sábado, março 15, 2008

Enfermeiros exigem!

a
Os Enfermeiros não acham justo a regulamentação dos ACES - Agrupamentos de Centros de Saúde (depois de publicada)! Exigem outras condições (depois de publicada)! Exigem ser reconhecidos (depois de publicada)!

Comments:
Será que o idiota que fez esse "panfleto exerce as funções de enfermeiro?
Duvido, porque os enfermeiros não falam em conquistas...
A legislação das USF faz anos...enf. chefes lá... dá para !!!para fazer o quê?)
O DL não é proposta é lei e nos ACES a carreira de acesso dos enfermeiros já era,
porque esses idiotas tem muito que fazer...e só depois da publicação é que se manifestam...
Já todos sabiam que ia ser assim, as interessava não fazer ondas...
Dá náuseas.
 
Um dia Bocage passando em frente a uma estátua erigida em honra de Camões , olhou , abanou a cabeça e disse : burro morto cevado o rabo. Quis ele dizer que , tendo Camões vivido a vida de cão que teve , sem condições dignas de sobrevivência , não era com estátuas que iriam colmatar as vicissitudes da miserável vida com que o honraram.
Os enfermeiros andam na mesma...só se lembram de Sta Bárbara quando há relâmpagos e trovões e só se lembram de reclamar...quando não há mais jeito.....Andamos todos a dormir...
 
Post anterior de

MB
 
AHAHAH

Teve piada o SEP agora...

Enfim... Burros adormecidos..
 
Do algo que sei , e desde os primórdios da minha existência (credo....) que aprendi entre outras coisas ....:
Quando se descobre o que se quer , analisa o que se quer , e porque se quer , tem que se definir o COMO se quer.
Há que planear e na base do planeamento .... cronometrar...e ACÇÃO . Quero dizer que o planeamento tem de ter cronograma sob pena de se andar sempre como o cão à volta do rabo e não sair disso.
Andamos há anos a actuar em tempo inútil . Tem piada....depois de sair a Lei é que o SEP descobriu?..!!!! ...

MB
 
Estiveram ocupados em reuniões da CGTP, por isso não repararam.....
 
Gostei de ver as alterações que fez na postagem é bom verificar que apesar do seu ar "sabe tudo" está atento. Parabéns!
 
A questão é que nem todos compreenderam a ironia, daí o acrescento....
 
Grande doutor ! Sempre a ironia ao serviço da Enfermagem. Que delícia. No próximo dia 10 de Junho o Cavaco medalha-o. já merece.
Lanço desde já o repto uma medalha no dia 10 de Junho para o doutor Enfermeiro.
Caso queiram subscrevam com um sms para 707204040
 
Merecia a medalha da enfermagem, no âmbito da luta por melhores condições. Na minha perspectiva é a consciência da enfermagem mais proeminente. Importa protestar e muito! Pois se não o fizermos passamos a imagem que tudo está bem e que estamos disponíveis para novos atropelos.
Com os professores, o governo parece estar de pedra e cal, mas nos bastidores das suas entranhas deve ter dado azo a muitas convulsões.
Veja-se, também, no CHLO colegas, como outros profissionais, em greve nos turnos da manhã.
 
O SEP, deveria fazer uma retrospectiva sobre o seu papel como estrutura, a sua capacidade rendivicativa e poder negocial, o quel peca por ser tardio.

A metodologia de luta não está a produzir resultados visiveis (na minha opinião, ultrapassada) e palpaveis pelos seus associados e classe que representa e defende.

Há que encontrar novas formas de luta, Há que consertar formas de luta.
 
Fique desde já a saber que a lei dos ACES saíu quando ainda estavam a ser feitas propostas, quer de enfermagem, quer dos médicos. A lei saíu sem serem ouvidos os vários sindicatos... inclu´sivé os de enfermagem.
Uma enfermeira
 
É engraçado ??? o sistemático esquecimento do que em todas as matérias aqui expostas neste blog, anda a fazer o SE do sr Azevedo...
 
Por falar em SEP , e perdoem-me a minha possível ignorância , gostaria que alguém me dissesse quem mandatou o SEP para se inscrever na Central Sindical da CGTP . Os Enfermeiros sindicalizados no SEP pronunciaram-se ou nem foram ouvidos ? Ouve algum referendo ? ou foi por decisão democráticamente unilateral ? E já agora imaginem que a maioria dos sindicalizados no SEP , quer a adesão à UGT ? Como é que o SEP iria descalçar a bota ? Imagine o SEP que os enfermeiros nele sindicalizados exigiam através de um abaixo assinado a mudança de Central Sindical..???..Alguém responda pf. Obrigada

MB
 
Um sujeito entra num bar novo, hi-tech, e pede uma bebida. O barman é umrobô que pergunta:

- Qual o seu QI?

O homem responde:

- 150.

Então o robô serve um cocktail perfeito e inicia uma conversa sobre aquecimento global, espiritualidade, física quântica, interdependência ambiental, teoria das cordas, nanotecnologia e por aí.

