sexta-feira, março 28, 2008

Enfermeiros no pré-hospitalar - Duarte Caldeira e o paranormal!

É por isto e por outras coisas que gosto de viver em Portugal. É porque existem "sumidades" como o ilustre Duarte Caldeira (presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e conhecido anti-Enfermeiro) que fazem com que o nosso país evolua (erradamente) no âmbito da emergência pré-hospitalar!

Este senhor (que gosta de tratar os Enfermeiros por "iluminados") anda por aí a mandar uns soundbites acerca da criação da figura do paramédico em Portugal.

Estou certo que o Duarte Caldeira (DC) percebe muito de mangueiras, incêndios, extintores e escadas telescópicas, estas sim, as verdadeiras vocações dos bombeiros, mas... deixemos a emergência para quem sabe!
a
O "pistoleiro" (assim conhecido por alguns) fica incomodado quando se afirma que o INEM deveria ser, em exclusivo, a entidade de regula a emergência médica em Portugal.
Quem mais deveria ter essa competência? Os bombeiros, não? Pois claro!
a
O INEM é um adolescente com 25 anos, que ainda está aprender com os seus erros, mas que um dia há-de ser um grande senhor. Ainda é possível apontar alguns defeitos, como uma cobertura ainda não adequada a 100%, mas lá chegará!
a
Mas voltemos ao busílis da questão: a criação dos paramédicos!
Numa entrevista ao jornal de Notícias, DC afirmou: "É hora de evoluir para a figura dos paramédicos!" Está na hora sim senhor, mas é de ter cultivar bom-senso!
Segundo o mesmo, estes (os tais paramédicos) teriam "competências mais alargadas" que os actuais Tripulantes de Emergência (TAE)!
Estes "para-remendos" surgiram em muitos países (neste momento perspectiva-se a inversão deste fenómeno) fruto de uma carência de pessoal especializado como Médicos e Enfermeiros.
a
Em Portugal, actualmente, existem Enfermeiros q.b. para evitar esse caminho (seria nivelar por baixo). Quando temos profissionais habilitados disponíveis, para quê formar uma nova classe para remediar? Ridículo! É lógico que se temos cabedal, não queremos uma imitação de plástico!
A Ordem dos Enfermeiros, que mantêm o blackout acerca desta questão (emitiu uma vez um enunciado de posição relativo ao pré-hospitalar, que pautou pela indiferença de certas pessoas e insituições!), têm aqui uma boa possibilidade de mostrar aos Enfermeiros a sua exigência na dimensão da qualidade nos cuidados de emergência, a sua vontade em criar emprego, alargar as competências dos Enfermeiros e aumentar a sua visibilidade científica, técnica e social! Mais uma prova de fogo!
a
Última hora: Há momentos (este post já estava escrito), foi publicado no site da Ordem dos Enfermeiros a seguinte press release (congratulável e merecedora de uma leitura atenta, embora ainda não seja objectiva sobre a questão dos "paramédicos"):
a
"A Ordem dos Enfermeiros (OE) reuniu hoje, 28 de Março, com o Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Dr. Abílio Gomes. No encontro estiveram presentes, em representação da OE, a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária, o Enf. Jacinto Oliveira, Vice-presidente, e o Enf.º Júlio Branco, Secretário do Conselho Directivo.
Além da apresentação de cumprimentos pelos órgãos sociais recentemente empossados, a reunião teve como objectivo apresentar ao Dr. Abílio Gomes as principais preocupações da OE relativas à organização da Emergência Pré-hospitalar, bem como o papel que os enfermeiros devem assumir nesta área.
Num clima de grande cordialidade, foram abordadas questões como o mapa nacional de meios de socorro pré-hospitalar, a existência de meios técnicos diferenciados que não são devidamente utilizados por inexistência de recursos humanos, e a necessidade de retomar a constituição de uma «bolsa» de técnicos de saúde qualificados para intervir em situações de catástrofe.
A Ordem dos Enfermeiros abordou ainda algumas questões espelhadas na Tomada de Posição sobre a actuação dos enfermeiros na Emergência Pré-hospitalar, como seja o acompanhamento do doente e a prestação de cuidados desde o local da ocorrência até à instituição hospitalar. A OE sublinhou, junto do Presidente do INEM, que zelará pelo escrupuloso cumprimento dos princípios defendidos nessa Tomada de Posição.
O Dr. Abílio Gomes, mostrou-se sensibilizado com a preocupações transmitidas pela Ordem dos Enfermeiros. De acordo com as suas palavras, os enfermeiros são parceiros fundamentais numa área em que é fundamental articular os vários actores.
O Presidente do INEM referiu ainda que conta com o contributo da OE para a definição de um Plano Estratégico Nacional para a Emergência Pré-hospitalar, instrumento fundamental para o sucesso da intervenção nesta área.
"

