terça-feira, janeiro 08, 2008

"Prós e Contras": o rescaldo do polémico debate!



Penso que muitos de vós tiveram opotunidade de ver o aguardado debate da RTP, "Prós e Contras". Eu penso que apesar da subjectividade das considerações de cada um de nós, todos estaremos de acordo ao afirmar que assistimos a um debate burlesco, fomentado por várias situações e personalidades.

Caros colegas, o sector da saúde é complexo, e todos os problemas devem ser devidamente tratados com sensatez, inteligência e coerência.
Gostaria de tecer breves comentários, e como tal, para facilitar um pouco (porque muita coisa foi dita), vou sistematizar os mesmos por individualidades.

Prof. Correia de Campos, Ministro da Saúde (MS)


Cordialmente disponibilizou-se a responder a todas as questões. Levou consigo argumentos concretos. Mostrou vontade em mudar, e ainda que possa ser apontado à sua estratégia várias fragilidades e problemas, temos de ser razoáveis, e admitir que há que implementar mudanças.

Esta reforma que o MS tenta levar a cabo é fruto da avaliação e ponderação de um grupo de médicos, e uma das principais questões que se levanta é a falta de multidisciplinaridade dessa comissão, pois ao invés de ser constituída por clínicos apenas, deveriam lá estar representadas várias classes profissionais, como obviamente seria lógico.

Afirmou ainda que nos últimos acontecimentos de Aveiro não houve culpa ou responsabilidade dos Enfermeiros, e que a colocação de médicos de clínica geral no serviço de urgência era apenas temporário, pois a triagem será sempre executada por Enfermeiros. Referiu ainda que, haverá uma aposta do MS nesses Enfermeiros. Não especificou mais.


Dr. José Manuel Almeida, Membro da Comissão para a Requalificação das Urgências

Interventivo, foi único (exceptuando o MS) que vincou a inexistência de qualquer erro por parte dos Enfermeiros na triagem do Hospital de Aveiro (na recente situação que ocorreu nesta instituição).

Dr. Luís Cunha Ribeiro, Presidente do INEM


Mostrou firmeza na vontade de mudança e evolução, mesmo quando foi acusado pelo bastonário interino da Ordem dos Médicos (OM) de "não parecer médico", só porque... não estava a ser conivente com o seu corporativismo médico desenfreado, e não defendeu a monopolização médica do pré-hospitalar.

Referiu ainda que, os Enfermeiros são profissionais licenciados e altamente qualificados para o pré-hospitalar, e que o projecto SIV é vantajoso, eficaz e bem liderado pelos profissionais de Enfermagem.

Afirmou também que, ao contrário do que o representante da OM queria fazer crer, os Enfermeiros com funções acrescidas no Pré-Hospitalar não são uma novidade nem uma invenção portuguesa, e que o nosso país está, inclusivamente, "atrasado" relativamente a outros países nesse âmbito.


Dr. Vítor Almeida, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina de Emergência

Começou com um discurso ligeiramente entusiasmado, e acabou "abafado" pelo presidente do INEM. Uma intervenção sem corpo, que serviu apenas para confirmar que a emergência pré-hospitalar necessita de ser reformulada e reforçada. Terminou "irritado" - tal como o próprio referiu - e sem trazer nenhuma mais-valia para a discussão.


Dr. José Manuel Silva, Bastonário Interino da Ordem dos Médicos

O bobo da noite. Um mentecapto em clara campanha para a 2ª volta das eleições da OM. Para este, "tudo está mal e só os médicos são bons". Desde questões idiotas a atitudes irracionais, este médico foi pródigo na sua actuação artística. O homem provocou a repulsa de quase todos. Todos sabemos que a sua postura seria de "caça ao voto". Mas foi mais do que isso: foi cegamente incorrecto, indelicado e grotesco.

Directa e indirectamente, afirmou que os Enfermeiros (que muitas vezes denominou de "não-médicos") eram incapazes e não vocacionados, pouco qualificados, insignificantes, pouco inteligentes, enfim... mais tempo de antena houvesse, mais barbaridades sairiam daquela boca arrogante e prepotente. Foi o protótipo daquilo que em saúde não se deve ser. Propagandeou que os médicos é que "sabem, querem, podem e mandam" e que os Enfermeiros não são profissionais capazes para assegurar cuidados pré-hospitalares.

Afirmou que as ambulâncias SIV são uma palhaçada, e que os futuros helicópteros SIV "são criminosos". Mais, este senhor, numa visita ao CODU-Coimbra fomentou os médicos a não activarem as SIV's e a não colaborarem com as mesmas.

Não consumo mais bytes neste blog, para falar deste bárbaro ignorante. Não vale a pena, o tempo e a disposição. Um individuo sem credibilidade para falar no melhor para os utentes. O povo português ficou ciente que muitos médicos, antes de pensarem nos utentes, pensam no seu poder.


Enf. Maria Augusta de Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros


Srª bastonária, de uma vez por todas, afirme-se sem medo perante todos, por favor!!

Foi a desilusão da noite. O bastonário interino da OM colocou em causa a competência dos Enfermeiros (na situação concreta, acerca da administração de morfina EV), mesmo antes da intervenção da srª bastonária, e confesso que, por segundos, depositei alguma confiança na intervenção da Enf. Maria Augusta de Sousa, no sentido de defender os Enfermeiros. Falhei por completo.

Começou com um discurso receoso, envergonhado, dizendo que os Enfermeiros "também tinham competências na emergência", etc, "que estava disponível para conversar com a OM", blá, blá, blá... Enfim, fomos enxovalhados e a Srª Enfª Maria Augusta de Sousa temeu insurgir-se contra os médicos! Engoliu sapos consecutivamente e...nada. Nem uma palavra. Será que a srª Enfermeira não confia nos Enfermeiros para administrarem uma morfina EV? Então, porque é que não respondeu à questão objectiva da jornalista??

Quer dizer, um bárbaro ignorante alegou cabalmente que os Enfermeiros não sabem administrar uma morfina EV, e a digníssima bastonária, põem-se literalmente com "falinhas mansas"??
O homem ofende e rebaixa a classe de Enfermagem e a srª bastonária põem-se a divagar??
O homem acusa os Enfermeiros de ignorância e incompetência e a srª bastonária fala em "discussão estéril"??

Ó srª bastonária, há Enfermeiros que ensinam o Suporte Avançado de Vida a médicos, e a senhora não diz nada?

Há Enfermeiros que ensinam traumatologia a médicos, e a senhora fica calada?

Há Enfermeiros que "chumbam" médicos em formação pré-hospitalar, e a senhora fica em silêncio?

Há Enfermeiros que lideram equipas de emergência, e a senhora reduz-se?

Há Enfermeiros bem mais competentes em emergência do que médicos, e a senhora resigna-se?

