quarta-feira, março 05, 2008

Manifestação de Enfermeiros...


"A união faz a força" (Ditado Popular)
a
A recente publicação da nova Lei dos Vínculos, Carreiras e Remunerações vem, entre outras coisas, "obrigar" os Enfermeiros a manter o salário de bacharel, mesmo após a nossa integração na carreira de Técnico Superior, o que defrauda seriamente as nossas justas expectativas! Muito importante: ler isto!
À semelhança de outras classes profissionais (Professores), torna-se premente mostrar o nosso descontentamento através da nossa representação massiva!
O transporte para a referida manifestação é gratuito! (clicar na imagem para ampliar e ler)
a
a
P.s. - Nos últimos tempos, tenho recebido inúmeros e-mails e comentários que propõem a realização de uma mega-manifestação de Enfermeiros, no dia 12 de Maio (Dia do Enfermeiro), fazendo valer várias formas de protesto (brevemente voltaremos a este assunto)! A bola de neve vai ficando cada vez maior...

Comments:
Vão à luta...não era isto que queriam? um momento para se fazerem ouvir?...ainda para mais o SEP fornece o transporte, já só tem é 5 dias para fazerem a inscrição!

Boa Luta!!!
 
Caro Doutor Enfermeiro , mais uma vez vamos ao reboque da greve e manifestação marcadas para o dia 14 de março , pelos Sindicatos da Frente Comum da Função Pública. ( Visão de 28 de Fevereiro de 2008 , pág. 23 )Será que os Sindicatos dos Enfermeiros têm medo de pôr os Enfermeiros a protestar sem muletas ?

MB
 
Então, mas o SEP não é comunista???
Não etão fartos de "bater " forte e feio no SEP por ser comunista ???. Em que ficamos ???
 
A necessidade de "lutar", desta vez, sobrepõem-se a esse facto.
 
Finalmente de acordo, dr Enf...
 
Entendido... como se diz nas comunicações da tropa: correcto e afirmativo

MB
 
Então não é greve apenas dos enfermeiros? Mas de qualquer maneira temos de mostrar o nosso descontamento. Veja-se os professores o que ganham e a maneira como protestam, ainda vão ter frutos pelos protestos tão abundantes. Este assunto toca a todos os enfermeiros, queremos continuar a ganhar injustamente mal?

Desassossego
 
Penso que deveriamos todos participar! Se puderem ir compareçam. Enviem sms aos vossos contactos, tal como foi sugerido num comentário .

A nossa força mostra-se aqui!
 
LOL... Mas alguma vez estas "manifestações" terão algum real peso para a Enfermagem?!

Apenas considero que pedem a participação da classe profissional de Enfermagem para poderem inflacionar as estatísticas, visto sermos mais de 50mil!

Agora vejam o peso que tem a manifestação dos professores, com todas as rádios e televisões a cobrirem essa situação.

E assim devia ser para a Enfermagem. Uma manifestação de Enfermagem, para luta de direitos dos Enfermeiros!

Sem ninguém mais a vir "apoiar", já que só procuram protagonismo. E isto se aplica aos sindicatos da Enfermagem: protagonismo.

Pois concordo com uma manifestação de Enfermagem e apenas de Enfermagem.

Participações da Enfermagem noutras manifestações apenas servem para o propósito das estatísticas.

Apoio unicamente apenas uma verdadeira e pura manifestação de Enfermagem!

Pois, quantas destas manifestações intersindicais e afins tiveram real resultado?! Pois nenhuma, das dos últimos anos. Ainda para mais todas patrocinadas pelo PCP e afins...

Vamos ser pela classe que pertencemos... Enfermagem..

Nada de comunistas, intersindicais, etc etc...

E depois aí sim, veremos os verdadeiros e atingiveis resultados para a classe de Enfermagem.

Quanto a esta manifestação já agendada, quero ver se nas televisões ou rádios irão pelo menos mencionar Enfermagem...

