quarta-feira, janeiro 09, 2008

Estágios profissionais: a exploração total - comunicado do SEP à imprensa!


A OE gosta de se esquivar às suas funções mais básicas, atribuindo-as, por vezes, aos sindicatos. Os sindicatos de Enfermagem, por sua vez, estão sem poder negocial.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), por exemplo, reivindicou anos a fio a "falta de Enfermeiros" com o argumento de que "a existência de mais profissionais facilitaria o gozo dos direitos" de todos.

Agora, com milhares de Enfermeiros no desemprego, constata-se que não houve qualquer melhoria das condições de trabalho, pelo contrário, tudo está pior. Mas o SEP parece não aprender a lição, e os empregadores esfregam as mãos - já podem ter profissionais a trabalhar quase a custo zero.
Os Enfermeiros, são profissionais que habitualmente exercem por contra de outrem (hospitais, clínicas, etc...), e é uma falta de bom senso pensar que a empregabilidade é gerida pela vontade dos próprios. Não é.

As vagas são estabelecidas por outros, entre os quais o poder central. Logo, a falta está condicionada à abertura de disponibilidades, e nem sempre as guidelines e recomendações são seguidas.
A lógica do mundo desejável, é uma, a lógica do mundo real, é outra. Primeiro apuraram-se as necessidades traduzidas pelas disponibilidades reais e concretas, e depois formam-se em conformidade com as mesmas.

Deixo-vos uma nota à comunicação social emitida pelo SEP, que resolveu encimar com o seguinte título: "Nunca visto na história da Enfermagem".

A "história" já é velha para muitos, infelizmente. Esta nota diz respeito aos estágios profissionais, que muitos vezes não são remunerados, ou se o são, traduzem-se em valores simbólicos.
Além de tudo, estes estágios não estão contemplados na carreira de Enfermagem, o que levanta a questão da legalidade, mas, haverá sempre quem os aceite. Pena é, que quem os aceita, pensa que estes podem ser "o caminho" para a celebração de um contrato, o que raramente acontece...

Os sindicatos estão impotentes perante esta situação. A OE tem conhecimento, mas...

Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Necessitamos de uma OE forte, sem medo, que não ceda a pressões ou ofensas à profissão. Srª Bastonária se lhe derem um novo mandato tente representar condignamente a profissão que encabeça. A enfermagem precisa de um rumo, basta de dizer que não lhe compete. Será verdade que o Sr. Ministro da Saúde prepara alterações nas competências dos enfermeiros? A ser verdade a OE está a acompanhar esse processo?
Precisamos de uma bastonária, que o seja efectivamente. Para quando uma avaliação do ensino de enfermagem em Portugal, Srª Bastonária? Dê um rumo ao nosso futuro.
 
Gostei desta, o mesmo de sempre:

"HÁ NECESSIDADE DE 33.000 ENFERMEIROS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE NACIONAIS"

Mas onde andam as estatísticas?! Ou são apenas guidelines e suposições?!

Enfim, tenho a dizer que conheço colegas meus recém-licenciados a trabalhar em part-time (domingos e feriados apenas), e outros a ganhar 5€/turno. Razão: Para não perder a prática.

Enfim... Cada vez mais este país se afunda... E já quase vemos o fundo...
 
Os 33 mil enfermeiros em falta sabe-se lá (?) onde são 22 mil do SEP e !!mil da bastonária.
É assim que se promove o descontentamento, prática sindical do SEP. E a Ordem de tão próximo que está dele (SEP), sem desprimor,dá-lhe o seu contributo na asneira.
E os enfermeiros que paguem o impacto destas atitudes altamente asnáticas.
 