Esperavamos MUITO mais de si, srª bastonária!! MUITO mais!! A Srª foi incapaz de defender os Enfermeiros perante milhões de pessoas! A OM ofendeu, em directo, os Enfermeiros perante a sua passividade!!!
Os próximos 4 anos vão ser assim?

Comments:
Boa síntese..

De resto, gostava de saber o que os apoiantes da Sra. Bastonário dizem da sua intervenção. De certeza, " Muito boa", ou "Ela foi um máximo" ou "Queremos mais do mesmo".

MAS QUE RAIO?! ACORDEM PÁ!

Ela não só não defendeu a sua classe, bem como nem se defendeu contra insultos!

Sinceramente, ela não tem nada a dar de positivo para a Enfermagem.

Vamos ter mais quatro anos de um período de sonolência da enfermagem.

Ontem foi uma noite triste para a Enfermagem. :(

Cumps,
 
É óbvio que os próximos 4 anos vão ser assim. Se não forem piores.
Mas também temos o que democraticamente merecemos.
Ao contrário do que muitos possam pensar, o que se passou ontem foi muito importante e muito preocupante no sentido em que o Dr. José Manuel Silva, por mais ridículo que tenha sido, estava a falar convictamente. E é essa convicção que me preocupa. Demonstra claramente a forma como a profisão médica se vai posicionar nos próximos 4 anos. Este facto deveria ser motivo de preocupação para todos os enfermeiros. Mais preocupado fico com a ordem que temos, mas isso já não é novidade para mim.
Gostaria de saber, sobre esta matéria, o que pensam os colegas que votaram na Enfermeira Maria Augusta para Bastonária. Certamente são umas pessoas mais felizes no dia de hoje.
 
Olá,

vi o programa de ontem e acho que este resumo do doutorenfermeiro não dá uma ideia real do que lá foi debatido.

Creio que todos tiveram momentos altos e baixo. Talvez o Presidente Interino da Ordem dos Médicos tenha dito muita asneira, mas houve momentos em que disse coisas acertadas. Lembro por exemplo, que o Ministro da Saúde a dada altura, até lhe deu razão.

Parece-me que a nossa bastonária poderia ter tido uma intervenção mais ousada, e em primeiro de tudo, deveria dizer que em emergência, como em tudo o que é saúde, não é só a ouvir médicos e ministros, que os problemas se resolvem. Faltaram claro, outros elementos no painel: enfermeiros, bombeiros, profissionais dos Meios Complementares e Diagnóstico, Cidadãos que já passaram por essas experiências...

É bom também que não nos iludamos: nem o Ministro nem o Presidente do INEM estão do lado dos enfermeiros. O que ambos deixaram bem claro, é que os enfermeiros têm de facto competência para fazer muita coisa, mas isso só lhes interessa porque neste momento, a mão de obra de enfermeiros, é muito mais barata que a dos médicos. Se algum dia chegarmos a ter desemprego em Medicina (daqui talvez a 10 - 15 anos...), vão ver quem é que eles vão querer para andar a transportar doentes em ambulâncias ou em helicópteros.

Penso que ninguém disse também aos portugueses, que a reanimação não é aquilo que querem fazer passar para a opinião pública. Reanimações há muitas, não há dúvida, mas o sucesso delas está muito abaixo dos 10%.

Quando vemos um Ministro a dizer que a rede de urgências permite que as pessoas fiquem a menos de uma hora de uma urgência polivalente, é de facto caso para nos desatarmos a rir (ou a chorar!)... Há pessoas que vivem a mais de uma hora da sede de concelho, e em imensos casos, aí só pode recorrer a um SAP!

Claro que não estou de acordo que a rede actual dá resposta satisfatória a todos os cidadãos, mas esta que nos querem vender, também não o vai fazer.

Como enfermeiro, penso que faltou lançar no debate a importância dos cuidados de saúde primários, a articulação destes com os hospitais locais, e a articulação de ambos com grandes hospitais de referência!

A propósito, claro que há imensos bombeiros que não têm formação em socorro de doentes. Mas eles já detêm uma rede muito mais ampla que a do INEM. Porque é que o Ministro não integra o INEM nos Bombeiros? Claro que isto iria chocar com muitos interesses, mas se cada ambulância, vmer ou helicóptero do INEM funcionasse em estreita relação com os bombeiros, creio que todos ficariam a ganhar.

Para o cidadão comum, creio que a ideia que ficou no ar foi: ou eu vivo perto de um grande centro urbano, ou então estou tramado!

Além disso, ninguém interrogou o Ministro porque é que não há qualidade nos SAP, Maternidades e Urgências públicas que vão fechando, mas ninguém se preocupa com a qualidade das instituições privadas que entretando estão a crescer nessas localidades. O Ministro da Saúde só deve zelar pela qualidade das instituições de saúde públicas?

Manuel Dias
 
Caros colegas,
Ainda hesitei se deveria comentar ou não na sombra do anonimato, pois o que me apetece dizer acerca do animal em repreesentação da outra ordem é de porra para cima. Como não quero ser ordinário, e tendo eu conta que não vi o "circo" na televisão, só tenho a dizer uma coisa a esse tal de Zé Silva:
- vai "tomar" onde "tomam" os galináceos, sua ave rara.
 
é lamentável verificar que foi o Presidente da Associação dos Médicos de Emergência a ter de defender os enfermeiros. Nao concordo com o teu comentário referenta á valorização do Presidente do INEM, mas apoio o comentário referente á ordem.
 
Então mas será possível que esta m... de bastonária vai lá ficar 4 anos?????
Será que não há maneira de ela sair?????
Ela reduziu-se e com ela levou toda a classe para uma insignificância!!!!

Quanto ao bobo da corte do Pseudo Bastonário da OM...coitado, mesmo coitadinho, tão ignorante. O ministro da saúde chamou-o indirectamente de tantos nomes e ele continuava com aquela atitude. A certa altura o ministro parecia o rei de Espanha quando disse: "porque não de cala?" e "reduza-se à sua...qualidade de participante convidado" (ou algo semelhante). Deveria ter dito mesmo "reduza-se à sua insignificância" que certamente seria isso que queria dizer...mas seria demasiado forte...

Saudações
 
A minha opinião é completamente oposta dos senhores, tudo depende dos pontos de vista pessoas e profissionais, é perante o debate o INEM e o ministro da saúde ficaram com uma péssima imagem perante a opinião pública e fiou saliente que o que esses senhores querem fazer é meramente show-of, na pratica nada existe a funcionar correctamente.
 
"é lamentável verificar que foi o Presidente da Associação dos Médicos de Emergência a ter de defender os enfermeiros".... Ó meu caro amigo, de entre todos os presentes, esse seria o último a fazê-lo. Das duas, três. Ou não o conhece, ou não esteve muito atento ao que disse...
 
Julgo que analisando os vossos comentários vos falta humildade e educção.

Sejam profissionais e respeitem o vosso código deontológico respeitando os outros profissionais.

