terça-feira, fevereiro 12, 2008

INEM - demissão (e homenagem) do Dr. Cunha Ribeiro


O INEM é uma instituição recente. Tem melhorado a sua performance ao longo dos anos.

Por muito que alguns não aceitem, há "dois" INEM - antes do Dr. Cunha Ribeiro e depois dele. As diferenças são visíveis. Sim, nem tudo é perfeito, mas o INEM é uma instituição gigantesca que aprendeu muito com os seus erros e experiência.
a
O Dr. Cunha Ribeiro era aquilo que se pode apelidar de visionário - ambicionava que um dia, em Portugal, "INEM" fosse sinónimo de "socorro pré-hospitalar". Via nos Enfermeiros um elemento fundamental no socorro pré-hospitalar.
Por motivos vários, pediu demissão do cargo de Presidente do INEM. Após 5 anos de funções. Deixou o INEM como uma instituição credível e respeitada.
Nelson Pereira, o Director do Departamento de Emergência Médica do INEM, também pediu a sua demissão.

Entretanto, a personalidade mais falada para a sua substituição é o Dr. António Marques, Director do Departamento de Anestesiologia, Cuidados Intensivos e Emergência do Hospital de Santo António, Porto - um defensor do modelo dos "paramédicos"...
Avizinham-se mais lutas....
Testemunhos como estes, revelados no site do INEM, demonstram o esforço de todos os seus profissionais:
a
"O meu nome é Jorge Galvão e sou, entre outras coisas e desde há muitos anos, o responsável pela comercialização das imagens da Agência Lusa.
Nesse sentido tenho fornecido, de uma forma gratuita, imagens ao INEM para a vossa Newsletter Via VERDE para a Vida, porque entendi sempre que assim devia ser e hoje, felizmente, vejo que estava certo desta opção. São raras as imagens oferecidas porque a LUSA comercializa quase sempre as suas fotos, mas ainda bem que entendi haver lugar a excepções. Hoje, quero eu manifestar ao INEM o meu agradecimento pelo vosso trabalho de salvar vidas. Não sei quem foi, sei que eram 06h00 da manhã do dia 22 de Janeiro de 2007 e eu estava a ter um enfarte cardíaco. Foi chamado o INEM por telefone e passados poucos minutos tinha dois funcionários vossos, julgo que pelo menos um deles era médico, a entrarem pela minha casa na Rua Rainha D. Luísa de Gusmão n.º 8 - 4.º Esq., em Lisboa. Estes senhores actuaram com enorme profissionalismo e rapidez, além de eficácia e amabilidade no trato. De imediato fizeram o diagnóstico, fui medicado e levado para Santa Maria onde posteriormente me foi feita uma angioplastia cardiovascular.
Como não sei os seus nomes mas julgo que o INEM tem capacidade de verificar quem efectuou esta acção, solicito que lhes seja transmitida esta minha mensagem. Se houver possibilidade de saber os seus nomes e endereços electrónicos tanto melhor, pois gostaria de lhes agradecer directamente. Entretanto e desde já, ao INEM na pessoa do seu responsável máximo Dr. Luis Cunha Ribeiro e a eles, o meu MUITO OBRIGADO.
E cá continuo na Lusa, à espera dos vossos pedidos.
Com os melhores cumprimentos
"

Comments:
Lá vamos ter os bombeiros a fazer de enfermeiros.
Não esquecer que as VMER eram médico e choufer.
Passaram a ser médico e enfermeirop choufer.
O enfermeiro só teve assento na VMER porque aprendeu depressa a conduzir ou a conduzir depressa. A médico não foi exigido o conduzir depressa ou vice-versa.
Quem foi o autor da ideia?
Quem foi?
A este, como a muitos médicos, só os que não têm capacidade, nem de lhes fazer concorrência em certas áreas, como a da emergência é que lhes interessam. Aos colegas enfermeiros, chupam-lhes o sumo, como foi o caso dos Marques e, depois, é só imaginar...
 
Conheci o Dr. Luis manuel, ainda «menino», pois foi meu professor de Bioquimica no Curso de Enfermagem.