Tenho dito..

enfermagemnaoso.blogspot.com
 
Meus senhores...porquê ir para Lisboa no dia 14, se no dia 15 José Socrates vai estar no Porto, no pavilhao do académico com as "bases" do partido. Era o local ideal para a manifestação. O PS, com medo, até mudou o local da PC D Joao I para o Pav do Académico.
 
Uma história com moral para os sindicatos e a OE.
Concertar as formas de luta para nos defender!

Um dia , um homem sentindo a morte a aproximar-se , chamou os filhos e começou a fazer as últimas recomendações. Preocupava-o nesse momento único , que com o seu desaparecimento os filhos enveredassem por caminhos diversos e se separassem. Pediu , então a um dos filhos que entregasse um pau a cada um , e que o partissem a meio. Os filhos não perceberam mas mesmo assim , fizeram a vontade ao pai . Partiram os paus , o que foi relativamente fácil.De seguida o pai pediu a um dos filhos que fizesse um molho com tantos paus , quanto o número de irmãos , pedindo a cada um que tentasse partir o molho a meio. Nenhum conseguiu.
O pai finalmente esclareceu-os: meus filhos separados sois alvo e vítimas. Juntos ..ninguém poderá com a vossa força.

Moral da história : A União faz a Força..........

Bem Haja colega.
 
Anónimo das 2:58 não será mais importante os enfermeiros estarem no dia 15 em Lisboa na Assembleia Geral da Ordem Enfermeiros? Quer se goste ou não se goste da OE, e dos Órgãos Sociais desta temos de participar activamente na formação e defesa da nossa identidade profissional e é neste espaço um lugar de excelência para o efeito.

Quanto a manifestação dia 14. Mais uma vez a defesa da função pública no seu todo, mas os sindicatos de enfermagem pecam por acções individuais que teriam sim muito mais impacto mediático para a classe que são no fundo esse o objectivo destas.
 
Temo que a força dos enfermeiros se vá diluir no meio da manifestação....


Não acho que devamos ir a reboque de ninguém !

Boa noite .

Teixeirinha
 
" Meus senhores...porquê ir para Lisboa no dia 14, se no dia 15 José Socrates vai estar no Porto, no pavilhao do académico com as "bases" do partido. Era o local ideal para a manifestação. O PS, com medo, até mudou o local da PC D Joao I para o Pav do Académico."


E os enfermeiros militantes do P.S. o que têm feito para defender os interesses da classe?


Pouco?
Temo que sim !


Teixeirinha
 
Concordo com o/a "enfermagem, não só", se queremos manifestar-nos, devemos ser apenos nós classe de enfermemagem, só assim é k fazem sentido as nossas reinvidicações. Reparem k os professores tem apoio inclusive dos alunos para a manifestação de sabado mas não o querem, querem estar sozinhos, pq entendem k a luta é apens deles...
Esta é a minha opinião, se for só uma manifestação de enfermeiros podem contar comigo, de resto não..
O SEP, SEC podiam agr aproveitar e fazer um estágio com a Fenprof, axo k iriam aprender algo...
 
MUITO BOM, O DOUTOR ENFERMEIRO RENDEU-SE A QUEM FAZ. SEN ONDE ANDAS...TALVEZ AINDA A REALIZAR JANTARES COM AS LISTAS PERDEDORAS A ORDEM DOS ENFERMEIROS. NÃO É ENFª ALBUQUERQUE ?
 
Hoje em Lisboa, amanhã no Porto, não interessa. Temos é de demonstrar o nosso descontentamento!

Quanto a mim não é o local que é o problema, é a antecedência com que foi anunciada! Soube desta greve agora e na página do SEP aparece datada de 05 de Março! Obviamente que é mais uma oportunidade para nos fazermos ouvir, mas algo programado com mais tempo pode ser ainda mais eficaz!

Cumps
 
E mais um detalhe, a hora e o local são dados indispensáveis...

Cumps
 
Mais uma manife com bandeirinhas vermelhas!! Como alguém atrás disse, a força da Enfermagem vai ficar diluida e a visibilidade reduzida. Deveriamos fazer uma sozinhos. Só Enfermeiros. Ou acham que não temos número suficiente?
De qulaquer forma deveremos estar lá todos dia 15. O CHEIRO A SANGUE JÁ PAIRA NO AR!!
O BALÃO DA INDIFERENÇA TEM QUE REBENTAR!! À MOBILIZAÇÃO!!
 