Os Sindicatos não estão operativos porque o governo fechou o Estado para obras de restauro.
Como os cálculos rectificativos do projecto e do orçamento foram para despacho do tribunal de contas, de Estado a restaurar, passou a Estado adiado.
Mas vão-se lixar todos, porque sem dinheiro não há comércio interno que resista; sem comércio interno, não há indústria que veja drenados para o mescado de consumo os seus fabricos.
E os chineses vão deixar de ter interesse, primeiro porque nunca mais morrem, sobretudo quando vêm para paises como o nosso; segundo porque comem pouco e mal; terceiro porque não têm sindicatos que reivindiquem melhores condições de vida e de trabalho.
Espero é que os portugueses enfermeiros (não confundir com enfermeiros portugueses), quando vierem as eleições não se esqueçam de ir votar. Não façam como fizeram na eleição da Ordem.
Isto é para depois se poderem queixar com razão.
A situação vai melhorar, porque os administradores hospitalares vão colonar células do cabelo para atacarem a estupidez que os enforma.
E o ministro da saúde vai, lá isso vai, reorganizar os Centros de Saúde com os cuidados que a comunidade precisa, visto que os cuidados familiares, não diminuem as necessidaes, aumentam-nas. Estão a assustar demasiado as pessoas.
Quando o ministro descobrir os enfermeiros e deixar de ter medo dos médicos, então, sim as oisas vão melhorar. Aí chegados não nos importávamos de dar razão aos promotores dos 33 mil potenciais desempregados ou subempregados. Que grandes visionários, diriamos nós. Oxalá Deus nos castigasse a termos de dizer isso.
 
Para além deste enfermeiros a «ganharem mal», há hospitais onde há enfermeiros a trabalhar COMPLETAMENTE Á BORLA, tendo mesmo que pagar o seguro que é condição para deferimento do pedido de «Estágio».
 
ESTA ORDEM É UMA VERGONHA! UMA VERGONHA!
 
Mais Enfermeiros? Mais postos de trabalho?? Não é esse o objectivo das administrações dos hospitais, nem das ARSs! O trabalho aparece sempre feito e os Enfermeiros estam-se lixando para a qualidade! Deveriamos ser os primeiros a recusar trabalhar em condições deploráveis, sem qualidade nos cuidados e em situações inseguras pondo em risco a vida dos utes. e a nossa carteira profissional. Há uma nova prática na contratação de Enfermeiros - O DUMPING!! Somos tantos que já trabalhamos a 0€, a 0 reclamações, a 0 condições condignas e a 0 vergonha.
A REVOLTA ESTÁ PARA VIR!! Para quando não sei...
 
Nunca vi ninguém referir-se à sua Ordem Profissional, nos termos que alguns destes "senhores" o fazem. As eleições já lá vão e os enfermeiros portugueses disseram de sua justiça. Porque será que reconduziram no cargo a Nossa Bastonária?
Em democracia há que saber ganhar e perder.
Se os doutos tivessem o conhecimento devido sobre os referenciais da profissão teriam entendido a mensagem da MAS no debate. Eu ouvi e vi e porque me preocupo em ter sempre bem presente os referenciais da profissão nas minhas análises fiquei orgulhosa com a intervenção, daí que ninguém tenha retorquido. Foi serena mas contundente. Aprendam e cresçam antes de fazerem os comentários que aqui fazem. Com tamanho desrespeito pela pessoa, e pela Ordem não vos auguro um bom futuro.
 
Por detrás da capa do anonimato dizem-se as maiores barbaridades e desrespeitam-se os deveres profissionais. Assumam o que dizem, dando a cara e, responsabilizem-se pelas vossas afirmações.
 
Quer queiramos, quer não isto é a lei da oferta e da procura.

Já aqui tive oportunidade de referir que cheguei a dar aulas em algumas Escolas de Enfermagem, logo aquilo vou dizer não espantará os enfermeiros.

A enfermagem precisa de homogeneizar o seu ensino clínico.

É preciso acabar com as aulas de DRAMA, a não ser que o objectivo seja formar enfermeiros actores.

Com cadeiras como "Politica Europeia", a não ser que se queira formar enfermeiros políticos.

Não entendo como é que umas Escolas de Enfermagem tem cadeiras de, por exemplo, "Cirurgia Plástica" e a meu ver bem e outras tem "Drama, Politica Europeia", etc. que na minha opinião nada tem a ver com a enfermagem.