Lembrem-se que quem tudo quer tudo perde
 
meus senhores
não sou médica nem enfermeira.
sou uma simples cidadã que julga que os senhores estão a cair numa terrível armadilha.
o ministro está pouco importado convosco, como diz e muito bem um dos comentadores deste blog.
a verdade é que não vale a pena andarem a querer substituir-se aos médicos. cada qual no seu lugar.
mais vale um bom médico e um bom enfermeiro do... mil doutores médicos ou enfermeiros a querem atropelarem-se. cada macaco no seu galho, não acham?
 
Ora aqui está um bom post.
Na minha opinião, 3 pessoas se destacaram na noite passada: o presidente do inem, depositando a sua confiança nos enfermeiros e enaltecendo o nosso trabalho; o pateta da OM( com franqueza, que grande besta!), a enxovalhar-nos; e a nossa bastonária, na sua postura serena e "com tranquilidade", a ver a caravana passar sem sequer "ladrar". Deus me livre, com uma "bestonária" destas, vamos longe vamos ...
É pena que quem não votou nela tenha que gramar...


MADureira
 
À anónima 5:26....

Ninguém quer substituir ninguém. Não é necessário. A questão não é essa...
A questão é a de outros profissionais, que não Enfermeiros, e neste caso particular estamos a falar do médico que representa a Ordem dos Médicos, arrogar-se a classifcar as competências de outros.
Não tem competências para de forma arrogante classificar de forma malévola e corporativista toda uma Profissão que merece ser respeitada. A senhora não sabe, mas por mim estou farto de ser desrespeitado por todos o que nos dias de hoje ainda consideram que a enfermagem ainda está no século XIX. E sabe uma coisa: não está.
A senhora que aqui vem comentar deveria era olhar para a arrogância dos representantes dos médicos, esses é que deveriam ser alvo da sua crítica, que continuam a considerar que na saúde só eles são os importantes e só eles existem, razão pela qual só eles mercem abordar as temáticas da saúde. E os jornalistas são os principais culpados desta perpetuação mentirosa. Mas esta é uma realidade em que a senhora não admite ou não quer admitir considerar.
Os Enfermeiros têm todo o direito de se manifestar publicamente sempre que são ofendidos por qualquer cidadão que ousa manifestar-se publicamente de forma arrogante, desproporcionada e ignorante.
Esta necessidade é imperiosa e justa dado que o que ontem passou para a opinião pública é que os Enfermeiros em Portugal são uns meros curiosos que andam aqui para dizer "sim senhor" aos médicos e que são uma "cambada de ignorantes" que nem falar sabem.
Esta forma de estar, para além de arrogante e mentirosa é uma agressão a toda uma profissão que merece o respeito de todos os cidadãos, incluíndo o representante da Ordem dos Médicos. E é só disso que estamos a falar.
 
Temos de compreender que para a nossa bastonária a hora já ia avançada e normalmente pela altura da intervenção ela já estaria a dormir há muito tempo.Ela estava nitidamente em turpor, pelo que a sua interveção foi marcada por uma sonolência intelectual: -1 ponto para nós.
O bastonário da OM parecia o Bocassa, preso a uma ideologia absolutista de oligopólio do reino da saúde,salivando baboseiras atrás de baboseiras, pugnando-se por um regime ditatorial na saúde onde existem os iluminados e os restantes, que no seu entender são todos estúpidos e burros e que vivem sob a égide dos primeiros: 0 pontos(palhaços e paranóicos não contam para o campeonato)
O presidente do INEM foi mais bastonário dos Enfermeiros do que a própria bastonária, defendeu-nos no trabalho dos Enfermeiros (dito por um médico tem mais credibilidade junto da população que come tudo o que os Srs. Drs. dizem): 1 ponto para nós.
O presidente da AN de emergência teve uma intervenção viciada ou talvez contageada por interesses corporativistas o que lhe tirou lucidez: 0 pontos (o mesmo que para o bastonário da OM)
Ministro da saúde: acima de tudo mostrou confiança no trabalho dos Enfermeiros, apontando-os como elemento importante no panorama da emergência em Portugal: 1 ponto

RESULTADO FINAL: 1 PONTO PARA NÓS: RESULTADO FRAQUINHO
 
"Temos de compreender que para a nossa bastonária a hora já ia avançada e normalmente pela altura da intervenção ela já estaria a dormir há muito tempo.Ela estava nitidamente em turpor, pelo que a sua interveção foi marcada por uma sonolência intelectual:"

Gostei.. :D
 
Ora bolas..... parece-me que algumas pessoas que votaram D já se estão a arrepender.....

Não tenham pressa em se arrepender que isto foi só o inicio. Terão muitas mais oportunidades nestes próximos 4 anos.
 
Criticar é sempre fácil,contráriamente ao que vem a ser dito ,não considero assim tão fraca a intervenção da Bastonária ( não votei nela).Quereriam que entrasse na peixeirada do Bastonário da OM?
Quanto às restantes avaliações estou globalmente de acordo.
 
Sou enfermeira. Penso que enquanto enfermeiros devemos realçar o nosso valor no exercício das nossas funções! Se nem toda a gente sabe reconhecer o nosso valor, vamos continuar a trabalhar com qualidade. No final, ninguém pode negar as evidências. Nada tenho contra os médicos, mas de facto, é lamentável que um representante da OM se refira aos enfermeiros naqueles modos. Acima de tudo, é pouco elegante!!! Médicos e enfermeiros trabalham para o mesmo fim... cuidar dos utentes, logo julgo que seria fundamental não existirem guerras entre classes pois só prejudica o trabalho multidisciplinar. Os nossos doentes precisam de intervenções de qualidade e merecem o nosso o respeito. Eu, como enfermeira, farei tudo para promover a qualidade de cuidados. E sabem porquê??? Porque para mim, o mais importante não são as "politiquices", mas os meus doentes, que enquanto pessoas são dignas de respeito!!!
 
Mas são as politiquices que definem tudo aquilo que você é e será no futuro enquanto enfermeira. Está desenquadarda da realidade da nossa socieade. Enfim, nada a dizer mais. Boa pessoa mas desinteressante para o mundo contemporâneo.
 
"mas isso só lhes interessa porque neste momento, a mão de obra de enfermeiros, é muito mais barata que a dos médicos"

"Se algum dia chegarmos a ter desemprego em Medicina (daqui talvez a 10 - 15 anos...), vão ver quem é que eles vão querer para andar a transportar doentes em ambulâncias ou em helicópteros."

Tomemos o exemplo da Itália, onde existe bastante desemprego entre os médicos.
Os Enfermeiros mantiveram o seu estatuto no pré-hospitalar. Lá existem, com denominações diferentes é certo, a VMER, a SIV, as SBV, etc...
A existência de muitos médicos no desemprego, não implicou a dispensa dos Enfermeiros.
O preço da mão-de-obra é relativo, em diferentes zonas de Portugal, os Enfermeiros são mais bem pagos do que os médicos de outras.
 