O tipo ficou impressionado, e resolveu testar o robô. Saiu, deu uma volta e retornou ao balcão. Novamente o robô pergunta:

- Qual o seu QI?

O homem responde:

- Deve ser uns 100.

Imediatamente o robô serve-lhe um whisky e começa a falar, agora sobr e futebol, fórmula 1, super-modelos, comidas favoritas, armas, corpo da mulher e outros assuntos semelhantes.

O sujeito ficou abismado. Sai do bar, para, pensa e resolve voltar e fazer mais um teste. Novamente o robô lhe pergunta:

- Qual o seu QI?

O homem disfarça e responde:

- Uns 20, eu acho!

Então o robô serve-lhe uma pinga de vinho, inclina-se no balcão e diz bem pausadamente:

- E então meu, vamos votar no Sócrates de novo?



Cumprimentos, M.C.
 
Caro anonimo das 6.28 :

O mesmo se aplica RIGOROSAMENTE em relação ao SEN e á UGT...

Quem tem telhados de vidro...
 
Para quem perguntou sobre a filiação do SEP na CGTP, saiba que foi decidido em assembleia geral, como não podia deixar de ser. O SEP faz este ano 20 anos, basta ver o site em que está assinalada a data. Após a sua constituição em que foi aprovado o alargamento a nivel nacional (antes era só da zona sul) foi votado em assembleia geral a adesão à central sindical, para que os enfermeiros participassem nas questões gerais que dizem respeito a todos os trabalhadores. Quem não aceita, tem sempre os outros sindicatos (SE,SIPE) para se sindicalizar. Já repararam que agora, ao tornarem-se ambos de âmbito nacional, competem entre si e não juntos contra o SEP, como sempre fizeram. Já descobriram qual a diferença entre eles?
 
O link da palavra "justo" leva para uma informação do sindicato que refere que apesar de várias diligências, não foram ouvidos. Aliás é usual com este Governo não se dignarem ouvir os intervenientes, que vão pôr as reformas em prática. Veja-se o que fizeram com os professores. Só que agora tiveram que ouvi-los... Esperemos que todas as movimentações que se criarem de resposta a esta medida sejam eficazes. É que o que está em causa (e isso ninguém aqui comenta) é os enfermeiros terem sido afastados dos órgãos de gestão, desde os CS, agrupamentos e as próprias ARSs. Se os colegas que comentam aqui a reacção do sindicato, trabalham em CS percebem muito bem o que isto implica, não só para os CS mas para toda a enfermagem. Canalizem a vossa revolta para organizarem reacções individuais ou de equipa e darem a conhecer a indignação dos enfermeiros.
 
Os Enfermeiros não têm de se zangar com ninguém, pois são a táboa de salvação de um SNS à procura do rumo. Enquanto não voltarem os enfermeiros à organização dos serviços de saúde e à sua administração a coisa não anda, por manifesta falta de jeito.
O que está a acontecer ao Amadora Sintra vai acontecer naturalmente à administração dos CS, quando se verificar que os cuidados primários são essencialmente, onticamente dos enfermeiros, pois são eles que estão incumbidos pela inteligência universal, corporizada na OMS de darem mais anos à vida e mais vida aos anos.
O problema é que ainda perdem muito tempo na agonia do modelo de consulta que os médicos dos CS estão a fazer.
À medida que forem deixando de dar apoio a modelos sem futuro, como é o da consulta com a enfermeira por perto, forem morrendo por demonstrada inutilidade para os fins em vista: "dar mais e mais..." os Enfermeiros retomam, definitivamente a administração dos erviços, predominantemente seus.
Os distraídos não repararam que antes do ACES sair houve uns cursitos de gestão, para médicos dizerem que já sabem gerir (o cotão do seu umbíguo, entenda-se).
Para os mais atentos recomendamos a leitura da obra de Florense, para perceberem por que têm os enfermeiros uma aptidão natural para bem administrar.
E se querem saber quem teve a ideia da estatística esse precioso meio de leitura por junto, que em Portugal ainda só estão na fase do erro, vão aos livros do secundário e lá está mais uma vez, Florense como precursora da estatística.
Quando os Enfermeiros tiverem mais respeito por si e pela sua profissão deixam de estar na percentagem de um enfermeiro por dois consultórios, para imporem 4 enfermeiros/médico, estando est de preferência a tartar das patologias.
Quando a saúde deixar de ter sindicatos médicos instalados no Ministério da Saúde, sejam SIM sejam SOPAS, sejam FNAM ou OM, as coisas alteram-se naturalmente, pois a cibernética, essa arte de bem administrar, que não entra nos tais cursitos de circunstância, tem na teleologia o rumo impresso, que a comunicação despida de preconceitos orienta para os fins em vista: "dar mais anos à vida; dar mais vida aos anos...".
É uma questão de tempo. Basta esperar que surja um Correia de Campos, mais enfermático e menos medicático, para suspender estas leis desajustadas, que ainda vão trazer mais confusão à que já existe.
"Não há mal que sempre dure..."
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!