sexta-feira, fevereiro 22, 2008

"Enfermagem e Psicologia recordistas no desemprego"


Palavras para quê?

Alguém tenha a caridade de enviar um exemplar do semanário Sol à Ordem dos Enfermeiros. Ah, e sindicatos também (deixo o n.º de telemóvel de um dos membros da Direcção Nacional do SEP - Enfª. Guadalupe Simões (919458983) - para quem desejar enviar em SMS em protesto!).

Ver aqui o estudo realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que revela os dados de empregabilidade dos cursos do ensino Superior.

"Portugal é um pequeno pedaço de terra com 10 milhões de ignorantes. Como podem afirmar estas "heresias", se ainda não atingimos o rácio da OCDE?"
Pensamento colectivo da Ordem dos Enfermeiros

Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Pode sempre ser o colega a enviar esta noticia Via e-mail.

Já conhecia estes dados, infelizmente... Também costumo de vez em quando passar pelo Ine.

Bom fim de semana
 
Em quem devo confiar?

Nas doutas palavras do DrENF que zurra aos quatro ventos a existência de "milhares e milhares" de enfermeiros desempregados ou destes mangas de alpaca do governo que afirmam que apesar de a enfermagem ser uma das disciplinas com maior número de desempregados, o número total não atinge sequer o milhar (sim, está abaixo de mil! o que apesar de preocupante fica a léguas das atoardas do DrENF.).

Já agora quando é que o DrENF. começa a agir em prol das suas ideias....
Começamos a ficar fartos de palavras...

Parece o Sócrates....

Uma boa medida seria oferecer o seu segundo emprego a um dos colegas desempregados... não vos parece quem tanto fala no desemprego, deveria ter alguma credibilidade??
 
Outra medida excelente seria deixar aqui o seu número de telemovel tb para podermos protestar pelo seu papel passivo na sociedade. Escrever sem nada fazer eis o mote deste doutor enfermeiro. Se sabe o número da colega Guadalupe é porque efectivamente ela faz o que pode e deve e dá visibilidade aos problemas da profissão, numa busca sempre empenhada da sua resolução.Por isso é que não cita outros números telefónicos. Este sr. Enfermeiro julga-se útil à enfermagem apelando aos protesto de uns contra outros. Já viram quem faz a união ? Cada vez mais um bom blog ao serviço do divisionismo, qualquer dia aparece linkado no site do M. da saúde, pelo excelente trabalho a este ministério prestado.
 
Ola colega em 1º lugar quero dizer-lhe que sou leitora assidua deste blog e que atraves dele é que tenho conhecimento do quanto a nossa enfermagem esta "enterrada".
Felizmente não sou mais uma enfermeira no desemprego pois quando terminei o curso rapidamente consegui emprego, mas os tempos eram outros... no entanto partilho das mesmas preocupações que a maioria dos meus colegas pois tal como muitos sou contratada e o futuro que antevejo para a nossa profissão é negro.
É por isso que venho aqui deixar-lhe um apelo ja que atraves deste blog consegue chegar a muitos. A minha ideia era que elaborasse uma carta de protesto por tudo o que tantas vezes aqui relata e criasse um local (como os colegas do H.S.F.X.) para que pudessemos assinar e de seguida envia-lo à ordem e tambem aos varios sindicatos. Talvez assim nos dessem ouvidos... se formos muito a reivindicar.
obrigado e continue o bom trabalho.
 
COLEGAS... Sindicalistas, sindicalizados e "ateus".

Têm de reconhecer que o discurso negativo do Doutorenfermeiro pode ser pessimista mas retrata a realidade, pode não se concordar com a forma como ele a expõe mas temos de concordar com ela.

Todos nós(mas mesmo todos) contribuímos diariamente para que haja desemprego em enfermagem.

- Porque propagandeamos que somos pouco para o trabalho que nos acomete.

- Porque propagandeamos mal (em vez de dizer que faltam enfermeiros deveríamos ser alarmistas sem o sermos, ou seja diríamos que os utentes estão em risco porque há cuidados que não são prestados e há pessoas a morrer devido a isso).

- Porque nos desdobramos diariamente, alem das nossas capacidades físicas e mentais para que o essencial seja feito, eternizando uma situação de carência de enfermeiros nos serviços pois se o "trabalho aparece feito" para quê contratar mais enfermeiros?

- Porque na tentativa de assegurar cuidados ou medidas essenciais aos utentes acabamos por desdenhar outros cuidados ou uma imagem de qualidade e profissionalismo que nos limita a visibilidade face À opinião pública.

- Porque somos demasiado "bonzinhos" com toda a gente e acabamos por querer agradar a toda a gente deixando que toda a gente faça parte do nosso trabalho mais meritório.

- Porque passamos uma imagem de pessoas muito bondosas mas que não mandam nada, ao não assumirmos muitas das responsabilidades que já são nossas e outras que acabamos por desdenhar.

- Porque falamos muito e fazemos pouco: quantos enfermeiros fazem efectivamente propostas de mudança realistas e de aumento de eficiência/eficácia para a melhoria dos serviços em que trabalham, às direcções das instituições em que labutam?

- Porque temos uma grande maioria de enfermeiros frustrados que passaram para cargos de chefia e pensaram que já não são enfermeiros porque já não têm que prestar cuidados que "odiavam" assumindo um certo ódio para os que efectivamente possam gostar disso (só assim efectivamente se percebe como se pode mudar tanto ao passarem para o lado de lá, ou realmente os outros enfermeiros são mesmo uma nódoa de quem se envergonham, se é isso é muito triste da parte deles).