Comments:
os enfermeiros são mesmo iluminados

e gostam de ser quando fazem cursos aos bombeiros para substituir
parteiras e não só parteiras ... (enfermeiros do norte , e não digam que a ordem não sabe póis há elementos que pertencem aos orgãos da
ordem do norte a fazê-lo .portanto colegas a culpa continua a ser nossa continua-se a estragar a nossa profissão pelo dinheiro ? prestigio ?Há muitos iluminados...
 
Eu cá só digo uma coisa: CADA MACACO NO SEU GALHO!

Onde já se viu um bombeiro ter a formação de um enfermeiro?!

Ok, falam de prática... Pois o bombeiro no inicio da sua profissão também não a tinha...

Falam de teoria?! O curso de Enfermagem fornece o básico, tal como qualquer outro, mas pelo menos é o básico..

Já os bombeiros nem o básico.

Então vou lá eu contactar o INEM para uma emergência e aparece-me uns bombeiros que nem monitorizar sabem?!?!

Esse Sr. dos Bombeiros sabe-a toda.. Se fosse por ele, queria controlar o INEM, não?! lol..

Já disse, cada macaco no seu galho...
 
Boas!
Tenho todo o respeito pelos bombeiros, mas quem nunca os viu trabalhar em situações de acidentes (p ex.)é bom que saiba como funcionam. Um dia depois dum acidente de viação colaborei com os bombeiros, nisto diz-me um assim (a respeito de uma imobilização): não é assim que se faz!! E eu cansada de trabalhar em intensivos disse: ai não??? Então já que o senhor é tão bem formado faça para eu ver como é! O bombeiro lá se redimiu e fez o que lhe competia assim como eu. Moral da história: realmente vê-se cada coisa..."cada macaco no seu galho"!!!!
 
Então inversão? E os EUA? É sem dúvida o país mais evoluido do mundo no ph e o que na rua? PARAMÈDICOS!!! Ai se ve o papel do enf no ph...nenhum!!! Tanto medo!!!
 