Educação e respeito pelos outros é preciso...até nos blogs.
 
Caros:

De facto, o deabte teve algo controverso, "administrar morfina pode matar" diz a OM, e aí a OE ficou sem pegar nestes pormenores -quem prepara, administra e vigia os sinais colaterais do farmaco? era a resposta mais apropriada p a OM, por outro lado, o presidente da AEM falou que noutros países os tecnicos administram medicamentos, etc ---- Mas mostrava-se contra as SIV, mais uma que a bastonaria teria aproveitado, ou seja, os tecnicos segundo ele podem fazer, os enfermeiros já nao!
No entanto, dentro do que estamos habituados, já nao foi tao mal, desenvolveu algum discurso e até foi aplaudida.
Por outro lado, o presidente do INEM foi quem mais nos defendeu, entrando mesmo em confronto directo com o seu próprio bastonário.


Estamos de parabéns, mesmo que n tenhamos tido uma defesa mais objectiva, corente e persuasora.
aquilo que eu proporia era que qd vão p estes debates, delineassem estratégias e colocassem enfermeiros do terreno e nao aqueles que nao tem qq experiência, sendo apenas informados. Pois os que praticam sabem defender-se, os que o nao fazem (bastonária), basta mudar o discurso e ficam atrapalhados.


cumprimentos
 
Como não tenho nenhuma bola de cristal, não sei ao certo o que aconteceria em Portugal caso houvesse desemprego entre os médicos. O meu palpite, pelo que vejo e pelo que conheço sobre a sociedade portuguesa é o que atrás expús. O seu, pelos vistos é ligeiramente diferente. Tudo bem.

Mas das minhas palavras, o mais importante não foi essa observaçao. Penso que todos estamos de acordo que a nossa bastonária esteve algo inibida e que o presidente interino da ordem dos médicos disse algumas verdades e muitas asneiras...

Onde eu estou em desacordo com a maioria dos que já expuseram os seus pontos de vista, é no facto de ver que há pessoas que acham que o ministro e o presidente do INEM defendem os enfermeiros.

Quanto ao ministro, pelo que (não) tem feito pela Enfermagem Portuguesa, deu provas mais do que suficientes sobre o modo como nos encara. Não é pela sua postura no programa de ontem que vou mudar de opinião.

Quanto ao Presidente do INEM, disse em bom português que os enfermeiros do INEM executam funções "sob orientação médica".

Se o Presidente do INEM fosse um enfermeiro (dos modernos) teria dito: "executam funções em parceria com os médicos".

Parece um preciosismo, mas creio que dá uma ideia do que vai na cabeça das pessoas...

Portanto, o ministro e o INEM não acreditam nos enfermeiros portugueses. Eles acreditam é que a solução que apresentaram ontem é a melhor para o país. E pelos vistos há quem considere (também entre os enfermeiros) que umas quantas ambulâncias, umas quantas vmer's e uns quantos helicópteros vão ser a Panaceia do estado deplorável em que está o nosso SNS.

Respeito quem alinha neste pensamento, mas acredito vivamente que muito mais poderia ser feito.

Manuel Dias
 
Se a Bastonária do que devia ser uma Ordem dos Enfermeiros e que ela está a abastardar com a sua estupidez e dos maneis que a ladeiam, não se comprometesse a falar de nada, não se sentava.
O problema é que a dita nem a oportunidade que a locutora lhe deu, aproveitou.
Admito que haja quem tolere e tente minimizar este comportamente. Eu se tivesse votado nela, porque no momento da verdade me esqueci de que era enfermeiro, estaria triste. Assim estou imensamente satisfeito, porque este é o melhor castigo que podem ter os vaidosos políticóides do pcp. Vão passar 4 anos a sugar o sumo da nossa profissão e a inventarem mentiras contra quem se lhe opuser.
O problema não ela ser tão estúpia: o verdadeiro problema é haver quem vote naquela inútil.
Não me atrevo a dizer que ainda será mais estúpido do que ela, mas dá para cada um pensar.
 
Quem é que lhe disse ao comentarista anterior que não há quem goste de ser mandada pelos doutores médicos?
Esses para manterem o seu papel de escravo só têm uma possibilidade, continuar a apoiar a idiota da bastonária.
 
A minha análise do debate é a seguinte: Infelizmente a Jornalista Fátima, não nos dispensou tempo, passando somente a palavra à Enfermeira Maria Augusta quando o Representante da Ordem dos médicos (em pleno acto de campanha) se refere que os não médicos não tinham competências, sequer para a administração de morfina.

Ora o que vi foi uma "chapada" de luva branca e um tremendo saber estar. Foi defendido publicamente que os Enfermeiros TEM competências especificas, apesar do que aquele senhor (Ordem Médicos) pensa. No final penso que quem ficou muito mal na figura quer pela má educação quer pelo seu descontrolo emocional e cognitivo foi a Ordem dos Médicos.

Isto note não foi só a minha opinião tive o prazer de ver o debate, com "não médicos e não enfermeiros" (riso) que tiveram opinião semelhante. Saímos deste debate reforçados, acho.

Penso que o Governo percebe quem quer discutir politicas de saúde e quem não quer. Os enfermeiros mostraram-se disponíveis e Mais foram Defendidos por "não enfermeiros", que mais uma vez reforçaram a ideia de que o Enfermeiro possui Competências Especificas que são necessárias`a ganhos em saúde.

Fomos o primeiro blog a alertar para a nossa não participação neste debate. Isso sim teria sido um erro a nossa profissão não teria voz.

Poderíamos exigir mais, isso sempre... Concordo, mas este exigir requer o apoio de todos. Note que os Parabéns que a Enfermeira Vera dá no Dr. Enfermeiro referem-se aos mails que choveram na RTP e na Ordem, para que tivéssemos presentes.

Fomos nós que primeiro publicitamos e decidimos colocar um Post no Fórum de Enfermagem pois tem um maior numero de Visitantes que o Cogitar.Depois e muito bem tal como o Dr. Enfermeiro referiu criou-se uma cadeia e foram os Enfermeiros que fizeram a mudança.

Juntos, sempre defendi que é isto que precisamos para a nossa profissão. Se a queremos mudar temos que exigir juntos (e só para nós, ou seja não comentar o que funciona mal com outros grupos profissionais). Falta-nos sentido de Grupo e de Pertença, mas isto trabalha-se.

Sem dúvida que existem opiniões diferentes, apenas expressei a minha.
 
Meus amigos, uma pequena nota informativa:
- no site da nossa Ordem existiu, durante um "breve" período de tempo um link para a "brilhante" participação da nossa Sr.ª Basronária na tal programa prós e contras. Contudo, devem ter chegado à brilhante conclusão que se calhar o melhor era apagar pois de brilhante nada teve.
Desta feita o último "post" tem o título: Conferência Final de Gestão OE - 19 de Janeiro de 2008 - Inscreva-se já.
Estou doidinho.É que é já a seguir.
 