- Porque não criámos condições para que mantivéssemos uma condição de oferta/procura num nível minimamente vantajoso do ponto de vista laboral: não sei porque é que o argumento de não haverem mais faculdades de medicina por não serem possíveis condições para estágios de qualidade não se aplica à enfermagem? Penso não ser uma questão de realidade mas sim política: e neste caso o que andou a fazer a nossa Ordem ? Os estatutos são claros e impossíveis de rebater neste caso...

- Porque ainda não houve um enfermeiro que fosse presidente da república ou primeiro ministro.
 
sem comentarios:
http://www.bomdia.lu/index.php?option=com_content&task=view&id=416&Itemid=77
porque sendo eu enfermeira, estou sem trabalho??? eis a questão...
 
E ainda há os licenciados em psicologia que entraram em Enfermagem para contribuírem duplamente para o pesadelo do desemprego e para oferecer o ar da sua graça e desta forma desconfiar cada vez mais dos da saúde mental de alguns psicólogos.
 
Ó colega Rui santos... e se te calasses?
O SEP ENTERROU a enfermagem....!
 
Sr. Rui Santos.

Já o afirmei e continuo a afirmar.
O SEP não defende os Enfermeiros Contratados.
Uma vez que o número de Enfermeiros a entrar para o quadro da função pública é diminuto se não quase inexistente, pergunto porque não apoiar realmente os contratados?
Não me peça mais para fazer greve quando estas são marcadas pela CGTP.
Sabe não sou comunista e não gosto de fazer greve por aqueles que nunca me defendem. Além disso acho desagradável fazer greve juntamente com todas as outras profissões. É que o que fica na memória desses dias são as lutas dos outros profissionais e dos enfermeiros.... ninguém se lembra.....

Penso que está na hora de inverter o seu discurso. Pedir a formação de mais enfermeiros não soluciona os problemas da classe, apenas agudiza o desemprego.
Lembre-se que o Governo é de ESQUERDA (PS) e a tendência continua a ser a da diminuição dos gastos na saúde através da diminuição dos recursos humanos.
A haver uma alteração no governo esta será à direita e nunca à esquerda. Sim, o PCP nunca será governo nos próximos anos, logo se houver mudança de partido no governo será para o PSD.

Assim sendo, como pode ver não vão surguir as milagrosas 33 mil vagas para enfermeiros...........

Ajude a enfermagem! Lute pela restrição ao acesso aos CLE.
Se assim não for até o seu cargo no SEP está em risco. Pode haver alguém que queira fazer o seu trabalho por menos dinheiro....

Um abraço cordial.
 
O SEP não tem um pingo de vergonha na cara!
 
Caros bloguistas e não bloquistas, concordo com muito do que aqui é dito pelo nosso Doutor Enfermeiro, acho no entanto que há muitas questões neste estudo que são no minimo lamentáveis e absolutamente ridiculas. Sabem como é que são medidos os desempregados neste estudo? Pelos que se inscrevem no centro de emprego...sabem porque é que uma certa instituição do norte apareceu no top do desemprego, apesar de ser a unica que tem um gabinete de emprego com 100% repito, 100% de empregabilidade para os seus alunos (ok ok estão 80% deles a trabalhar em Espanha, mas ganham 3x mais...)porque os ex alunos apesar de estarem a trabalhar em Espanha, tem a esperança de um dia regressarem a Portugal e como tal continuam a estar inscritos no IEFP à espera que o País mude e que a Ordem dos Enfermeiros faça algo mais do que receber as quotas...
PS - sabem que há uma instituição que tem o nome de palhaço tipo Pierrot ou lá o que é que diz aos seus alunos para não se inscreverem no IEFP ou para quando se inscreverem não colocarem lá o nome da Instituição...assim se percebe porque é que essa instituição está tão bem classificada e os seus alunos quase todos no desemprego...
 
se os enfermeiros fizessem mais e falassem menos conseguiriam ser uma classe respeitada, agora com a "cambada" de "artistas" com 3 e 4 trabalhos, com pessoas que ocupam lugares de gabinete faz anos sem nunca terem feito um qualquer acto de enfermagem, como querem que a profissão avance???
quanto à noticia, só pode ser engano ou má fé...há muitos no desemprego sim, mas com toda a certeza há muito mais lic. em Sociologia, História e outros cursos que devem estar bem pior. Acho é que esses tipos do ISAVE devem é ter irritado alguém la no Ministério, pois eles criam as suas unidades de saúde próprias e colocam os seus alunos a trabalhar nelas, qaundo não conseguem absorver tudo, colocam-nos no exterior. Concordo com o que disse o anterior "comentarista" então e o Instituto Pierrot???hehehehehe
 
Deixe-me dizer-lhe "doutorenfermeiro" que deveria analisar melhor as suas noticias que publica no seu blog, pois o ISAVE tem actualmente uma taxa de 90% no que diz respeito á taxa de emprego dos ultimos licenciados em enfermagem, logo esta noticia é completamente falaciosa e por de trás dela não me admira nada que estejam pessoas anti-privado!!!...mais lhe digo dos outros 10% muitos não estão empregados porque querem ficar na zona de residencia!!!...
Por isso deveria analisar bem as suas noticias antes de as publicar...ou será que andamos aqui a publicar noticias para inglês ver!?...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!