quinta-feira, fevereiro 07, 2008

"A César o que é de César"!


Li por aí na net que este artigo, que denominaram "Artigo de Opinião - Enf. Rui Santos" foi escrito pelo Enf. Rui Santos do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP). Não foi.

Esse artigo, foi escrito por mim, como resposta a um comentário do Enf. Rui Santos. Fica reposta a verdade.

Comments:
Sem dúvida que eu nunca escreveria algo assim, o que escrevo está em: http://www.dossierdeaprendizagem.blogspot.com/
 
Vejamos esta perola, alguém como este doutor enfermeiro que se dedica a dizer mal da OE e do SEP escreveu o seguinte:


"doutorenfermeiro disse...
Cada conquista da Enfermagem tem sido "interesante", senão vejam:

Poucos se lembram, mas quando Enfermagem foi proposta para curso superior... muitos riram, no final fecharam a boca.

Quando foi proposto o grau de bacharel... muitos riram, no final fecharam a boca.

Quando foi prosposto a passagem a licenciatura... muitos riram, no final choraram.

Quando foi proposto os Enfermeiros poderem ser habilitados com o grau de doutor... muitos riram, no final todos fecharam boca.

Quando foi proposto o projecto SIV... muito riram, no final engoliram.

E como estes, dezendas de exemplos mais...

No fundo, riem-se agora de cenários que já são uma realidade noutros países. E por norma, Portugal, mais cedo ou mais tarde segue a tendência. Por isso, auspicío que a boca de muita gente se feche nos próximos anos...

Esquecem-se que os Enfermeiros têm conquistado tudo a que se propuseram nos últimos 30 anos...
Alguém se lembra de alguma coisa oficialmente proposta, mas não conquistada?
Quem se lembrar dê um passo em frente p.f. e fale!"

Colega foi você que conquistou ou as organizações que por isto lutaram ? sugeria que pusesse este meu comentário como post, já que gosta tanto de dedicar o seu tempo a minha escrita reflexiva e construtiva.
 
Caro rui santos


O doutorenfermeiro, não precisa de Advogados de defesa.
No entanto deixe-me dizer-lhe que todas as Organizações, mesmo as sindicais( SEP incluído) têm um lider, certo?

No excerto que transcreve, em parte alguma concluo que o doutorenfermeiro se apropria das conquistas para a Enfermagem que enumera...

Por muito que discorde do Enfermeiro Azevedo, tenho que admitir que a maior parte das conquistas dos enfermeiros, se devem ao SEN, actual SE...

Mal seria que assim não fosse...afinal tinha eu 10 anos e ía a Cedofeita receber as minhas únics prendas de Natal ( este foi um aparte para provar que tenho memória fresca). :-) :-)


Ah...caro rui santos, já repôs a verdade da «escrita» no tal blog?

Eu ainda não vi..

Um abraço aos dois e lutem....mas pelos Enfermeiros !


Teixeirinha
 
« Ah...caro rui santos, já repôs a verdade da «escrita» no tal blog? »

Voltei ao blog e repar que já está reposta a verdade sobre o autor do comentário !
Muito bem.

Teixeirinha
 
Sr. Rui Santos.

Quem leu o post inicial fácilmente conclui que as conquistas são ENFERMAGEM e não são atribuidas especificamente a ninguem (OE, SEP, ou Doutorenfermeiro).

Por outro lado essas conquistas que dizem respeito à actividade sindical não são apenas atribuiveis ao SEP. Lembre-se que, embora deseje que todos se esqueçam, existem mais sindicatos de Enfermeiros.

Gostava também de ver o SEP a lutar pelos Enfermeiros contratados.
Não mem lembro de ver o num pré-aviso de greve alguma greve pelos direitos dos Contratados.
É muito giro ver os delegados sindicais a pedirem aos contratados para fazerem greve para "lutar-mos" pelos direitos dos Enfermeiros... da função Pública........
Quando faço greve além da remuneração que perco, perco também direito aos dias extra de férias. Assim sendo de 22+3 dias de férias fico só com 22 dias.
No meu serviço actualmente só os enfermeiros da função pública fazem greve e de 40 enfermeiros são 8....

Parece que está na hora de criar um sindicato novo. Que seja lvre das orientações da CGTP/Partido Comunista Português.

Pode ser que esse novo sindicato defenda realmente TODOS os Enfermeiros e não só os da função pública (obviamente não esquecendo todos aqueles que trabalham em insitituições privadas).

E já agora o Sr. Rui Santos ainda pensa que faltam Enfermeiros em Portugal?

