terça-feira, fevereiro 05, 2008

(Evolução das) Remunerações dos Enfermeiros...

(Clicar na imagem para ampliar)

Em virtude de estarmos próximos (esperamos nós!) da negociação no âmbito da implementação nova carreira de Enfermagem, deixo à vossa disposição um pequeno "estudo" de pesquisa relativo aos salários dos Enfermeiros (um pouco por todo o mundo) comparativamente a várias classes profissionais (Dentistas, Engenheiros, Médicos e Professores). Todos os salários são valores médios.

Como podem constatar, as remunerações dos Enfermeiros são na generalidade (as mais) baixas.

A título de curiosidade, deixo-vos também a tabela salarial da carreira docente (básico e secundário - 2008) para comparação (clicar na ampliar).

No entanto, e como é possível observar no quadro seguinte (clicar para ampliar), foram também os Enfermeiros que registaram a maior subida salarial dos últimos 20 anos. Ainda assim, continuamos a ser a classe o retorno económico mais reduzido.

Em Portugal, aguarda-se agora novo enquadramento salarial (e não só!), consequência do "renovado" perfil académico dos Enfermeiros.

Existem vários sites internacionais, onde é possível simular o salário da cada grupo profissional em determinado país. Estas simulações servem de orientação global, o que auxilia a gestão dos respectivos honorários (em valores médios).


Comments:
Analisados os gráficos, entendo mais preocupante a diferença entre o salário dos Enfermeiros e outro licenciados em Portugal...acho Inadmíssivel e entendo que devemos ser intransigentes a negociar.

Relactivamente á comparação com outros países....são outras realidades.

Um ahhhhhhhhhh..para a Finlãndia.
Tanto progresso e os homens ganham mais do que as mulheres?
Estamos no Sec.XXI...pensava eu que já não havia escravatura.
Francamente...

Teixeirinha
 
Reparo também, que, no quadro, sempre que se compara o salário do Enfermeiro com outro licenciado,seja em que país for, ficámos a perder.
Porquê esta realidade?

Doutorenfermeiro, do alto da sua experiência, pode judar-nos a perceber esta realidade?
Obrigado


Teixeirinha
 
Desculpem lá, mas quem vai negociar a nova carreira da Enfermagem e respectivas remunerações?!

Os sindicatos que temos de momento?! É de rir, uma vez que cada um só pensa no seu umbigo, por enquanto...

Vai ser negociado sim, mas não irá evoluir muito. Não acredito na equiparação da nossa remuneração à de licenciatura... E penso que nem o governo quer tal, visto só se tornar um prejuízo. Se já andam a cortar nos orçamentos, como será depois disto?!
 
A equiparação a tecnicos superiores penso que é justa e merecida, até porque há um compromisso do governo ps do Guteres. depois se conseguirmos negociar agora, até final do ano, vamos conseguir ter mais poder de argumentação e porque as eleições são em 2009. Depois porque o grande cavalo de troia deste governo, o deficit, está controlado.

è uma questão de justiça
 
temos de ser optimistas e pensar que estamos a evoluir apesar de ainda não sermos reconhecidos pelo nosso real valor. Chegaremos lá
 
Estimados,
Tal como o colega psikiatrices escreveu:
- é uma questão de justiça.

Cumpram-se pois os preceitos legais (mundo dúbio e muito pantanoso...).
 
Os técnicos superiores de saúde tradicionais vão por certo efectuar pressões para que a Enfermagem não seja também incluída nesta categoria pois desta forma o "bolo" vai ter de ser repartido por mais elementos. No entanto não podemos vacilar na defesa de um direito que há muito já nos devia ter sido reconhecido, que é o de sermos remunerados atendendo ao nosso grau académico.Os nossos detractores podem alegar que a Enfermagem é uma profissão de segundo plano e vociferar outras ignomínias mas o que conta são os predicados objectivos;e aí estamos em pé de igualdade , somos todos licenciados e é nisso que devemos insistir. O resto que se disser é apenas diversão!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!