Deviamos reparar que os médicos fazem associações civis, para se defenderem. Foi assim que fizeram os da medicina de emergência.
Foi assim que fizeram os da medicina de reanimação.
Embora essas associações só digam respeito a quem as cria, a verdade é que há sempre quem acredite que aquilo tem um valor legal absoluto.
Dá impressão que só uma emergência e uma reanimação, ou antes um método do reanimar.
Se os criadores dessas associações tivessem inventado um método único ainda podiam arrogar-se o direito de registar a patente.
A fantochada dessas duas associações não tem outro significado que não seja o de marginalizarem os enfermeiros.
E o que é lamentável é os enfermeiros não se oporem a estas manobras de diversão e andem a perder tempo com elas em vez de se imporem
 
Colegas, temos de proceder como se não tivessemos Ordem porque ter aquilo é pior do que nada.
Os enfermeiros tiveram uma oprtunidade de se libertarem deste conjunto de incompetentes e não quiseram porque ainda não conseguem distinguir a verdade da mentira e deixam-se enganar com facilidade de mais.
Agora temos de aguentar todos as opções de alguns. Mas é sempre isto que acontece quando não se quer escolher e deixamos o nosso futuro nas mãos do acaso.
 
Não digam mal do Zé da Silva. O homem até é um dos maiores cínicos que já conheci.
Oxalá houvesse um programa destes todas as segundas feiras.
Fez mais ele pela destruição da mística da Ordem dos Médicos do que todos os outros, desde a bastonária adiada da OE ao Ministro.
Se ele vier muitas vezes à televisão dá uma ajuda soberana para a destruição da OM.
 
Bm, não vamos ter a Prdem em ordem.
 
A bastonária "adiada" (gostei desta)não sabia nem sabe que em situações de urgência manda quem sabe e está em cima do acontecimento.
Os médicos lêem isto assim: em situações de urgência, manda quem pode. Como julgam que eles são o poder inventam linhas telefónicas directas, para manterem esse poder.
Ora isto é um absurdo. O que está em causa no salvamento de vidas é o saber fazer, em tempo útil. E esse "saber fazer", ainda é, por enquanto dos enfermeiros, que espera-se não se diastraiam, no desenvolvimento desta área e não optem pelo contrário: o comodismo de ver fazer.
É neste saber fazer que reside toda a questão.
Mas a seguir, a dialéctica dos enfermeiros deve orientar-se no sentido do "saber impor" o que sabem. É aqui que não há unanimidade, a começar pelos enfermeiros. Os que sabem ficam calados; os que não sabem deixam-se arrastar, também calados, pelas circunstâncias.
Simplesmente as contradições entre estes "saber fazer" e o " não conseguir dizer o que sabem" forçam cada vez mais a intervenção das representações profissionais.
Ora se a OE continua entregue as dislácticos, convem não esquecer que há sindicatos de enfermeiros que têm como principal papel criar condições de vida melhores para os enfermeiros.
Ora, se esta vida profissional se está a transformar num inferno, é aos sindicatos dos enfermeiros, sobretudo àqueles que não usam os enfermeiros para porem em cartaz os problemas da CGTP e da frente comum da função pública, que compete agir. Eles controlam o poder material; a Ordem controla o poder espiritual, mesmo o daqueles "espíritos malignos que andam pelo mundo para perdição das almas.
Se o espírito do Zé da Silva da OM ou do Zé dos Anzóis da da AME, ou do Cristóvão Colombo que de Cuba do Alentejo foi pôr o ovo de pé nas Américas e na arte de reanimar (mais outra associação a dividi-los), pode ser a Ordem dos Enfermeiros a tomar conta disso, com o ritmo lento e pastoso a que nos vem habituando. Outra coisa é a criação de postos de trabalho úteis para a comunidade. E estes compete aos sindicatos falar deles.
 
Excelente post este do «anónomo das 8:20.

Como alguém um dia me disse, textos destes « não têm só osssos»...
 
Excelente o post do life passenger.
Crítico mas com «sentido de estado», diria eu.

Posts destes, fazem-nos pensar na necessidade de deixarmos de dizer mal, para passarmos a fazer bem...
 
Que sorte tive em visitar os comentaristas do Dr. Enfermeiro. Assim estou a gostar. Vê-se que já há pessoas atentas a comentarem com lucidez e oportunidade os tempos que correm e as emergências, que não só as médicas, que emergem. Há muitas que estão do lado dos enfermeiros.
Há muitos anos, julgo que em 1942 alguém se lembrou de ordenar as competências dos "diplomados na arte de curar". Catalogaram 3: Parteiras, Enfermeiras e Médicos/as.
Fizeram até um decreto que um amigo meu, e até de todos nós, enfermeiros,me forneceu. Tem o número 32171. No seu artº 14 fala do que é "exercício ilegal de profissão titular".
Tanto as parteiras, como as enfermeiras como as médicas, são diplomadas na arte de curar com o curso tal.
O médico não tem competências para delegar as funções dos enfermeiros e das parteiras em não tiulares dessas competências.Até estão previstas sanções, que podem ir até à prisão.
Mesmo sem Ordem os Enfermeiros iam fazendo cada vez mais coisas actualizando o estado da "Arte", a sua.
Com a emrgência da OE as coisas, em vez de se facilitarem, complicam-se, porque os responsáveis continuam presos a esse pedaço de subjugação profissional que é o REPE que CGTP e seus tentáculos impingiram à Enfermagem, através de FNAMs e quejandos.
E os Enfermeiros ficaram presos a um documento que nem tem nada a ver com a Ordem, nem com o estado actual da Enfermagem, da "Arte", entenda-se.
Li o que um dos candidatos a bastonário escreveu e duisse acerca desto momentoso problema. Este é um problema de fundo, que está muito acima das capacidades operativas do elenco da OE, até porque nem sabe que para abolir o REPE tinha que entrar em guerra com seu braço sindical que o congeminou, o SEP.
Não é por desrespeito por qualquer destas estruturas que faço sangrar estas chagas da profissão. É porque acima delas está a enfermagem a que pertenço e que me merece toda a acção e intenção.
Se em 1940 já se sabia que"salvo em situações de urgência".. considera-se exercício ilegal de medicina, ou de enfermagem ou de pareira, isto e aquilo e aquelito, então por que sendo a Enfermagem não só ums profissão titulada, como uma profissão autoregulada, que nos falta para se reconhecer que os enfermeiros não são, hoje,como já o não eram, ontem, meros executores, por delegação de quem quer que seja, mas sim conceptualizadores da sua "Arte".
O direito das profissõoes é consuetudinário, isto é; forma-se dos costumes. São esses costumes ou hábitos de fazer coisas que se plasmam em normas ético-deontológicas que alimentam a acção e a intevenção das Ordens profissionais.
Se os Enfermeiros não se forem habituando a fazer coisas cada vez mais bem feitas, aperfeiçoando o estado da "Arte", de nada serve terem Ordem, por que´de nada lhes vale.
Mas tê-la e entregue a quem não percebe nada destas coisas, ainda é castigo maior.
Não adianta estarem a levar o problema para os velhos e ou novos enfermeiros. O problema é quem sabe ensinar o que deve aprender, não na teoria, mas na prática.
É neste contexto que surgem problemas, pois toda a gente sabe, quando acorda de um acidente, que está ali a mão do enfermeiro a salvar vidas.
Depois falta capacidade à Enfermagem para fazer passar esta mensagem, mesmo que fosse com o som um pouco aumentado no volume.
E por aqui que temos de ir; impor o nosso saber, sem ter que o discutir com ninguém.
Quem foi que criou as competências dás médicas, que defendem como exclusivas?
Pasmem: foram eles e elas, sobretudo numa era em que as Enfermeiras não eram facultativas, isto é; não passavam os seus cursos pelas faculdades.
Hoje o direito de traçar figurinos na "Arte de curar" -área da Enfermagem, é só desta profissão que tem de fazer passar para a comunidade a sua quota parte, que por sinal, até é a mais substancial, dizendo a cada doente que lhe presta este ou aquele serviço por competência própria que desenvolveu com o seu saber e não por delegação de ninguém.
Como vêem, companheiros comentaristas, chamar ignorante à bastonária "adiada", pois ainda não é esta que ocupa condignamente o lugar, vai passar à história com o cognome de "acto falhado" dos Enfermeiros, como vêem repito: é por aqui que temos de ir, como orientações próprias e convicções seguras do que somos e fazemos de pleno direito sem termos de ir a reboque de qualquer bicho careta, seja médico, seja jornalista, seja simples cidão anónimo.
Se queremos que nos convidem temos que ser originais na criação de factos, que não faltam.
Foecemos a directora do programa "Prós e Prós" a fazer um verdeiro "prós e contras", onde estejam médicos de um lado e emfermeiros do outro. E não devem ser esquecidos os Sindicatos que têm mais responsabilidades de represent5ação e direitos adquiridos, que associações de 20 amigos por muito dignas que sejam.
 
