que tenham conhecimento dessas situações têm o dever moral, ético e PROFISSIONAL de o denunciarem à Ordem dos Enfermeiros!
Só assim poderemos garantir a qualidade dos cuidados prestados à sociedade.

Sara Barbosa
 
Para o intelegente que escreveu as 1:46pm:Nos locais acima por si descritos não existe qualquer SIV em funcionamento.Se realmente assistiu a tais actos deveria ter intervido, mas também lhe digo que deveriam ser enfermeiros que concorreram para TAE`s,visto que a cada serviço tremem como varas verdes!Tirando alguns,a verdade é que o enfermeiro não é vocacionado para o ph.Tem que cuidar do doente(enfermaria)não socorrer o doente.Todos os dias os vejo com muita "letra" no príncipio e calados e envergonhados no fim do dia.O que falta aos TAE`s em bases,falta aos enf´s em prática e saber!O que aprendem???nas escolas de nada serve no ph.No ph,avalia-se,estabiliza-se e transporta-se,tudo no menor espaço de tempo.Se faz falta ajuda,pede-se apoio á viatura MÉDICA,ao MÉDICO!!!Quem vem a conduzir pouco importa,até podia ser um taxista!Metam na cabeça que qualquer função no ph pode ser substituida por outro qualquer profissional,menos o MÉDICO!Por isso deixem-se lá de "paleios" e cuidem dos vossos doentes,os que estão a trabalhar...
 
O médico não pode ser substituído?Há tantos países que substituiram o médico....
 
Eu "intelegente" não sou. Posso ser inteligente, mas isso já compete a outros avaliar, não a si. Custa-me muito dizer isto, talvez é fazer troça de muitos, que infelizmente não puderam, mas respondendo a si, pelo menos tenho licenciatura em Enfermagem, isto é, base em ciências da saúde, isto é, preparado para intervir junto de pessoas com vista à reposição da sua condição de saúde dita normal. Agora TAE`s?! Peço desculpa aos TAE`s, mas respondendo a uma determinada pessoa, que teve a inteligência, eu próprio concorri a TAE. Motivo: O mais obvio - Desemprego na área de Enfermagem. Agora digo, de todos que lá estavam, poucos tinham os conhecimentos necessários para actuar em qualquer tipo de urgência. E digo conhecimentos! Lá sabem conduzir, agora até dão formação de condução, de resto, que fazem?! Já vários aqui comentaram que vários TAE`s efectuam técnicas invasivas. Tudo bem. Mas agora, implicações dessa técnica para o doente?! Quando ou não aplicar determinada técnica?! Que efeitos secundários tem esta ou outra manobra?! Duvido que os TAE`s tenham esta formação de base. Porque não é por nada que Enfermagem e Medicina, entre outras áreas, sejam licenciaturas, e agora passem a Mestrados integrados devido a Bolonha, mas num concurso nacional, nunca vi pedir para TAE`s como requisito licenciatura, mas sim um simples 12.º ano de escolariedade! Porque a ver, qualquer dia passa a ser a escolariedade obrigatória.

E os enfermeiros não são apenas para estar numa enfermaria a cuidar de doentes. Para si, aprenda um pouco de saber. Diz-se utente ou cliente. Já não se usa o termo doente, e quem usa, precisa de reciclagem de conhecimentos. E isto nem estou a insultar!

4 anos de Enfermagem, e outros tantos para Medicina conferem aos seus estudantes e futuros profissionais conhecimentos que um TAE, tal como um estudante a iniciar o seu curso, não lhe são dados.

E digo, o INEM devia ter como profissionais, em casos de emergência, pessoas treinadas na área de saúde, isto é, uma equipa composta por Enfermeiros e Médicos.

Disse: "No ph,avalia-se,estabiliza-se e transporta-se". Que conhecimentos os TAE têm para avaliar e estabilizar?! Algum que aprendem em 30 min de formação?!

E se quer comparar TAE com experiência, compare-os a um enfermeiro com experiência.

Enfim...
 
"E se quer comparar TAE com experiência, compare-os a um enfermeiro com experiência."

Isso não tem comparação possível...
 
Comprimentos Dr enfermeiro, pelos vistos não mudaram em nada a sua opinião sobre os tripulantes de ambulâncias de socorro, se anteriormente as tuas intervenções nas jornadas de emergência eram polémicas motivando a ira de muitas classes, que te trouxe alguns problemas profissionais, pior é esse blogue.

Em relação ao assunto em questão será que existiu amnésia colectiva?

Eu sou tripulante de ambulância de Socorro, trabalhei duas décadas no INEM, e puncionei milhares de veias com ordem médica, como os meus colegas. Ensinei e corrigi muitos enfermeiros, que nem sabiam preparar e purgar um sistema de soro quanto mais puncionar uma veia com um cateter a um doente.

Esqueceram-se disso?