ACIMA DE TUDO O MERCADO ESTÁ SATURADO DE ENFERMEIROS.

TEM QUE HAVER UMA DIMINUIÇÃO DRÁSTICA no número de profissionais que estão a ser formados.

Só não vê quem é cego, ou tem outros interesses por trás.
 
O Sep e mau, a ordem é pior, os comunistas continuam a comer criancinhas e o SEN brilha no esterlato da sombra da bananeira.... urra urra.... e viva o sen, o maior nado morto sindicalista de portugal...
Tenham juizinho e discutam assuntos interessantes, paulo alves concordo plenamente, a base esta na formação e educação que se dá aos alunos... as raizes estão desajustadas...
 
Já que para a Ordem ganharam os mesmos apáticos de sempre que o sindicato faça alguma coisa..... pucha esqueci-me que estão todos feitos uns com os outros porque a actual bastonária já foi do sep... ora bolas assim nao vamos a lado nenhum.... o sindicato tem de começar a fazer mais pela profissão a bastonária nao pode pagar as favas todas sozinha. O sindicato serve para encher os bolsos à cgtp e mandar fazer agendas... bem estamos rodeados de apáticos e amorfos mas quando aparece alguém a querer fazer alguma coisa é logo descriminado e empurrado para baixo. mas a culpa é dos que votaram lista D mas hão-de se arrepender... quando todos os enfermeiros andarem bem no fosso aí é que quero ver.... infelizmente será atrde demais...
 
A verdade seja a dita, a bastonária da OE pauta por uma atitude alheia, uma passividade intolerante e uma ausência da capacidade de defender a nossa classe.

A bastonária da OE, faz-me lembrar um dinossauro amorfo, em morte agoniante, com cheiro putrefacto que empesta toda uma classe moribunda.

Cujo os horizontes não se vislumbram, restando apenas o tal cheiro nauseabundo de uma orientação no mínimo grotesca e fantasmagórica.
 
Aquele comentário duma colega(?) que apelida a bastonária de "Nossa Bastonária". Até pensei que ia dizer "Nossa Senhora das Cruzes", para nos cricificar a todos.
Onde é que eu já vi esta do endeuzamento das pessoas?
Haja mais respeito pelo sobrenatural.
Se, ao menos ela se tivesse volatilizado, passando do estado sólido ao gasoso...
 
Para aqueles que, como eu estão mais atentos aos problemas da profissão é bom não esquecerem de rever, que vantagens trouxe o SEP à Enfermagem, no compto geral?!
Há um antes e um durante, que convém não esquecer para perspectivar o depois do SEP.
Um dia os Enfermeiros vão acordar e perceber quem os serve e quem os usa, para se servir.
São mais que evidentes estes dois planos no nosso movimento sindical.
 
Concordo plenamente consigo, comentarista que julgo me antecede.
Lisboa é a capital do país e aí o SEP não tem concorrência nem grande militância, porque ninguém acredita, para além dos 7% de indefectiveis, nas suas teorias e práticas obsoletas. Tudo ali é fóssil.
Por isso não se deve meter tudo no mesmo saco. Há sinais evidentes e há diferenças acentuadas.
É preciso ter os olhos bem abertos para detectar os manipuladores, que por aí abundam...
 
O dia mais feliz do "Dr." Enfermeiro (uau! E em apenas 3 anitos, que prodígio!) e das suas focas:

-O dia das colocações na Faculdade!

Há testemunhos fidedignos que asseguram que o mesmo foi para casa a correr, as lágrimas a escorrerem-lhe pela face, e terá dito alto e bom som:
-Mamã, papá, consegui, entrei numa Faculdade (ou lá onde aprendem "enfermagem"...) de Enfermegem, a minha 1ª opção, o meu sonho de criança tornou-se realidade, vou ser Doutor, andar de helicóptero e de ambulância, vou ser Ministro da Saúde, Presidente da República, enfim, o céu é o limite, este é o dia mais feliz da minha vida!

...
Verdadeiro ou Falso?
lolll
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!