Se sim, explique aos colegas desempregados como resolverá o seu problema e aos alunos de enfermagem como irão viver depois de concluirem o curso.
 
Concordo com o colega rui santos, sem dúvida.

Que seria do SEP se não fossem os seus associados??

O que o SEP tem feito pelos vinculos precários??

Sou um futuro ex sócio do SEP, porque com este idealismo, associado à CGTP (PCP), apenas damos a cara por outras classes profissionais e nós, os contratados, nem sequer somos funcionários públicos. Greves só de Enfermeiros e para Enfermeiros!!

Saudações
 
As conquistas que a nossa classe tem feito nos ultimos anos devem-se ás organizações, ao conjunto delas e não apenas a uma ou a outra, isso é inegável.

Mas essas organizações não seriam o que são hoje sem o apoio e contributo de inumeros profissionais anónimos que lutaram e deram a cara, tempo e muito tempo, para que a nossa classe fosse o que é hoje e o que será nos proximos anos.

... e não estão inseridos em nenhuma organização...
 
Colegas , vejo muitos post sobre as conquistas dos enfermeiros.Houve muitas. Algumas não foram suficientemente justas para todos. 1976 - greve geral As organizações sindicais uniram-se...e a greve não foi de 1 ou dias , mas de muito mais. Por fim conquistamos uma Carreira , uma tabela salarial. mais tarde os enfermeiros tarefeiros foram integrados nos quadros , com direito ao tempo de serviço total.
Década de 80 e 90 foram mais tempos de luta. No 3º Congresso organizado pelo então sindicato dos enfermeiros da zona norte , propôs-se a criação da Ordem dos Enfermeiros. Alguns colegas foram contra , hoje dirigem-na. As organizações sindicais e a OE , têm Obrigações com os colegas aderentes ou não ; dos aderentes porque vivem com o 1% que cada enfermeiro sindicalizado desconta do vencimento . Quanto à Ordem dos Enfermeiros , chegou o momento de se posicionarem ao lado e pela profissão de enfermagem. A Ordem deve-nos isso..os Sindicatos devem-nos isso. Li algures , neste blog , que o SEP considera nefasto requerer o posicionamento no escalão seguinte...porque pode ser nefasto..NEFASTO ??!!! de que lado estão. Os sindicalistas têm que começar a serem isentos e a lutar pelos interesses da classe , que são também os vossos. Pensem em conjunto a Carreira , a Avaliação , a tabela salarial , as bolsas de emprego , as contratações de enfermeiros , os descongelamento de vagas e parem de lutar uns contra os outros. O SEN faz e fará parte da história das lutas pelos direitos dos enfermeiro ; o SEN vai continuar essa luta . O Sindicato dos enfermeiros do Sul que também esteve nessa luta desde 76 pelo menos ( penso ) e que é em parte o SEP , não se poderá esquecer que faz parte dessa história e que deve continuar nesta luta , não a puxar as pontas contra nós mas por nós . O SEN também tem de estar conosco. Dou uma receita que penso ser eficaz :
SEN+FENSE+SEP+SIPE+OE = VITÓRIAS NAS REINVINDICAÇÕES JUSTAS DOS ENFERMEIROS ESTEJAM CONTRATADOS ,ESTEJAM NA FP , ESTEJAM NO DESEMPREGO...SEJAM ENFERMEIROS DAS FORÇAS ARMADAS , PARAMILITARES , DE EMPRESA , DO TRABALHO , DAS PLATAFORMAS , DOS HOSPITAIS , CENTROS DE SAUDE , USF , ESCOLAS DE ENFERMAGEM esta é a fórmula que nos devem...estamos à espera...
Uma abraço
mb
 
Outro post no blog do Enf. Rui Santos:

"Sr(a) Sinais Lactentes.

Não sou heterónimo de ninguém. Se me desconheçe é porque a minha candidatura aos Órgãos Nacionais da OE vou excluida pela comissão eleitoral. Como pode ver não sou associado do Enf. Azevedo.
Peço lhe que pegue em todos os documentos apontados pelo Enf. Pedro Frias e que vá consolar os nossos futuros colegas quando estes estiverem na fila da sopa dos pobres....
Os documentos podem revelar necessidade de mais enfermeiros mas o mercado não os assimila, logo o resultado é.... DESEMPREGO.
Penso que o colega nunca será afectado pelo desmprego uma vez que se não tiver emprego como enfermeiro sempre poderá ser agricultor uma vez que utiliza a "foiçe" com tanta mestria....."
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!