O acto de puncionar uma veia periférica é fácil, basta algumas horas de formação teórica e pratica para se ficar apto aplicar essa técnica, claro que o acto seria somente praticado com ordem médica como a escolha do soro em questão.

Mas o acto em si não oferece qualquer risco para o doente como é sabido, desde se cumpra criteriosamente a técnica, onde em certas situações a punção de veia devia ser obrigatório ser os TAS no local a puncionar a veia, em vez de se esperar por uma VMER, antes que a situação da vítima se agrave e depois se torna mais difícil as equipas das VMER puncionar veia, muitas das vezes somente conseguem uma veia central, todo o sistema ficava a ganhar, mas pelo vistos não existe interesse nisso.

Na ENB, na formação de TAS, é ensinado a todos os formando a preparar e purgar soros, e lidar e conhecer todo o material para puncionar uma veia, mas não se ensina puncionar veias por pena minha, como é ensinado na ENB lidar com todo equipamento para entubação oratraquial, mas não se ensina a entubar.

O acto de puncionar uma veia até é um acto insignificante, se analisarmos outras técnicas existente que carecem de mais formação e treino que muitos TAS efectuam diariamente no exercício da sua função, onde os enfermeiros são completamente leigos, mas os TAS não se importam vos ensinar, como vos ensinaram muita coisas anteriormente como é sabido, mas pelos vistos a amnésia é colectiva e crónica.

http://voo-da-fenix.blogspot.com/
 
"O acto de puncionar uma veia até é um acto insignificante, se analisarmos outras técnicas existente que carecem de mais formação e treino que muitos TAS efectuam diariamente no exercício da sua função, onde os enfermeiros são completamente leigos, mas os TAS não se importam vos ensinar, como vos ensinaram muita coisas anteriormente como é sabido, mas pelos vistos a amnésia é colectiva e crónica."


Acorde para o mundo!!!!
 
A todos os enfermeiros que aqui escrevem:

Se algum dia tiverem necessidade de usar o SIEM, e aparecer um TAE, tenham os TOM***S de lhe dizer na cara aquilo que dizem aqui, e depois recusem a assitencia e solicitem ao CODU um meio com Enfermeiro, já que tudo funciona tão mal, e só com os fantasticos enfermeiros é que funciona bem, tenham essa coragem.
A vossa entrada no PH, aconteceu pois temos um pais de BORRADOS, que têm medo de assumir uma mudança radical, mas meus amigos, vós todos sois os iluminados, todos os outros paises que só usam outro tipos de profissionais no PH estão completamente errados, têm uma taxa de mortalidade no PH altissima, não viram foi ainda a solução, contratar enfermeiros, mas de preferencia Portugueses, pois têm muito tempo livre.
O nosso sistema têm um custo astronomico, ja muitos se questionam se é necessario gastar tanto no PH, e sei o que digo, pois estou a falar a nivel governamental, e a solução passa por voçes, sem duvida, que recebem uma ninharia, acham??? o vosso salario inicial é quase o topo de carreira de um TAE, pensem nisto, os TAEs estão a ganhar pratica na rua, com as SIVs, pois estão mais proximos das situações graves e actuam em equipa com o Enfº, pois quando é com VMER, por vezes não actuam, enquanto que com a SIV estão na linha da frente, e praticam protocolos que são delegados por medicos, e já agora os ENF são quase todos requesitados!!!! porque sera????HUMMMMM, sera porque o sistema vai iniciar desta forma para ganhar corpo e depois, adeus amigos foi bom, agora vamos poupar!!!!!Não vejam o INEM como a solução para o vosso problema de emprego, pois só ira haver 41 SIVs, e nem sonhem entrar nas SBV, o estado está TESO, sem CHETA, se já se queixam que com TAEs é caro, imaginem com voçes.
Mas isto sou eu a divagar, pois o mais certo, é eu estar errado e em 2009 já não haver TAEs.

Abraço a todos os iluminados.
 
"Eu sou tripulante de ambulância de Socorro, trabalhei duas décadas no INEM, e puncionei milhares de veias com ordem médica, como os meus colegas. Ensinei e corrigi muitos enfermeiros, que nem sabiam preparar e purgar um sistema de soro quanto mais puncionar uma veia com um cateter a um doente."

Sr. Reinaldo, as suas palavras revelam ignorancia pelo acto e fica patente, e muito bem patente, que qualquer macaquinho, com treino tb o faz se estarem cientes dos riscos que correm e fazem correr.

Ensinou enfermeiros a purgar soros?!! Ensinou foi certamente foi estagiários mas para TAS`s e TAE´s. Os enfermeiros que saem do curso sabem purgar os soros e disso sei eu.

