sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Os incentivos das USF's: a anedota!


A polémica que envolve os incentivos das Unidades de Saúde Familiar (USF) é muita. Médicos e Enfermeiros reivindicam os "aliciantes" remunerativos...

Os valores propostos pela tutela no Projecto de Portaria dos Incentivos do Ministério da Saúde, são anedóticos no que diz respeito aos profissionais de Enfermagem.
O proposto (valores máximos) ronda os 7 a 8 mil euros aos Médicos por mês, e 3500 euros ao Enfermeiros por ano! Além disto, os incentivos dos Enfermeiros estão condicionados ao facto da USF ter ou não direito a incentivos institucionais...!!

Os tais incentivos instituicionais dependem dos... Médicos. Tudo claro até agora?
Mas há mais. Embora a Portaria preveja um máximo de 3500 euros/ano para os Enfermeiros, estes nunca receberão mais de 50% desse valor (por ano!). O "bolo monetário" disponível para a Enfermagem assim o dita. Ou seja, mensalmente, os Enfermeiros nunca receberão mais de 140-150 euros!!
a
Os médicos, esses, estão (sempre) queixosos, como habitual. O Sindicato Independente dos Médicos afirma que "aos médicos, esses malandros que já ganham tanto sem nada fazer, só se propõem incentivos institucionais, reservando para enfermeiros e administrativos os incentivos financeiros". Mas ainda guardam espaço para a maledicência pública numa clara alusão a uma determinada classe profissional (qual será?): "A tentação dos fracos em subir pelas costas dos médicos não mudou"...
a
Está tudo dito. O "senhor" que se segue é a negociação da carreira de Enfermagem. As intenções da tutela vão no sentido de manter salário de bacharel, mesmo depois da sua criação, implementação e respectivo reposicionamento dos Enfermeiros na mesma! Isto numa primeira fase, depois, logo se verá...
a
A ser mantido este rumo da conjuntura geral, parece que vamos ter de enveredar pela estratégia finlandesa...

Comments:
"os médicos, esses malandros que ganham tanto sem nada fazer"

Se me dissesse isto na cara, sem ser na internet, o seu refúgio natural, íamos ter problemas
 
Se for necessário protestar devemos fazê-lo. Tenho reservas se nos irão pagar com licenciados e como vão compensar as horas de qualidade, se é que vão compensar...
Estejamos unidos.
 
Mais do mesmo portanto...quando é que isto mudará?...
 
Mais do mesmo portanto...quando é que isto mudará?...
 
Incentivos para trabalhar é estar a gozar com milhares e milhares de Portugueses desempregados.
 
Essa guerra foi perdida no dia em que os Enfermeiros aceitaram fazer parte das USFs. a trouco da "cenora" das 42h, como se de um incentivo se tratasse.Se trabalhas mais, tens direito a ganhar mais! Lógico!

Teveram uma boa oportunidade de nogociação quando da sua formação, pois a lei obrigava a ter Enfermeiros. Assim se os srs. drs. queriam USFs, então teriam que ter Enfermeiros, e se queriam Enfermeiros então que lhes dessem "incentivos" (palavra muito usada pela classe médica para trabalhar. Ai sim ele iriam pensar melhor e partiriamos todos ao mesmo nível.
Pois é, foi uma das melhores oportunidades dos últimos tempos!!
Já diz o ditado: "Chorar pelo leite derramado.."

Quanto à carreira de enfermagem e o valor do nosso ordenado: REVOLTA PRECISA-SE !!
TEMOS QUE BLOQUEAR A SAÚDE EM PORTUGAL!
Também nós trabalhamos muito e precisamos de "incentivos" para fazer mais(SE AINDA CONSEGUIRMOS FAZER MAIS DO QUE JÁ FAZEMOS..)

Um abraço colega DoutorEnfº
 
Parabéns por mais um excelente post a fazer transparecer a realidade com que nos deparamos...

Enfim, os nossos sindicatos continuam na penumbra e...a nossa OE vai ajudando...

Tudo simples, tudo fácil...para quem dirige a nossa classe. Estão bem na vida e isso é que importa. Muitos irão para a reforma a curto prazo e com valores chorudos na certa.

Os outros, ou seja, nós, que se *****

É revoltante isto!!!!

Saudações
 
Caro colega!
Um amigo Enfermeiro disse-me ontem que numa reunião com o SEP o informaram que até março todos os concursos para Enfermeiros Especialistas poderão ser abertos. A partir de abril não haverá mais concursos para Especialistas nas várias áreas de Enfermagem!!!...
Sabe alguma coisa sobre isso?
Já consultei os sites dos vários sindicato se não descortinei nada...
Esta informação que ontem me foi dada apanhou-me desprevenido!|

Cumprimentos,

ENFERMAGEM XXI
 
Isto cada vez mais me enoja.

Não entendo porque motivo os educadores de infância e os professores primários, à medida que fizeram o curso de complemento para serem licenciados

Ingressaram automaticamente na carreira de técnico superior.