Muitos anos depois tive oportunidade de visitar o Serviço de Hemoterapia do S.João ( dos primeiros a obter a Certificação)quando ele tinha deixado a sua Direcção para ir para o INEM.

Estou de acordo com o post, também creio que deixa obra feita no INEM.

De facto a História vai ter dois INEM, um pré e outro pós Luis Manuel.


Vamos ver o que trará o futuro para os enfermeiros do pré-hospitalar.


Off topic: Caro doutorenfermeiro, corrija este erro (do cardo ) no seu post , já agora, depois da correção feita, «limpe» este offtopic.

Teixeirinha
 
Não deixa saudades nenhumas, simplesmente pela forma que conduziu esse instituto, e pela guerra que arranjou com as identidades pertencentes ao SIEM,.

Sei que para alguns foi uma excelente pessoas pela a receita monetárias contraída, um bom pé de meia que muitos agora vêem em risco e o indicado era efectuar uma auditoria as contas desse instituto, para ver quanto é que se pagou para fazer tão pouco, e como foi pago quem fez tanto.
 
É curioso usar o chavão "antes de" e "depois de"...

A pessoa em questão, antes de mais é medico. Apresentou a sua demissão, porque em política, muda o ministro, e mudam uns quantos adjuntos. É simples.

Dizer que ele é um visionário também me parece exagerado. Veja na sua folha do seguro automóvel: 1% em todos os seguros, dá muito "guito" para o INEM...

Passat´s? Porque não carros mais baratos?

Pelo seu discurso no Prós e Contras em que se debateu a reorganização da rede de urgências, também se percebeu que ele (Sr. Ribeiro) não defende os enfermeiros como nós pretendemos, ou como nós idealizamos. O que ele quer é mão de obra especializada mas barata, por forma a cumprir a sua "missão".

Quanto ao seu sucessor não o conheço, mas tenho ouvido coisas boas e más a seu respeito.

Pergunta final: porque não fazer uma rede de emergência pré-hospitalar, tentando aproveitar ao máximo instalações, recursos humanos e viaturas dos bombeiros? A ideia seria ter uma vmer por concelho (ou algo muito próximo disso), mas em plena articulação com os bombieors locais.

O que se fez nos úlitmos anos foi tentar criar uma nova rede de emergência pré-hospitalar. Sem dúvida que a anterior necessitava de imensos ajustes. Mas daí, até ter de fazer tudo de novo... é puro desperdício.

Até se diz para aí que o país está em crise...
 
Isto é uma anedota...
 
Há quem diga que o Dr. Cunha Ribeiro Arruinou o Pré-Hospitalar (PH) em Portugal. Pessoalmente discordo com essa afirmação.

Veio expor foi as fragilidades do socorro PH, tentando colmata-las ao tentar profissionalizar esta área.
A forma de o fazer é que não foi muito feliz, na minha opinião, pois feriu algumas susceptibilidades, grupos profissionais e lobby´s.

Os bombeiros, foram durante decadas responsáveis pelo PH, posteriormente surgiu a Cruz vermelha e INEM, salvo erro.
Cresceram em paralelo, umas mais do que outras, mas de forma inacredítavel, sem articulação prévia.

Acho que não deveria ser o unico a colocar o cargo á disposição.
O Sr. Duarte Caldeira, que me perdoe, mas tem uma grande cota de responsabilidade nisso.

Continuo a defender a separação completa do serviço de bombeiros e ambulancia sendo dois ramos distintos mas em articulação permanente. Só assim se poderia apostar na profissionalização, melhoria do socorro e satisfação profissional dos envolvidos.

Era uma decisão, no meu entender, de coragem, polémica mas a ser levada em conta tal como acontece em alguns paises e com sucesso.

A luta promete continuar, espero enganar-me.

Espero que o futuro Presidente do INEM não abandone o projecto das ambulancias SIV´s e na profissionalização do socorro e ambicione na profissionalização de todo o serviço de ambulancias.
 
Caros:


Sou mais optimista no futuro....