Para o Sr. anónimo das 12.15 PM, prefiro ser um iluminado tal como nos chamam, do que um apagado como alguns de vocês o são, pela sua afirmação inicial "Se algum dia tiverem necessidade de usar o SIEM, e aparecer um TAE, tenham os TOM***S de lhe dizer na cara aquilo que dizem aqui, e depois recusem a assitencia e solicitem ao CODU um meio com Enfermeiro, já que tudo funciona tão mal, e só com os fantasticos enfermeiros é que funciona bem, tenham essa coragem."

Quando o sr. tiver um enfarte, chama qem primeiro? ou será que é como o Duarte Caldeira, fala mal dos enfermeiros e médicos no PH, mas quando questionado sobre quem chamava primeiro caso tivesse um enfarte, a resposta dele não foi os Bombeiros. Que confiança a dele nas pessoas que representa...

Acho engraçado o seguinte, nas formações do INEM em que são contratatos os TAS/TAE´s para darem formação aos enfermeiros e/ou medicos, pela frente alguns de vocês dão abraços, risos, falam de experiencias comuns e todos felizes. Por detrás, falavam mal deles que até dava dó. Que falta de coerencia!!!
 
Que perigos existem?
Alguém tenha a amabilidade de explicar quais são esses perigos, que para se puncionar uma simples veia é necessário tirar o curso de enfermagem?
Outra coisa que me deixa um pouco apreensivo é o uso do anonimato por parte dos usuários desse blogue, isso somente mostra que estão a esconder algo, quem acredita no que escreve não necessita de se esconder no anonimato, dá a cara pelo o que escreve, obrigado pela atenção.

Um bom ano para todos.
 
Quer queiram quer não apenas os enfermeiros, estão legalmente mandatados a realizar punções venosas e mesmo arteriais.

E quem o fizer, sem ter uma licenciatura em ciências de enfermagem, deve ser denunciado à OE e legalmente punido por usurpação de funções.

E os médicos que solicitem tais intervenções a outros que não enfermeiros, devem também ser denunciados, para que possam ser legalmente punidos por esse icentivo.
 
O que se pode depreender por tudo o que foi dito neste blogue, é que os médicos e enfermeiros estão a mais quer nos hospitais quer no pré-hospitalar.

Talvez não fosse má ideia o INEM dar aí uma formação de 250 horitas, se calhar nem é preciso tanto, basta umas 100 horitas e aí temos TH, técnicos hospitalares, porque TAE já temos.

Realmente o Ministério da saúde pouparia muito dinheiro com essa mão-de-obra, já que seria pouco qualificada, tal como são os TAE´s e os TAS.

Para que são precisos TAE e TAS, não minha opinião não são precisos para nada, foram criados baseados em critérios economicistas, aos quais lhe foram dados umas luzes sobre emergência.

Em analogia aprenderam as vogais.

Enquanto que os médicos e enfermeiros fazem poesia.

Mas como dizia os enfermeiros são mais qualificados, logo mão-de-obra mais cara, que melhor servirá a população, quer no hospitalar quer no pré-hospitalar.
 
Para toda a enfermagem e não só...Já podem ficar à vontade e finalmente descansados quanto ao monopólio de todas essas técnicas tão perigosas para os clientes...ah ah ah...Pois o Sr Chen e o Sr Cardinalli brevemente abriram vagas para os seus "hospitais"! Agora para todos os TAE's: Finalmente irão ter um sítio para realmente assistirem a socorro de elevada qualidade, e perderem de vez a mania que percebem alguma coisa de ph!
 
resposta ao sr.anónimo 12:15 pm
deves ser daqueles frustrados que gostarias de ter uma licenciatura de enfermagem, mas essa licenciatura só è para alguns. Continua a lutar, pois esse dia pode chegar para ti.
 
Os senhores Enfermeiros nunca se preocuparam com o PH em ambulâncias enquanto estas eram feitas só por voluntarios, estranho não é.... agora que ja se paga, já interessa..hummm, pois é, sois uma cambada de sanguessugas, só vêm dinheiro a frente, o que intressa é acumular funções, que é para ganhar quase o mesmo que os srs. drs., poucos enfermeiros são bombeiros voluntarios, e aqueles que estão nas SIVs, quantos são B.V.? os enfermeiros agora que querem fazer PH, e nunca deram uma hora de voluntariado numa corporação e agora querem ir ganhar dinheiro para o inem, e tirar todos os TAS das ambulancias, são auntenticas sanguessugas, parasitas e vendidos, pois se fosse de borla, nem apareciam aqui para falar, tenham a coragem para o admitir.
É incrivel a vossa falta de respeito, por todos aqueles que diariamente trabalham na rua, algums deles até ja ajudaram alguem conhecido ou vosso familiar, mas a vossa arrogacia, e especialmente a falta de educação de certos enfermeiros que pautam pela bitola do ex-candidato a bastonario que têm apenas como objectivo denegrir tudo e todos e que qulquer meio justifica o fim. Este tipo de enfermeiros só tem um bom local para estar que é na cave, fechado para o cheiro não empestar o resto das divisões.
Todos temos valor, eu, voçes, todos, temos é de ter a coragem de o assumir e este país nunca ira para a frente pois só olhamos para o nosso umbigo, não temos uma politica global, e somos capazes de calcar e espezinhar seja quem for, para termos mais €€€€€€€ mesmo que isso implique perder a dignidade e o senso comum.
Muitos de vós falam dos TAEs com um curso de 250h, pois é e as 40 horas semanais feitas desde 2004, não contam como experiencia, com medias de 5 saidas por turnos, ou só foi feito borrada!!!. Tenham vergonha, ninguem no seu juizo perfeito diz que um TAE substitui um Enf, cada um na sua tarefa, agora reduzir uma carreira bem ou mal criada a uma insignificancia na sociedade e desrespeitar todos aqueles que lá trabalham, é mesmo tipico de quem nunca semeia, mas quer sempre comer.