O facto de estarmos a discutir este problema de bombeiro sim, bombeiro não já é um avanço que a lógica aponta.
Os Médicos preferem os paramédicos. Não me peçam para dizer porquê. Puxem pela cabeça que alguma coisa vai sair.
Se os bombeiros não são paramédicos, faça-se uma caldeira à Duarte Caldeira (que não está só, pois o INEM é que dá certa formação aos bombeiros e o INEM é controlado, ainda e mal, por médicos) e transformem-se em paramédicos.
O problema de fundo é se os Enfermeiros estão nalguma área da saúde por direito próprio, ou porque os médicos não querem estar aí, onde os enfermeiros estão.
Esclarecido este problema, e não vemos por quem, pois a OE não tem cabeças pensadoras (problema principal e de difícil solução),tudo o mais vem por acréscimo.
Os enfermeiros são hoje licenciados, um pouco por mérito e esforço de alguns lutadores, outro pouco para dar outra feição aos cuidados de saúde, sobretudo os primários, onde lhes reservam, os médicos, o papel de auxiliares de consultório no dizer desse portento Dr. Pedro Nunes, bastonário da OM a propósito dos assédios dos hetrosexuais.
Ora quem tem de intuir isto são os enfermeiros.
Mas para intuição se dar é preciso algumas permissas em conjugação.
Ora, se nas escolas os professores não permitem permissas, isto é; não sabem o que é a enfermagem, porque o pouco que alguns sabiam já esqueceram, por falta de treino (lá dizia o romano: usa e serás mestre) eles não usam e não são mestres, embora vivam disso.
Não são os mesmos teóricos vazios que dizem que os cursos não reciclados não produzem os fins para que foram criados?
Enquanto não os empurrarmos para o teatro das operações para que lhes seja passado o certificado de garantia de qualidade, não há solução para muitos problemas porque eles são genéticos. Ora se estivermos atentos ao que a UP tem descoberto a partir dos genes; se as escolas de enfermagem estão a ser encostadas às universidades, para melhor as dominarem, vamos descobrir a génese dos nossos males; falta de diversificação dos campos de acção, como se só houvesse hospitais; como se o curso fosse omnisciente e bastante por si e em si para o exercício da profissão; como se os princípios científicos estivessem vedados aos enfermeiros, ou tenha de ser caucionados pelos médicos. Eles pensam que sim, porque os nossos Ordenadores, são uns Demiurgos de trazer por casa, também não fazem ginástica mental e por via disso vão embrutecendo, naquilo que já tiveram e donde se exclui, obviamente, o que nunca tiveram.
à medida que a mente universitária enforme as cabeças que nos orientam e o servilismo doentio deixar de ser prática dos que nos "ensinam" (ler fazem de docentes), não há raio de bombeiro nenhum que se atravesse a fazer as nossas funções.
Nessa altura já temos os enfermeiros a ocuparem os lugares a que a natureza das suas funções dá acesso e direito próprio e não por intrepostos terceiros. Nessa altura até o INEM deixa de ser o Cristo ressuscitador, como estão a pretender que seja e passa a ser totalmente da responsabilidade dos enfermeiros, nomeadamente orientado da cúpula à base, por enfermeiros.
Mas para que isto seja possível e real é preciso que os enfermeiros acreditem no que são e tenham vontade para o imporem ao Povo.
Gardingo
 
Mais do que nunca está na hora de definir o ACTO DE ENFERMAGEM.

Assim que isso seja feito, não haverá espaço para que surjam "outros" a reclamar como sendo seu aquilo que habitualmente é feito pelos enfermeiros.

NEL.
 
Logicamente que o Caldeira está interessado na constituição de uma nova classe profissional. Sou enfermeiro e TAS e, já quando fiz a minha formação de TAS havia um projecto de formação para uma espécie de bacharel em PH ou algo do género, segundo me disse o coordenador do curso. Ora não é preciso ser-se muito inteligente para ver que pelo menos 3 anos de formação iriam dar muitos tachos (ou caldeiras se preferirem) a alguns docentes e formadores. Poucos é óbvio, caso contrário o tacho esgotar-se-ia rapidamente...

O Caldeira que se reduza à sua insignificância e que cumpra com a palavra dele de não se recandidatar a Presidente da Liga dos Bombeiros e, consequentemente da Escola Nacional de Bombeiros, tal como referiu nas últimas eleições. Imagino que a tentação seja grande, já que emprego com cerca de 2500€ por mês, carro e telemóveis não surgem todos os dias.

Quanto à OE tem a obrigação de se impôr e com a atitude correcta poderá levar milhares de enfermeiros a apoiar. A especialidade em Urgência/Emergência ou mesmo em PH poderiam ser opções.

Saudações
 
Enfermeiros no PH?? Além do Urinol e da arrastadeira ( com todo o respeito), não vejo mais nenhum equipamento que possam usar com mais competência que um técnico.. Já agora, um enfermeiro nasce sobredotado?? Porque motivo não poderia um comum cidadão poder formar-se e desempenhar uma função especifica em PH? Por falar nos TAE.. a realidade é que é uma formação de curta duração, 360h TAS + 40h Condução + 10h DAE. Agora pergunto eu, quantas horas tem um curso de enfermagem viradas para o PH. Meus senhores concordo plenamente com a ideia de " CADA MACACO NO SEU GALHO", deixem o Pré-Hospitalar e fiquem no vosso lugar.. a desempenhar a função para que tem formação.. Nunca viram nenhum TAE a querer fazer uma cama no hospital..!?(não têm formação)" CADA MACACO NO SEU GALHO",nunca viram um TAE a querer fazer higienes de doente..!..!?(não têm formação)" CADA MACACO NO SEU GALHO" nunca viram um TAE a colocar uma arrastadeira?? ao contrario de vossas excelências não têm formação.. Portanto senhor enfermeiro, preocupe-se com a sua função que tanto respeito deixe-se estar no meu galho e não tente saltar para outros que não lhe dizem respeito.