De facto a nossa Bastonária não convenceu muito...

Dr. José Manuel Almeida esse sim está de parabens pelas suas palavras em relação aos enfermeiros.
 
Caro "Life passenger"


n é pelo facto do tempo q a jornalista deu q a defesa é menos notória e objectiva.
o tempo em TV é contado ao segundo.
portanto qd a OM apelidou os heli SIV de crime, a OE devia pedir a palavra, etc, etc.
Outros tb a pediram inumeras vezes.
E qd nas situaçoes nobre se mantem uma posiçao pouco audaz paga-se caro!
Neste caso 40 000 a pagarem.

cumprimentos
 
De facto, o "politicamente correcto" pode revelar-se deveras monótono.

O Mourinho fartou-se de tratar mal os jornalistas ingleses...

O Cristiano Ronaldo faz orgias em casa com conhecimento da sua mãe (e o Nani também)...

O Putine falsifica votos e faz chacina a torto e a direito...

Resultado:
um é o melhor treinador do mundo; outro é o 3º melhor jogador do mundo (apesar de muitos dizerem que é o melhor!)
e o outro corre sérios riscos de ser personalidade do ano...

O mundo em que vivemos é bem diferente daquele em que se movimenta a nossa bastonária!

SLB!
 
Acredito que se queremos mudar algo temos que fazer parte dessa Mudança.

Assim acredito que pelo que se escreve nos vários blogs,existe este querer.

Acredito que temos que ser mais Proactivos e justificar o que somos Licenciados. Isto implica uma participação activa também na vida da Profissão e mais importante na vida politica.

É neste ultimo bastião do poder que ainda nos falta alguma representatividade e ao se obter este "castelo" obtem-se alguma margem de manobra.

"portanto qd a OM apelidou os heli SIV de crime, a OE devia pedir a palavra, etc, etc."

Talvez, sim concordo Serrano. No entanto fico alarmado que para estarmos presentes neste debate teve que haver pressão dos responsáveis da Ordem e Nossa.

Saliento ainda o facto que as situações existem o que falta é participa-las à Ordem! Acreditem que é verdade. Depois vem o tal Exigir. Aqui cabe-nos a nós.

Abraços e deixo no Cogitare as conclusões do dia 07 na reunião com o conselho de administração e Enfermeiros do Hospital de Aveiro. (este dia foi agitado). Passem por.
 
De facto, a Bastonária não teve direito a apenas dois minutos de "fama". Sempre que possível, ela podia ter pedido a palavra, ao qual a Fátima teria que aceitar. Eu só a vi quase a dormir durante todo o debate, e nas últimas imagens toda sorridente. Talvez uma vitória para ela?! Não sei.. Mas lá que estava toda contente. Parecia uma criança como se fosse a sua primeira vez na TV. ehehe

Haja paciência, para mais 4 longos e perturbantes anos!!!!
 
Haja é paciencia para o mal dizer dos enfermeiros e no momentos de actuar não participam.

É deste mal que a profissão padece, concordo com o lifepassenger.

Quando for para participar temos é que estar lá.
 
Neste debate, a imagem positiva dos enfermeiros saiu reforçada positivamente, mas não pela mão da senhora Bastonária, aliás parece-me a mim que hoje em dia as ordens colocam á sua frente gente realmente incapacitada.
OBRIGADO SENHOR PRESIDENTE DO INEM POR ASSUMIR O PAPEL DE ADVOGADO DOS ENFERMEIROS, JÁ QUE A NOSSA BASTONÁRIA ESTAVA MAIS INTERESSADA EM PASSAR DESPERCEBIDA PARA NÃO TER QUE FALAR EM PUBLICO.
 
Neste debate, a imagem positiva dos enfermeiros saiu reforçada positivamente, mas não pela mão da senhora Bastonária, aliás parece-me a mim que hoje em dia as ordens colocam á sua frente gente realmente incapacitada.
OBRIGADO SENHOR PRESIDENTE DO INEM POR ASSUMIR O PAPEL DE ADVOGADO DOS ENFERMEIROS, JÁ QUE A NOSSA BASTONÁRIA ESTAVA MAIS INTERESSADA EM PASSAR DESPERCEBIDA PARA NÃO TER QUE FALAR EM PUBLICO.
 
O presidente do INEM mentiu com todos os dentes ao povo, como o ministro da saúde, agora meus senhores aguentem, afinal aquilo do Hospital de Faro era verdade, hoje se viu as imagens, é muito pior do que se imaginava, como é verdade as criticas contra o INEM e o Ministro da Saúde.
 