até um dia
 
Para o anónimo que persiste em responder a mim, só digo uma coisa, que se bem pode constatar em quase todos os TAE`s. A falta de conhecimentos /cultura. Se o sr. anónimo quiser debater esta situação, faça-o utilizando argumentos ditos correctos, e não meros gozos e brincadeiras ou metáforas de descartar. É a diferença entre licenciatura e 12.º ano. Como já passei por isso, sei do que estou a falar. Vá-la, aproveite a última promoção do Governo e tire Enfermagem por via dos maiores de 23 anos.

E só me refiro ao sr. anónimo.

Quando crescer, venha falar comigo. Aproveitando umas palavras acima proferidas, caso lhe aconteça uma situação de enfarte, ou algo grave, chame pelos TAE. :D

Cumprimentos a todos,

http://enfermagemenaoso.blogspot.com
 
Concordo inteiramente com afirmações do André Moreira, mas quero ver quando a teta deixar de dar leite, e não deve tardar muito para que o INEM não tenha problema financeiros,a crise é para todos, depois quero ver se os senhores enfermeiros trabalharão gratuitamente, o se foi fácil de encerrar os serviços de urgência mais fácil é acabar com as ambulâncias.

Em relação ao tema, julgo que num dia que os TAS/TAE puncionar veias, a enfermagem no Pré-Hospitalar estará em risco, porque é a única coisa que eles fazem nas ocorrências, o resto é o médico que faz, e a nível de trauma são os tripulantes que dominam as técnicas como é sabido.
Serra que não repararam nisso?


Quantas vezes as tripulações de ambulância ficaram uma eternidade a espera de uma VMER para somente essa tripulação por um soro a correr?

Eu até arrisco um número em 10 serviços acontece em 7, é isso que acontece, principalmente em situações de trauma e na maioria de situações de doença para onde são accionadas VMERs.
Existem doentes que pagaram um preço bastante elevado por causa disso, alem de esperarem uma eternidade pelas VMER,e mais ainda tempo perdido em tentar arranjar uma linha, nem sempre é fácil, por isso recomendo em situação de trauma porem-se andar com o doente para o Hospital, e se tiveram tempo coloquem uma veia, não esperem por ninguém, principalmente se virem que o tempo de chegada ao hospital é superior a uma hora.
 
Porque é que não pomos os TAE a fazer cirurgias para que os doentes não tenham que ir para a lista de espera?

É uma boa ideia para o ministério....
 
Boa noite,
Sr. André Moreira, sou enfermeiro há 13 anos e bombeiro durante 11 duros anos onde fiz muito voluntariado a custo 0€€€. Posso dar o exemplo de muitos enfermeiros. Procure nas corporações do vale do minho e lima por exemplo. Saí,sabe porquê? pq a preocupação dos comandantes e direcções era o tuning das ambulancias e carros de incendio, a formação de TAS´s apenas para a assinatura dos brevetes de INEM, pois rendiam mais, porque de resto, só os punham a conduzir e que ia atrás era outro que não tinha curso nenhum, era quem aparecia no quartel, quando não estava ninguém. A qualidade dos cuidados era sobreposta pela importancia dos carros em numero e beleza. Só carcaças, por fora muito bonitas e por dentro, despidas. na minha opinião, pois podem ser e terem muita coisa, como é o caso de alguma corporações que tem autenticas UCI´s, mas com os materiais fora de prazo e equipamentos nunca utilizados por não terem pessoal capaz. só para inaugurações. Disso infelizmente da-me razão, pois acontece.
por isso a sua afirmação inicial não corresponde á realidade de algumas corporações, se a sua o é ou o foi, é pena. Os enfermeiros são uma mais valia para PH, os TAS também o são, é pena que estão muito entretidos a debater o sexo dos anjos, utlizando argumentos por vezes "inauditos".