A eliminação deste comentário só mostra a sua falta de humildade e receptividade ás opiniões dos leitores!!
 
O anónimo das 6:37 PM, ou é ou faz-se.
Ouviu dizer umas quantas coisas acerca da enfermagem e já se julga capaz de avaliar um enfermeiro.
Não há nada que justifique, neste momento que haja aprendizes de feiticeiro a fazerem mezinhas a transportarem os doentes ou sinistrados de qualquer maneira, porque ninguém lhes pode exigir mais.
Numa situação de crise ou penúria de técnicos devidamente credenciados, ainda se justificaria recorrer a técnicos feitos a martelo, que de técnicos só têm mesmo a cabeça de martelo.
Vêm estes ignorantes, no sentido mais puro e genuino do termo, abusar da bondade dos enfermeiros, lembrando-lhes a arrastadeira e acessórios. Se a sua cegueira lhes permitisse ver que até para mexer na merda de um cidadão doente é preciso ter altas qualificações, pois no acompanhamento das doenças as características da merda (enquanto produto residual) são um dado importante. São dados muito importantes. Esquece que observar as fezes, colocar uma arrastadeira a doentes muito especiais só dignifica quem o faz.
Mas depois no processo de despejar a arrastadeira tanto pode ser um TAS como um MEDAS, como, e porque não(?) um enfermeiro legítimo.
Este Zé pacóvio ouve os enfermeiros que não conhecem o direito consuetudinário lamentarem-se de não poderem receitar medicamentos e não entende que isso são forças de expressão, meramente retóricas, pois os enfermeiros podem receitar isso e tudo o mais desde que sibam por que o fazem e em defesa da vida dos doentes.
A caldeirada que Duarte Caldeira está a tentar, não faz sentido, com a mão-de-obra altamente qualificada, como são os enfermeiros, disponível.
Esta ideia só existe, porque infelizmente há enfermeiros que renegados, renegam a sua profissão e não a respeitam prestando-se a transmitir conhecimentos a ignorantes que somente vêem os enfermeiros através da merda que lhes refluiu para a massa cinzenta, parcialmente substituída.
Esta ideia da merda não foi nossa, foi de quem trouxe à colação a arrastadeira. Mas já que estamos em presença de pensadores de merda que emitem juizos com o valor e marca da origem, queremos avisá-los que os enfermeiros não estão a brincar nem a divagar quando dizem categoricamente que com Ordem ou Desordem, vão começar a defender o que é seu, por direito próprio.
O Caldeira perdeu muito tempo na pesca e vai ter de comer sozinho a caldeirada.
Colegas cultivem a capacidade de se revoltarem com alarvices como as deste anónim das das 6:36PM
Gardingo
 
Não sei se o anónimo das 6:37 merece resposta pois tal é a sua ignorância que duvido que vá compreender o que lhe vai ser dito de seguida mesmo assim vou perder tempo para lhe responder uma vez que este comentário sem resposta pode atrair outros do mesmo calibre...

Explique-me uma coisa.

O que julga que é o pré-hospitalar?

-Saber guiar uma ambulância?

-Não necessitar de GPS para encontrar o local de onde foi feito o pedido de ajuda?

- "Catrafiar" com a pessoa num plano duro porque diz que se sentiu mal há cerca de uma hora e caiu mas agora está a falar em pé?

- Ou saber ver "umas tensões"?