E os enfermeiros continuam a serem remunerados como simples técnicos.

Está na hora de dizer BASTA!!

Temos de deixaram de fazer as "grevezinhas" de um único dia, e começar a fazer PARALISAÇÕES de 8 dias, 15 dias um mês.

É preciso abanar o sistema, é preciso que as pessoas percebam que
somos sangue, suor e lágrimas do sistema de saúde, QUE SOMOS A SUA ESSÊNCIA.

É PRECISO GRITAR BEM ALTO: ESTOU FARTO, FARTO!!

QUEREMOS JUSTIÇA, APENAS JUSTIÇA.
 
Caro colega Enfermagem XXI,
esse assunto é "delicado", até porque a OE, como deverá ter conhecimento, pretende alterar a estrutura formativa e certificação dos Enfermeiros Especialistas.
Também, com a perspectiva da entrada em vigor de uma nova carreira de Enfermagem, o rumo da situação poderá ser alterado.
Aguardemos.
 
Ok, vamos aguardar...
No entanto parece que alguns hospitais estão a acelerar as aberturas de concursos (tb já não há mto tempo!).
Isto não augura nada de bom...
Um abraço, obrigado pela atenção e os melhores cumprimentos.

ENFERMAGEM XXI
 
E uma autentica vergonha o rumo que a enfermagem esta a levar e a indeferenca da ORDEM perante os factos, a ordem que se diz ordem e que a sua principal responsabilidade perante a profissao É DAR ORDEM!!! é quem mais desordena... acho que ja chega de incompetencias e comessem se a organizar e pensar um pouco mais na classe que precisa de se dar ao respeito, se nos parar mos a saude em portugal PARA!!! Ja ha licenciados ha 8 anos e ha 8 anos que somos desrespeitados se a carreira sair e se continuar mos a receber o mesmo e se nao fizer mos nada.... (nem vou escrever o que acharei disso porque iria ser mal educado!!!) Acho que ja chega de sermos indiferentes, andamos a ser gozados por toda a sociedade e nao nos darmos ao respeito... Apartir do momento que a ordem assume que existem enfermeiro a trabalhar a 2,3€ a hora e que alguns ate de borla trabalham... esta tudo dito nao pelos colegas que se sujeitam porque precisam mas pela classe DESORDENADA que ja se sujeita a tudo!!! Tao simples quanto isso um enfermeiro para prestar cuidados tem de ter aquele cartao do qual e alugado por 7.5€ ao mes, ora a ordem deveria estipular um valor de honorarios minimo para a prestacao de cuidados em portugal! Pronto tao simples que comecavamos a ser logo mais respeitados!!!
Em relação a carreira e as remunerações estou perfeitamente de acordos de parar o tempo que for preciso e a estrategia Filandesa é realmente uma alternativa!!!
Porque receber o mesmo que recebe um vendedor de sapatos e que a unica responsabilidade é de falhar o numero do cliente é completamente diferentes de ser o "Bode espiatorio" de todas as "Locas" da saude no nosso Pais e "assumir" essa responsabilidade requer honorarios muito superiores!!! Isto para nao falar que ate cuidamos de doentes com Saber, Saber Fazer e Saber Ser ENFERMEIRO
E mais acho que nao preciso de dizer, e tenho pena se a nossa bastonaria nao vir estes comentarios de desagrado tristeza e preocupação, talvez fosse mais produtivo do que ir para a SIC utilizar adjectivos inexistentes para camuflar opinioes inexistentes!!!
 
Vergonhoso...
Só há uma saída...bater com a porta !

O que andam a fazer os enfermeiros que militam nos partidos, sendo mesmo, alguns deles deputados????

Teixeirinha
 
Vale a pena ler:

http://www.jmfamilia.com/images/stories/pdf/Portaria-Incentivos.pdf

Uma leitura rápida, fez com que não entenda os valores «postados» no Doutorenfermeiro...

Opinem.

Teixeirinha
 
Os Enfermeiros que militam em partidos não podem mudar as metalidades dos enfermeiros....
70% de abstenção......
Irregularidades escandalosas nas eleições .....
E apenas houve uns coitadinhos que se queixaram e queixas dos 2 candidatos derrotados....
Não se quiexem! Deitem-se na cama que fizeram.......
 
Não é preciso ir à Finlandia, para encontrar modelos de luta.
Podem pedir um exemplar da greve de enfermagem em 1976, em Portugal ao Sindicato dos Enfermeiros da autoria de José C. Azevedo e lá encontram como eram diferentes as lutas numa altura em que nem sequer estava autorizada a greve para a saúde.
Enquanto houver prestação de cuidados mínimos, que é o trabalho normal dos enfermeiros, não vale a pena pensar em greves.
E se os enfermeiros estão à espera que outros lutem por eles, é melhor esperarem sentados porque vão ter de esperar muito.
 
Estratégia Finlandesa.....JÁ TARDA
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!