Houve alguém que disse "Em relação ao tema, julgo que num dia que os TAS/TAE puncionar veias, a enfermagem no Pré-Hospitalar estará em risco, porque é a única coisa que eles fazem nas ocorrências, o resto é o médico que faz, e a nível de trauma são os tripulantes que dominam as técnicas como é sabido.
Serra que não repararam nisso?"

Pessoalmente tenho 11 anos de experiencia PH, os TAS já me ensinaram coisas e agradeço-lhes por isso, mas tb já dei muito a aprender, mas mesmo muito várias classes profissionais que lidam com o doente no pré-hospitalar, principalmente que os protocolos adaptam-se ao doente e não o doente aos protocolos.

Agradeço qua não generalize

Houve tb quem disse o seguinte. "Que perigos existem?
Alguém tenha a amabilidade de explicar quais são esses perigos, que para se puncionar uma simples veia é necessário tirar o curso de enfermagem?"

Há alguns riscos, tenho é pena que a sua experiencia se cinja apenas ao PH. A experiencia de quem trabalha com doentes do foro critico não é apenas colocar soros e dar a medicação existente na carga vmer. Na vida hospitalar é outra coisa, pergunte aos colegas que trabalham nas UCI´s, SU´s e principamente aos colegas que trabalham na oncologia os riscos de uma punção mal efectuada e colocação de um citostático ou uma amina ou ferro por exemplo, o que fazer em caso de isso acontecer, ou cuidados pré, durante e após? não são apenas os riscos imediatos da tecnica, mas sim posteriores.

Cumprimentos.
 
Desculpem a minha intervenção, mas existe a necessidade de se separar o serviço pré hospitalar do hospitalar, porque um tem a função de socorrer outro tem a função de tratar, o problema é quando se quer misturar, depois temos bonitos embrulhos sem nenhuma viabilidade, e actualmente é o que se esta a passar, quer se mostrar serviço para os colegas hospitalares, e depois temos caso de autenticas negligencia, bons embrulhos para tirar peças, alguns nem para isso servem….
 
O mundo da saúde é fácil pelos vistos!

"Alguém tenha a amabilidade de explicar quais são esses perigos, que para se puncionar uma simples veia é necessário tirar o curso de enfermagem?"

É preciso tirar uma especialidade de medicina obstétrica ou enfermagem obstétrica para fazer um parto? Antes até faziam em casa e agora é preciso tirar um curso?


É preciso ser médico para receitar um xarope?

É preciso ser farmaceutico para vender uma caixa de comprimidos?

É preciso ser psiquiatra para diagnosticar uma depressão?

So quem não compreende das coisas pode afirmar barbaridades. Depois da barbarida há a barreira legal...

senão, isto era uma festa, eramos todos usna habilidosos e não eram necessários cursos para nada...
 
Enf,não só: Quem te disse que não sou licenciado oh enfermeirinho de papel! Se fosses bom estavas a trabalhar´! É por seres como tu,sim é contigo, que a enfermagem portuguesa é o que é. Tens muita "letra" mas deves trabalhar no LIDL,tu e mais aqueles milhares que foram "chulados" pelos patrões das univ, e agora qualificam a mão de obra dessas nobres empresas de comércio a retalho! Gostava de te apanhar a trab na rua, para te humilhar como faço aos teus colegas que pelo menos trabalham...Sim na rua, não debaixo da saia do Sr Doutor...Ah e o meu sonho é "tirar" o curso de triagem de Manchester...!!!Sim para ganhar algum á custa de uma qualquer funerária que trabalhe á percentagem...
 
E prescrever HALIBUT!!!!
 
Calem-se! ignorantes...
 
Outra vez?! Desculpa não entrar nessa tua conversa, nem nesse nível de insultos! Mas pronto, cá te vou respondendo, ao bom nível do ping-pong. Ora toma lá o pong!

De facto, não trabalho em nenhuma dessas lojas, e se trabalhasse, em nada seria de humilhar. Tal como muitas pessoas trabalham nas mais diversas lojas comerciais, para ganhar algum dinheiro para se sustentarem, enquanto esperam por uma oportunidade no curso e profissão que escolheram.

Eu "chulado"?! Antes de mais, não sou chulo nem chulado, se és ou foste, lamento. Digo-te já que não frequentei e consegui tirar o curso de Licenciatura em Enfermagem numa Universidade, onde existem patrões, como tu referiste, mas sim numa Escola Superior de Enfermagem. Até está lá no blog de minha autoria. Tal seja o teu caso, não o meu.

Enfermeiro de papel?! Hum... De facto, tenho um certificado que me garante a conclusão de curso de Licenciatura em Enfermagem, e que garante a qualquer pessoa, incluindo a inscrição na Ordem dos Enfermeiros, estar qualificado para prestar cuidados de saúde na área de Enfermagem.

Mas até te digo mais, porque o conhecimento é para partilhar, e talvez outros concordem comigo do seguinte: a Enfermagem está como está não devido a "milhares que foram "chulados" pelos patrões das univ", pois esses não têm culpa do sistema, mas sim por quem permitiu essas tais, digamos, oportunidades! Entendeu melhor agora?!