Em primeiro lugar, para perceber minimamente quando diz que o lugar dos enfermeiros é no hospital e que qualquer técnico pode igualar a formação de um enfermeiro ( e já nem falo do leigo pois isso só lhe confere um grau de ignorância ainda maior relativamente ao que comenta) diga-me que competências julga que deve ter um profissional devidamente habilitado para exercer no pré-hospitalar (doravante PH)?

- Anatomia e Fisiologia?
Os enfermeiros já o têm e olhe que o somatório de só esta cadeira/disciplina dar-lhe-ia para fazer um curso de completo de TAS com a condução e a formação de DAE.

- Técnicas e procedimentos de enfermagem? Também já o temos.

- Farmacologia? Também já temos( e esta era outra que lhe dava para outro curso completo ou mais se lhe juntarmos a bioquímica necessária para a sua completa e fundamentada aprendizagem)

- Fisiopatologia? também já temos ( e se aqui incluirmos os conhecimentos abarcados em cadeiras como Enfermagem médico-cirúrgica, especialidades e outras como pediatria, psiquiatria, ou com outras, nem lhe sei dizer para quantos cursos de TAS isso daria).

- Primeiros Socorros (com SBV)? Se não todas quase todas incluem o SBV e os primeiros socorros , dos quais tanto alarido faz e que praticamente é a única coisa que está habilitado a fazer, pense só fazemos isso numa cadeireca...

- Isto para só falar na parte teórica porque depois vêm os estágios ou ensaios clínicos ( que embora não acredite mas isso que referiu que os enfermeiros fazem não corresponde a sequer 10% do tempo dispendido no total do turno por doente, se contarmos que é o enfermeiro que faz isso porque aí vai ver que a percentagem cai a pique).


- Para não falar nas disciplinas/cadeiras relacionadas com psicossociologia, antropologia, informática, estatística que provavelmente nem vê o interesse mas se as compreendesse talvez nem tivesse essa forma,eufemisticamente falando, tão "áspera" de se dirigir a quem quer que fosse, assim como ganharia noção do rídiculo em que cai ao expor a ideia no seu, chamemos-lhe assim, texto, de poder comparar a sua possível formação com um enfermeiro. Sabe porque lhe digo isto, e referiu que os enfermeiros não nascem sobredotados, verdade, mas ao tornarem-se enfermeiros já o são em relação a qualquer possível técnico ou bombeiro porque tiveram mais formação que ele.

Mesmo sem fazer algumas cadeiras complementares para poder ser um profissional devidamente habilitado no Pré-hospitalar ( e já lhe falo de apenas duas ou três para não ficar ainda mais envergonhado) os enfermeiros já o seriam mais habilitados para lidar com bem mais situações que qualquer TAS, é que o pré-hospitalar não é só trauma...

Bastaria um curso de SAV e um de Trauma que envolvesse manobras de desencarceramento e afins e aí o enfermeiro seria realmente um deus comparado ao que uma mente limitada como a sua preconiza o que deve ser um profissional habilitado para o PH.

Agora pense comigo, e estou-lhe a falar na situação de contribuinte e não como enfermeiro, porque é que é que o Estado, ou qualquer outra entidade, precisará de gastar mais dinheiro a fornecer instalações, pagar aos instrutores/professores, criar mais uma profissão( daqui a pouco um utente vê uns 87 profissionais diferentes desde que decide recorrer a um serviço de sáude até à alta...lolol), se até existem enfermeiros no desemprego(com a formação que lhe referi), já existe um curso que só necessita uma graduação ( e olhe que eu julgo que para ser realmente competente no PH não chegaria metade do que lhe disse ou nem dez vezes aquilo que pode pensar ser suficiente) que é o de Enfermagem. Perder tempo e gastar mais dinheiro ao Estado e por conseguinte a todos nós?

Não obrigado! E se você for inteligente e tiver amor à sua Saúde e dinheiro preferirá um enfermeiro e dirá o mesmo que eu e qualquer um...
 