JORNADAS DE SAÚDE MATERNA EM ALIJÓ

15 - 16 DE FEVEREIRO

INSCREVE-TE

ENF. AUGUSTA COSTA(CENTRO SAUDE ALIJÓ)


259 959 210
 
Digam-me os onde se compram as competências específicas que a Maria Augusta dis que têm.`
Eutambém queria dar umas chapadas com as competências "específicas".
Porque competências ainda havia algumas lojas que tinham mas a prateleira estva vazia.
Por específicas é que ninguém entende nada e dizem que não conhecem esse produto.
Por isso a locutora maldita para os enfermeiros, repetiu a pergunta: mas podem ou não podem , sabem ou não sabem dar a morfina.
Têm competências específicas; lá isso têm.
O problema é que ninguém ficou a saber porquê e para quê.
Valha-nos s. Brás e os rebuçados mentolados.
 
Digam-me uma coisinha só, se conheçem o sistema de emergencia medica que temos , onde é que está alguma mentira em todo o discurso do senhor dr vitor almeida presidente da APME ?
O presidente do INEM mentiu á grande e á francesa, quem é que expôs todas as lacunas do sistema, quem é que disse que a VMER de bragança estava quase sempre inop por falta de medico, quem é que disse que no tal caso do enfarte o tal helicoptero que o presidente do inem desencantou ñ tinha viabilidade pelo tempo que leva a percorrer a distancia do porto até ao local, quem é que expos essas mentiras todas e EM DIRECTO para todos os portugueses saberem dessas palhaçadas todas, quem é que disse para todo o portugal ver e ouvir que a lei diz que as ambulancias de emergencia tem de ter disfibrilhador e so as do inem é que estão autorizadas e todas as outras ñ o podem fazer e que aquela ambulancia dos bombeiros la no caso em bragança ñ poderia fazer nada ao doente quando o presidente do inem a anunciou como o primeiro meio a chegar logo ao local...
E se bem me lembro o homem disse alto e em bom som "eu ñ tenho nada contra os enfermeiros... quero é um sistema que funcione porque agora ñ ha sistema..." E alias o projecto de tecnico que eles falam ñ exclui enfermeiros, o curso é feito por modulos e quem vem do zero tem de fazer todos os modulos e se o enfermeiro quiser fazer emergencia frequenta a formação e em vez de começar do zero começa do modulo 20 ou 30 e ñ precisa de ir a todos porque ja os fez na sua licenciatura... ninguem vos quer passar por cima, simplesmente quer-se criar uma profissão especifica para o pre hospitalar com formação específica e com muito rigor, ñ estamos a falar em 210 horas como o curso de TAS mas sim 3200 horas de formação especificamente em pre hospitalar...
E eu acho que os portugueses so teriam a ganhar e ñ haveria mais guerras estupidas sem qualquer fundamento...

ps: desculpem os erros espero que entendam o que quis dizer...

Cumprimentos...
 
Nunca vi ninguém referir-se à sua Ordem Profissional, nos termos que alguns destes "senhores" o fazem. As eleições já lá vão e os enfermeiros portugueses disseram de sua justiça. Porque será que reconduziram no cargo a Nossa Bastonária?
Em democracia há que saber ganhar e perder.
Se os doutos tivessem o conhecimento devido sobre os referenciais da profissão teriam entendido a mensagem da MAS no debate. Eu ouvi e vi e porque me preocupo em ter sempre bem presente os referenciais da profissão nas minhas análises fiquei orgulhosa com a intervenção, daí que ninguém tenha retorquido. Foi serena mas contundente. Aprendam e cresçam antes de fazerem os comentários que aqui fazem. Com tamanho desrespeito pela pessoa, e pela Ordem não vos auguro um bom futuro.
 
Por detrás da capa do anonimato dizem-se as maiores barbaridades e desrespeitam-se os deveres profissionais. Assumam o que dizem, dando a cara e, responsabilizem-se pelas vossas afirmações.
 
Muito me honra ver alguem a querer impor um curso de formação de 3200 horas para o pré-hospitalar, grosso modo e feitas as contas por alto, considerando 8 horas por dia vezes 5 dias por semana que daria 40 horas vezes 4 semanas dá 160 horas por mês vezes 12 meses um total de 1920 horas por ano o que representaria perto de dois anos para realizar um curso deste genero.
Isto aproxima-se do que se faz lá fora, embora por exemplo em espanha um técnico de emergência realiza um curso de 960 horas, das quais 100 em ambiente hospitalar.
O que quero dizer é que durante 20 anos ninguem quis saber de criar este tipo de curso e agora que surgem os enfermeiros na calha de assumir o pré-hospitalar em termos profissionais, aqui del rei que nos querem tirar o poiso.
Se as pessoas forem de facto realistas e quiserem fazer as coisas como deve ser apercebem-se que os enfermeiros continuam a ser a melhor opção justamente pelo tipo de formação que recebem, e já que querem um curso orientado especificamente para o pré-hospitalar o que vai custar menos ao estado é justamente adaptar o ensino nas ESCOLAS SUPERIORES DE ENFERMAGEM criando uma area de EPH.
Naturalmente uma decisão deste tipo não vai agradar a quem por força da vida apenas fez o 9ºano ou a 4ª classe, mas tambem vistas as coisas sempre se podem candidatar pelo mais de 23, se puderem...ou conseguirem...
 
Mas para quê fazer em 4 ou 5 anos se nos outros pontos da europa se faz num ou dois anos ?
Um curso tecnico profissional é mais que suficiente no ambito de tecnico de emergencia medica.
As 3000 horas são uma excelente opção, seguindo o ponto de vista aqui do comentador anterior então porque ñ meter medicos a fazer enfermagem ja que sabem mais é obrigar-lhes a executar o que mandam fazer e ñ precisamos de enfermeiros porque são os srs drs sabem tudo ... acho que seria uma boa ideia. Ja agora o TAS ja é profissão com carreira certificada por isso como todas as profissões tem o direito e sobretudo o dever de evoluir, e é o que esta a ser feito graças á ordem dos medicos e á arrogancia do inem... Viram aquele senhor insultar-vos em directo e viram-no falar mal dos tripulantes? Porque será? sera porque virá ai para muito breve a evolução do curso de TAS, agora que ja tem os estatutos aprovados e legalizados? Tendo em conta que novos protocolos de de actuação estão a ser elaborados para delegar funções aos novos tecnicos que o enfermeiros nunca poderão executar sem ordem medica directa? PORQUE SERÁ? Pois é vem ai uma profissão novas e se voces se sentem ameaçados com TAE's que tem apenas 210 horas imaginem tecnicos com 3200 horas de formação e com bases cientificas para fazer tudo aquilo que voçes reclamam e ñ o podem fazer. Pois é a vossa legitimidade de sav tem os dias contados graças ao medicos que ñ podem com voçes nem um bocadinho. E ja agora esta carreira está projectada ha mais de 15 anos e ja varias vezes se tentou implementar so que o inem respondeu sempre negativamente ao ministerio do trabalho no ambito do seu parecer, agora na ultima tentativa de se legalizar a profissão como ja tem vindo a ser habitual o inem voltou a fazer aquilo que ultimamente melhor tem feito, voltou revelar a sua arrogancia, quando o ministerio do trabalho pediu o parecer sobre o caso o inem nem se dignou a responder, resultado se o inem ñ vota desfavoravelmente até ao fim do prazo é porque ñ tem nada de negativo a apontar e prazo expirado projecto aprovado.
Meus amigos agora ja esta certificado agora ninguem o pode parar está feito e agora sim é que podem ter medo... se fosse a voçes certificava ja quanto antes o Acto de enfermagem...
Se houver duvidas pesquisem tripulante de ambulancia de socorro na caderneta de profissões que la vão encontrar a profissão certificada.
Agora é so aplicar os projectos de evolução que estavam elaborados ha muito e que o inem ñ deixava desenvolver.
Não vale a pena discutir cada macaco no seu galho tecnicos nas ambulancias e enfermeiros nas vmers e hospital mas ñ se esqueças com estes tecnicos 90% dos serviçoes que as vmer fazem deixam de fazer sentido... vão fazer menos tinoni e menos piões e tal...
 