Ao Dr. Enfermeiro .
Aos Membros da Ordem (Orgãos Sociais Nacionais e Regionais.
Aos Sindicatos dos Enfermeiros (SE-FENSE , SEP, S.I.P.E.
Aos Colegas.

Um dia Martin Luther King começou um discurso com uma frase histórica : I have a dream..........
Os Enfermeiros deste País não terão futuro sem união . Debatemo-nos com problemas graves aos quais a Classe na sua maioria parece alhear-se. O processo de Bolonha veio trazer novas incertezas à profissão. Quantos de nós sabem o que este processo implica? Master ou Bachelor ? Uniformização dos Planos de Estudos ? Como é possível que se estejam a preparar Enfermeiros Especialistas nos moldes do Processo de Bolonha em algumas Escolas e simultaneamente com base no modelo que todos conhecem , noutras? Parece-me necessário parar para pensar nesta e noutras discrepâncias. A ordem dos Enfermeiros deveria primeiro definir convenientemente o Plano de Estudos do Curso Superior de Enfermagem e do Exercício profissional Tutelado e impô-los a todas as Escolas através do Ministério do Ensino Superior , a fim de se uniformizar a formação dos futuros Enfermeiros e até dos actuais. Não se pode permitir que cada cabeça dite a sua sentença. Se os muitos Enfermeiros Europeus ficam satisfeitos com o título académico de bachelor ( Bacharéis) os Portugueses não devem aceitar menos do que já têm há alguns anos , daí que master será o mínimo necessário. Se a Ordem afirmar que não reconhecerá os títulos académicos não homologados e não aceites por Ela , para validar o título profissional talvez as Escolas de Enfermagem pensem duas vezes antes de aliciarem os alunos. Caros Membros da Ordem , não basta falar informalmente com os membros do Governo sobre o assunto , é preciso apresentar uma proposta fidedigna que seja aprovada e aplicada uniformemente em todas as Escolas Superiores de Enfermagem , seja ao nível da Licenciatura (master ) seja ao nível mais graduado de formação. Se a força para implementar tais medidas não for suficiente alertem os Sindicatos dos Enfermeiros e eu tenho a certeza que todos eles darão o apoio necessário para que as mais elementares pretensões dos Enfermeiros não se percam nos bastidores do poder político.
Há outras reinvindicações que são de âmbito sindical. Conhecêmo-las. Estão aliás bem patentes. São pretensões exclusivas da nossa classe que não me canso de repetir : Carreira de Enfermagem , tabela salarial , avaliação , especifidade da profissão de enfermagem , desgaste e penosidade do exercício profissional , para que o tempo de serviço e idade da reforma não sejam as que o Governo ditou à margem das negociações com sindicatos. Caros colegas , corremos o risco de (como me disse um colega no seu modo humorista ) andar a administrar a terapêutica aos doentes com o auxílio de um andarilho...Estas são reinvindicações nossas , de uma Classe com todos os requisitos para ser uma Classe com uma carreira Especial. Por isso eu não acredito em generalidades na luta.,já que as especifidades da Profissão não se enquadram numa luta generalista em que a Enfermagem é só mais uma, num conjunto de muitas profissões. Restringir a NOSSA LUTA ao que nos diz especificamente respeito seria a maior bofetada de luva branca que a Enfermagem daria a quem com responsabilidades de Governação se acha no direito de impôr unilateralmente disposições legislativas , atentatórias da nossa dignidade .
No calendário das formas de luta os Professores surgem isolados (70000) na sua greve e na sua manifestação. Os Enfermeiros no activo com nomeação definitiva ou com contratos de trabalho por tempo indeterminado , os Enfermeiros no desemprego , os Enfermeiros com contratos precários , pagos na sua maioria a preço de saldo , os alunos das Escolas de Enfermagem , não merecem eles também uma luta só deles ?
Por isso , eu contestei a amálgama desta luta massificada que nos ofusca a identidade de sermos Enfermeiros no post das 11:36. A sabedoria popular é pródiga em sentenças do senso comum : quando a esmola é muita o pobre desconfia.....Iluminou-se a alma de muitos Enfermeiros e a minha também , quando o SEP anunciou esta jornada de luta demonstrando o descontentamento da Classe ; iluminou-se a alma de muitos de nós e a minha também , quando pensamos que a luta seria a NOSSA LUTA ; iluminou-se a alma de todos quando acreditamos que os sindicatos dos Enfermeiros SE(FENSE) , S.I.P.E. e SEP dariam as mãos nesta luta pela Enfermagem ; obscureceu-se a alma da Enfermagem quando se deparou com uma luta conjunta com outros sindicatos , que não de Enfermeiros. Porque esta luta é NOSSA e somos nós que a temos de LUTAR.
Os Enfermeiros têm que reaprender a organizarem-se , sem dependerem de um conjunto , que embora muito digno , não LUTA nas nossas trincheiras específicas. Os Enfermeiros têm de reaprender a ter a coragem que dá a força ; Os Enfermeiros têm de reaprender que a intimidação e a propaganda do medo são a arma dos que nos querem amordaçar e derrotar , recusando-nos o direito de ter direitos. Os Enfermeiros têm de reaprender a unir esforços e vontades , em volta dos representantes sindicais . Os SINDICATOS DOS ENFERMEIROS têm de reaprender a dialogar , a unirem-se , a lutar pela Classe. OE , SE (FENSE) , SEP e S.I.P.E unam-se pela Enfermagem e aí sim eu direi : A Alma da Enfermagem voltou a sorrir.