Assim está melhor ó Magistral Estratega. Vamo-nos a eles; a razão está com os enfermeiros!
Gardingo
 
O anónimo das 6.37h disse:

"Enfermeiros no PH?? Além do Urinol e da arrastadeira ( com todo o respeito), não vejo mais nenhum equipamento que possam usar com mais competência que um técnico...(...) Nunca viram nenhum TAE a querer fazer uma cama no hospital..!?(não têm formação)" CADA MACACO NO SEU GALHO",nunca viram um TAE a querer fazer higienes de doente..!..!?(não têm formação)" CADA MACACO NO SEU GALHO" nunca viram um TAE a colocar uma arrastadeira?? ao contrario de vossas excelências não têm formação..."

Como não tem formação para saber o que é uma arrastadeira, V. excelência usa-as para tomar o pequeno almoço!!!!

Como não tem competências para saber o que é um urinol, V.Excelência usa-o para guardar o sumo que tanto aprecia!!!

Como não tem competências para reconhecer os resíduos alimentares que normalmente vem nas fraldas V. excelência, confunde-os com brindes de chocolate e incapaz de resistir saboreia-os languidamente!!!

Como não tem competências para fazer uma cama, V.excelência prefere a pocilga, onde o mato é mais macio!!!

Uma coisa é certa pelo menos tem uma competência, que é reconhecer que não tem competências.

Já agora fica a saber que TAE é sinónimo de TOTÓ ARMADO EM ESPERTO.

NEL
 
Ou

Técnico
As
Escuras


Saudações
 
Caro Gardingo. "Assim está melhor2? Eu estive sempre bem ... lol

Foi como já havia dito e referido anteriormente, não dei a ênfase que deveria ter dado àquela parte do texto, mas disse-o e como referi... no post original defendo a mesma linha de pensamento de que fui "criticado" lol.

http://saudeeportugal.blogspot.com
 
"O anónimo das 6.37h disse:

"Enfermeiros no PH?? Além do Urinol e da arrastadeira ( com todo o respeito), não vejo mais nenhum equipamento que possam usar com mais competência que um técnico...(...) Nunca viram nenhum TAE a querer fazer uma cama no hospital..!?(não têm formação)" CADA MACACO NO SEU GALHO",nunca viram um TAE a querer fazer higienes de doente..!..!?(não têm formação)" CADA MACACO NO SEU GALHO" nunca viram um TAE a colocar uma arrastadeira?? ao contrario de vossas excelências não têm formação..."

Como não tem formação para saber o que é uma arrastadeira, V. excelência usa-as para tomar o pequeno almoço!!!!

Como não tem competências para saber o que é um urinol, V.Excelência usa-o para guardar o sumo que tanto aprecia!!!

Como não tem competências para reconhecer os resíduos alimentares que normalmente vem nas fraldas V. excelência, confunde-os com brindes de chocolate e incapaz de resistir saboreia-os languidamente!!!

Como não tem competências para fazer uma cama, V.excelência prefere a pocilga, onde o mato é mais macio!!!

Uma coisa é certa pelo menos tem uma competência, que é reconhecer que não tem competências.

Já agora fica a saber que TAE é sinónimo de TOTÓ ARMADO EM ESPERTO.

NEL"

Espero que este cromo não seja Enfermeiro...
Desculpem mas assim não vamos a lado nenhum...
Por amor de deus...

Abraço aos verdadeiros Enfermeiros!
 
A questão dos paramédicos já é antiga no seio dos Bombeiros. Já é uma luta pela sua implementação em portugal por este senhor (que se orgulha em nos insultar).
A formação como se sabe move dinheiros. Passar dos actuais cursos de dezenas ou duas centenas de horas para cursos de várias centenas de horas iria proporcionar €€€€. É facil especular para quem iria ministrar esse potencial curso e os dividendos que iria dar.

Quanto ao comentário do anonimo das 6.37, perde credibilidade pela sua ignorancia sobre a enfermagem, o que significa e o que faz!
Subscrevo as palavras do colega Gardingo e Magistral

Está na altura de separar as águas.
 
O anónimo das 10.53h PM, disse:

"Espero que este cromo não seja Enfermeiro...
Desculpem mas assim não vamos a lado nenhum...
Por amor de deus..."

