quarta-feira, janeiro 16, 2008

SEP - "Enfermeiros dos Centro de Saúde não estão preparados para urgências"


A Comunicação Social dá conta de uma conferência de imprensa realizada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que afirma que "os Enfermeiros a trabalhar em consultas abertas alertam não ter preparação para responder a casos de emergência ou urgência devido a falta de formação e traquejo clínico".

Apesar da mudança da perspectiva do atendimento, os doentes em situações de urgência, ainda que subjectiva, continuam a dirigir-se ao ex-serviços de urgência.

"Os enfermeiros afirmam não se sentir preparados para responder a utentes que, por exemplo, recorreram a consultas abertas em Peso da Régua com casos de edema da glote, choque anafilático, enfarte e intoxicação por organofosforado".

Esta posição é aplicável a Médicos e Enfermeiros. A questão é lógica. Os colegas dos Cuidados de Saúde Primários não têm, salvo excepções, formação e experiência neste domínio. A sua abrangência profissional estava dirigida, até agora, para outros objectivos e funções.

Os dirigentes do SEP declararam ainda que, algumas Ambulâncias SIV's não estão operacionais 24 horas/dia.
a
Fonte: www.rtp.pt

Comments:
Já que este maldito SEP não faz nada pela profissão, ao menos que faça coisas mal feitas, como esta a ver se acorda os enfermeiros, que, ingénuos, o apoiam.
É uma pena não verem o que está a nascer em Portugal: a hipótese de os enfermeiros mostrarem que são licenciados e têm competências bastantes para fazerem as triagens de Manchester, quer seja num hospital central ou de qualquer Régua.
Não era isso que faziam os médicos, drenagem dos doentes para os hospitais centrais.
Quem quisesse ver as ambulâncias nessa drenagem era pôr-se à beira da estrada e contar.
Não caluniem os enfermeiros.
Por que não se dedicam, por exemplo, à cultura de pés de burro?!
 
Dois comentários.
Servilismo político do SEP...um Sindicato que se diz de Enfermagem...

Um péssimo serviço do SEP á Enfermagem e aos Enfermeiros Portugueses...

Continuámos a dar «tiros nos nossos pés»...infelizmente !
 
Trabalho num centro de saúde e, infelizmente sou obrigado a concordar com esta matéria. Contudo, nos centros de saúde não existem meios...
 
Não entendo!!... umas vezes sabem tudo.... outras não sabem nada!
 
O mal é este tipo de pessoas, (dirigentes sindicais e da ordem) nada saberem fazer e agora vem para a Comunicação Social denegrir aqueles que trabalha e sabem o que fazem. Já alguem foi perguntar a esses enfermeiros se estão ou não preparados para o fazer? Se não estão têm direito a formação contínua, de acordo com a lei. Para isso é que servem os sindicatos e ordens!!!!!reivindiquem horas de formação!!!! Não andem a assustar as populações e a degegrir a enfermagem!!!! Ainda não via a ordem dos médicos dizer que os clinicos gerais não estão preparados para situações de emerg^rncia!!!!
Qualquer enfermeiros, seja qual for a sua área de actuação ou competência, dev de estar preparado para actuar em situações de urgência. Então quando num centro de saúde um doente faz uma anafilaxia a qualquer medicação, o que fazem os enfermeiros??? e, se numa sala de espera para consulta ou tratamento um doente fizer um AVC ou enfarte agudo de miocárdio???
Essa Guadalupe, melhor vá trabalar.....
 
Repare-se ao que os SEPs expuseram os enfermeiros: "Não entendo!!...umas vezes sabem tudo... outras não sabem nada!" envenena o blok das 11:20 AM.
Este é um dos exploradores dos serviços de enfermagem ou um intruso que, sendo curandeiro se arma em enfermeiro. Parece mais da área da medicina, apesar de tudo.
Guadalupe, a ceifeira, tem passado poucas horas na profissão. Só na zona centro do país tem enfermeiros habilitados com a formação em "Suporte Avançado de Vida" que chegavam para equipar o dobro das ambulâncias que há no país.
Se á zona centro juntarmos os do norte e os do sul, não é por falta de formação que os enfermeiros não são eficazes.
Podem alguns estarem a ser apanhados de surpresa ou a pedirem para outros santos que estão a ver secar-se a teta da vaca sagrada. Já não é a primeira vez que apanhamos enfermeiros a pedirem para o ceguinho, ou seja o médico ou médicos que trabalham com eles.
Se os enfermeiros disserem que não sabem fazer o que fazem habitualmente e o SEP corroborar esse receio(?) os médicos continuam no SAP.
Em vez de encorajarem os receios fundados ou infundados, seria bom que encorajassem as pessoas enfermeiros a perderem os medos, tanto melhor.
Infelizmente os receios são promovidos para criar uma comunidade de medrosos.
Não precisamos de procurar inimigos fora da profissão.
O que é mais grave é que a Guadalupe tenta convencer de que fez um bom serviço.
Diz que recebeu queixas...
 