Um abraço colegas.

Obrigada Victor A

MB
 
Eu não vou marchar pelos funcionários publicos.

Eles nunca o fizeram por mim.

Manifestações pela enfermagem, ok.
Manifestações pelos funcionários publicos, não.
Manifestações com outras classes profissionais, não.

Qualquer manifestação com outras classes profissionais enfraquece a enfermagem. Os média falam dos outros e os enfermeiros... ficam esquecidos.

Vou estar na Assembleia Geral da OE, aí sim, deviamos mostrar o nosso descontentamento.

Um abraço.
 
Na manifestação será que alguém, vai notar ou ouvir os enfermeiros, não teremos capacidade de mobilizarmos sozinhos? Como os professoress, afinal a nãao actualização do ssalário para licenciado toca a todos, e protestar é agora, não depois da carreira sair...

Desassossego
 
É para comparecer com bata branca vestida e estetoscópio?
 
isto não vai dar em nada!!

Vejam-se os comentários que são apenas uma pequena amostra da realidade, ou seja, muita gente dividida quanto a ir ou não a uma manif de "não-enfermeiros"...

Eu de certeza não irei!!

Manif excusivamente de ENFERMEIROS exige-se JÁ!!!!
 
Pobres e mal agradecidos.
 
150 PROFESSORES
Numa semana bastou a aposta nos SMS´s para fazer das forças fraqueza da vitória chacota.
Sempre é bom reflectir...
 
Boa noite. Concordo que esta deve ser uma luta muito nossa, pela nossa especificidade, pela nossa carreira, pela nossa dignidade, só mostrando o descontentamento podemos mostrar o que queremos.
enquanto andar-mos a brincar às greves dos cuidados minimos não vamos a lado nenhum. Haja a coragem de fazer uma greve a sério, de vários dias, com minimos mesmo...(porque sim tratamos de doentes e os minimos concordo que temde ser feitos)sem medos de não estar a fazer os MINIMOS. Ha, ai sim podem ter a certeza que se notava quem faz falta, e quem merece reconhecimento e não esta proposta que nem consigo classificar. Mas e a coragem? E os segundos empregos nos quais andamos todos atarefados que ñem damos conta do que se está a passar? pensem nisso. Vamos revoltar-nos a sério e mostrar a quem de direito a força que podemos ter. Não brincar aos passeios a Lisboa, em excurções organizadas sabe-se lá como
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!