Escusa de ficar ignescente, ou ainda arrisca-se a tornar num ignimbrito... e lá se vai toda essa idiossincrasia falaciosa que pretende demonstrar.

Presumo que não tenha digerido a LAVADURA que lhe ofereci!!!

Pois olhe que a água a farinha e os outros resíduos são de qualidade extrema digno de um manjar de um qualquer bacarote!!!

Infelizmente esta é a única linguagem que os da sua laia (TAS/TAE)entendem... ou melhor tem competências para o entender... bom pelo menos a últimas linhas que escrevi.

NEL
 
Convido desde já o anónimo das 6:37 a vir fazer um turno comigo, a ver se descobre o que é que um enfermeiro faz de verdade! Além disso, o tom com que fala de urinóis e arrastadeiras, vê-se mesmo que não percebe nada de AVD'S e não sabe que a eliminação é uma delas! Pelos vistos, não sabe que todo o nosso trabalho tem fundamentos científicos! Para a próxima, não comente aquilo que não sabe, que é o que as pessoas inteligentes e moderadas fazem!

Sofia
 
"Escusa de ficar ignescente, ou ainda arrisca-se a tornar num ignimbrito... e lá se vai toda essa idiossincrasia falaciosa que pretende demonstrar.

Presumo que não tenha digerido a LAVADURA que lhe ofereci!!!

Pois olhe que a água a farinha e os outros resíduos são de qualidade extrema digno de um manjar de um qualquer bacarote!!!

Infelizmente esta é a única linguagem que os da sua laia (TAS/TAE)entendem... ou melhor tem competências para o entender... bom pelo menos a últimas linhas que escrevi.

NEL"


...
Abraço aos verdadeiros Enfermeiros!
 
Esses iluminados são uns espertíssimos, mas no fundo toda a gente sabe como funcionam, vejam somente esta notícia:

SAP de Vouzela
Pessoas que nos últimos dias têm acusado aqueles serviços de não atenderem casos urgentes. E de chegarem ao cúmulo de obrigar os doentes ou os seus familiares a saírem para o exterior do centro de saúde, e a chamarem as ambulâncias do 112 para os transportar ao Hospital de S. Teotónio, em Viseu.

Tudo rebentou depois de uma queixa, sobre a qual os serviços rejeitam responsabilidades, foi apresentada pela família de uma mulher, de Alcofra, que não foi atendida por problemas de insuficiência respiratória.
A esta mulher disseram-lhe mais do mesmo, ou seja sair do centro de saúde e ligar 112.

Palavras para quê?
eh eh eh,é isso que aprendem no vosso curso
 
Gostava de deixar um comentário, mas li tanta parvoice que nem consigo pensar em mais nada.
Talvez para a próxima.
 
Gostava de deixar um comentário, mas li tanta parvoice que nem consigo pensar em mais nada.
Talvez para a próxima.
 
Olha deviam era vir a minha santa terrinha, o SAP faz melhor, pode chegar um gajo a morrer dentro de um carro, que ninguém sai dos gabinetes, nem enfermeiro nem médico, assim dificilmente alguém mete na rua, e para ligar para os Bombeiros tem que se pagar a chamada, 112, nem é melhor falar
 
Caro Paulo Ferreira...

A acerditar nas notícias que por aí se vêem, todos os bombeiros ou estão bêbados ou têm um raciocínio "lentificado". Não é assim pois não?

Então não cite casos de notícias que na maioria das vezes até estão deturpadas...

Ou então porque não falar de casos em que os bombeiros não entram em contacto com a ambulância SIV disponível porque têm ordens do "comandante" para não fazer ou até por considerarem o enfermeiro um "iluminado" ( obrigado pelo elogio pela parte que me toca pois de facto sinto-me iluminado face aos argumentos usados como arma de arremesso contra a minha Classe) pelo que prestam ao mau serviço ao utente?

Que considerações faz sobre isso?
Ou prefere achar que faz melhor que um enfermeiro numa qualquer situação?

Ter medo é sinal de que sabe o que pode correr mal e ter a ponderação para deixar actuar quem sabe... e convenhamos que não é esse o caso de um bombeiro. Nega-o?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!