Maldito SEP que tanto mal tem feito à enfermagem.
 
Concordo com essa designação do maldito; já não bastava terem bloqueado carreiras e vencimentos, vem agora diminuir as nossas capacidades.
Maldito, mil vezes maldito seja.
Pode ser que as pragas peguem.
 
O comentarista das 9:12 PM não sabia que tudo começou por uma delegada do SEP que foi para o hospital da Régua.
Com o fecho da urgência o hospital cedeu instalações para a tal consulta aberta (os nomes que eles inventam para complicar as coisas!).
A delegada do SEP teve que trabalhar um pouco mais.
Se a consulta aberta fosse feoita nas instalações do centro de saúde a delegada sindical e bufa do SEP, não se podia queixar.
Como porém a consulta de porta aberta, como no S. Bento, foi no antigo serviço de urgência do hospital da Régua, vai de fazer queixa à camaradagem (honra lhes seja feita pela união na asneira e também solidariedade, já me esquecia) e a camaradagem com medo de que acontecesse algum azar à sua bolseira, que não estudou a ponta dum cor... lançaram a confusão.
O que é pena é haver que se filie neste SEP, que tantos desgostos dá À Enfermagem.
Pergunta-se:
Valia a pena exovalhar uma profissão toda só porque uma delegada sindical do sep resolveu assustar-se porque em vez de fazer a consulta aberta nas instalações do CS, foi fazê-las ao ex-serviço de urgância do hospital da Régua.
FRANCAMENTE!!!!!!!
 
Caro anónimo das 2:28


Acreditando que é verdade o que escreve, bem haja por tê-lo escrito.
Há que desmascarar os gatos que se escondem mostrando só o rabo.
Neste caso, chegou para ser identificado.
Mais uma vez, a classe agradece !
 
É pena que um sindicato se preste ao papel de enxovalhar uma classe inteira.
É pena.
Ainda devem estar sob o efeito do acontecimento do rapaz operado ao pescoço.
Dois médicos depuseram contra a Enfermeira, que deixou morrer o doente com o "edema da glote" que nunca foi.
Os mesmo que acusaram as enfermeiras são os mesmos que usaram má técnica cirúrgica e foram os coágulos que afogaram o rapaz.
As enfermeiras foram absolvidas.
Ninguém ainda veio defendê-las das acusações injustas que lhe fizeram.
É este peso que pesa, até no Peso da Régua.
 
Não diga caro comentarista da 18 que ninguém veio desagravar as enfermeiras absolvidas pelo tribunal, onde se fez justiça.
Já ouvimos que a OE as vai condenar, não obstante a absolvição.
Isto é que é justiça da MAS.
 
Finalmente um sindicato com alguma lucidez!A verdade dói...
 
O dia mais feliz do "Dr." Enfermeiro (uau! E em apenas 3 anitos, que prodígio!) e das suas focas:

-O dia das colocações na Faculdade!

Há testemunhos fidedignos que asseguram que o mesmo foi para casa a correr, as lágrimas a escorrerem-lhe pela face, e terá dito alto e bom som:
-Mamã, papá, consegui, entrei numa Faculdade (ou lá onde aprendem "enfermagem"...) de Enfermegem, a minha 1ª opção, o meu sonho de criança tornou-se realidade, vou ser Doutor, andar de helicóptero e de ambulância, vou ser Ministro da Saúde, Presidente da República, enfim, o céu é o limite, este é o dia mais feliz da minha vida!

...
Verdadeiro ou Falso?
lolll
 
È muito triste. pensei que o sindicato servia para proteger os nossos interesses... Na escola aprendemos a ser enfermeiros generalistas e de acordo com os serviços para onde vamos sentimo-nos mais confortáveis a exercer determinadas funções especiaçizadas. Mas no fundo todoas nós tivemos formação básica em emergencias, e se não chega, (acredito que não chegue), á varias formações a decorrerem constantemente sobre estes tema!E isso deixa de ser desculpa .não era preciso por o nosso nome na lama e assustar as pessoas que, para falar verdade, não confiam muito em nós.
Ou como é que se explica que os doentes digam AMEN AMEN a tudo o que o médico diz, e que depois perguntem a mesma informação a 10 enfs diferentes para terem a certeza que sabemos o que estamos a dizer\fazer e não somos só uns burros de batas brancas
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!