Conheço muitos enfermeiros bons, e que dariam bons profissionais, mas tal como tem vindo a suceder, nenhum é contatrado. Por isso, mais uma vez te digo que o "Se fosses bom estavas a trabalhar!" não se aplica neste momento. Talvez um dia. Mas também não me conheces, por isso, não podes tecer tais afirmações, nem o teu ultimo comentário no geral.

"Gostava de te apanhar a trab na rua, para te humilhar como faço aos teus colegas que pelo menos trabalham" - Esta tua afirmação tem muito que se lhe diga!!! Para além de humilhares pessoas, e ainda para mais, na rua, humilhas ainda por cima quem trabalha contigo?! Que falta de carácter! Esta nem me respondas, pois foi o que tu escreveste! Mas agora andamos aí a humilhar pessoas?! Ganha juízo, é o que te digo!

A afirmação "Debaixo da saia do Sr Doutor" até tem um pouco de verdade, mas não se aplica ao meu caso, infelizmente para ti. De certeza que há colegas meus que ainda se comportam assim, mas penso serem já de uma outra época de estudos, em que as mentalidades eram outras. Agora prezasse cada vez mais a autonomia, ao ponto de haver acto de Enfermagem e acções autónomas.

Ok, esta afirmação acho que não era para mim especificamente mas para os profissionais de Enfermagem - "Ah e o meu sonho é "tirar" o curso de triagem de Manchester...!!!Sim para ganhar algum á custa de uma qualquer funerária que trabalhe á percentagem..." Ó paspalho, desculpa lá o termo, mas tens mesmo que "tirar" esse curso, ou pelo menos umas noções básicas, e aconselho também mais cultura, isto é, lê informação! Fizeste o comentário à 1.24 da manhã. Até que podias ter pesquisado um pouco mais (usa o Google, ou não conheces?!), e verias que a culpa não é de quem triou, nem da Triagem de Manchester, mas sim de quem não observou a dita utente no espaço de uma hora (fita amarela)!

No final de contas, não me conheces, nem tens conhecimento de factos e argumentos suficientes para teceres qualquer afirmação ou conclusão, e daí te refugirares em acusações falsas, chegando mesmo ao ponto de insultar e humilhar quem sobretudo não conheces. Resumindo, o teu último comentário equivale a "0", por extenso, "zero"

Agora, não me chateies mais...

Tenho dito,

http://enfermagemnaoso.blogspot.com
 
Erros ortográficos:

onde se lê "contatrados", deve-se ler "contratados".

Abraço
 
oh pah... que grande chachada... (que é como quem diz 1,2 tcha tcha tcha, vira o disco e volta ao mesmo...). Sinceramente venho a este blog porque o acho útil e pertinente em muito do que publica. Sou TAE, com muito orgulho, e actualmente também aluno de enfermagem no 3º ano da licenciatura, onde entrei pelo contigente geral. Sou também aluno de uma escola privada onde a maioria dos professores são enfermeiros no activo, médicos de várias especialidades e outros profissionais de saúde como farmacêuticos, biólogos, e simples professores especializados nas áreas que leccionam. Sinceramente não percebo esta discussão. Qual é a dúvida? Em Portugal existe um Instituto que tutela a organização e exercício da emergência médica neste país. Nesse instituto trabalham médicos, enfermeiros (que por acaso chefiam alguns, senão todos os serviços de ambulância SBV e dão formação aos TAE, assim como alguns médicos) e TAE's que trbalham todos os dias na rua apesar de todas as convulsões políticas que nos têm assolado (como um bastonário que não é mesmo um bastonário, uma bastonária de que toda a gente se queixa mas que ganhou mais umas eleições e um ministro que faz muito mas não explica nada...). Eu tornei-me TAE porque me fascinou o pré-hospitalar que fiz enquanto TAT numa Unidade de Socorro da CVP e senti necessidade de mais. A mesma razão que me levou a concorrer a enfermagem. Hoje sei que a enfermagem é a base dos cuidados continuados de saúde. Também sei que os TAE e as ambulância SBV são actualmente a base do sistema pré-hospitalar. Sei ainda que as SIV são um projecto ambicioso, muito parecido com um sistema completo como o inglês ou australiano por exemplo, e que se forem para a frente vão dar muito que falar e certamente salvar muitas vidas.
Ainda hoje ouvi o "espécie" de bastonário da ordem dos enfermeiros dizer relativamente à administração de morfina por parte de um enfermeiro de uma SIV num cenário de um grande queimado, com grande alarme que a MORFINA MATA!!!(tcham tcham tcham!!!!), dando a entender que o "manhoso" do enfermeiro que a administraria não tem quaisquer competências na administração de terapêutica e seus cuidados. Ora, com afirmações destas qualquer enfemeiro se sente ofendido e diz: mas que grande besta! este filho da P*** não sabe o que está a dizer... Pois bem é exactamente isso que se faz nestes comentários. Falar à toa, defender o indefensável (apenas porque a realidade é o que, é e por muito que se fale nisso não muda) e perdoem-me o vernáculo, "medir pilas"... Lanço aqui um repto. reunam esforços, enfºs e tae's, convidem uns médicos (daqueles que gostam de o ser) e criem um site onde se discuta cuidados de saúde, emrgência pre-hospitalar, trauma, e tudo o resto que é realmente importante para a evolução de todos. Sem quezílias, tretas politico-manhosas, ou questões mais ou menos "freudianas". Já diz o ditado, se não fazes parte da solução, fazes parte do problema... E sinceramente, já não há pachorra para tanta "portuguesice"...
 
