terça-feira, março 11, 2008

Rorschach para Enfermeiros!

O que vêem na imagem de cima? Os testes (manchas) de Rorschach são sobejamente conhecidos. O Psiquiatra Hermann Rorschach assegurava que, através da interpretação individual da respectiva mancha, podia compreender a dinâmica psicológica da pessoa em questão.
Os Enfermeiros não fogem à regra. Enquanto uns vêem, na mancha que encima o post, a "remodelação da carreira", outros garantem ver a "admissão massiva de Enfermeiros no SNS". Estou certo que o sindicato vê ali uma "grande manifestação", enquanto que a Ordem, mais comedida, vê ali reuniões, ponderações, "cartões", "talões" e outras "complicações" (espero que o Pingo Doce não me acuse de plágio!).
Os outros 55 mil Enfermeiros - à minha semelhança - que desejam arduamente ver ali uma esperança, perspectivam exactamente o mesmo que eu: uma mancha estúpida!
Para bons entendedores, o post fica por aqui...

Comments:
Independentemente de concordar consigo ou não, tenho de reconhecer a grande inteligência dos artigos que escreve. Se para alguns parecem ter pouca informação para outros o caso muda de figura. Já agora, rola nos corredores do santa maria que o colega trabalha no ministério da saúde. Confirma ou desmente?
 
Esta mancha a mim parece-me um Morcego ou um gelado corneto
 
Cada um vê as necessidades mais prementes que nos afecta o futuro.


Melhor comparação que esta que fez caro colega.
Impossivel.

Bem Haja.
 
Mais uma vez, estimado colega doutorenfermeiro:
- Brilhante!
Aquele abraço.
 
A mim parece-me uma disperção do centro para a periferia. Espero que não signifique absolutamente nada. ... pode ser apenas uma visão mais pessimista ...
 
Como é? o dr. enfermeiro trabalha no ministério da saude?
xiii... as noticias espalham-se depressa!
é que já ouvi tantas histórias sobre esta personalidade, que já nem sei muito bem em quem acreditar........
 
A Palavra...com ou sem sentido mesmo que aparente , é uma dádiva conquistada pela humanidade ao longo dos muitos séculos de evolução. Há conhecimento riquíssimo que , não fora a palavra , se perderia na poeira do tempo . Houve conhecimento , que fruto da ignorância dos conquistadores , se finou em piras gigantescas , escondendo , em definitivo , o saber dos povos que habitaram a Terra , espaço comum dos que foram , dos que existem e dos que existirão. Exemplo aberrante da inconsequente intolerância , foi a destruição da Biblioteca de Alexandria . Perdeu-se parte do tesouro da Humanidade . Durante muito tempo (tempo demais) os povos da terra viveram os momentos dramáticos das intolerância , da denúncia privilegiada , por aqueles que sem o escrúpulo amordaçaram a palavra, em nome de princípios duvidosos.
A palavra , pequena ou grande , conjunto de símbolos estranhos mas com sentido , com o sentido que lhe quisermos ou soubermos dar...a palavra ..união de consoantes e vogais , que simbolizam a expressão da Alma , do ódio , da cobardia , da coragem , do amor , do incentivo, da vergonha , do despeito , da raiva . A palavra que traduz a riqueza ou a pobreza do pensamento de quem a usa. Que desencadeia a Paz ou a Guerra , a Vida ou a Morte , a Alegria ou a Tristeza. A palavra que encoraja ou desanima , que dá vida ou mata o que de mais nobre existe no coração da humanidade.
Quantos conflitos bélicos se não evitariam , se a palavra fosse o mote da Paz. Quantas vidas se não poupariam , se a voz das armas fosse calada pela força da palavra .
A palavra , expressão do pensamento livre , sem mordaças , vontade adquirida por força das circunstâncias sociais e culturais , é o direito à mais profunda verdade ou a expressão da mais descarada mentira...mas é palavra.
A palavra é o direito inalienável dos Povos , é a expressão da Cultura , é obra literária ou pasquim rasca...mas é palavra. Com a palavra evoluímos cientificamente , sem ela permanecemos na intrépida e vergonhosa ignorância.
A palavra pode ser a arma mortal contra o princípio da liberdade conquistada , mas pode ter a beleza da Poesia mais ilustre ou mais humilde .
Com a palavra informamos ou desinformamos , esclarecemos ou lançamos no obscurantismo , damos coragem ou amedrontamos e intimidamos. Com a palavra libertamos ou prendemos temporariamente ou em definitivo o direito à Liberdade do Pensamento.
Jamais permitamos que encarcerem a palavra , jamais permitamos que matem o nosso direito de expressão , jamais deixemos que nos abafem o espírito , e que nos mergulhem na mediocridade do vazio sem voz.
Obrigada Doutor Enfermeiro pelo direito à Voz ;
Obrigada Doutor Enfermeiro por permitir que o grito da revolta se faça ouvir , mesmo o daqueles que nos querem tirar o direito de o fazer;
Obrigada a todos aqueles que criam os espaços de Liberdade da expressão do PENSAMENTO sem medo .
Obrigada aos que não têm MEDO de falar , ouvir e escrever ...a PALAVRA
Para alguns o que escrevi , pode não fazer sentido mas muitos verão o alcance das consoantes e vogais que formaram as palavras deste meu post.