Até porque os meios - SIV, já estão no terreno e tendencialmente vão aumentar.
É uma questão incontornável, o Auto - Ribeiro, tem encomendas de encarroçamento até ao final do ano:)))
De qualquer forma, não podemos ser tão corporativistas, e sim dar prova do que somos e fazemos. Custuma dizer-se "pelas tuas mãos, sabemos o teu valor"

Na minha opinião, qualquer q seja o novo presidente do INEM, vai ter de seguir uma politica idêntica, de evolução.

Até posso desde já sugerir que coloque 3 tipulantes (motorista, tae, enf.) nas SIV, assim como nas VMER, sigamos o exemplo dos Californianos.
E, os caros tae, tas, só nas SIV vao ter oportunidade de fazer técnicas q nas SBV ou nos bombeiros, nunca fariam, disso n tenhamos qqs dúvidas!

Temos ainda de ter em conta q a requalificação das urg é uma medida correcta, mas n tratada da forma mais organizada.

Dando exemplos, há SIVs q estão desarticuladas com as respectivas corporaçoes de bombeiros, isto é inadmissível, o INEM não informou as corporações do papel dos meios e mesmo da presença destes. Meus caros, isto é grave!!! (óbvio q a culpa, não está patente nos tipulantes, mas sim nos dirigentes regionais do INEM)

Ou seja, a ver vamos.......

Cumprimentos
 
Estes bombeiros não deixam de atacar o Dr. Cunha Ribeiro, porque lhes estragou o negócio.
Até sabem do 1% nos seguros são para o INEM. Mas essa percentagem já está definida há muito e não foi feita por ele.
Convém não esquecer que o dito Presidente tinha de um lado a Ordem dos Médicos, que não estava de acordo com as SIV, nem SAV nem nada.
Por outro lado tinha a Ordem dos Enfermeiros que em vez de exigir que os médicos conduzissem as viaturas em vez de criticarem os enfermeiros por isso mesmo. Este homem esteve entre fogos, nomeadamente o do presidente dos bombeiros que foi o que mais "fogos" ateou, convencido que ia ganhar a guerra dos transportes de doentes e acidentados. Se algum ministro for por aí ainda é mais inepto do que ele. Percebece-lhe o negócio disfarçado de voluntarismo.
Mas não ovamos deixar ampliar o negócio, porque há muitos enfermeiros no desemprego e a mostrar que são os mais capazes.
Vide Jorge Marques lá em Timor, a salvar um Presidente.
Ainda bem que estava só e tinha o poder de decisão. Se fosse cá tinha de telefonar para um médico para requisitar uma ambulância.
E esta hein?
~E o bombeiro não avançava porque não reconhecia a assinatura do enfermeiro e entretanto presidente morria.
 
a ideia dos paramédicos não é má se for para ir preencher a lacuna deixada pelos TAE e Bombeiros. Claro que a formação é essencial e devido ao estado economico financeiro do país os enfermeiros são a mão de obra mais especializada e barata que se consegue arranjar. Os bombeiros por muita boa vontade não estão especializados para realizar cuidados de emergencia médica, daí nao ser má ideia formar paramédicos, mas de forma não a substituir enfermeiros ou médicos mas sim complementar os bombeiros e TAE. vamos ver o que ste novo nome consegue fazer, mas o INEM está muito descrebilizado politicamente bem como na pratica é essencial uma nova reestruturação da emergencia médica a nivel nacional articulado com urgÊncias e c.s.
 
pois, agora é um herói só pq n desprezava os enfermeiros LOL
 
Conversa dos tristes.

Já a muito tempo o senhor presidente do INEM devia ter sido demitido.

Durante muito tempo os corpos de Bombeiros foram parceiros directos do INEM, muitos corpos de Bombeiros se individuaram para aquisição de meios para a área do Pré-Hospitalar, a conversa do INEM era sempre a mesma, não podemos ajudar melhor por falta de verbas financeiras. E como se veio a se verificar que existia muito dinheiro, mas era somente para alguns.