Este país é tão atrasado que não me admira nada ver um bombeiro a puncionar uma veia.

Conheci um caso de um auxiliar de acção médica que realizava cateterizações vesicais sem assepsia e ainda por cima andava a gabar "técnica dele" aos inocentes alunos de estágio, que ficaram perplexos.

E com este exemplo será que ainda há gente que não compreende a gravidade da questão?
 
E andava a passear com algália na mão...wow ??????

Acho que ser ignorante é chamar ignorante aos outros,ó Senhor
MASGISTRAL!
 
Desculpa Magistral... entendi mal o teu comentário... qd reparei já tinha colocado o post... cumprimentos caro colega!
 
Duas observações oportunas:
Se os TAE não fazem nada de Enfermagem, nem podem, porque há enfermeiros que se prestam ao papel de os ensinarem?
Será que tudo o que o enfermeiro faz e sabe fazer não é enfermagem?
Aquele que se intula de enfermeiro não sei quantos Alves a trabalhar por conta própria não é enfermeiro, pois fala muito nas dependências e ordens médicas e na humildade dos enfermeiros e nas origens dos enfermeiros.
Isto não é paleio de enfermeiro. Já ouvi isto em qualquer lado mas era por um disciplulo de Hipocrates.
Espertalhão, este Alves.
Vá dar lições de humildade e de origens aos seus descabelados progenitores, sobretudo à senhora que se distraiu ao pari-lo!
 
É verdade: o tal Carlos de Alves também disse"cada macaco no seu galho... não devem esquecer as vossas origens..."
Se fosse nfermeiro ia dizer as "nossas", mesmo sem estar a pensar no que estava a dizer.
Não é o caso deste provocador, que esquece a nobreza de atitudes que há num enfermeiro.
A Parábola não fala do médico como o bom Samaritano. Este está mais próximo do bom apoiante de quem precisa.
Mas há por aí um S. João de Deus, bem português "não médico", que humanizou os cuidados aos doentes mentais que os médicos psiquiatras da época tinham acorrentados como animais bravios.
E quanto à ciência temos a Florence, cujas ossadas repousam em local onde estão reis e rainhas e pessoas únicas, que da lei da morte se vão libertando e que o Camões cantou por toda a parte com aquele engenho e arte, que se lhe conhece.
Vá lá, Carlitos não te armes em Chico Esperto.
Tu e os teus colegas tendes razões bem objectivas com o despertar da Enfermagem.
É verdade que há enfermeiroros a fazerem de TAE e esses podem fazer de enfermeiros que são, como o outro médico que fazia de bruxo e passava receitas não deixou de ser médico por ser bruxo. É que como bruxo safa-se mmais bem melor óptimo.
Mas não é disso que se trata, é dos médicos preferirem como já por aí se vê claramente a apoiar técnicos disto e daquilo que dividam e desorientem os enfermeiros.
Só que isso tem limites, pois os enfermeiros também conhecem o método das análises e das sínteses.
Carlitos, tens razões para estares preocupado e para vires armar em enfermeiro que não é, se fosses entendias o gozo que nos dás, a nós enfermeiros.
 
Lá temos que suportar alarvices como as do anónimo das 3h13 que diz que o insubstituível no "ph" (dpois de metermos oa fita de teste verificámos que não era de acidez que falava mas de (p)ré-(h)ospitalar)é o médico. (Este que assim fala é médico)
Depois diz que os enfermeiros tremem como varas verdes. Certamente ele treme como varas secas pois a mama dos SAP está a secar-lhes e estão preocupados.
Por enquanto ainda vão arranjando emprego nso hospitais como os de Aveiro onde encenaram um triste espectáculo.
Mas no próximo caso já não vão ter a mesma sorte, pois não so o SIV é da capacidade com vantagens múltiplas dos enfermeiros, como a 2ª triagem também é nossa, com múltiplas vantagens.
Lá por termos os calhaus que temos a representar-nos, não devem abusar da nossa pouca sorte.
Vá lá doutores médicos a vaca sagrada vai dando menos leite para mamardes.
Aqui, neste espaço há quem conheça as linhas de força de um texto e saiba distinguir os que são doutores enfermeiros dos que são outros doutores.
 