Margarida de Barros
 
Esta mancha tem três cores: O Acastanhado , o Branco e o Rosa.
Na mancha acastanhada vejo os abutres que tentam encurralar a Enfermagem simbolizada no branco da cor das nossas fardas , na generalidade...bem como os jovens enfermeiros cheios de ilusões representados pela cor da juventude : o rosa. Vejo que os jovens estão em risco de se separarem , mas os Enfermeiros estão a forçar a fuga desses abutres , tentando abrir o caminho.......para a Classe.
Estarei acometida de patológica ilusão de óptica ?
Espero que não....

MB
 
Bom post, muito bem escrito. Apesar do mau momento da enfermagem, ainda consegue comentar com boa disposição....
É isso que me faz vir aqui todos os dias...
 
Doutor Enfermeiro excelente "Post".

A mim a tal mancha parece-me a língua da Enfermeira Maria Augusta de Sousa!!!

Ou será a falta dela???
 
Inteligente, bem escrito, mordaz, sarcástico... temos blogue!!!!
 
Como é habitual concordo com a sua linha de pensamento. É curioso como não lhe escapa nada. Muito inteligente. Para mim aquela imagem podia ser um quadro abstracto a óleo, porém representa a acomodação (com inerente auto-crítica) dos enfermeiros, principalmente dos seus representantes oficiais, com excepção a alguns blogues e respectivos comentadores.
Não ser plausível que os enfermeiros consigam manifestar-se de forma séria no dia 12 de Maio, em virtude da sua acomodação, desleixo na luta por melhores condições de trabalho e remuneraçõe
 
Óptima perspectiva de abordagem desta problemática incompreensível que a classe atravessa!
A mim parece-me mais o Kaus que vai dentro da cabeça de alguns representantes da classe e que a nada nos leva. Ao mesmo tempo apercebo-me de uma língua afiada de REVOLTA a emergir do meio da repressão escura.
Até dia 12 de Maio! A REVOLTA já circula por SMS e Mail. Façam o mesmo: DIVULGAÇÃO !!
 
Dia 12 de Maio e onde?
 
Nel disse...
Doutor Enfermeiro excelente "Post".

A mim a tal mancha parece-me a língua da Enfermeira Maria Augusta de Sousa!!!

Ou será a falta dela???



Acham que "isto " merece algum comentário ???
 
Colega das 9.54 , não existem padrões definidores do que se pode ou não ver nestas manchas . Há sim ilacções que tais visualizações voluntárias ou não poderão significar.
Uma análise de conteúdo incompleta permite demonstrar o descontentamento sobre determinados aspectos que não necessito explicitar. São descontentamentos latentes e manifestos. São alertas permanentes.

MB
 
Como sempre excelente comentario...continue Dr. Enfermeiro
 
As visitas regulares aqui ao blog não acontecem por acaso. Excelente. É o único termo que encontro para descrever os escritos deste distinto colega.
Entretanto, tenho feito o possível por divulgar o blog junto da comunidade de Enfermagem. É o mínimo

Abraço, "colega do santa maria" ; )
 
Agradeço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!