CAro anónimo das 9:23AM,
Os médicos sabem mais de quê? DE medicina? Era isto que queria dizer? Mas mesmo assim posso dizer-lhe que está equivicado, e sabe porquê? Por no curso de midicina são ministradas muitas cadeiras de diferentes "ciências" como a biologia, a química, a física, etc. coisa e tal...
Por outro lado poderão (e deverão) saber mais sobre esta ou aquela matéria (por isso se "especializam"). Mas é natural que um neurocirurgião não perceba nada de urologia. Então o urolugista é mais inteligente que o neurocirurgião, ou vice-versa?
Quanto à Enfermagem, é claro que quem percebe são ENFERMEIROS, percebe?
Não cabe a outros NÃO-ENFERMEIROS dizer o que é a Enfermagem. Compreende?
É para mim claro que não vaçe a pena inventar. A enfermagem será a que no seu perfil (em que incluo o passado histórico da enfermagem) reune as condições para ser aplicada ao Pré-hospitalar.

Atenciosamente
 
Desculpem lá os erros mas não me apetece emendar.
 
Anónimo das 9h23:

confessa!! Bebeste muito Red Bull!!

Uiiii!!!! Andas a voar tão alto....
 
Srs Enfermeiros lamento comunicar-vos mas escolheram uma bastonária com pouca clareza e apatia. O médico da OM foi bronco mas pelo menos deu nas vistas. Voces não têm ninguém melhor que vos defenda. Sou bombeiro e concordo com o facto dos enfermeiros estarem à frente do pré hospitalar pois são as pessoas com maior capacidade de raciocinio e interligação connosco. quantos mais enfermeiros estiverem no pré hospitalar melhor para os doentes. contudo com uma liderança como aquela que têm nunca irão longe. lamento dizer isto porque o meu sonho era ser enfermeiro e gostaria que a profissãoq ue eu adorava ser estar a ser ofuscada por pessoas que nao amam a camisola que vestem e defendar com garras e dentes os seus interesses.
 
Colegas, vamos lançar uma campanha de bemfazer, como eram os cortejos de oferendas das misericórdias a favor da Mariazinha Augustina de Sousinha, para ver se ela cresce.
Vamos comprar-lhe uma peruca, porque com aquele cabelo rapado parece um recruta dos tempos idos.
 
Estive a comparar as cores dos intervenientes naquele programa de engraxar o Presidente da República, porque alertou de que a mensagem na saúde não estva a ser entendida. Vai daí, a ilustre pedagoga e equidistante politica (Fátima Ferreira) promoveu um programa de (des)informação,que aqueles atrevidos Anadienses teimavam e clarificar.
Ficamos a entender mais bem, ou muito bem, se vos der mais jeito assim, que a maior parte dos problemas da saúde são invenções dos médicos.
Mas por que raio é que a bastonária tem a cor tão avermelhada?
Foi por acaso ou é Deus a escrever por linhas tortas?
Seja lá como for, está muito vermelha.
Se pedisse um martelo a um carpinteiro e uma foice a uma ceifeira do Alentejo, até parecia uma bandeira da URSS.
 
Estive a comparar as cores dos intervenientes naquele programa de engraxar o Presidente da República, porque alertou de que a mensagem na saúde não estva a ser entendida. Vai daí, a ilustre pedagoga e equidistante politica (Fátima Ferreira) promoveu um programa de (des)informação,que aqueles atrevidos Anadienses teimavam e clarificar.
Ficamos a entender mais bem, ou muito bem, se vos der mais jeito assim, que a maior parte dos problemas da saúde são invenções dos médicos.
Mas por que raio é que a bastonária tem a cor tão avermelhada?
Foi por acaso ou é Deus a escrever por linhas tortas?
Seja lá como for, está muito vermelha.
Se pedisse um martelo a um carpinteiro e uma foice a uma ceifeira do Alentejo, até parecia uma bandeira da URSS.
 
Na eleição os enfermeiros portugueses elegeram a sua bastonária.
Quando é que os portugueses enfermeiros poderão eleger a sua?
 
Sr anónimo das 11:17 PM.

Não acredite em tudo o que ouve!! Já ANTERIORMENTE O DISSE: OU NÃO O CONHECE, OU NÃO ESTEVE ATENTO A QUE DISSE!. Atitudes cautelosas sempre que um qualquer médico "passa a mão pelo pelo" de um Enfermeiro, são uma regra básica. Pág 1, parágrafo 2º do manual de sobrevivência em Enfermagem.
 
Se ainda não ficou convencido, atente no inequívoco abanar de cabeça do próprio, quando a bastonária afirma que os enfermeiros têm competência em sav. Veja o pequeno apontamento no vídeo so site da ordem: http://www.ordemenfermeiros.pt/images/contents/uploaded/File/sededestaques/JAN2008/Bastonaria.wmv
 
Alguém falou em associações de médicos no que concerne a emergência e pré-hospitalar...

Pois bem, alguém conhece a Associação Portuguesa de Enfermeiros de Anestesia, Reanimação e Terapêutica da Dor?

Manuel Dias
 
O dia mais feliz do "Dr." Enfermeiro (uau! E em apenas 3 anitos, que prodígio!) e das suas focas:

-O dia das colocações na Faculdade!

Há testemunhos fidedignos que asseguram que o mesmo foi para casa a correr, as lágrimas a escorrerem-lhe pela face, e terá dito alto e bom som:
-Mamã, papá, consegui, entrei numa Faculdade (ou lá onde aprendem "enfermagem"...) de Enfermegem, a minha 1ª opção, o meu sonho de criança tornou-se realidade, vou ser Doutor, andar de helicóptero e de ambulância, vou ser Ministro da Saúde, Presidente da República, enfim, o céu é o limite, este é o dia mais feliz da minha vida!

...
Verdadeiro ou Falso?
lolll
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!