Ó maravilha da técnica!
Ó vã cobiça,
Que tornais tão saborosa esta hortaliça.
Todos querem ser enfermeiros,
Chipsa!
 
Esperai um pouco,
A nossa pseudo-bastonária
Está a fazer uma plástica,
Para tornar mais elástica,
A sua mente que menta tão pouco.
Só então é que vereis,
Como os Enfermeiros são reis
E não são serviçais,
Nas áreas em que sabem mais.
TAs-TÁs e Mé-Més, não passam de animais,
Como os demais.
E como tais,
Têm direito à ração,
E só,
Pois então...
 
Com este ar poético o ar torna-se mais respirável.
É um bom contributo para a lei do tabaco.
É uma delícia.
Gostei muito!
Mas será que os médicos estão mesmo com receio do despertar da Enfermagem?
Espero estar acordado para ver.
De facto já andava a suspeitar que havia aqui uma "bocas" reacionárias que não eram de enfermeiro.
 
Tanta discussão inutil, Enfermeiro é o maior, TAE é o maior no fundo sois os maiores, desde que apliquem os vossos conhecimentos em salvar ou estabilizar vidas humas, mas tenham muita atencao meus senhores uma coisa muito importante que é a Emergencia Pré-Hospital que tem muito que se lhe diga. Infelizmente, o plano de estudos da Licenciatura em Enfermagem ministra muito pouca formação em PH e o resultado é o que se ve, muita teoria pouca prática. E quantos de vós sabe aplicar o Algoritmo do SBV, muito poucos, e Trauma ? nem se fala. Por isso deixem-se de discussões vagas e pensem que cada uma tem de executar as tarefas definidas para cada um, e unam esforços, pois temo Enfermeiros bons e menos bons e Tripulantes de AMbulancia bons e menos bons. Com a devida descula posso dizer "cada macaco no seu galho". O mais importante e saber aplicar os conhecimento para estabilizar vitimas e dar-lhes mais qualidade de vida, respeitando o SIEM. Um abraço para todos.
 
O dia mais feliz do "Dr." Enfermeiro (uau! E em apenas 3 anitos, que prodígio!) e das suas focas:

-O dia das colocações na Faculdade!

Há testemunhos fidedignos que asseguram que o mesmo foi para casa a correr, as lágrimas a escorrerem-lhe pela face, e terá dito alto e bom som:
-Mamã, papá, consegui, entrei numa Faculdade (ou lá onde aprendem "enfermagem"...) de Enfermegem, a minha 1ª opção, o meu sonho de criança tornou-se realidade, vou ser Doutor, andar de helicóptero e de ambulância, vou ser Ministro da Saúde, Presidente da República, enfim, o céu é o limite, este é o dia mais feliz da minha vida!

...
Verdadeiro ou Falso?
lolll
 
Mas o que é que estes ignorantes acham que se passa diariamente numa enfermaria. trabalho ha três anos.Em quantas paragem cardiorespiratórias intervi? a quantas traqueotomias de urgencia executadas em cadeiroes eu participei? ou quando tentas picar uma veia a um doente com hemorragiaa da corótida, e mesmo sem volémia conseques e que quando contra tua vontade tens de parar porque não ha nada a fazer, ele já não sangra sangue mas soro, porque não houve uma sala de bloco a tempo, já tive uma colega a que pararam 3 doentes no mesmo quarto com intervalo de minutos.
pensas que so distribuimos medicação? Vosses não sabem nada sobre patologias, sabem pevia sobre farmacologia, mas acham-se un genios por saberem espurgar soros e mobilizar vitimas, eu também sei. Ainda não pensaste que 8h por dia durante quatro anos não aprendemos isso. tu só fazes isso sabes 2ou 3 actuaçãoes diferentes que fazes de formamecanica e não fazes ideia do que é avaliar as necessidades de alguém.
ninguem que não seja enfermeiro sabe o que fazemos, nem tentem comparar-se a nós.
isso tudo é dor de cotovelo?
 
Enfim :S:S:S Tanta coisa pa discutir quem é melhor, a parte mais interessante é que tamos a falar de gente, neste caso das vítimas que ao fim ao cabo, pode ser cada um de nós.
Concordo com um comentário feito lá em cima, cada macaco no seu galho, se é um acto médico é um acto médico, se é de enfermeiro, o mesmo, se é de TAE/TAS então que o seja. Sou TAT e a verdade é que quando tirar o TAS ou seja lá o que for. Se aprender a efectuar essas manobras, mas a legislação não permitir a realização, então não as realizo porque não estou disposto a responder em tribunal por um acto que já sabia previamente que não podia realizar.

Abraços a todos.

Macedo
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!