Actualmente um posto PEM nos bombeiros custa ao INEM 2000 euros por mês, enquanto uma ambulância deles custa em media 12000 euros por mês e as SIV passa em muito essa verba, e depois existe que nada recebe, mas tem que ser idêntico aos outros.

Queria era ver os senhores a trabalhar sem ovos, trabalhar somente com as cascas,
 
Faço minhas as palavras do comentador "É-Pá" no blog saudesa. Cito :

Ora, Sr. Duarte Caldeira, p. exº.:

1.) assumir, a par das dificuldades, as responsabilidades das corporações (não falar exclusivamente das dos "outros")

2.) Demitir-se?

3.) candidatar a presidente da Liga dos Bombeiros o Jaime Soares?...(para tudo continuar na mesma)

Só em Portugal, depois da (censurável) divulgação pública de uma escabrosa conversa entre o INEM/CODU/BV Favaios/BV Alijó - o responsável do INEM demite-se e as chefias dos Bombeiros impassíveis criticam, ditam regras, propõem organigramas, sentem-se "libertas" para actuar etc.

A desfaçatez, a impunidade até onde vai?
Bombeiros voluntários ou amadores?
É preciso, antes que ocorram outros acidentes, esclarecer estas questões.

Se não é caso para gritar: Volta Cunha Ribeiro, estás perdoado!

Aliás, Luis Cunha Ribeiro numa entrevista aos "Bombeiros de Portugal", em Jun 2006, fazia a pergunta crucial que, durante ano e meio, não mereceu qualquer resposta:
"Afinal, o que pretendem os
bombeiros portugueses de si próprios?"

Finalmente, e porque se trata de uma associação humanitária, dotada de uma extrordinária sensibilidade às criticas sociais, devo afirmar que nada me move contra os Bombeiros. Só que existem algumas atitudes que não percebo. Só isso!
Enfim, a mesma pergunta que o ex-presidente do INEM...
 
Peço desculpa. bem sei que este post não trata deste assunto, mas não resisti...

Para quem ficou muito satisfeito com a demissão de Correia de Campos e com grande esperança na nova ministra ( médica), aqui vos deixo esta pérola, dita hoje em Leiria :


" Ana Jorge escusou-se também a comentar a posição dos enfermeiros, que admitem abandonar as USF se os incentivos atribuídos à classe não forem iguais aos dos médicos.

"Veremos o que vai acontecer na próxima semana na discussão com os parceiros", disse, sublinhando que "profissões diferentes terão de ser diferenciadas por isso mesmo".

Eu já tinha escriti neste blogue, no dia em que ela foi nomeada que desde o 25 de Abril de 74, nunca nuhum ministro da saúde médico foi "bom " para os enfermeiros... Confirma-se.
 
só quero deixar aqui dois tópicos:

1- É lógico que um médico tem de receber mais que um enfermeiro, independentemente do valor salarial que estamos a falar (isto para um médico e enfermeiro no mesmo escalão, a trabalhar o mesmo número de horas)

Alguém é louco o sufiente para discordar deste tópico 1? Bem me parecia, então pq é que os incentivos n podem tb ser maiores para os médicos?
 
Não consigo ver lógica nesta frase???: "É lógico que um médico tem de receber mais que um enfermeiro"

Só a lógica da desigualdade de direitos...ou não trabalham todos mais ou menos o mesmo?...
 
...se os incentivos tiveram por base uma percentagem do vencimento...

Agora, será que os incentivos deverão ser pagos á percentagem, ou, por outro lado, deveriam ter um valor fixo?

Esta, é que me parece, deva ser a discussão.

Bom dia
Teixeirinha
 
O Dr Cunha Ribeiro, só errou numa coisa: Foi ter ao seu lado em Lisboa alguem que era Licenciado em Medicina com ramificações na enfermagem e que pensou que podia organizar como bem entendesse o PH em Portugal.Esse braço direito ao não ter fornecido os protocolos das siv á ordem dos médicos deu um tiro no próprio pé e acabou por ser triturado pela ordem.
É pena porque o Dr Cunha Ribeiro merecia mais por aquilo que desenvolveu no INEM
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!